PPG - Letras

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    Metamorfoses do discurso publicitário na significação da homoafetividade
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-12) Tardocchi, Régis Aparecido [UNIFESP]; Kogawa, João Marcos Mateus; http://lattes.cnpq.br/2290784252461295; https://lattes.cnpq.br/6896930178468795
    Esta pesquisa propõe uma análise do discurso em publicidades, cujo objeto é a homoafetividade. O objetivo geral do trabalho é demonstrar as metamorfoses do discurso publicitário ao longo de meio século, da década de 1970 aos anos 2020. Para tal, a fim de constituir o corpus desta pesquisa, foram selecionadas trinta e uma peças publicitárias de diversas marcas que circularam no Brasil no período citado. Partiu-se da seguinte pergunta de pesquisa: Como se dá a significação da homoafetividade no discurso publicitário dentro de suas condições de emergência nesse período? A pesquisa se fundamenta na Análise do Discurso de linha francesa em seus diálogos com Antropologia Histórica. À luz da ideia de descontinuidade preconizada por Foucault e retomada por Courtine, este trabalho demonstra que, se o objeto homossexualidade pode ser “reconhecido”, desde anúncios da década de 1970, os efeitos de sentido promovidos pelo discurso publicitário são outros a partir da virada do século XX para o XXI. Com efeito, até os anos 2000, a homossexualidade era significada como distensão do macho, como suavização do truculento. Isso se dava desengajadamente, quase sempre com recurso ao humor. No século XXI, o objeto passa a ser significado pelo efeito de sentido de reivindicação. Aí, não se trata mais da distensão do macho, mas da reivindicação do direito de ser homossexual. O discurso publicitário rearranja, dessa forma, os signos e os dizeres ganham um tom sério, desprovido de humor.
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    Pôr no meu livro um navio que se afunda: prolegômenos para um estudo de Caetés
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-13) Melo, Nathan dos Reis Penteado da Cunha [UNIFESP]; Lasch, Markus Volker; Moreschi, Marcelo Seravali; http://lattes.cnpq.br/5919557822655245; http://lattes.cnpq.br/0328823911897698; http://lattes.cnpq.br/4244571719377146
    Este estudo tem por objetivo estabelecer os fundamentos para uma compreensão diferenciada de Caetés de Graciliano Ramos a partir de uma investigação de sua fortuna crítica. Para tanto, primeiramente, parte-se de uma análise da recepção do romance entre as décadas de 1930 e 60 para indagarmos as razões pelas quais o livro de estreia do escritor alagoano foi historicamente subestimado pela crítica, consolidando-se a ideia de que seria um mero epígono do realismo ou naturalismo do século XIX. Nessa perspectiva, Caetés seria um “exercício de técnica” a ser preterido em relação aos romances posteriores do autor. Em segundo lugar, tratamos do questionamento dos pressupostos teóricos que sustentaram essa compreensão estreita de Caetés durante tanto tempo, apontando, por fim, para leituras que acreditamos serem essenciais para demonstrar a complexidade e qualidade do livro, bem como para ressignificar sua importância dentro de um contexto literário mais amplo.
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    Leitura e histórias em quadrinhos: tiras no livro didático e suas potencialidades em processos inferenciais
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-31) Araújo, Cíntia Alcantara de [UNIFESP]; Ramos, Paulo Eduardo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6622602721067546; http://lattes.cnpq.br/5794023580717790
    O presente estudo objetiva analisar um recorte de tiras existente na coleção de Livro Didático de Língua Portuguesa para o ensino fundamental I, intitulada “Ápis”, das autoras Ana Maria Triconi Borgatto, Terezinha Costa Hashimoto Bertin e Vera Lúcia de Carvalho Marchezida, da Editora Ática, para, então, fundamentar práticas de ensino que potencializem o processo de formação leitora. Para nos aproximarmos de uma aprendizagem leitora significativa, propomos estratégias que possam potencializar as aulas de leitura através do humor da tira, com vistas ao processo de produção de sentidos. O método utilizado na investigação caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Para tanto, utilizamos dados qualitativos nos subsidiará na construção das considerações finais conduzidas por este levantamento, sob a ótica da Linguística Textual, sobre quadrinhos, tiras e o processo de construção de sentidos na formação leitora. A partir da análise de um recorte de seis tiras cômicas de diferentes autores contidas na coleção, foi possível perceber a importância em aproveitar estes recursos de maneira significativa através do exercício inferencial, buscando pistas nas informações implícitas do texto. Como resultado, evidenciaremos as tiras como objeto potencializador na aula de leitura, apresentando autores que contribuem com este estudo, como Ramos (2011; 2014; 2017), Simões (2018), Vergueiro (2006) e Barbieri (2017) no que se refere à HQ, e da Linguística Textual, serão acionados os trabalhos de Elias e Silva (2017), Koch (1997, 2015), Marcuschi (2008), Dell‟Isola (2001) e Cavalcante (2021), Solé (1998), Kleiman (2016), Cafiero (2010) e Coscarelli (2010, 2016, 2019). Por meio de toda a pesquisa realizada e do aporte bibliográfico, é possível confirmar os a existência de outros gêneros das tiras, e como resultado do estudo defendemos que as tiras são valorosos recursos textuais para o exercício de construção de sentidos, auxiliando na formação leitora e fomentação da leitura no ambiente escolar, para obtenção de uma educação mais interativa, dinâmica e construtivista.
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    Representações socioculturais imagéticas nos livros didáticos de Língua Portuguesa da Educação do Campo: por um letramento visual em diálogo com as epistemologias do Sul
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-29) Marques, Wellington Rildo da Silva [UNIFESP]; Mizan, Souzana; http://lattes.cnpq.br/7741811878078430; https://lattes.cnpq.br/2725834482315941
    Esta dissertação reflete sobre as Epistemologias do Sul como “problemas linguísticos socialmente relevantes” (MOITA Lopes, 2016) a partir da análise das representações socioculturais imagéticas nos livros didáticos da Educação do Campo. Trata-se de pesquisa circunscrita no campo da Linguística Aplicada, cujo objetivo é contribuir para a produção de estudos relacionados à Linguística Aplicada crítica decolonial, mediante análises socioculturais imagéticas de sujeitos, saberes, objetos e práticas posicionados na periferia, “à margem do eixo-norte-americano de produção de conhecimento” (KLEIMAN, 2013). O intuito de mobilizar um debate crítico-reflexivo relacionado à temática desta pesquisa surge como possibilidade de construir conhecimentos “outros” decorrente da necessidade de “abrir espaço para visões alternativas ou para ouvir outras vozes que possam revigorar nossa vida social ou vê-la compreendida por outras histórias” (MOITA LOPES, 2006). Para tanto, elegeu-se como corpus de pesquisa a coleção Girassol: saberes e fazeres do Campo, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-Campo), na edição de 2013, em atendimento ao edital 05/2011 desse Programa e publicada pela Editora FTD; e também a coleção Campo Aberto, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-Campo), na edição de 2016, em atendimento ao edital 04/2014 pela Editora Global. Ambas as coleções são destinadas para uso em escolas do Campo, na modalidade do Ensino Fundamental I – Anos Iniciais (1º ao 5º Ano), em todo território nacional. As coleções foram analisadas sob à perspectiva dos Letramentos Visuais (MIZAN, 2011; 2017; 2019), (FERRAZ, 2014; 2017), considerando o uso das imagens, sua relevância e finalidades para a compreensão da realidade e ressignificação de sentidos orquestrados pelo universo da cultura visual, consubstanciadas à perspectiva das Epistemologias do Sul, lastreada em diferentes modos, de maneira que se complementam concomitantemente, “aprender que existe o Sul, aprender a ir para o Sul, aprender a partir do Sul e com o Sul” (SOUSA SANTOS, 2009, p. 7). A pesquisa se desenvolveu por meio de uma metodologia qualitativa, empreendida por um estudo descritivo-interpretativo por meio da combinação aglutinada de pesquisa bibliográfica e documental. O problema de pesquisa centra-se na pergunta sobre as maneiras como os sujeitos e comunidades tradicionais do campo, no âmbito, epistêmico, sociocultural, político, econômico e educacional são idelogicamente representados nos livros didáticos de Língua Portuguesa, tanto na coleção Girassol: saberes e fazeres do campo, quanto na coleção Campo Aberto, estabelecendo assim, análises comparativas.
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    De olhos bem “abertos” nas mulheres kubrickianas – uma leitura sobre a fragilidade do discurso do feminismo liberal
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-11) Gonçalez, Andressa Mariano [UNIFESP]; Fiorussi, Lavinia Silvares; http://lattes.cnpq.br/1636487120553467; http://lattes.cnpq.br/6547188578045475
    O filme Eyes Wide Shut (1999), produzido e dirigido por Stanley Kubrick, é comumente considerado como adaptação cinematográfica de uma obra literária – Breve Romance de Sonho, do autor austríaco Arthur Schnitzler. Este trabalho propõe pensar o filme como uma narrativa cinematográfica, em que Kubrick exerce a função de diretor-autor, que empresta diversos temas da sociedade, da literatura e das artes e os ressignifica, explorando sua criatividade. Nesta dissertação, propõe-se centralmente analisar o filme a partir do discurso feminista de uma das personagens femininas. Acredita-se, aqui, que a estrutura narrativa do filme possibilita fazer uma leitura de viés feminista, pensando a visão do discurso feminista sobre como as mulheres são representadas. Nossa hipótese interpretativa considera ser possível articular uma crítica ao discurso do feminismo liberal, cuja fragilidade, ao lado de repetitivas rimas visuais de como as mulheres são apresentadas, constituem um movimento interno dentro da narrativa, conectando duas cenas antagônicas ideologicamente. Ressalta-se também a insistência em reproduzir a mulher como objeto/mercadoria, o que fortalece essa leitura. Quanto ao aporte teórico, esta dissertação baseia-se sobretudo na área dos Estudos Literários, Culturais e Feministas. Por fim, pretende-se neste trabalho analisar importantes temas da sociedade a partir das relações entre cinema, literatura e outras artes.