Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde
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- ItemA biblioteca científica e o processo de busca de informação por pacientes(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004) Nakayama, Érika Hayashi [UNIFESP]; Maia, José Antonio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Vários momentos marcaram a história da comunicação e da informação. A "era da informação" introduziu uma nova dimensão no âmbito da manutenção do bem-estar e no tratamento das doenças, e também um novo enfoque ao paciente, que passa a ser um cliente/consumidor. Os pacientes desejam mais informações sobre a doença e buscam um maior envolvimento no processo de tomada de decisões. Em conseqüência, ocorreram mudanças nas demandas por informações pelos pacientes, com vistas à qualidade do atendimento. O aumento no número de pesquisas realizadas por clientes no setor de referência da Biblioteca Central, proporcionou a necessidade de conhecer melhor esta demanda de informações Uma busca inicial em alguns hospitais e laboratórios da cidade de São Paulo, observou-se que quase não existem serviços de informações voltados aos pacientes. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral conhecer o processo de busca, pelo paciente, por informações científicas em bibliotecas na área da saúde. A pesquisa consiste em um estudo exploratório com enfoque qualitativo, tendo sido entrevistados clientes do setor de referência da Biblioteca Central da UNIFESP e de um hospital particular da cidade de São Paulo que buscam informações sobre sua própria doença ou de seu familiares. Foram também estudados, por meio de um questionário, pacientes com doenças crônicas atendidos no complexo do Hospital São Paulo. Como resultados, observou-se que as demandas dos pacientes por informações científicas voltavam-se para problemas específicos de saúde, sendo motivadas por lacunas nas informações fornecidas pelos médicos assistentes. O "cliente informado" passou a estabelecer um novo tipo de relação com seus médicos, geralmente de competição, mas também ocasionalmente de confronto. Os pacientes preferiram utilizar materiais de consulta com características mais gerais, valorizando a clareza do texto não científico. Pacientes não usuários de bibliotecas também valorizavam informações, mostrando-se dispostos a procurar um serviço, caso existisse. A disponibilização de informações científicas para pacientes é um compromisso social da Universidade, representando um importante recurso de "empowerment" da população que a procura.
- ItemO significado da educação permanente a partir da óptica dos profissionais médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família/Casa de Saúde Santa Marcelina(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004) Bizetto, Maria Sebastiana Felix [UNIFESP]; Ioshida, Lúcia Christina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9054932963746234; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Educação Permanente em Saúde é uma das ferramentas que o Ministério da Saúde recomenda para superação das dificuldades encontradas no processo de mudança decorrente da implementação da Reforma Sanitária brasileira. Este estudo visa conhecer e analisar a percepção dos profissionais médicos e enfermeiros, que participaram do Curso Momento II do PSF/CSSM no ano de 2004, em relação à Educação Permanente, com o objetivo de identificar contribuições para o aperfeiçoamento do Programa de Capacitação. Os resultados foram analisados levando em conta a pertinência e afinidade dos conteúdos, agrupando expressões e idéias, para serem trabalhados na perspectiva das recomendações do MS para o PSF e Educação Permanente em Saúde. Observamos que mesmo não sendo realizado no ambiente do trabalho dos participantes, o Curso Momento II cumpriu o objetivo de propiciar espaços para compartilhar experiências, repensar criticamente o cotidiano dos profissionais, constituindo-se em novas informações e promovendo mudanças nas práticas. Constatamos que o conceito que os participantes têm de Educação Permanente precisa ser aprimorado, assim como é necessário abrir novos espaços para avançarmos no entendimento do caminho a ser percorrido na construção da integralidade da assistência.
- ItemO ensino da comunicação na graduação em medicina: uma abordagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004) Rossi, Pedro Santo [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A partir da importância atribuída à comunicação na relação médico-paciente com fator de boa adesão ao tratamento, surgiu o interesse em saber quando e como s contempla o ensino/aprendizagem de comunicação nos cursos de graduação em medicina. As recomendações sobre o desenvolvimento da competência "comunicação" preconizadas nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais acrescentam uma justificava a mais para a pesquisa. Delimitado o campo da pesquisa, revisada a literatura e optado pelo referencial metodológico da pesquisa qualitativa, foram entrevistados doze egressos de cursos de medicina que estavam iniciando residência em Clínica Médica e nove professores, coordenadores de ensino de cursos de graduação em medicina. A análise da entrevistas, feita sob o olhar fenomenológico, privilegia o vivido. Aparece uma grande diversidade de concepções sobre o que seja a comunicação, contudo das falas dos entrevistadores emergem categorias de análise que mostram, em essência, uma tendência para considerar a competência comunicação como uma habilidade instrumental para se conseguir tirar informações e se fazer entender no procedimento médico. A temporalidade (o quando) também apresenta uma gama de possibilidades, distribuída entre as matérias iniciais e as atividades finais do curso. A forma (o como) de ensino/aprendizagem se distribui entre disciplinas básicas e atividades práticas. Em essência, o aprendizado se revela como produto da vivência pessoal ao longo do curso e da experiência na prática junto ao paciente.
- ItemA docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Gorini, Fernanda Valone [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa assumiu como objetivo analisar as concepções relativas ao processo ensino-aprendizagem que têm orientado práticas pedagógicas de professores da disciplina de Odontopediatria na graduação em Odontologia. No âmbito dos objetivos específicos, pretendeu-se identificar e discutir concepções de ensinar, aprender e avaliar no exercício docente; mapear criticamente atributos de um bom professor de Odontologia e discutir significados que são atribuídos ao processo de formação docente no contexto da graduação em Odontologia. O referencial teórico adotado privilegiou interlocuções com pesquisadores para configurar aproximações históricas com o Ensino em Odontologia, discutir a Docência em Saúde e refletir sobre o Professor de Odontologia. A metodologia compreendeu entrevistas semi-estruturadas realizadas com dez docentes que atuam na disciplina de Odontopediatria em cursos de Odontologia do sul do Brasil. No processamento e interpretação dos dados privilegiou-se a análise temática, entendida como caminho de apreensão dos sentidos que compõem a ótica dos professores envolvidos. Os resultados foram agrupados em dois grandes núcleos: Trajetória e Concepções Docentes e Os professores e suas Práticas: experiências de sucesso e dificuldades. Identificou-se que os professores entrevistados percebem que a Odontopediatria é uma área que contempla outras especialidades, havendo uma comunicação multiprofissional e configurando-se um campo interdisciplinar, abrangente e complexo, motivando o exercício docente. As concepções de aprendizagem abrangeram quatro eixos: processo de formação-desenvolvimento-crescimento; aquisição-retenção de informações, influenciadas pelas características dos sujeitos que aprendem; processo de troca e de relação com o ensino; processo de entendimento-compreensão. Tomando por objeto o ensino, os professores destacaram-no como relação de troca com o processo de aprendizagem; atividade intencional e planejada para favorecer a aprendizagem; demonstração da prática. A Odontologia é uma profissão que apresenta especificidades, o que, em parte, pode explicar a concepção que vincula o ensinar ao fazer, ao mostrar. Assim, o docente emerge como aquele que demonstra, realiza, faz, na relação “mestre-aprendiz”. No campo das metodologias de ensino, os professores referiram propostas de inovação no Ensino da Odontologia, enfatizando a abertura a novas tecnologias e a apropriação de estratégias mais participativas, centradas no aluno e problematizadoras da realidade. As práticas avaliativas foram situadas como desafio, evidenciando-se um foco de mudanças dos referenciais adotados. Ouvir professores de Odontopediatria, ler suas trajetórias, dialogar com os teóricos e produzir uma interpretação permitem afirmar a necessidade de novos estudos que envolvam outras áreas da Odontologia e outros cenários de formação, procurando efetivamente contribuir para construir uma docência comprometida com um processo ensino-aprendizagem rigoroso cientificamente, inovador, ético e crítico, e instaurando novas referências para a humanização no ensino e na prática da Odontologia.
- ItemDisplasia broncopulmonar: ocorrencia, fatores de risco e morbimortalidade(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Gonzaga, Ana Damaris [UNIFESP]; Carvalho, Werther Brunow deA displasia broncopulmonar decorre de um processo multifatorial, sua ocorrência é variável e tem aumentado nos últimos anos em conseqüência da maior sobrevida de recém nascidos prematuros. O conhecimento dos fatores de risco permite uma melhor organização dos serviços e revisão das práticas de cuidados aos recém nascidos de alto risco. Objetivos: Determinar os fatores de risco, ocorrência e morbimortalidade da displasia broncopulmonar em prematuros de muito baixo peso e avaliar os tempos de utilização de oxigenioterapia, ventilação pulmonar mecânica e internação hospitalar nesse grupo. Método: Analisados os prontuários dos recém-nascidos no período de 01 de Janeiro de 2001 a 31 de Dezembro de 2002. Foram incluídos todos os recém nascidos com peso de nascimento 1500 gramas que permaneciam vivos no 28°- dia de vida e excluídos os portadores de malformações congênitas maiores, transferências para outros serviços e óbitos antes do 28º dia de vida. Para o diagnóstico de displasia broncopulmonar foi considerado o uso de oxigênio no 28º dia de vida. A análise preliminar foi realizada através dos testes qui-quadrado de Pearson, exato de Fisher ou teste-t de Student, quando aplicáveis. Para análise final foi aplicado um modelo de regressão logística. Resultados: Dos 150 recém-nascidos da amostra, 45 por cento (67) evoluíram com displasia broncopulmonar. As médias de idade gestacional e peso de nascimento foram menores no grupo que desenvolveu a doença, 30,8±2,1 semanas versus 32,6±1,9 semana e 1077,8±204,8 gramas versus 1298,3±151 gramas, respectivamente (p<0,001). As variáveis infecção pré-natal, uso de corticóide, tempo de amniorrexe, sexo e índices de Apgar nos 1º e 5º minutos não apresentaram diferenças estatisticamente significantes, enquanto que as variáveis idade gestacional, peso de nascimento, escore prognóstico CRIB, uso de ventilação pulmonar mecânica, uso de surfactante e corticóide apresentaram p<0,001. Após a aplicação da regressão logística, permaneceram como fatores independentes para DBP apenas o peso de nascimento < 1250 gramas, uso de ventilação mecânica > 7dias e escore prognóstico CRIB > 5, com razões de chances de 5,2; 4,9 e 3,7, respectivamente. Ocorreu óbito em 5 por cento da amostra, sendo 4,4 por cento no grupo com DBP e 0,6 por cento no grupo sem DBP (p=0,022). As comorbidades também ocorreram com maior freqüência no grupo com DBP: Hemorragia intraperiventricular, 65 por cento; retinopatia, 76 por cento atelectasia, 88 por cento e enterite necrozante, 88 por cento, todas elas com p<0,001. Os tempos médios de uso de oxigênio, ventilação pulmonar mecânica e permanência hospitalar foram maiores no grupo com displasia broncopulmonar, 65,6±35,8 dias versus 12,4±13,2 dias; 7,0±29,6 dias versus 4,6±34,2 dias e 83,1±34,9 dias versus 45,3±15,5 dias, respectivamente (p<0,001). Conclusão: A ocorrência de displasia broncopulmonar foi de 45 por cento, sendo que os peso de nascimento < 1250g, índice de escore prognóstico CRIB > 5 e uso de ventilação pulmonar mecânica > 7 dias foram os fatores de riscos independentes para essa complicação. Recém nascidos portadores de displasia broncopulmonar são mais acometidos por morbidades, permanecem mais tempo em oxigenioterapia, em ventilação pulmonar mecânica e hospitalizados, além de evoluírem com mais freqüência para óbito.
- ItemO aluno negro na graduação de enfermagem: perfil e opiniões sobre as cotas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Freitas, Pedro Fernandes [UNIFESP]; Goldenberg, Paulete [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ao estudar a historia e a organizacao profissional da enfermagem, a qual mantem ate hoje, as caracteristicas basicas da cisao entre o saber e o fazer, tive a intencao de compreender a insercao do homem (aluno) negro num universo, ainda hoje, predominantemente feminino. A partir desse interesse, tive como objetivos situar sua presenca no curso de enfermagem no ambito do ensino superior em São Paulo; caracterizar o perfil socio-economico e identificar os motivos associados a escolha do curso de enfermagem em uma instituicao publica e uma privada; assim como identificar a opiniao destes em relacao a adocao de cotas. A presente investigacao, em carater exploratorio, teve como fontes secundarias: o Censo Demografico do Brasil-IBGE/1991; o Censo Escolar - 2001/2002/2003 do MEC/INEP e Dados Cadastrais dos cursos de graduacao superior (presenciais) de enfermagem no Brasil, no Estado de S. Paulo e no municipio, obtidos junto ao MEC/INEP/EDUDA T ABRN2005. A populacao do estudo foi feita pelo o universo de alunos matriculados no ano de 2004, distribuidos pelas quatro series, caso da Unifesp, e pelos oito periodos, caso do UniFMU, fixados, neste caso, os alunos matriculados no primeiro semestre do mesmo - independentemente do ano de ingresso. O estudo contou, com o instrumento de coleta de dados, um questionario aplicado a vinte e seis alunos no total; vinte e cinco junto aos alunos do UniFMU e um ao aluno da Unifesp. A apresentacao e analise dos resultados envolveram a realizacao de uma abordagem quantitativa e qualitativa que atendia as questoes abertas e fechadas que integraram o questionario. Os resultados obtidos das analises indicaram a presenca masculina em torno de 16,7 por cento do conjunto de matriculados em São Paulo em 2002 quando nao havia nenhum aluno em 1991. Aumentou tambem a proporcao de homens no UniFMU (17,8 por cento) em 2004 e manteve-se estabilizado no Unifesp (7,6 por cento). A escolha da enfermagem foi apontada como expectativa de ascensao profissional e o carater compensador da titulacao universitaria em termos salariais. A questao social e economica combinada com a questao racial, delineada pelo acumulo de desvantagens ao longo de geracoes, sinalizaram para maiores chances de ingresso na Enfermagem em relacao a outros cursos. As opinioes dos alunos quanto as cotas nao foram consensuais. Mais da metade foi favoravel a sua implantacao no ensino publico e, proporcao inferior, colocou-se favoravel a sua extensao ao ensino privado
- ItemO idoso e a velhice sob a ótica de estudantes de medicina: um estudo de representações sociais(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Ezequiel, Maria Cristina Diniz Gonçalves [UNIFESP]; Sonzogno, Maria Cecilia [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo teve como objetivos analisar as Representações Sociais que estudantes de Medicina têm do idoso e da velhice, buscando apreender as concepções sob a ótica do estudante do 4º.ano da faculdade de Medicina de Petrópolis; discutir as relações que este estudante tem com o idoso e a velhice e identificar suas dificuldades, anseios e expectativas no manejo com os pacientes idosos. Fizemos revisão bibliográfica sobre conceitos de Representações Sociais, Representações Sociais e Saúde, Velhice e o Processo de Envelhecimento, e o Idoso e a Velhice na Sociedade Brasileira Atual, falando de índices demográficos, de como estamos nos relacionando com os idosos, tentando mostrar que a "causa" deles é uma causa de todos nós. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo que utilizou como instrumentos o questionário com perguntas semiestruturadas e a técnica do ‘grupo focal’. A população de estudo foi composta por noventa e seis estudantes que cursaram o 4º. ano de medicina, no ano de 2004. A análise dos dados foi realizada utilizando dois procedimentos: cálculo de freqüência de ocorrência e porcentagens, e análise temática dentro dos critérios de análise de conteúdo. Os resultados foram discutidos e encontraram-se concepções da velhice, como ‘sabedoria’ e ‘experiência’ para amenizar o fato de ser um período de perdas, incapacidades, dependência, doença e proximidade da morte. Podem ter qualidade de vida, se puderem trabalhar, ter lazer, serem respeitados. Os velhos são teimosos, não aceitam a velhice, mas são pacientes que reconhecem o trabalho dos estudantes como futuros médicos. Relacionam-se bem quando são identificados como avós e parentes. As atitudes estão diretamente relacionadas ao vínculo e são negativas quanto maior for o medo e a angústia sentidos pelos estudantes, por associarem velhice à doença e à morte. Revelam saberem pouco sobre o processo de envelhecimento, fato que dificulta a relação médico/paciente por se sentirem impotentes, com limites. Consideramos a importância da educação permanente no estímulo à construção do conhecimento nesta área, visto que a velhice é uma realidade e a população idosa está em crescente progressão. Relevamos a necessidade imperiosa de introduzir estudantes de medicina nas comunidades, nos primeiros anos de graduação, para que tenham o contato com a população saudável no sentido pleno da palavra, visando que se crie vínculo e implante nos estudantes de medicina de hoje, o senso de responsabilidade social.
- ItemReflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro: limites e possibilidades(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Feresin, Catia [UNIFESP]; Sonzogno, Maria Cecilia [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Disciplina de Nutrição é importante para a formação do Enfermeiro, já que esse profissional possui atribuições referentes ao cuidado geral do ser humano, englobando o cuidado com a Nutrição das pessoas que estarão sob os seus cuidados; assim, tive a intenção de compreender quais são as possibilidades e os limites dessa Disciplina. A partir desse interesse, tive como objetivo conhecer de que forma a disciplina de Nutrição é desenvolvida em cursos de Graduação em Enfermagem, da Cidade de São Paulo, a partir da ótica do Professor que ministra a disciplina e do Coordenador do Curso. Essa pesquisa, pela sua natureza, privilegiou a abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Os participantes da pesquisa foram seis Professores das Disciplinas de Nutrição dos Cursos de Graduação em Enfermagem e seis Coordenadores dos referidos Cursos. Para a análise dos dados, utilizei o método de Análise de Conteúdo, mencionado por Bardin e Minayo. Os resultados obtidos das análises indicaram que os professores empregam estratégias de ensino, como seminários, estudos de caso e que o principal empecilho para uma maior diversificação de estratégias de ensino é o número excessivo de alunos por sala de aula. Os professores mencionaram que os conteúdos a serem abordados na Disciplina de Nutrição no Curso de Graduação em Enfermagem devem abranger: conceitos gerais sobre Nutrição, Nutrição no Ciclo Vital e Nutrição frente às patologias, incluindo Nutrição Enteral e Parenteral. Os Coordenadores dos Cursos de Graduação em Enfermagem têm hoje vários desafios a enfrentar, mas dois deles destacaram-se nesse estudo: a resistência docente e a resistência da própria Instituição Particular de Ensino Superior quanto às mudanças curriculares desejadas. Esta pesquisa também demonstrou que a avaliação da aprendizagem dos alunos ainda é realizada de maneira classificatória, por meio da utilização de provas escritas, contendo questões de múltipla escolha. A Nutrição, por se tratar de uma ciência multidisciplinar, envolve o trabalho em equipe multiprofissional, tanto é que foi um dos pontos predominantes nos relatos, tanto de Coordenadores quanto dos Professores, e, realmente, o saber trabalhar em equipe e a constituição dela, representam hoje um desafio para a área da saúde.
- ItemAlterações orais em pacientes portadores de osteogênese imperfeita(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Castaldoni, Audrey [UNIFESP]; Lazaretti-Castro, Marise [UNIFESP]
- ItemO ensino da pediatria nas escolas de graduacao em medicina do estado do Rio de Janeiro(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Veiga, Eneida Quadrio de Oliveira [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo deste estudo é conhecer, analisar e refletir sobre como vem ocorrendo o Ensino da Pediatria na Graduação das Escolas Médicas do Rio de Janeiro, delineando algumas características dos docentes responsáveis por este ensino e correlacionando os dados obtidos com a literatura pertinente. A investigação destas questões se deu a partir de 15 Coordenadores, responsáveis pelo Ensino da Pediatria nos 16 Cursos de Graduação em Medicina em funcionamento no Estado. Optamos por desenvolver uma pesquisa de caráter exploratório, descritiva, realizada através de um estudo do tipo corte transversal e construída a partir de abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas semi-estruturadas e de documentos institucionais . Na organização do ensino entre os cursos investigados, observa-se que a inserção da pediatria, os cenários de aprendizagem utilizados, os critérios para seleção dos conteúdos divergem pouco entre si. As dificuldades mais referidas estão afeitas à infraestrutura e ao projeto pedagógico do curso, principalmente a questão da integração intra e inter disciplinas, a articulação docente assistencial e o sistema de avaliação que, para a maioria, encontra-se focado no processo avaliativo do aluno. Discutem-se alguns traços do perfil docente, além de se verificar que os atributos considerados mais significativos para o exercício da docência de pediatria estão baseados na perspectiva humanística, no gostar do que faz, no domínio do assunto, na capacidade de ensinar, na dedicação e na disponibilidade do docente. O percentual de titulação acadêmica encontrado revela a busca docente e institucional pela capacitação profissional. Acreditamos, com este estudo, estar contribuindo para a melhor compreensão do ensino da pediatria como parte fundamental para a formação geral do médico na graduação além de incentivar a busca de novos caminhos que apontem para a melhor qualidade e aperfeiçoamento deste ensino.
- ItemA interdisciplinaridade e as mudanças curriculares nos cursos de graduação em odontologia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Oliveira, Lis Sandra Rodrigues de [UNIFESP]; Iochida, Lucia Christina [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O estudo buscou articular a interdisciplinaridade com o cenário da educação em saúde, em especial com o da odontologia. A base teórica da pesquisa foi montada em cinco eixos: histórico das mudanças curriculares e das leis educacionais do Brasil; histórico da interdisciplinaridade; conceitos da interdisciplinaridade; interdisciplinaridade em saúde e interdisciplinaridade e currículo. O objetivo da pesquisa foi investigar o enfoque interdisciplinar nas escolas de odontologia no Estado de São Paulo. Trata-se de um estudo descritivo e procedeu-se a uma coleta de dados quantitativos e qualitativos com aplicação de questionário e entrevista semi-estruturada. Para análise dos dados adotou-se a análise de conteúdo para as questões abertas do questionário e da entrevista, agrupadas em categorias e para as questões fechadas dos questionários foi feita uma análise quantitativa nas dimensões de freqüência e percentual de respostas. Os dados foram analisados a partir dos seguintes tópicos orientadores: perfil das instituições; perfil dos sujeitos; mudanças curriculares; práticas interdisciplinares e conceitos da interdisciplinaridade. Foram enviados questionários para 39 sujeitos, dos quais 89,7% responderam à pesquisa. Fizeram parte deste estudo 35 faculdades de odontologia do Estado de São Paulo, das quais 25 eram privadas, sete públicas estaduais, duas autarquias municipais e uma era fundação municipal. Identificou-se o perfil dos diretores/coordenadores que, na sua maioria era do sexo masculino, com a média de idade de 50,8 anos e a maioria trabalhava em regime de tempo integral ou de dedicação exclusiva. O tempo de docência era predominantemente acima de dez anos e quase todos coordenadores têm o titulo de doutor. A grande maioria (88,6%) respondeu que ocorreram mudanças curriculares nos últimos anos nas suas Instituições. Os dados mostraram que a maioria dessas mudanças estava diretamente relacionada com as Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Odontologia. Os sujeitos consideraram a clínica integrada como a principal atividade interdisciplinar. Quase todos entrevistados acreditam que a interdisciplinaridade tem mais pontos positivos que negativos. Sobre as dificuldades da implantação da interdisciplinaridade a maioria disse ter problemas com o corpo docente em relação a sua formação, autoritarismo e desconhecimento sobre abordagens interdisciplinar. Os dados analisados apontaram uma diversidade e dificuldade de conceituação da interdisciplinaridade pelos coordenadores. Conclui-se que a interdisciplinaridade apesar de fundamental na implantação das Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Odontologia é uma abordagem que está em construção.
- ItemA relação médico-paciente no Cecil Textbook of Medicine: um estudo de uma obra de referência na formação médica geral.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Oppermann, Paulo Eduardo Ribi [UNIFESP]; Maia, José Antonio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa teve como objetivo geral caracterizar e discutir, nas vinte e duas edicoes da obra Cecil Textbook of Medicine, a relacao medico-paciente, no que se refere a abordagem conceitual, as suas finalidades e a perspectiva do desenvolvimento profissional, pelo estudante de medicina, da competencia relacional com seus pacientes. 0 referencial teorico adotado enfocou a producao de varios autores e pesquisadores que configuram as aproximacoes teorico-¬conceituais sobre a relacao medico-paciente, no periodo de 6000 anos passados ate os momentos atuais. Foi tambem revista a obra Cecil Textbook of Medicine, em uma visao historica. 0 estudo consistiu de uma pesquisa documental com enfoque qualitativo, analisando ao longo das edicoes do livro, suas caracteristicas gerais e as reformulacoes apresentadas, conforme o grupo de editores responsaveis. No periodo em que Cecil foi o responsavel pela edicao nao foram observadas mencoes a relacao medico-paciente, consistindo o livro do estudo de uma serie de doencas, sequencialmente apresentadas. Apos a morte de Cecil, os editores foram, em geral, autores de textos introdutorios que apresentavam, em diversas edicoes, a tematica da relacao medico-paciente. Alguns capitulos, ao longo dos anos, estudaram o tema com profundidade, enfatizando seus aspectos humanisticos. Contudo, a visao funcional da interacao, com vistas a obtencao de dados confiaveis a respeito da doenca e da comunicacao de possiveis estrategias de diagnostico e tratamento foi ganhando forca a partir da 15a. edicao, ate que na versao atual a medicina baseada em evidencias desconsidera os aspectos humanos da relacao e foca a utilidade do processo na tomada de decisoes. Futuras edicoes do Cecil terao como desafio conciliar a visao humanistica anteriormente apresentada com o referencial cientifico das evidencias, na relacao medico-paciente
- ItemO trabalho de conclusão de curso de graduação em enfermagem na óptica de docentes e discentes(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Balieiro, Ellen Rúbia [UNIFESP]; Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta tese aborda O trabalho de Conclusão de Curso na Óptica de Docentes e Discentes. Tem o objetivo de analisar o processo de construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) identificando facilidades, dificuldades e expectivas, bem como as repercussões desse processo. Assume-se como pressuposto que o enfermeiro deve estar preparado para atender a tríade que a sua legislação profissional exige: a perícia na prática assistencial, a administração dos cuidados e o papel de educador/pesquisador. Neste estudo, realizado na Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein, na cidade de São Paulo, a princípio faz-se uma breve revisão histórica da graduação, no que se refere ao preparo para a realização de pesquisa científica no curso de Enfermagem. A amostra dessa pesquisa foi constituída de 15 alunos e 5 professores da referida instituição. Os crtitérios utilizados envolveram: 1) alunos: que tivessem participado do processo de elaboração do TCC como um todo ou, finalizando seu trabalho, cuja formação para a pesquisa científica tenha sido exclusivamente a exigida pelo curso e 2) professores: que estivessem envolvidos no processo de orientação. Os dados foram obtidos através de um Questionário composto por 8 perguntas (6 semi-abertas e 2 abertas) e do Grupo Focal, esses foram tratados com base na Análise de Conteúdo. Os resultados dessa pesquisa evidenciam que a elaboração do TCC tanto na percepção docente quanto discente é uma atividade que tem reconhecida importância, estimula a produção científica e pode melhorar a assistência de Enfermagem. Para tanto, é necessário considerar o desenvolvimento do aluno e estimular a leitura/escrita de textos científicos. A presente pesquisa visa trazer contribuições para a formação dos graduandos e não, propor um modelo e nem estabelecer juízo de valor sobre qualquer atividade acadêmica.
- ItemO ensino da fisioterapia preventiva na formação profissional do fisioterapeuta na região Norte do Brasil(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Araújo, Erbenia Maria Martins de [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo deste estudo é investigar o Ensino da Fisioterapia Preventiva na Graduação das Escolas da Região Norte do Brasil a partir de docentes e discentes. Procurou-se, assim, delinear objetivos, conteúdos, estratégias de ensino e de avaliação das propostas curriculares bem como conhecer os docentes responsáveis por este ensino. As expectativas dos docentes e discentes e a contribuição deste ensino para a atuação na Atenção Básica à Saúde foram investigados, correlacionando os dados com a literatura pertinente. Optamos por desenvolver uma pesquisa de caráter exploratório, descritiva, realizada a partir de uma abordagem quantitativa e qualitativa em duas das quatro escolas que atualmente formam fisioterapeutas na Região: uma privada em Manaus (Amazonas) e outra pública em Belém (Pará). Entrevistamos quatro professores e vinte discentes e analisamos os planos de ensino das disciplinas e módulos correspondentes. Os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Observou-se que a inserção da fisioterapia preventiva e os cenários de aprendizagem para as práticas bem como os objetivos e critérios para seleção de conteúdos divergem pouco entre si. As dificuldades mais referidas tanto pelos professores como pelos estudantes são a reduzida carga horária e a necessidade de maior abrangência de cenários para as práticas. Discutiu-se também alguns traços do perfil dos docentes, investigando os atributos considerados mais relevantes para o exercício da docência na área. Uma perspectiva humanística a boa interação professor-aluno, à vivência e experiência, a transmissão de segurança aos discentes, a arte de saber associar teoria com a prática, a criatividade e incentivo a iniciação científica foram as características apontadas para um “bom professor” nesta área. Acreditamos, com este estudo, estar contribuindo para a melhor compreensão do ensino da Fisioterapia Preventiva como parte fundamental para a formação do fisioterapeuta no tocante a Atenção Primária, além de incentivar a busca de novos caminhos que apontem para a melhor qualidade e aperfeiçoamento deste ensino, contribuindo sobremaneira, para o enriquecimento do atendimento no SUS.
- ItemO processo de formação do cirurgião-dentista e a prática generalista da odontologia: uma análise a partir da vivência profissional(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006-01-01) Cordioli, Otavio Fernando Genta [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This dissertation comprises an investigative approach to the formation process in Dentistry, from the perspective of students that had graduated until five years ago and engaged in lato sensu post graduation courses, while experiencing a generalist practice of the profession. This research aims at knowing the conceptions of generalist practice, mapping the difficult and easy situations faced during the course and offering suggestions for changing the graduation courses, based on this practice perspective. An exploratory research was chosen for this work, considering quantitative and qualitative approaches. The data were collected through questionnaires related to the theme researched, and the analysis of concordance and discordance degrees were observed, quantified and shown in graphs. Semi structured interviews were also used and the results were investigated through a Thematic Analysis. The main findings show the essential aspects that are still the limitations for the development of the expected graduated profile, published by the Brazilian Curricular Policies, especially those related to a generalist practice of the profession. Among the elements observed in this investigation process, the most relevant were the lack of interaction between theory and practice, a vision of Dentistry out of the real context and a consequent lack of preparation for the market. Furthermore, the research also indicated the existence of an intra-professional emphasis with no integration with other areas of Health Care, an inadequate formation for the practice in the public systems (SUS), an inadequate preparation for managing the practice and self development and no preparation for social interaction with other professionals and patients. This landscape pointed to the necessity of changing these aspects, incorporating the improvement of learning scenarios with a focus on an integrated clinical teaching proposal and on a flexible curriculum with more contents and disciplines integration. Other actions should also be considered such as the implementation of interdisciplinary practices, a better preparation of undergraduate students in order to lead them to independent studies and research through motivating the scientific initiation, and finally more investments in the development of professors. This investigation suggests the establishment of new interlocutions and the enhancement of new research opportunities, considering Dentistry teaching and learning as an area that provides knowledge and practices production.
- ItemEnsino na área de saúde: aproximações às estratégias de ensino-aprendizagem dos professores de Terapia Ocupacional(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006-03-31) Ramalhão, Annie Betune [UNIFESP]; Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The objective of this research was identify and analyze the practical conceptions used by professors of Occupational Therapy of the state of São Paulo in the implementation of teach-learning strategies in the referring curricular component Gerontology/Geriatry offered in the courses of Occupational Therapy. We construct the theoretical base of the research in three areas: 1) the discussion of the faculty teach-learning practices according to the centrality that strategies discharge; in the professor, the pupil or the interrelation between them; 2) a historical retaken of the Occupational Therapy education in Brazil and the Curricular policies; 3) the concern of the gerontology and geriatry education in health education specifically in the Occupational Therapy. In the methodology resorted we consider the relation with the world where they got into and the understanding of meaning that the respondent give to their practices, being this research characterized as qualitative. Five universities had been part of this study, which seven professors responsible for the curricular component who had answered to a questionnaire and had granted an interview had been part of this research we also consult the professor teaching design and the register of the privileged curricular component. The data had been analyzed using the thematic analysis from the following orienting core: curricular component characteristics, professor profile, conceptions and estimated on education and learning, teach-learning strategies, scenes of teach-learning and possibility and limits in the application of the strategies. The analysis and discussion of results, had allowed to know the professor who, in its majority: are women, they follow exclusively the teaching profession, and work like hourly employee. The teaching time varies between 6 and 24 years. Barely two professors are doctors, four have master degree and one specialist. The interviwee perceive the teaching identity as fruit of the experiences that construct throughout their trajectories, influenced for personal and group issues. All professors considered relevant a good professional performance, have the rule over the area of knowledge in geriatry and gerontology, be able to use compatible education strategies with the characteristics of this curricular component;be engaged with the student independence and intellectual, teaching motivation and be fond of the area.The data show us that the searched professors follow the teaching in diverse scenes: classroom, ambulatory, hospitals, centers of sociability and health basic units; what it is presented as a possibility to integrate knowledge and approach the students to the different health area contexts, considering the insertion in the Unified Health System (UHS). Also they use a diversity of strategies from among appear: dialogued descriptive class, readings and research, studies of case and the dramatization associates to render a problem as area of class development. The investigated professors had demonstrated to be worried in knowing the expectations of the students and also using their previous experiences turn education into a most significant and stir them up responsible in the pursuit of knowledge. All the professors had been placed as facilitator of this process using the dialogue as instigator of teach-learning process tending to an integral formation of their students.
- ItemA dimensão didático-pedagógica na formação de docentes da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas - EAP-APCD Central(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Wright, Denise Allison [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo se propoe analisar a formacao de professores que ministram cursos de aperfeicoamento profissional em Odontologia na Escola de Aperfeicoamento Profissional da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas em sua unidade Central (EAP-APCD Central), identificando a dimensao didatico-¬pedagogica nessa formacao. 0 referencial teorico adotado privilegiou um dialogo com dimensoes historicas da Odontologia e do ensino odontologico, procurando nesse percurso destacar a importancia da formacao docente como um processo reflexivo. A metodologia abrangeu como sujeitos 60 professores que ministravam cursos de aperfeicoamento na EAP-APCD Central durante o primeiro semestre de 2005. 0 processo de coleta de dados foi realizado por meio de um questionario semi-estruturado, e o processo de analise dos dados buscou apreender significados tendo como referencia a analise tematica. A discussao dos resultados permite identificar, no ambito do perfil, um numero similar de professores do sexo feminino e masculino, sendo que 70 por cento atuam na profissao docente ha mais de dez anos. Quanto a titulacao, significativo e o numero de especialistas, mestres e doutores. As concepcoes sobre didatica e pedagogia apreendidas apresentam fortes tracos de transicao entre um olhar ainda centrado na forma tradicional e uma perspectiva que compreende a docencia como uma pratica social que envolve a construcao do conhecimento. As experiencias formativas apresentam-se como relevantes, sejam elas construidas nos cursos de Pós-graduação stricto sensu, no exercicio docente, na observacao de professores mais experientes. As lacunas didaticas relatadas pelos professores revelam a necessidade de ampliar e aprimorar espacos formativos para a docencia universitaria em Odontologia
- ItemO papel da Pós-graduação lato sensu na capacitação para a prática do profissional fisioterapeuta(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Dorça, Alessandra Carneiro [UNIFESP]; Iochida, Lucia Christina [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa buscou analisar o papel da pós-graduação lato sensu na prática profissional do fisioterapeuta na cidade de Goiânia, enfocando a formação de competência técnica e cognitiva. Foi realizado um estudo quali-quantitativo com uso de questionário semi-estruturado contendo os eixos: o perfil dos egressos, a formação de competência técnica e cognitiva, a relação com o mercado de trabalho e as expectativas dos egressos em relação à pós-graduação lato sensu. Foram analisados 46 questionários respondidos pelos egressos dos cursos de pósgradua ção lato sensu que realizaram o curso no período de 2000 a 2004 e que trabalhavam na cidade no período da coleta. A maioria dos egressos encontrava-se na faixa etária de 20 a 30 anos, era do sexo feminino (78%), concluiu a graduação entre 2001 e 2004 em instituições particulares ou estaduais, nas áreas de conhecimento de fisioterapia hospitalar e neurológica, realizou a especialização entre um e cinco anos após formados e trabalhava em hospitais. Em relação à competência técnica, foi observado que a especialização contribuiu para o aprendizado e aprimoramento de novas técnicas, para melhorar a capacidade de realizar exame físico, diagnóstico e tratamento diferenciado. Quanto à competência cognitiva, observou-se aprimoramento do raciocínio clínico, diminuição das incertezas e inseguranças e melhora da capacidade de comunicação multiprofissional. Verificou-se que a maioria dos egressos percebeu um ganho de crescimento profissional após a especialização. No tocante ao mercado de trabalho, observou-se que ocorreram mudanças de cargo ou promoção com a nova titulação e que apareceram mais oportunidades de emprego, incluindo a docência universitária, porém, a remuneração não se diferenciou. Em relação às expectativas quanto ao curso e aos motivos que os levaram a fazer pós-graduação, a maioria das respostas direcionou o ganho de conhecimento teórico, prático e científico e, também, novas oportunidades de emprego. Para a maioria, as expectativas referentes ao curso foram cumpridas. Dentre os pontos positivos, foram mencionados a presença de ótimos professores, compromissados com a proposta de ensino e, como pontos negativos, a falta de prática na especialização e o sistema de aula mensal, que tornaram o curso cansativo.
- ItemO ensino da promoção da Saúde em cursos de graduação de fonoaudiologia da cidade de São Paulo: o olhar dos coordenadores(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Casanova, Isis Alexandrina [UNIFESP]; Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]; Moraes, Ana Alcídia de Araújo; Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP]O ensino da promocao da Saúde constitui um aspecto importante na formacao do fonoaudiologo uma vez que, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, os profissionais devem estar aptos a desenvolver acoes de prevencao, promocao, protecao e reabilitacao da Saúde. O objetivo central desta pesquisa foi caracterizar o Ensino da Promocao da Saúde em cursos de graduacao de fonoaudiologia da cidade de São Paulo, sob o olhar dos coordenadores. Os objetivos especificos sao: identificar momentos, situacoes e cenarios em que sao tratados esses conteudos relativos a promocao da Saúde; mapear as concepcoes dos coordenadores e as praticas deste ensino. A pesquisa de carater exploratorio, descritivo, foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa. O contexto da pesquisa esteve constituido por seis instituicoes de ensino superior da cidade de São Paulo, sendo quatro privadas e duas publicas. Foram realizadas entrevistas com os coordenadores e analise dos planos de disciplinas que abordam a Promocao da Saúde disponibilizada por cinco instituicoes. A analise tematica foi orientada a partir dos seguintes nucleos: caracteristicas do curso, perfil dos coordenadores; concepcoes e ensino da promocao da Saúde, estrategias de ensino e aprendizagem, recursos didaticos; avaliacao e cenarios. Os perfis das coordenadoras, todas do genero feminino, possuem alta titulacao academica e prolongado tempo de exercicio docente. O estudo revelou que, no tocante as concepcoes de promocao da Saúde, as coordenadoras consideram os aspectos educativos como uma forma de garantir a qualidade de vida, o entendimento da importancia das politicas publicas e da intersetorialidade. A importancia do ensino da promocao da Saúde radica na contribuicao na formacao ampla, integral, humanista e na atuacao do fonoaudiologo nos servicos nos diferentes niveis de assistencia. Dentre as estrategias de ensino-aprendizagem e avaliacao, a aula expositiva, com uso de recursos audiovisuais, e a prova, aplicada no final do processo, sao as praticas mais comuns. As dificuldades referidas foram aspectos relacionados com a realizacao do estagio supervisionado. As mudancas ocorridas nos ultimo 5 anos abrangem desde aspectos pontuais como carga horaria e mudanca de nome da disciplina ate questoes mais profundas que evidenciam adequacao as atuais Diretrizes Curriculares. E necessario aprofundar as discussoes e acoes referidas na inclusao do ensino da promocao da Saúde na forma transversal considerando o projeto politico pedagogico
- ItemO ensino de psicologia clínica na graduação: uma análise a partir de psicólogos clínicos docentes e não docentes(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Abdalla, Ively Guimarães [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo analisa, na otica de psicologos clinicos docentes e nao docentes, o ensino de Psicologia Clinica na Graduacao. Em sua primeira parte, apresenta reflexoes teoricas sobre a historia da constituicao da Psicologia no Brasil, a legislacao sobre o ensino superior, o ensino de Psicologia na graduacao. Como metodo de aproximacao ao objeto de estudo, foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa. Utilizou-se entrevista semi-estruturada a partir de nucleos direcionadores, com 20 psicologos em atividade clinica, 10 nao docentes e 10 docentes. Os dados foram trabalhados pela analise de conteudo onde identificamos unidades de registro e de contexto que geraram categorias de analise. Os resultados confirmam que estamos num momento de transicao de paradigmas no ensino superior e, por consequencia, num movimento de mudanca para atender as novas propostas das politicas governamentais vigentes. Nesse trabalho a grande maioria dos sujeitos sinaliza para as transformacoes que cremos necessarias para o ensino de Psicologia, mais especificamente na area clinica. A preparacao para o exercicio profissional, durante a graduacao, deve ser desenvolvida pela maior articulacao entre o arcabouco teorico necessario para esse fazer profissional e a realidade em que o aluno ira atuar. Neste sentido, tomar a pratica como eixo estruturante do processo possibilita que o aluno aprenda numa situacao concreta que se estabelece com o cliente. Os psicologos docentes percebem a necessidade de mudanca na concepcao do que e formar o psicologo clinico. Os dados coletados apontam que esta necessidade de reformulacoes curriculares vai ao encontro desse movimento que ocorre na area da clinica, mais especificamente no ensino de Psicologia Clinica. Acreditamos que a praxis do psicologo deve ser voltada para uma busca de articulacao entre a clinica e o social O novo profissional necessita analisar o contexto em que o individuo esta inserido e compreender a clinica a partir de referenciais teoricos que contemplem a nocao de subjetividade como resultante de uma construcao social e historica