PPG - Interdisciplinar em Ciências da Saúde
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- ItemEmbargoEducação escolar, saúde e bem-estar: possibilidades didático-pedagógicas interdisciplinares no Ensino Fundamental I(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-25) Silva, Marcelo Andrade [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/4694594204371147; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente pesquisa buscou investigar a elaboração e desenvolvimento de ações em saúde e bem-estar em uma escola municipal da Prefeitura de Praia Grande/SP, com duas turmas do 5º ano do ensino fundamental I. Para tal, foi realizada uma pesquisa-ação com a participação de duas turmas e seus respectivos docentes, além da professora de Educação Física, direção da unidade escolar e responsável pedagógico da escola. Para identificar as possibilidades de tematização da saúde e bem-estar, foi realizada a análise documental dos conhecimentos relacionados às temáticas no currículo do município, planejamento dos docentes, materiais didáticos e paradidáticos utilizados pela rede de ensino, assim como o projeto político pedagógico da unidade escola entre os anos de 2020 e 2022. Adicionalmente, foram realizadas entrevistas em profundidade com o objetivo de identificar e compreender relações que as docentes e a equipe gestora estabelecem sobre as temáticas. Em seguida, foi realizado o marco referencial, compreendido como uma mediação teórico-conceitual realizada pelo pesquisador, o qual permitiu dialogicamente estabelecer a delimitação das temáticas alimentação e lazer enquanto componentes da saúde e bem-estar para o desenvolvimento das ações pedagógicas. Percursos didáticos foram elaborados por cada docente, assim foram realizadas ações internas e externas à escola com as turmas das professoras participantes, como visita à feira-livre, ida praia, núcleo de educação ambiental, visita ao parque e apresentação do material elaborado durante o projeto, compreendendo os enlaces destas com a temática. Conclui-se que a saúde e bem-estar podem ser propostos através de projetos, contudo há barreiras que necessitam ser superadas, como o conhecimento docente sobre as temáticas, materiais didáticos e de apoio condizentes com as propostas, tempos e espaços para elaboração e partilhas das propostas entre professores e gestores, o que contribuiria para uma melhora didático-pedagógica. Sendo assim, a proposta de saúde e bem-estar deva caminhar na direção de propor o cuidado de si como uma prática cotidiana de forma a compor a matriz curricular de forma adjacente à outras propostas e de forma interprofissional.
- ItemEmbargoPercepções sobre o corpo e a trajetória alimentar de bailarinas clássicas brasileiras(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-13) Valdez, Mariana Soares [UNIFESP]; Juzwiak, Claudia Ridel [UNIFESP]; Padovani, Ricardo da Costa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5442923292795249; http://lattes.cnpq.br/5232412496774556; http://lattes.cnpq.br/9879495141944613; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O ballet clássico (BC) exige um padrão de corpo magro, tornando as bailarinas vulneráveis à insatisfação com a imagem corporal (IC), aumentando as chances de desenvolverem comportamentos alimentares de risco e tríade da mulher atleta (TMA). Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, transversal, cujo objetivo foi compreender as percepções sobre o corpo e as trajetórias alimentares de bailarinas clássicas brasileiras com risco de TMA e insatisfação da IC. Na 1ª etapa, bailarinas brasileiras com idade entre 18 e 29 anos foram convidadas a responder aos questionários Low Energy Availability in Females Questionnaire (LEAF-Q) e Body Shape Questionnaire (BSQ), em suas versões traduzidas e validadas para o Brasil. Das 23 bailarinas que participaram da 1ª etapa, 43,5% e 30,3% apresentaram risco para TMA e insatisfação da IC, respectivamente. Dessas, as que apresentaram escore ≥8 no LEAF-Q e >110 no BSQ, foram convidadas a participar da 2ª etapa, que consistiu em entrevistas semiestruturadas, individuais, usando a técnica de foto-elicitação. Cinco bailarinas aceitaram participar da entrevista. Na sequência, essas bailarinas foram convidadas para um grupo focal (n=2). Para o desenvolvimento dos roteiros de entrevistas foi utilizado como referencial teórico o Food Choice Process Model. A análise de conteúdo resultou em quatro núcleos temáticos “Primeiro ato: o começo de tudo”; “Alimentação e ballet: percepções, barreiras e facilitadores”; “O comer em companhia”; “Corpo & Comer”. A prática do ballet clássico, conforme evidenciado pelos achados, está associada ao surgimento de sintomas que predispõem ao desenvolvimento de TMA. Além disso, essa atividade contribui para sentimentos negativos em relação à imagem corporal, refletindo a pressão exercida por professores, colegas e familiares para que as bailarinas mantenham um padrão de magreza. O uso constante de espelhos, os uniformes exigidos e o ideal de corpo magro promovido pelas companhias de ballet intensificam a insatisfação corporal. Em consequência, muitas bailarinas buscam atingir um corpo considerado ideal e se envolvem em comparações contínuas com seus pares, o que resulta em comportamentos alimentares disfuncionais.
- ItemEmbargoAssociação entre jetlag social e doenças crônicas não transmissíveis em indivíduos com obesidade(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-27) Xavier, Ronan Michael Tadeu [UNIFESP]; Mônico-Neto, Marcos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7363798736559248; http://lattes.cnpq.br/2690110278250296; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Jetlag social (JLS) é a mudança nos horários do ritmo sono-vigília entre os dias de trabalho e finais de semana/feriados; é definido como a diferença do ponto médio do sono nos dias de trabalho em comparação do ponto médio do sono nos dias livres, refletindo o desalinhamento dos ritmos circadianos dos indivíduos. O frequente desalinhamento do ritmo sono-vigília expresso pelo JLS está associado ao pior quadro metabólico e sugere-se o aumento do risco de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). A associação entre JLS e ganho de peso tem sido descrita por estudos prévios, entretanto não está claro se a presença do JLS está associada com a maior prevalência de DCNT em indivíduos com obesidade. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi avaliar se o JLS se associa a uma maior prevalência de DCNT, como dislipidemia (DLP), esteatose hepática não alcoólica (EHNA), diabetes mellitus tipo II (DM-II) e hipertensão arterial sistêmica (HAS) em indivíduos com obesidade. Além disso, o estudo teve como objetivo avaliar o perfil metabólico lipídico, glicêmico e de enzimas hepáticas em uma amostra de indivíduos com obesidade e JLS. Métodos: Foram avaliados 335 indivíduos com obesidade, com IMC≥35, idade entre 18-50 anos, ambos os sexos. O perfil metabólico foi caracterizado pelas concentrações de proteína C reativa, enzimas hepáticas (TGO, TGP e GGT), peptídeo C, hemoglobina glicada, glicose, insulina, colesterol total, HDL, LDL, VLDL e triglicerídeos. Foi realizada a avaliação da composição corporal e o diagnóstico de comorbidades, como EHNA, DLP, DM-II e HAS por uma equipe multidisciplinar e os dados foram extraídos de prontuário médico. Os voluntários foram categorizados quanto a presença de JLS ≥90min, sendo o grupo controle (n= 194) e grupo com jetlag social maior ou igual a 90 minutos (JLS90, n= 141). Resultados: não houve maior prevalência de DCNT em indivíduos com obesidade e JLS, no entanto, as concentrações séricas de TGO (p<0,001), TGP (p<0,01) e VLDL (p<0,05) estavam aumentadas no grupo JLS90. Ao estratificar as análises pelo sexo, os mesmos resultados foram observados para as mulheres e apenas o HDL estava reduzido no grupo JLS para os homens (p=0,02). Análises de regressão linear mostrou que o JLS se associa positivamente com TGO e TGP. Quando a mesma análise foi realizada separadamente para ambos os sexos, as mulheres apresentaram associação positiva entre JLS e VLDL, triglicerídeos, hemoglobina glicada, TGO, TGP e sonolência diurna. Conclusão: o JLS de 90 min. não foi associado ao aumento da prevalência de DCNT em indivíduos com obesidade, porém esses indivíduos apresentaram valores aumentados de enzimas do perfil lipídico e marcadores de lesão hepática, o que sugere que o JLS pode agravar o quadro de EHNA e DLP em pacientes com obesidade grau II e III, principalmente em mulheres.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Diferenças entre categorias e correlação entre variáveis neuromotoras e desempenho de jovens surfistas(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-29) Santos, Marcel Fernandes [UNIFESP]; Guerra, Ricardo Luís Fernandes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3856113753837921; http://lattes.cnpq.br/1807657206383233; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo desse estudo foi caracterizar, comparar e correlacionar variáveis neuromotoras com a performance de jovens das categorias de base do surfe. Para tanto, foram avaliados 76 atletas das categorias masculina e feminina sub12 (15), sub14 (19), sub16 (20) e sub18 (22) do Circuito Hang Loose Surf Attack e observada a colocação final no ranking. As variáveis analisadas foram: Maturação (Pico de Velocidade de Crescimento - PVC), controle motor e estabilidade (In-Line half-kneeling), equilíbrio dinâmico (Y-Balance Test - YBT), mobilidade e estabilidade de ombros e tronco (Upper Quarte Y-Balance Test - UQYBT), potência de membros inferiores (Countermovement Jump - CMJ e Squat Jump - SJ) e de membros superiores (Arremesso Medicine Ball - AMB). Foi realizado cálculo do coeficiente de correlação de Spearman e o nível de significância adotado foi 5%. Os resultados mostraram que na categoria sub12 masculina houve correlações entre a colocação no ranking e YBT_D_Ant (r = 0,80), YBT_D_ScoreComp (r = 0,69) e YBT_E_Ant (r = 0,94) e, na feminina para o YBT_E_Ant (r = 0,92). A categoria sub14 masculina apresentou correlação para AMB (r = -0,58), CMJ(W/kg) (r = -0,68), SJ(cm) (r = -0,76) e SJ(W/kg) (r = -0,70), já a categoria feminina apresentou correlação para Maturação (r = 0,76), YBT_D_Med (r = -0,80), YBT_D_Lat (r = -0,87), UQYBT_D_Sup (r = -0,83), UQYBT_D_ScoreComp (r = -0,76) e YBT_E_Lat (r = -0,93). A categoria sub16 apresentou correlação apenas na categoria masculina no UQYBT_E_Sup (r = 0,63). Na categoria sub18 masculina a correlação apareceu para YBT_D_Med (r = -0,58) e na feminina para UQYBT_D_Med (r = -0,78). Quando comparada as categorias, observou-se tanto no masculino quanto feminino que não houve diferenças entre sub16 e sub18, já entre sub12 e sub14 houve diferença no aspecto maturacional no masculino (p = 0,036). Porém, quando comparadas sub12 e sub14 com sub16 e sub18 observou-se diferenças (p ≤ 0,05) em praticamente todas as variáveis para o masculino e, para o feminino, diferenças maturacionais quando comparado sub12 com sub16 e sub18 (0,018 e 0,003 respectivamente) assim como quando comparado sub14 com sub16 e sub18 (0,039 e 0,007 respectivamente). Além disso, a produção relativa de força (W/kg) foi diferente entre sub12 e sub18 (0,014). Concluiu-se que na categoria sub12 feminina e principalmente masculina, a dorsiflexão plantar em ambos os lados é inversamente proporcional ao ranking. Já a categoria sub14 masculina se mostrou influenciada pela potência de membros superiores e inferiores e a categoria feminina pelo nível maturacional e melhores níveis de alcance unilateral dinâmico de membros inferiores e superiores, ao passo que as categorias sub16 e sub18 demonstraram poucas variáveis correlacionadas com o ranking em ambos os sexos.
- ItemEmbargoCompetências digitais de professores e tecnologias digitais da informação e comunicação aplicadas ao ensino: usos, desafios e perspectivas em tempos de pandemia(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-05) Pires, Larissa Cavalcante [UNIFESP]; Oliveira, Nara Rejane Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5610581984121401; http://lattes.cnpq.br/9349335899324760; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças profundas no cenário educacional global, impactando significativamente alunos, professores e métodos de ensino. Enquanto muitos estudos priorizaram o ensino superior, há uma lacuna relevante na compreensão dos impactos na Educação Básica, particularmente no Brasil. O objetivo desta pesquisa foi investigar as competências digitais dos professores e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino, explorando seus usos, desafios e perspectivas durante a pandemia. O Estudo I teve como objetivo realizar um levantamento da produção científica brasileira recente sobre as competências digitais dos professores e a aplicação das TDIC no ensino, identificando principais usos, desafios enfrentados e perspectivas futuras. O Estudo II buscou mapear a produção científica internacional recente sobre o mesmo tema, ampliando a compreensão global sobre as competências digitais e os desafios no uso das TDIC. O Estudo III investigou, por meio de uma revisão de escopo, a aplicação da plataforma "Brain Breaks Physical Activity Solutions®" (BBPAS®), avaliando seu impacto no desempenho acadêmico e na saúde física e mental dos alunos. A metodologia incluiu duas revisões sistemáticas de literatura e uma de escopo: a primeira sobre estudos brasileiros, a segunda com foco em estudos internacionais, e a terceira analisando 13 artigos sobre a plataforma BBPAS®. Foram selecionados 4 artigos para o Estudo I, 12 para o Estudo II e 13 para o Estudo III, abrangendo publicações de janeiro de 2018 a outubro de 2024. Os resultados revelaram que as TDIC proporcionaram inovações significativas, como a continuidade do ensino remoto e novas formas de engajamento dos alunos, mas também expuseram desafios, incluindo a falta de preparação docente e desigualdades de acesso à educação digital. A revisão de escopo sobre o Brain Breaks® evidenciou que plataformas interativas podem melhorar não apenas o desempenho acadêmico, mas também a saúde física e mental dos alunos. Contudo, a eficácia da sua aplicação depende da formação contínua dos professores e de suporte institucional, fatores que demonstraram impacto positivo em contextos com infraestrutura mais robusta, como Malásia e Singapura, mas resultados limitados em regiões com menor suporte, como a África do Sul. Esta pesquisa ressalta a importância de programas de formação abrangentes para o desenvolvimento de competências digitais e da implementação de políticas públicas inclusivas. Em suma, oferece insights relevantes para a adaptação das práticas educacionais e para a criação de estratégias sustentáveis em um contexto digital cada vez mais presente.