EDUCINEP: Educação Inclusiva na Escola Pública

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 17
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Famílias de crianças autistas questionam o Atendimento Educacional Especializado: contribuição da pesquisa etnográfica para um debate (in)tenso
    (Revista Horizontes, 2024-06-01) Freitas, Marcos Cezar de; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979
    Objetiva-se analisar a expectativa de familiares de autistas em relação ao Atendimento Educacional Especializado no Ensino Fundamental. Apresenta-se a pesquisa etnográfica em escola pública que possibilitou registrar o diálogo utilizado para expor seu argumento central. Como método expositivo, o diálogo é tratado como achado etnográfico, pois mostra o ponto de tensionamento entre familiares e docentes do Atendimento Educacional Especializado. Os resultados mostram que familiares questionam especificamente a ausência de procedimentos terapêuticos especializados em autismo no Atendimento Educacional Especializado. Discutiu-se com base na antropologia da expertise. Outros achados etnográficos indicam que a expectativa descaracteriza a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. The objective of the article is to analyze the expectations of families of autistic people in relation to Specialized Educational Service in elementary school. The introduction presents ethnographic research in a public school that made it possible to record the dialogue that is used to present its central argument. As an expository method, the dialogue is treated as an “ethnographic finding”, as it shows the point of tension between family members and AEE teachers. The results show that family members specifically question the absence of specialized therapeutic procedures for autism in the AEE. The discussion was based on the anthropology of expertise, and in the conclusion other ethnographic findings indicate that the expectation mischaracterizes Special Education from the perspective of Inclusive Education.
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    A presença de crianças diagnosticadas com TEA em escolas públicas: contradições na oferta de serviços terapêuticos
    (Universidade de Blumenau, 2023-11-22) Freitas, Marcos Cezar [UNIFESP]; Gonçalves, Raelen Brandino [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979
    The article shares results of ethnographic research that analyzed contradictions in the ways of using the categories disability and diversity in the schooling of children diagnosed with Autistic Spectrum Disorder (ASD). Addressed the growing offer of therapeutic services for students diagnosed with ASD within the scope of Public Education Networks in the cities of São Paulo and Guarulhos. It identified situations in which the presence of Therapeutic Attendants became an object of controversy, since this presence destabilized the principles of Inclusive Education. It found that there is an ongoing dynamic of appropriation of arguments related to neurodiversity. It concluded that the pedagogical silencing in relation to the theme can be analyzed with the concept of making disability that is developed and presented at the end
  • Item
    Restrito
    Educação inclusiva: Diferenças entre acesso,acessibilidade e inclusão
    (Fundação Carlos Chagas, 2023-06-14) Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979
    O objetivo deste artigo é diferenciar acesso, acessibilidade e inclusão, partindo do pressuposto de que tais categorias têm sido utilizadas como se fossem sinônimas na escolarização de pessoas com deficiência. A construção dessa sinonímia é analisada e criticada. Para demonstrar as diferenças epistemológicas, pedagógicas e políticas dessas categorias que são estruturantes da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, metodologicamente foram recuperadas as propostas de design universal, analisando-as com a contribuição de autores brasileiros e estrangeiros. Nos diferentes modos de interpretar o uso do design, a especificidade da inclusão emerge como potência política. A conclusão é que, na singularidade da inclusão, reside a possibilidade de projetar a escola como ecossistema inclusivo.
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    O cansaço como nova categoria de análise para os estudos críticos da deficiência
    (EACH USP Revista de Estudos Culturais, 2019-02-20) Freitas, Marcos Cezar de; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979
    O artigo retoma as contribuições que os estudos culturais, os estudos feministas e a argumentação foucaultiana ofereceram à educação inclusiva,especialmente aos estudos críticos da deficiência. Acrescenta, também as contribuições de Byung-Chul Han que, com as categorias cansaço,positividade e performance, ampliou, com novas possibilidades críticas, o universo analítico desse campo
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Palavras-chave da educação especial e da educação inclusiva
    (SESC, 2020-12-12) Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979
    Este artigo analisa as palavras-chave com as quais, nos últimos quarenta anos, Educação Especial e Educação Inclusiva adquiriram diferentes perspectivas. Indica como as palavras acessibilidade, inclusão e diversidade foram ressignificadas e faz um inventário das palavras que a Educação Inclusiva não conservou das experiências de Educação Especial. Sugere, ao final, possibilidades para um novo uso e apropriação das palavras autonomia e interdependência. This article analyzes the keywords with which, in the last forty years, Special Education and Inclusive Education have acquired different perspectives. It indicates how the words accessibility, inclusion and diversity were reframed; it makes an inventory of the words that Inclusive Education did not keep from the experiences of Special Education. In the end, it suggests possibilities for a new use and appropriation of the words autonomy and interdependence.