PPG - Educação

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    Acesso aberto (Open Access)
    Os efeitos da Lei 11.684/2008 no Ensino Médio e na formação e contratação de professores de Filosofia e Sociologia na rede pública estadual paulista
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-26) Furtado Filho, Verissimo dos Santos; Giglio, Célia Maria Benedicto; http://lattes.cnpq.br/1678240654096420; http://lattes.cnpq.br/5842328752844356
    Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar os efeitos da Lei 11.684/2008 no Ensino Médio e na formação e contratação de professores de Filosofia e Sociologia na rede pública estadual paulista, no período de 2008 a 2017, tempo em que essas disciplinas foram tornadas obrigatórias no currículo escolar por força da referida lei. Admite como ideia-cerne que há efeitos produzidos pela lei, mas que estes estão atrelados à lógica neoliberal sendo por ela estabelecidos e cerceados. Realiza uma breve abordagem das reformas educacionais no Estado de São Paulo e mostra a situação histórica dessas disciplinas, apontando as lutas de movimentos que as reivindicavam no currículo do Ensino Médio. Depois, apresenta e discute os dados dos cursos superiores de Filosofia e Ciências Sociais, produzidos com base no Censo da Educação Superior (Inep), com focalização nas estatísticas de ingressantes, matrículas e concluintes, destacando o aumento no número dos dois primeiros e a estagnação no número dos últimos. Discorre acerca dos perfis institucional e acadêmico e das matrizes curriculares nacionais para esses cursos. Analisa, realizando uma avaliação crítica, os dados estatísticos dos professores de Filosofia e Sociologia do Estado de São Paulo, com ênfase na rede pública estadual de ensino, a partir dos microdados do Censo da Educação Básica (Inep), abordando os quantitativos de acordo com a dependência administrativa, disciplina, tipo de instituição da formação, curso (licenciatura ou bacharelado), pós-graduação (lato ou stricto sensu), tipo de contratação, sexo, faixa etária, origem (país ou Estado de nascimento) e cor/raça. Em síntese, no período analisado, houve aumento significativo no quantitativo de professores, nas respectivas formações, nos quais a maioria são licenciados em instituições privadas, aumento no número de pós-graduados, com predominância da especialização lato-sensu, apresenta relativo equilíbrio entre sexos, a faixa etária predominante é de quarenta anos ou mais, a maioria são nascidos no Estado de São Paulo, mas há um número alto de oriundos de outros Estados, há uma grande disparidade racial com predomínio dos brancos e destaca-se o alto número de professores efetivados pela Seduc-SP. Considera, ao longo do texto, as influências do neoliberalismo, que impactam diretamente as políticas públicas educacionais, transformando o ensino dessas áreas, quer na Educação Básica, quer na Superior, numa mercadoria, negociada conforme os critérios da lógica econômica.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Ciências e tecnologia na educação infantil: relações de gênero em intervenções lúdicas na primeira infância
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-27) Araujo, Paula Teixeira [UNIFESP]; Santos, Emerson Izidoro; http://lattes.cnpq.br/5505969975499859; http://lattes.cnpq.br/1772144605308301
    Esta pesquisa apresenta o resultado de uma investigação sobre como meninas e meninos interagem, demonstram conhecimento e (des)interesses por temáticas científicas e tecnológicas em meio a intervenções lúdicas realizadas no contexto da educação infantil. Foi realizada no contexto da educação infantil, em uma escola do município de Guarulhos, São Paulo. Caracteriza-se como pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-intervenção, e adota múltiplos instrumentos e procedimentos metodológicos em busca de lidar com os desafios de um estudo com e sobre as crianças além das participantes adultas. São considerados como participantes as 32 crianças, de 5 anos, e as adultas, professora e pesquisadora, implicando em um papel ativo destas no processo de pesquisa. A investigação buscou responder a questão norteadora: Como se dão as interações das meninas e meninos, em torno de temáticas científicas e tecnológicas abordadas por meio de intervenções lúdicas realizadas no espaço da educação infantil? Teve como motivação estudos recentes sobre a permanências das desigualdades de gênero no campo da Ciência e Tecnologia, em especial acerca da baixa representatividade feminina nas ciências exatas, e nas áreas denominadas STEM, apontando a necessidade de observar como se dão as interações das meninas e meninos com essas temáticas desde a primeira infância. Para isso, foram planejadas e desenvolvidas intervenções lúdicas com temáticas específicas (céu, mar, espaço e terra), com o intuito de criar um cenário propício para o processo de produção dos dados. Os registros foram realizados por meio de fotos, gravações de áudio e vídeo, identificando as interações das meninas e meninos em torno dos temas abordados. O processo de análise contou com a categorização de episódios com foco em três aspectos, a produção da cultura de pares, as manifestações de interesse e conhecimentos pelos temas e as relações de gênero, tendo como base referências dos estudos sociais da infância. Como resultado, identificamos diversas maneiras que as meninas e meninos expressam seus interesses e conhecimentos pelos temas abordados, utilizando várias linguagens. Em momentos específicos, notamos maior participação ativa dos meninos ao comentarem sobre determinados aspectos, apresentando um repertório mais amplo ao realizarem perguntas e expressarem seus conhecimentos em torno das temáticas, conforme observado em alguns episódios. Entendemos ser necessário novos estudos sobre os interesses, manifestações e produção das culturas infantis em torno de temáticas que envolvem conhecimentos científicos e tecnológicos, em diferentes contextos, assumindo as crianças como plurais e múltiplas, considerando as diversas categorias sociais que as constituem e atravessam as suas experiências de vida.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Poéticas devir-canto e leituras em vertigem: literatura menor forjada entre histórias da branquitude e mitopoéticas negras
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-29) Tavares, Cristiane Fernandes; Carvalho, Alexandre Filordi de; http://lattes.cnpq.br/5589093016557658; http://lattes.cnpq.br/2707972432028207
    O objetivo desta tese é investigar como se dá o cruzamento dos elementos constituintes da literatura menor (Deleuze; Guattari, 2017) com aspectos da poética devir-canto, desencadeando leituras em vertigem. As ideias de comunal, diaspórico e insurgente perpassam a poética devircanto em diferentes intensidades, forjando uma literatura que opera entre o registro tradicional das mitopoéticas negras e o regime literário das histórias da branquitude. A hipótese analítica sustenta que os livros nos quais os aspectos comunal, diaspórico e insurgente se articulam poética e sincronicamente nas linguagens verbal e não verbal tendem a potencializar uma poética devir-canto. Conceito em construção ao longo do texto, devir-canto deflagra a invenção como forma relacional na dinâmica composicional do objeto literário, favorecendo a desautomatização de percepções racializadas e operando em modo de coexistência das alteridades (Sodré, 2023). Para tanto, a pesquisa perscrutou o corpus de treze livros ilustrados contemporâneos, publicados como literatura infantil no Brasil, na última década, vislumbrando possíveis formas de leitura em vertigem destes livros. No primeiro capítulo analisam-se os conceitos estruturantes de literatura menor (Deleuze; Guattari, 2017) e heterotopia (Foucault, 2013); no segundo, desenvolve-se o conceito de devir-canto à luz do corpus; no terceiro, abordam-se as possibilidades inventivas de leitura destes livros, a partir das ideias de plataforma, andaime e trampolim, ancoradas na distinção entre origem e invenção (Foucault, 2002).
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    Acesso aberto (Open Access)
    Políticas públicas educacionais na educação infantil pós FUNDEB nos municípios da região Alto Vale do Paranapanema (AMVAPA)
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Oliveira, Luiz Alcides José; Nascimento, Ana Paula Santiago do; http://lattes.cnpq.br/7554373389118020; http://lattes.cnpq.br/8239106766428839
    No cenário político educacional, muitas propostas têm sido feitas com relação a Educação Infantil (EI), desde o início da vigência da Constituição Federal de 1988 (CF/88) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (LDB/96), leis que colocaram a EI como primeira etapa da educação básica. Anos depois, com a promulgação da Lei nº 11.494 de 20 de junho de 2007, que criou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), o país intensificou a expansão do atendimento da EI, ainda com taxas de atendimento insuficientes em comparação com a demanda por essa etapa da educação. Nesse sentido, a presente dissertação propõe discutir quais foram as mudanças implementadas na EI após o FUNDEB no atendimento das crianças de zero a cinco anos, bem como realiza uma análise da carreira docente nos municípios que fazem parte do consórcio AMVAPA (Associação de Municípios Vale do Paranapanema). Para isso analisou fontes documentais do consórcio e dos municípios que integram o mesmo para observar as mudanças ocorridas em creches e pré-escolas vinculadas às respectivas redes de ensino, ressaltando que o cuidar e o educar são indissociáveis na Educação Infantil. Utilizando o início da vigência do FUNDEB, e da concepção de EI apresentada na CF/88 e na LDB/96, verificou-se como os municípios vêm se organizando para propor as políticas públicas municipais de educação infantil. Para tal ações, utilizou-se os dados do Censo Escolar dos anos de 2007 e 2020 disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) - que correspondem ao primeiro ano de vigência do FUNDEB e Ano final de análise da presente pesquisa - e dos Estatutos e Planos de Carreira dos municípios consorciados buscando entender as formas de atendimento da EI e às carreiras docente, bem como análise e discussão bibliográfica de teóricos a respeito do tema. Também foram utilizadas as atas das reuniões realizadas pelos representantes dos municípios integrantes do Consórcio AMVAPA e dados de questionários respondidos por dirigentes participantes do consórcio. Como resultado, encontramos ações de melhoria no atendimento na educação infantil, como a redução do número de auxiliares docentes e o aumento do número de professores de EI nos municípios pesquisados, uma preocupação com a construção de um currículo que atendesse a EI nos municípios do consórcio.
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    Acesso aberto (Open Access)
    A arte de manifestar os afetos da alma: os livros didáticos de solfejo na formação do professor de música
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-14) Santos Junior, Elias Moraes dos; Oliveira, Fernando Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7112621592674917; http://lattes.cnpq.br/7857261217081544
    A história do ensino de teoria musical e solfejo nas escolas de São Paulo é recuperada nesta dissertação de mestrado, produzida junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo, linha de pesquisa “História da Educação: sujeitos, objetos e práticas”, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa sobre o Ensino de Língua e Literatura (NIPELL). Esta dissertação tem por objetivo geral analisar o ensino de música no contexto da formação de professores no ensino público em São Paulo durante o período da Primeira República. O problema central que direciona a investigação é compreender como se estrutura o ensino de música, com ênfase ao ensino da teoria e solfejo, nos programas de ensino das escolas normais primárias e secundárias, instituições responsáveis pela formação de professores das escolas preliminares que atuariam no ensino de música, em contraste com o ensino conservatorial de música, compreendendo seus diálogos e intersecções. A pesquisa, de abordagem histórica, ancora-se na História Cultural, com ênfase para a história dos livros didáticos, Cultura e Currículo Escolar, buscando compreender os aspectos constitutivos da educação musical empregada no contexto republicano em São Paulo.