PPG - Letras
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Reavaliando premissas teóricas no contexto de aquisição instrucional de L2(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-29) Biasini, Viviane [UNIFESP]; Marcelino, Marcello; http://lattes.cnpq.br/9931328503423237; https://lattes.cnpq.br/2982243620371764Esta dissertação tem como objetivo principal reavaliar as premissas teóricas, ligadas à abordagem comunicativa, presentes no contexto de aquisição instrucional de inglês como segunda língua, a partir da investigação de como os preceitos teóricos da abordagem comunicativa se coadunam com os da Ciência da Aprendizagem e da Teoria Gerativa e tendo em vista os seguintes questionamentos: (i) Quais preceitos da abordagem comunicativa precisam de revisão a fim de torná-la mais condizente com o processo de aquisição de L2 em uma perspectiva cognitiva?; (ii) Como a Ciência da Aprendizagem pode auxiliar na implementação de práticas alinhadas com o processo de aquisição de L2 e no entendimento de como, de fato, o cérebro aprende? Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica com o aporte da Teoria Gerativa (Chomsky, 1965 e seguintes) e da Neurociência (Dehaene, 2020), que nos orientam sobre a aprendizagem na perspectiva cognitiva, com base em três eixos: (i) abordagem comunicativa e alguns de seus sucessores; (ii) Teoria Gerativa e o que ela informa sobre a aquisição de L2; e (iii) Ciência da Aprendizagem e os caminhos que aponta para a aprendizagem considerando o cérebro. Dentre as conclusões, a pesquisa sugere que a Ciência da Aprendizagem e a Teoria Gerativa dão suporte para as práticas de sala de aula e auxiliam na mudança do foco de como se ensina para como se aprende, tendo em vista uma perspectiva cognitiva e os fatores que podem potencializar este fenômeno.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Jovens universitários nipo-brasileiros: a construção de identidades entre Japão e Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-27) Fukuda, Aline Beatriz Antunes [UNIFESP]; Carneiro, Alan Silvio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/5225826480901413; https://lattes.cnpq.br/2013509202018045A imigração japonesa para o Brasil, a imigração brasileira para o Japão e o retorno dos nipo-brasileiros para o país de origem são fenômenos conhecidos e bastante estudados no campo da sociologia e da antropologia e, inclusive, da psicologia social, no entanto, as dimensões de reconstrução das identidades dos jovens nipo-brasileiros no Japão a partir da língua portuguesa ainda são um fenômeno a ser mais estudado. Especialmente quando temos a oficialização, através da Declaração de Yokohama, pela comunidade de imigrantes, do fim simbólico da chamada Era Dekassegui e o início da Era dos Brasileiros Residentes no Japão, considerando que atualmente mais de 60% dos brasileiros que vivem no Japão têm visto de permanência. O foco desta pesquisa são os jovens nipo-brasileiros que ingressam em universidades no Japão para estudar português. A presente pesquisa parte de minha experiência como professora de português nesses cursos, ao longo de dez anos, na Universidade de Kanda (Kanda University of International Studies, KUIS) e na Universidade Sofia (Sophia University), a partir da qual pude identificar alguns padrões de comportamento entre esses estudantes no que se refere à formação identitária, como por exemplo, a escolha por manter sua nacionalidade brasileira no anonimato. Devido ao fenótipo e pela proficiência do idioma japonês, pois a maioria desses jovens estudou em escolas japonesas, esses estudantes facilmente são vistos como japoneses natos. No entanto, é visível a busca pela construção de uma identidade brasileira ao longo dos quatro anos de formação universitária. Por essa razão, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar se o estudo do português influência na formação identitária de jovens nipo-brasileiros universitários. Para tanto foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre migrações brasileiras para o Japão, sobre o significado de ser nikkei no Japão e sobre o ensino de português nesse contexto. Como metodologia de geração de dados foram aplicados formulários e entrevistas semiestruturadas, realizadas à distância, por meio digital, com alunos, ex-alunos, professores brasileiros e professores japoneses, sendo um deles, o coordenador do curso de Língua Portuguesa da Universidade de Kanda. A análise dos dados desta pesquisa levou a uma compreensão dos principais fatores que são relevantes nos processos de construção identitária de jovens e adultos nipo-brasileiros no Japão e a importância da formação universitária em língua portuguesa na desconstrução de estereótipos negativos em relação a essas identidades.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Trabalho colaborativo de autoria (TCA) numa perspectiva intercultural, crítica e inclusiva(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-28) Brito, Renata Barbosa de [UNIFESP]; Mizan, Souzana; http://lattes.cnpq.br/7741811878078430; http://lattes.cnpq.br/4029353304259395Esta pesquisa tem por objetivo apresentar a importância de se trabalhar com os Multiletramentos e as Multimodalidades nas aulas de Língua Portuguesa e, com isso, ressignificar a aprendizagem da leitura, da escrita e da oralidade. Essas ações foram complementadas com práticas pedagógicas que versavam sobre a interculturalidade, letramento crítico e inclusivo, cuja intenção foi promover a interpretação dos contextos sociais e culturais. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa – interpretativista. Essa metodologia busca entender e interpretar as interações sociais, no contexto da pesquisa, através do ponto de vista dos participantes e do meu, enquanto pesquisadora. As inspirações para os temas pesquisados partiram de uma turma do 7° ano em 2021, que, por questões de exclusão e problemas de relacionamento interpessoal, participaram de atividades contextualizadas com metodologias inclusivas, críticas e de práticas interculturais direcionadas aos povos migrantes. As temáticas foram transitando conforme as necessidades e o perfil das turmas, porém englobam a interculturalidade, a crítica e a inclusão. O corpus de pesquisa foi o Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA), o qual foi realizado entre os anos de 2021 a 2023, com turmas do ciclo autoral da rede municipal de ensino. A pesquisa também aponta as dificuldades encontradas para a efetivação dos projetos devido ao comportamento e à falta de interesse dos educandos na realização das atividades, e os desafios de ajustar a rotina escolar ao planejamento anual, as avaliações externas e os impactos na construção do TCA. Em contrapartida, mesmo com todos esses desafios, os objetivos foram alcançados. A intervenção social ocorreu, mas de outra maneira, através das boas relações, da participação e empenho nos estudos e práticas realizadas, e com o engajamento da turma, que, através das propostas realizadas, foram apresentando uma postura mais participativa no decorrer do desenvolvimento do projeto TCA.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Imigração brasileira na Austrália: tensões e contradições nos processos de construção identitária e no ensino de português como língua de herança(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-28) O'Keeffe, Sandra Regina de Oliveira [UNIFESP]; Carneiro, Alan Silvio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/5225826480901413; http://lattes.cnpq.br/2988365781542358Migrations and population movements, presents in the human history since its origins, have become increasingly frequent in recent years due to technological advances and the constant changes that the influence of globalization has been promoting on the world stage. New multiethnic landscapes and new configurations of multilingual and transcultural practices then emerge, considering that migrants take with them components of their identity such as their language and culture, which in a translocal situation are both in conflict between fragmentation and reaffirmation. Because of that it becomes necessary to understand how these people are dealing with the complexity of these changes and what meaning they are seeking to give to their new identities and subjectivities, now uncharacterized. Considering the growing diaspora of Brazilians heading to Australia, this work seeks to understand how the linguistic aspect has been shaped in this process, evaluating the specificities of the Australian context and the profil
- ItemAcesso aberto (Open Access)Literacia sob a perspectiva da ciência da leitura: reflexões e relações com documentos oficiais(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-27) Salamani, Liamara Montagner [UNIFESP]; Marcelino, Marcello; http://lattes.cnpq.br/9931328503423237; http://lattes.cnpq.br/7894521613118086Esta dissertação tem como objetivo principal analisar estudos e pesquisas produzidos pelas áreas de Psicologia Cognitiva, Ciência da Aprendizagem e Ciência da Leitura, com a finalidade de identificar quais aspectos são considerados relevantes para o processo da literacia, com foco especial na fase de alfabetização. Com isso, busca-se responder às seguintes perguntas de pesquisa: (i) como o cérebro da criança funciona durante o processo de alfabetização? (ii) quais habilidades linguísticas e competências cognitivas são apontadas como preditores da leitura, em contextos monolíngues ou bilíngues? e, finalmente, (iii) como as habilidades linguísticas e competências cognitivas, envolvidas no processo de alfabetização, monolíngue ou bilíngue, são referenciadas nos documentos oficiais que regulamentam o sistema educacional brasileiro? Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica, de cunho qualitativo, tendo como referenciais teóricos a Teoria Gerativa de (Chomsky, 1965 e seguintes), a Ciência da Aprendizagem (Dehaene, 2020 e Consenza e Guerra, 2011) e a Ciência da Leitura (Alves, Finger e Brentano, 2021). Os resultados desta pesquisa indicam que, embora documentos oficiais como BNCC (Base Curricular Comum Curricular) e os PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais), mencionem habilidades e competências a serem trabalhadas, durante o processo de alfabetização, o fazem de maneira pouco clara, deixando de orientar como esses aspectos devem ser desenvolvidos em cada etapa do processo da literacia.