PPG - Educação

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 343
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Vamos brincar de roda: produções de culturas infantis nas Umbandas
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-15) Costa, Thais Stephanie da; Souza, Ellen de Lima; http://lattes.cnpq.br/2996966307456495; https://lattes.cnpq.br/2299674254320007
    Esta dissertação tem como objetivo investigar as produções de culturas infantis nas Umbandas, explorando a participação das infâncias e crianças no contexto de disputa instaurado durante o século XX. Explora-se ainda, como este processo influenciou o pertencimento das infâncias na contemporaneidade e de que maneira as infâncias e crianças produzem culturas em seus territórios. Deste modo, como procedimentos metodológicos, foram utilizados a pesquisa bibliográfica e a pesquisa etnográfica. Os resultados da pesquisa indicam que existe uma relação intrínseca entre os dogmas espíritas introjetados nas práticas umbandistas durante o século XX, que resulta no deslocamento das infâncias nas Umbandas e que, este processo não se concretizou totalmente pois as filosofias bantu-diaspóricas pertencentes aos territórios das Umbandas se preservaram através das práticas culturais que se desdobraram principalmente pela linguagem e manutenção de elementos ritualísticos.
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Corpo, movimento e diferenças: as contribuições da educação somática na dança como colaboração para a escola pública inclusiva
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-28) Souza, Suellen da Costa [UNIFESP]; Freitas, Marcos Cezar de; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979; https://lattes.cnpq.br/4049951191887871
    Esta dissertação apresenta uma reflexão a respeito da Dança e de suas práticas baseadas na educação somática – em especial o Body-Mind Centering® - considerando seu potencial para práticas de educação inclusiva na escola pública. Tomou por referência epistemológica que a Dança é também um campo de construção de conhecimento e que a perspectiva da educação somática permite o desenvolvimento de um olhar reflexivo sobre si e de acolhimento e respeito para o outro. Com base nesse pressuposto, a dissertação apresenta capítulos especificamente voltados para os temas educação inclusiva, Dança e escola. A argumentação abrange a conceituação da unidade corpo-mente e da educação somática. Para contextualizar o objeto estudado, foi realizada análise de produções acadêmicas a respeito do objeto, dos documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular e documentos estaduais de educação, além de referenciais teóricos importantes. Dentre os principais autores usados como referência estão Maurice Merleau-Ponty, Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Lucia Reily, Isabel Marques, Lela Queiroz, Helena Katz, Christine Greiner, Bonnie Cohen e Cinthia Kunifas.
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Formação continuada de professores para o desenvolvimento do pensamento algébrico: contribuições da Teoria da Objetivação e da Atividade orientadora de ensino
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-28) Zeferino, Lidiane Chaves [UNIFESP]; Moretti, Vanessa Dias; http://lattes.cnpq.br/0324707549177305; http://lattes.cnpq.br/2603700058365117
    A presente pesquisa de doutorado investigou as contribuições da Teoria da Objetivação e da Atividade Orientadora de Ensino para a Pesquisa sobre a Formação Continuada de professores que ensinam matemática, com foco no desenvolvimento do pensamento algébrico. As aproximações e convergências entre a Atividade Orientadora de Ensino e a Teoria da Objetivação foram organizadas a partir de quatro eixos: Princípios Teóricos; Organização do Ensino; Processo de Análise e contribuições para a pesquisa; e Desenvolvimento do Pensamento Algébrico. O experimento formativo, organizado a partir dos princípios da Atividade Orientadora de Ensino e da Teoria da Objetivação, foi tomado como princípio orientador da investigação, no formato de um curso de extensão para a formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A análise da realidade apreendida deu-se por meio da abordagem multimodal, resultando na organização de duas Dimensões, cada uma composta de Episódios. A Dimensão de análise “O papel dos pesquisadores: caminhos da organização da formação continuada de professores que ensinam matemática”, analisou como os pesquisadores organizaram e desenvolveram a formação continuada dos professores que ensinam matemática, para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Esta Dimensão é constituída por três Episódios que focam a intencionalidade como princípio organizador do ensino, a organização do experimento formativo e o labor conjunto, evidenciando os caminhos da ética comunitária. A segunda Dimensão de análise “Os professores que ensinam matemática: A Organização do Ensino” é composta por três Episódios que abordam as compreensões iniciais dos professores sobre a organização do ensino, os indícios de desenvolvimento do pensamento algébrico e sua influência na organização das práticas docentes, e o labor conjunto entre os professores. A análise dos dados revelou a importância da intencionalidade na organização do ensino e de uma abordagem pedagógica que promova uma compreensão teórica dos conceitos algébricos, o que permitiu, nessa pesquisa, a estruturação das ações de formação a partir dos princípios: Estudos dos nexos conceituais e camadas de generalidade; Elaboração da Situações Desencadeadoras de Aprendizagem – SDA (a partir do Movimento lógico-histórico, Proposta Inicial, Discussão Teórica e Identificação dos Nexos Conceituais, Solução coletiva, Análise); Preparação dos instrumentos mediadores; Levantamento de estratégias para promover o labor conjunto; Desenvolvimento da SDA no espaço formativo; e Avaliação e replanejamento. Defendemos a tese que a complementaridade entre os princípios teóricos da Teoria da Objetivação e da Atividade Orientadora de Ensino contribui para a organização e desenvolvimento de uma proposta de formação continuada de professores promotora do desenvolvimento do pensamento algébrico. Os resultados da pesquisa permitem afirmar acerca da importância de programas de formação continuada que incorporem aspectos teóricos e metodológico da Teoria da Objetivação e da Atividade Orientadora de Ensino, promovendo a atividade coletiva e o labor conjunto entre os envolvidos, com vistas à objetivação do saber algébrico e ao desenvolvimento de um pensamento analítico. Os resultados dessa pesquisa contribuem para o avanço das discussões na Educação Matemática, ao destacar a importância das abordagens educacionais ancoradas na Teoria Histórico-Cultural como subsídios para a formação continuada de professores e para o desenvolvimento de ações de formação docente voltadas ao ensino de conhecimentos algébricos desde os anos iniciais.
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Professores iniciantes: as configurações subjetivas dos egressos de cursos de pedagogia inseridos em escolas públicas no estado de são paulo
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-05-27) Souza, Robinson Jacintho de[UNIFESP]; Silvestre, Magali Aparecida[UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4428320866575246; https://lattes.cnpq.br/2951544758068176
    Esta tese de doutorado focaliza a investigação sobre as configurações subjetivas das docências, especialmente de professores no início de suas carreiras nas escolas públicas do município de Suzano. Ela se insere em um contexto de pesquisa mais amplo e busca responder ao seguinte problema: quais configurações subjetivas constituem a subjetividade dos professores iniciantes em meio à organização espacial e territorial de escolas públicas em região de vulnerabilidade social do Alto Tietê/Cabeceiras, no Estado de São Paulo? Assim, analisaremos a dinâmica constitutiva da configuração subjetiva desde algumas dimensões do professor iniciante em suas múltiplas relações, a saber: 1) a dimensão da subjetividade docente (González Rey, 1996, 1997, 2000, 2001, 2003, 2004, 2005, 2012, 2013, 2015; Mitjáns Martínez, 2005, 2020 entre outros); 2) a dimensão do início de carreira (Marcelo Garcia, 1999, 2009a, 2009b; Huberman, 1995; Veenman, 1984; Papi 2014, 2018, 2019, 2020 e 2021; Papi e Carvalho, 2013; Papi e Martins 2009, 2010 e 2014 entre outros); 3) a dimensão do trabalho e profissionalidade (Curado Silva, 2017, 2018; silva cruz, 2017; Marx 2004, 2008 e 2013, Philippot, 2008 entre outros); e 4) a dimensão do espaço, território e vulnerabilidade social (Harvey, 2005; Lefebvre, 2006; Santos, 2020; Haesbaert, 2004; Pizarro, 2001 entre outros, como mediadores teóricos e simbólicos, que ofereceram perspectivas para entender as produções subjetivas dos professores e como ela influencia a prática docente). Assumimos, portanto, a compreensão da teoria da subjetividade de González Rey (2017), que interpreta o sujeito como capaz de gerar espaço próprio de subjetivação em suas diferentes atividades-relações e adotamos a metodologia-construtivo interpretativa alicerçados na epistemologia qualitativa do mesmo autor (González Rey, 1997, 2011, 2017, 2019; González Rey e Mitjáns Martínez, 2017). A tese, portanto, sustenta que as práticas pedagógicas das professoras analisadas são profundamente influenciadas por suas experiências individuais e interações emocionais-simbólicas, o que configura uma subjetividade que vai além do saber adquirido em sua formação inicial. Questionando perspectivas convencionais que priorizam exclusivamente competências técnicas, este estudo realça a docência como uma vivência subjetiva enraizada nas experiências de vida dos professores. Por meio da metodologia adotada, foi possível perceber como vivências e emoções dos docentes moldam de maneira significativa sua atuação profissional. Assim, a tese defende uma abordagem na formação de professores que reconhece e incorpora a subjetividade, pleiteando a inclusão das dimensões emocionais e afetivas nos processos formativos para contribuir ainda mais com o desenvolvimento profissional de educadores
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    A criança autista abordada como "gamer": representações da singularidade humana nos aplicativos pedagógicos
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-07) Silva, Ana Carolina Alves Batista da; Freitas, Marcos Cezar de; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979; http://lattes.cnpq.br/4807601443966101
    Esta pesquisa tem como objeto de investigação um modo específico de representar crianças e jovens diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir da argumentação dos recursos tecnológicos que se apresentam como pedagogicamente adequados à complexa diversidade do TEA. Parte-se do conceito de representações sociais (Moscovici, 2010) para explorar e definir como emergiu na estrutura argumentativa que acompanha a comercialização desses recursos a criança autista representada como “gamer” e considerada passível de envolver-se com conteúdos que envolvem testes de inteligência. O objetivo principal da dissertação, consiste na análise da mensagem que desponta na argumentação utilizada na divulgação de aplicativos pedagógicos oferecidos ao Público-Alvo da Educação Especial, especificamente ao público TEA. Como objetivos específicos, primeiramente, a fim de entender a disseminação de estratégias pedagógicas que englobam o público autista ao universo da gamificação no meio acadêmico, foi feito um levantamento prévio dos trabalhos já desenvolvidos sobre o assunto. Na sequência, foi analisado o processo de como de divulgação dos aplicativos pedagógicos disponibilizados na AppStore que têm como público a criança autista. A partir desses objetivos, foi feito o levantamento e a análise das representações sociais (Moscovici, 2010) da diversidade humana que emergem na oferta de recursos tecnológicos para o universo TEA.