PPG - Educação
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- ItemAcesso aberto (Open Access)O novo ensino médio na comunidade educativa: estudantes e familiares(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-04) Silveira, Vanessa Ferreira da; Goulart, Débora Cristina; http://lattes.cnpq.br/6842243295765937; http://lattes.cnpq.br/6389482868587453Esta pesquisa acadêmica analisa os efeitos da implementação da reforma do ensino médio estabelecida pela Lei nº 13.415 de 2017 em duas comunidades escolares na capital paulista, comparando as experiências de uma escola de tempo parcial e uma de tempo integral do Programa Ensino Integral (PEI). A pesquisa, fundamentada em uma revisão bibliográfica e em entrevistas qualitativas com estudantes e familiares, explora as percepções sobre o Novo Ensino Médio (NEM) e as mudanças no período integral, destacando os impactos nas trajetórias dos alunos. A análise revelou que a implementação do NEM foi arbitrária e pouco dialogada com as bases educacionais, refletindo interesses empresariais e desconsiderando as necessidades dos jovens e de suas famílias. Observou-se que as escolhas dos estudantes além de limitadas não respeitadas e que os familiares não foram informados nem participaram do processo de escolha dos estudantes. Conclui-se que o NEM tem trazido desafios significativos para os alunos do ensino público, promovendo uma divisão desigual e gerando descontentamento entre estudantes e familiares.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Metodologias ativas e proposições arte educativas em São José dos Campos – SP(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-13) Sant'ana, Vitor Fernando de Barros [UNIFESP]; Silva, Sandro Luis da; http://lattes.cnpq.br/9484873999348511; http://lattes.cnpq.br/8132687029616180Esta pesquisa, vinculada à linha 5 do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo – "Linguagens e Saberes em Contextos Formativos", investiga a relação entre metodologias ativas e o ensino de arte na educação básica, ciente do contexto social que envolve essa relação e do discurso de inovação quanto ao uso das metodologias ativas. O objetivo geral é compreender como o uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem promovem ou não práticas emancipatórias na aula de arte na Educação Básica. Na prática docente, é preciso ter consciência de qual concepção pedagógica é adotada quanto ao uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem de arte e, dada a carência de estudos acadêmicos nessa perspectiva, este estudo torna-se relevante. Optou-se por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa e foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico preliminar na Biblioteca de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações; construção de um quadro teórico que conceitua "ensino de arte" com base em autores como Barbosa (2014), Celeste, Picosque e Guerra (2010), Dewey (2010) e Rossi (2015); exploração de "metodologias ativas" a partir de Moran (2018), Mill (2020; 2021) e Bacich (2015; 2018); investigação da "racionalidade neoliberal" com contribuições de Antunes (2018), Dardot e Laval (2016) e Dasso Jr. (2006); significação da "pedagogia da liberdade" por meio das obras de Freire (1986; 2021a; 2021b; 2021c; 2021d; 2021e); definição do corpus de análise, que inclui a lei municipal que institui o "Programa Educação 5.0" e o documento curricular de arte da cidade de São José dos Campos - SP; e, por fim, realização da análise documental, iniciando por uma avaliação crítica preliminar de cada documento que compõem o corpus, seguida pela análise das informações contidas neles, interpretadas à luz do quadro teórico estabelecido. A análise realizada nos documentos aponta que o incentivo ao uso de metodologias ativas nas escolas municipais de São José dos Campos - SP reforça a racionalidade neoliberal e que as práticas emancipadoras dependem da postura crítica dos docentes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Acolhimento e diálogo com as famílias na creche: uma análise da interação entre mães e professoras(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-09) Ferreira, Janaina Lubarino [UNIFESP]; Martins, Edna; http://lattes.cnpq.br/1795407379797629; http://lattes.cnpq.br/5105381540209245Essa pesquisa buscou compreender como as creches recebem as famílias desde os primeiros contatos institucionais, a forma como essa relação é construída e como acontece o compartilhamento da educação dos bebês entre mães e professoras. Partindo de pesquisa qualitativa e fundamentada na teoria histórico-cultural, o trabalho de investigação se deu por meio de observação participante dos primeiros contatos de profissionais de uma creche com as famílias de uma instituição pública de São Paulo que atende bebês e crianças pequenas. A fim de analisar a relação família-creche e os sentidos e significados atribuídos por ambas as instituições a essas interações iniciais, foram realizadas entrevistas com professoras e familiares de bebês atendidos. A análise foi conduzida por meio da organização de categorias interpretativas, considerando os dados sobre como as famílias são recebidas pela creche, os procedimentos adotados na interação entre a instituição e os responsáveis pelas crianças, além das percepções das mães e professoras sobre as atitudes envolvidas na construção dessa relação. Os dados da pesquisa oferecem pistas sobre o acolhimento das famílias e de seus filhos na creche, indicando como ocorre o compartilhamento do cuidado e da educação de bebês e crianças pequenas. A análise também dá especial destaque às posturas e procedimentos que podem fortalecer os laços entre mães e professoras ou, ao contrário, criar barreiras nessa relação, promovendo a parceria entre família e escola e incentivando a reflexão dos profissionais da educação infantil que atuam em creches.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Concepções sobre a criança e a educação a partir de uma aproximação pastoral católica(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-18) Martins, Alan Christian Pedroso [UNIFESP]; Souza, Ellen de Lima; http://lattes.cnpq.br/2996966307456495; http://lattes.cnpq.br/2151108404714381Esta dissertação discute o olhar lançado pela Igreja Católica às crianças e à educação na segunda metade do século XX, precisamente após o concílio Vaticano II e as conferências episcopais realizadas na América Latina que reforçaram a necessidade de uma atuação eclesial atenta às questões sociais. A partir de uma revisão bíblico-teórica, que recorre aos textos considerados sagrados pela tradição judaico-cristã e a conhecimento produzido em âmbito acadêmico, procura-se compreender como o universo infantil foi sendo inserido nas perspectivas do judaísmo, em primeiro lugar, e do cristianismo, no rastro da mensagem de Jesus apresentada nos evangelhos, culminando em uma prerrogativa do “reino de Deus”. Além disso, ao explorar os documentos da Santa Sé e do episcopado latino-americano, identifica-se como a questão foi inserida nas ações da Igreja, especialmente as de caráter pastoral. A pesquisa, enfim, se volta à análise de algumas Campanhas da Fraternidade, uma ação concreta realizada no Brasil desde a década de 1960, explorando três edições dedicadas diretamente ao binômio infância-educação. Como resultados, percebe-se que o aggiornamento proposto pelo Vaticano II se insere no contexto brasileiro fortemente ancorado na perspectiva de libertação das opressões já desenhada no texto bíblico e assumida como propósito católico no encerrar do segundo milênio. Palavras-chave: Infância; Educação; Igreja Católica; Trabalho Pastoral; Campanha da Fraternidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O projeto literário para crianças de Maria José Dupré (1905-1984)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-29) Barros, Elizangela Maria Esteves de [UNIFESP]; Oliveira, Fernando Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7112621592674917; https://lattes.cnpq.br/5191265780103006O objetivo desta dissertação é contribuir para a produção de uma história revisitada da literatura infantil e juvenil brasileira ao longo do século XX. Para isso, foi analisada a produção literária de Maria José Dupré, com ênfase na compreensão de sua trajetória como escritora e nas estratégias adotadas por ela para conceber e desenvolver seus livros destinados ao público infantil. O corpus da pesquisa inclui os seguintes títulos: Aventuras de Vera, Lúcia, Pingo e Pipoca (1943), A ilha perdida (1944), A montanha encantada (1945), A mina de ouro (1946), O cachorrinho Samba (1949), O cachorrinho Samba na floresta (1950), O cachorrinho Samba na Bahia (1957), O cachorrinho Samba na Rússia (1963), O cachorrinho Samba entre os índios (1966) e O cachorrinho Samba na fazenda Maristela (1967).A pesquisa adotou uma abordagem histórica, sustentada por conceitos e contribuições teóricas oriundas dos campos da História da Educação, da História da Literatura Infantil Brasileira e da História Cultural, com um enfoque centrado na pesquisa documental e bibliográfica. Utilizando o conceito de “configuração textual”, a investigação foi realizada por meio de procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação e análise de fontes documentais, culminando na elaboração do documento Bibliografia de e sobre Maria José Dupré: um instrumento de pesquisa, que reuniu 1.060 referências relacionadas à autora e sua obra e está incluída no apêndice desta dissertação. A análise da literatura infantil de Dupré, em diálogo com as fontes localizadas por meio desse instrumento de pesquisa, revelou que a autora estruturou seu projeto literário para crianças por meio de narrativas de aventura, articulando entretenimento e formação moral. Ao adotar estratégias editoriais específicas, como a repetição de cenários exóticos, personagens recorrentes e temáticas de exploração, conferiu aos seus livros um caráter seriado. Desse modo, seu projeto literário consolidou-se como um conjunto de narrativas de aventura voltadas à recreação e à formação moral das crianças, alinhando-se aos ideais pedagógicos de sua época. Além disso, verificou-se que sua escrita, associada ao projeto gráfico das editoras ao longo do tempo, foi determinante para que sua obra, embora considerada tradicional pelos padrões contemporâneos, permanecesse em circulação, com novas edições e reimpressões até os dias atuais.