Ciências (Licenciatura)
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- ItemEmbargoFormação de professores de Ciências para ensino sobre a biodiversidade da floresta amazônica e de seus habitantes tradicionais(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-06) Siqueira, Bárbara Caroline Meira [UNIFESP]; Neiman, Zysman [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6435341856481082O presente trabalho tem como tema a formação de professores de Ciências para ensino sobre a biodiversidade da floresta amazônica e de seus habitantes tradicionais. Se justifica por constar na lei 1.645, de 10 março de 2008 a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, bem como está previsto nas habilidades da BNCC, no que se refere ao Tema Transversal Contemporâneo Meio Ambiente. A partir do livro “Amazônia das Crianças”, de autoria do Fotógrafo Araquém Alcântara, com textos de Morris Kachani e Zysman Neiman, foram elaborados conteúdos e estratégias em forma de sequência didática para serem executados por professores, no ensino fundamental na disciplina de Ciências, considerando, também, que os conteúdos apresentam um amplo repertório de caráter interdisciplinar. Estes, por sua vez, têm objetivo de levantar informações para orientar professores contendo repertório e sequências de atividades e recursos didáticos que possam ser utilizados em especial na escola pública.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A importância da interdisciplinaridade no curso de ciências: um comparativo entre os cursos de ciências das universidades federais do Brasil com o curso de ciência - Licenciatura da Unifesp(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Mizukami, Beatriz Mayumi Pezini [UNIFESP]; Ferreira, Yara Araújo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2428339911493615Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de artigos que abordam o ensino e aprendizagem pela visão interdisciplinar. O Ensino e a aprendizagem com viés interdisciplinar têm importância desde a formação do professor até a mediação dos conteúdos ao desenvolvê-los durante sua trajetória como educador. Este quesito foi analisado por meio dos currículos e grades curriculares das universidades públicas do Brasil, por meio de filtros descrito ao longo deste trabalho. A revisão bibliográfica serviu como pilar estruturante para guiar os passos da pesquisa documental desenvolvida neste trabalho. Para iniciar o desenvolvimento da pesquisa temo a seguinte questão de pesquisa norteadora desta investigação: Qual é a importância da interdisciplinaridade no curso de ciências e quais universidades públicas no Brasil oferecem este curso com esta proposta além da UNIFESP? A pesquisa foi feita utilizando o site do Ministério da Educação onde foi possível encontrar os cursos de ciências ofertados em universidades públicas, a partir dessa busca inicial foi feito duas seleções, a primeira foi selecionar somente cursos de ciências com uma habilitação, eliminando assim ciências biológicas. Após a primeira seleção, foi feito mais uma, onde só foi selecionado universidades públicas, eliminando assim os Institutos federais, uma vez que os pilares estruturantes são diferentes dos pilares de uma universidade. Desse modo, foi possível comparar as grades curriculares ofertadas por estas universidades com caráter interdisciplinar, sendo estabelecido que o comparativo seria abrangendo as áreas que englobam as ciências, como: biologia, química, física e matemática. Tínhamos como finalidade neste comparativo verificar a interdisciplinaridade da grade curricular em relação a grade curricular da Universidade Federal de São Paulo, uma vez que, trata-se de uma grade bem dividida, em relação as horas totais, entre as quatro áreas das ciências. Com as análises dos artigos por meio da revisão bibliográfica e da pesquisa documental concluímos que é notável as experiencias e discussões interdisciplinares são importantes na educação. Por meio da interdisciplinaridade é possível abranger uma maior área de conhecimento, maior interesse e gerar abordagens diferente. Sendo assim, discutir a inclusão de uma formação interdisciplinar nos currículos de formação de professores de ciências são essenciais, pois o curso deve proporcionar espaço para reflexão, prática coletiva e diálogo entre diferentes disciplinas que se pretendem contextuais. Embora diferentes disciplinas difiram em suas abordagens de compreensão e ensino, todas concordam em sua importância na educação científica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Implementação mecatrônica no ensino de astronomia: construção de um sistema planetário(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-01) Menezes, Bruna de Oliveira [UNIFESP]; Levenhagen, Ronaldo Savarino [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8293062846145066A astronomia exerce fascínio na humanidade desde tempos imemoriais, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento científico e social. Este estudo propõe a elaboração de um sistema planetário, que iremos chamar também mini planetário holográfico, como recurso educativo para superar os desafios do ensino de astronomia diurna. Tradicionalmente, cartas e planisférios celestes têm sua aplicação limitada pela luz do dia. Nesse contexto, a tecnologia emerge como aliada, oferecendo soluções inovadoras. O mini planetário holográfico proporciona uma representação bidimensional das constelações, tornando o aprendizado mais prático e envolvente para os alunos. Além disso, integra pirâmides holográficas para ilustrar as constelações, promovendo uma experiência sensorial enriquecedora. A tecnologia proposta, que inclui o uso de pirâmides holográficas e controle automatizado por Arduino, não apenas facilita a visualização em ambiente diurno, mas também incentiva a participação ativa dos estudantes, proporcionando uma abordagem interdisciplinar e centrada no aluno. Espera-se que essa abordagem estimule reflexões sobre a importância da contextualização dos conceitos e inspire práticas metodológicas interdisciplinares, centradas na participação ativa do aluno.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Relato de prática com as narrações multimodais - Oficina Articula ambiente com alunos da educação de jovens e adultos/EJA(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-02) Pontes, Jasmini Cristina de Arruda [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; Candiani, Giovano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9950995765229751; http://lattes.cnpq.br/5928916500490499; http://lattes.cnpq.br/2292947217801194O presente trabalho de conclusão de curso tem como foco uma intervenção ambiental - oficina articula - realizada com alunos da EJA na E.E. Prof. Lydes desenvolvida de forma articulada com outros dois estudos, a saber: Mestrado “Percepção Ambiental de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)” de Débora Cordeiro; trabalho de conclusão de curso, intitulado Práticas experimentais de baixo custo sobre Meio Ambiente na Educação de Jovens e Adultos/EJA, da aluna Michelli Marcos de Oliveira. O objetivo do estudo foi elaborar um relato de prática via instrumento de narração multimodal (NM) sobre a intervenção ambiental na EJA. A oficina articula foi realizada no pátio da escola por meio de 3 atividades (muro das lamentações, árvores dos sonhos e portal das ações). O relato via NM tem por definição o foco nas tarefas realizadas pelos alunos. A partir das transcrições dos vídeos e compilação de fotos e materiais didáticos da intervenção, foi elaborada a NM com o propósito de avaliar a implementação da prática de intervenção na EJA. O relato de prática via NM com foco nas tarefas demonstrou que tanto nas respostas escritas como nas interações com os professores ocorreu o alinhamento do conteúdo curricular e a realidade dos alunos. Este estudo contribuiu para: (i) construção de conhecimento sobre a temática ambiente e relatos de prática via narrações multimodais na EJA; (ii) futuras práticas de ensino de ciências e intervenções na área da educação ambiental tanto da educação regular como da EJA; (iii) melhoria contínua da formação de professores de ciências (formadores, licenciandos e supervisores nas escolas) através da articulação entre pesquisa-ensino-extensão (mestrado-TCCs-escola parceira na extensão universitária). Como este TCC foi desenvolvido de forma articulada com um mestrado e outro TCC, certamente contribuiu para a formação de professores de Ciências da equipe colaborativamente e será um exemplo de parceria na pesquisa-ensino-extensão a fim de criar diálogo com os pares.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um estudo das pesquisas sobre a educação matemática para surdos no estudo de São Paulo nos anos 2021 a 2023(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-04) Modenuti, Amanda Melo Ramos [UNIFESP]; Souza, Renato Marcone José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8984902656508635Este trabalho tem como objetivo atualizar e complementar a pesquisa de Vitor Nascimento sobre a educação matemática para surdos, focando no período de 2021 a 2023. Utilizou-se a mesma metodologia de pesquisa empregada por Nascimento, com a adaptação do recorte temporal. Foram realizadas buscas em diversos bancos de dados acadêmicos para identificar estudos relevantes publicados em São Paulo durante esse período, resultando na seleção de dois trabalhos significativos, incluindo o de Nascimento. A análise desses trabalhos envolveu a elaboração de resumos críticos e a construção de um mapa temático para orientar a comparação. Os resultados obtidos revelam que ambos os estudos se complementam ao abordarem aspectos fundamentais da educação matemática para surdos a partir de diferentes perspectivas. Essa combinação de abordagens proporciona uma visão mais ampla e enriquecedora das questões envolvidas, ressaltando a importância de considerar tanto as análises específicas quanto o contexto mais amplo para o desenvolvimento de soluções eficazes e inclusivas na educação de surdos.