Aprendizagem Baseada na Resolução de problemas: um caminho para a aprendizagem significativa e o pensamento reflexivo no ensino técnico

Thumbnail Image
Date
2022-08-01
Authors
Rodrigues, Amanda Bueno Soares [UNIFESP]
relationships.isAdvisorOf
Moraes, Jerusa Vilhena de [UNIFESP]
item.page.type-of
Dissertação de mestrado
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Abstract
Essa pesquisa tem por objetivo investigar e analisar os indícios de aprendizagem relacionados ao tema de “Administração da cadeia de suprimento’, a partir de uma sequência didática que utiliza a metodologia da aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP). Os indícios de aprendizagem serão analisados com um quadro teórico que aborda a aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1968), a formação do pensamento reflexivo dos estudantes (DEWEY, 1979; BACHELARD, 1986) e o processo de alfabetização científica (MORAES, 2010). A pesquisa ação (BARBIER, 2002; TRIPP, 2005) desenvolveu-se com estudantes do último ano do ensino médio técnico profissionalizante de uma escola pública estadual localizada no município de São Paulo. Para cada atividade realizada foi elaborado um quadro teórico que tem como eixo quatro pontos: ABRP, aprendizagem significativa, pensamento reflexivo e alfabetização científica. Os resultados analisados permitem verificar indícios de aprendizagem interdisciplinar do tema, com a articulação dos conceitos científicos de território, fluxo e circulação de mercadorias (da área de Logística), orientação e localização geográfica (da área da Geografia) e a relação entre eles.
Description
Citation
Collections