Ciências (Licenciatura)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências (Licenciatura) por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 173
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A formação de professores na perspectiva da educação inclusiva(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-04) Machado, Geisa Keydmanuele Calixto [UNIFESP]; Zajac, Silvana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2062179799776077Esse projeto visa compreender a relação da educação inclusiva com a formação de professores. Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil (1988), a Educação é um direito de todos e deve ser garantida pelo Estado e pela família, portanto de nenhuma forma deve ser privada a alguém e depende de como os sistemas de ensino são organizados. O sistema escolar atual persiste em se manter em uma visão tradicionalista, que dificulta o atendimento de todas as demandas em sala de aula, ademais há também obstáculos para atender aos preceitos relacionados ao processo de ensino inclusivo. Torna-se essencial trabalhar a inclusão no ambiente escolar, dessa forma o professor atua como um dos principais mediadores para que isso ocorra, contudo é necessário compreender pela visão dos docentes se os mesmos se sentem preparados para atender todos os alunos, na perspectiva da educação inclusiva e como sua formação contribui para a garantia dos direitos de aprendizagem. Na fundamentação teórica procuramos desenvolver reflexões sobre o que é o ensino inclusivo destacando sua importância, conjunto a um questionário online com base em uma entrevista semiestruturada para obtenção de dados para análise. O desafio é compreender como os professores estão sendo formados para trabalhar no panorama da educação inclusiva e se sua trajetória formativa os direcionou para administrar as diversas situações dentro do ambiente escolar, bem como garantir os direitos de aprendizagem para todos os alunos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Abelhas sociais nidificantes em ninhos-armadilha em região de Mata Atlântica no estado de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-04) Diogo, Yuri Ribeiro [UNIFESP]; Vátimo, Michelle Manfrini Morais [UNIFESP]; Francoy, Tiago Maurício; http://lattes.cnpq.br/4095372291910570As abelhas são insetos pertencentes à ordem Hymenoptera e estão reunidas dentro da superfamília Apoidea. Dentro da família Apidea, encontra-se a subfamília Apinae, e as abelhas corbiculadas pertencentes a essa subfamília podem ser agrupadas e divididas em quatro tribos: Apini, Bombini, Euglossini e Meliponini, também conhecidas como abelhas corbiculadas. A tribo Meliponini, que engloba os Meliponíneos e os Trigoniformes, também conhecidas como abelhas sem ferrão. A maioria das espécies de abelhas sem ferrão constroem seus ninhos dentro de cavidades preexistentes como os troncos de árvores em outros ninhos abandonados (ninhos de cupins), expostos em paredes ou até mesmo em galhos de árvores. Para as abelhas eussociais a construção de novas colônias acontece através do processo de enxameação, no que se refere os meliponíneos esse processo é lento, gradual e diferente do que acontece em Apis mellifera. Buscando compreender o processo de enxameação, os ninhos-armadilha ou ninhos-iscas se mostram eficazes, pois além de serem úteis na meliponicultura para a captura de abelhas sem ferrão também dão a possibilidade de medir algumas variáveis, como o período de melhor captura desses indivíduos, quais espécies podem ser atraídas e quais recursos serão necessários para o sucesso da atratividade. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo principal avaliar diferentes tipos de ninhos-armadilha, testando diferentes volumes de garrafas PET (1L, 2L e 3L), o uso de atrativos nas armadilhas e entendendo qual o melhor período do ano para a instalação dos ninhos-armadilha. Os dados obtidos demonstraram que existe preferência pelas abelhas em iniciar o processo de enxameação nos ninhos-armadilha de maior volume e que possuem o atrativo a base de própolis no seu interior.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Abordagem dos serviços ecossistêmicos culturais na educação e ensino de ciências(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Sinkevicius, Júlio César [UNIFESP]; Candiani, Giovano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9950995765229751Cultural Ecosystem Services (CESs) are processes that play a fundamental role in promoting human well-being, providing a variety of benefits from nature. CESs are offered by natural areas, such as native forests, reserves and preserved forests, as well as by artificial environments created by humans, such as parks, community gardens and gardens. Among the countless benefits that human beings enjoy from these ecosystems are: public health, cognitive development, regulation of the local microclimate, well-being, preservation of fauna and flora species, promoting contact between the population and nature, in addition to enabling the realization of research and scientific studies, leisure and culture. The present work is a bibliographical research of a descriptive qualitative nature, in which the literature will analyze how CESs can contribute in the context of education and teaching. The results obtained show that by recognizing and valuing CESs as a teaching strategy, students are encouraged to develop a deeper, contextualized scientific education, recognizing the importance of biodiversity, the interdependence of ecosystems and the cultural and social dimensions of the relationship with nature. It was possible to characterize that the CESs approach to teaching becomes a great ally to education, promoting the integration of content, interdisciplinarity and appreciation of cultural issues. However, there are challenges for the inclusion of CESs in education and teaching to occur efficiently.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Abordagem histórica a respeito de filmes de Langmuir e Langmuir-Blodgett até o início do século 20(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-02) Weisheimer, Luiz Eduardo Melo [UNIFESP]; Ceridório, Lucinéia Ferreira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1469862511079434; http://lattes.cnpq.br/4666195001761482Uma substância anfifílica espalhada na interface ar-água, pode formar um filme muito fino na superfície da água, muitas vezes da espessura de uma só molécula, denominados filmes de Langmuir. As monocamadas de Langmuir, ainda, podem ser transferidas a um substrato sólido formando o filme de Langmuir-Blodgett. Os estudos dos filmes de Langmuir e Langmuir-Blodgett é de grande interesse, pois devido às suas propriedades permitem uma série de aplicações, principalmente com compostos de relevância biológica. Consta na literaturaque o espalhamento de óleo à superfície da água era conhecido por povos antigos, que o associavam ao efeito calmante de águas agitadas, porém, experimentos descritos há mais de 200 anos deram origem à história científica dos filmes à superfície da água. Estudos divulgados no final do século XIX trouxeram uma melhor compreensão dos filmes e, anos mais tarde, Irving Langmuir se interessa pelos resultados e esclarece uma série de conceitos envolvendo essa área, dando origem ao termo Filmes de Langmuir. Considerando a riqueza da história desses filmes, que englobam uma diversidade de conceitos científicos, especialmente em química e física e, em paralelo, a atual relevância em pesquisas básicas e desenvolvimento de tecnologia, este trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa exploratória em busca de fontes primárias e segundarias sobre a história dos filmes de Langmuir e Langmuir-Blodgett. A partir da leitura de diversos artigos encontrados em bases de dados e periódicos, sintetizamos as informações que compõem história da Química de Superfícies desses filmes a ser abordada no ensino de química, a partir de um recorte que possibilita tratar os fatos históricos considerando a trajetória do conhecimento e o entendimento do mundo científico como um conjunto de ideias, experimentos e estudos, ao lado da importância da comunicação, divulgação e compartilhamento de ideias na área. O texto produzido nesse trabalho em paralelo com as considerações a respeito de história da ciência e o ensino podem trazer contribuições a professores e estudantes para tratarem o tema em sala de aula.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Abordagens de questões sobre a esfericidade da Terra e seu movimento orbital no ensino de Ciências.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-09) Alves, Rodrigo dos Santos [UNIFESP]; Kunzel, Roseli [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6662626014913141; http://lattes.cnpq.br/7516312434964366Este trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica e desenvolver propostas didáticas para entender algumas das metodologias empregadas para determinar a esfericidade da Terra e seu movimento orbital. Para auxiliar no processo ensino-aprendizagem, desenvolvemos propostas didáticas sobre o movimento orbital da Terra, observando a variação do tamanho da sombra de um objeto posicionado em um ponto fixo ao longo do dia. O formato da Terra foi estudado a partir da observação de sombras produzidas por objetos localizados sobre uma superfície plana e sobre uma superfície curva. As propostas desenvolvidas sobre a esfericidade da Terra e o seu movimento orbital têm como objetivo apresentar os conceitos relevantes de forma intuitiva para estimular o interesse dos alunos e contribuir na aprendizagem. As propostas didáticas desenvolvidas são baseadas em estudos publicados na literatura, empregados por vários pensadores para determinar a esfericidade da Terra e investigar seu movimento orbital. Os conceitos abordados estão relacionados à "Terra e Universo" na área de conhecimento de Ciências Naturais e suas Tecnologias da Base Nacional Comum Curricular Brasileira (BNCC). A intenção do presente trabalho é tornar o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de física mais significativos a fim de promover uma educação cívica, crítica e reflexiva sobre as leis do mundo e do universo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Abordagens sobre energia nuclear na escolaridade básica(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19) Caetano, Eduardo Ferreira [UNIFESP]; Pommer, Wagner Marcelo [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4526545D2; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4366970E6O presente trabalho se propôs a discutir possíveis abordagens sobre o tema da Energia Nuclear no entorno da escolaridade básica. No decorrer do desenvolvimento do texto buscou formular um arcabouço teórico inserido na proposta da transposição didática de Chevallard (1999) que poderá contribuir com o trabalho docente, isto é, com a prática do professor em sala de aula. Nesse sentido, foram ilustradas algumas aplicações importantes do uso da Energia Nuclear e seus princípios com intuito de apresentar os benefícios para que, de modo geral, ela possa contribuir para a formação do conteúdo conceitual do tema aliado aos conhecimentos didático. Com base em alguns trabalhos pesquisados, selecionamos algumas propostas didáticas para a utilização no ambiente escolar que podem ser adaptados e principalmente servir como inspiração para se trabalhar Energia Nuclear com os alunos do ensino básico. Com isso, acreditamos poder contribuir para divulgação de um assunto expressivo no cenário mundial que não remeta somente à importância econômica, isto é, energética, mas também nas relações internacionais. E por fim, o desenvolvimento deste trabalho ajudará a preparar cidadãos críticos que entendam a importância sobre essa tecnologia para o desenvolvimento de um país.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As abordagens sobre metabolismo energético e nutrição humana no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM de acordo com a Taxonomia de Bloom Revisada(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19) Oliveira, Evanilson [UNIFESP]; Lellis-Santos, Camilo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6884091896706349; http://lattes.cnpq.br/9253367870091549Avaliar o desempenho dos alunos ao final da educação básica é uma política avaliativa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que verifica os índices de aprendizagem e possibilita ingresso no ensino superior. No entanto, a diversidade e qualidade dos currículos escolares pode gerar incoerências entre as oportunidades de aprendizagem e os conteúdos avaliados no ENEM. Dentro do contexto para o ensino de biologia buscou-se identificar como as abordagens do conteúdo de metabolismo energético e nutrição humana (ME-NH) são avaliadas nas questões do ENEM no período de 2009 a 2019 e quais níveis de conhecimento são requeridos dos candidatos para solucionar as questões. Foi utilizada a Taxonomia de Bloom Revisada (TBR) para classificar as questões selecionadas de forma automática por meio de busca por descritores e análise de conteúdo para identificação das questões que satisfaziam o critério de inclusão para ME-NH. Foram identificadas um total de 33 questões que abordavam ME-NH, seja no enunciado ou nas alternativas. Em 61% das questões era essencial que os alunos dominassem os conteúdos de ME-NH para pontuar na questão. Houve maior distribuição de questões de ME-NH nos componentes curriculares biologia e química. Aproximadamente 42% das questões de biologia que abordavam ME-NH são da categoria conceitual da dimensão do conhecimento da TBR e aproximadamente 32% eram do nível avaliação da dimensão cognitiva da TBR. As questões demonstram que os candidatos devem apresentar altas habilidades de conhecimento, sendo necessário estabelecer critérios para alcançar os objetivos de aprendizagem ao longo do ensino médio para terem bom desempenho.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O acolhimento aos alunos adolescentes nas aulas iniciais de biologia: criação de uma sequência didática(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-29) Brito, Andreia Souza Gonçalves de Carvalho [UNIFESP]; Silva, José Alves da [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/4588641761085779Este trabalho de conclusão de curso pretende contribuir com os estudos acerca dos processos educativos de adolescentes no contexto escolar, buscando responder à seguinte pergunta: como pode ser o acolhimento dos alunos adolescentes nos primeiros dias de aula na disciplina de Biologia?. Para respondermos a esta pergunta, promovemos um intenso processo de estudos e de reflexão sobre adolescência, acolhimento e relações com o saber que culminou com a criação de uma sequência didática que trata exclusivamente das primeiras aulas em turmas da primeira série do ensino médio em uma escola pública do município de Diadema (SP). Para fundamentação teórica, usaremos os referenciais que estudam adolescência, em especial no contexto escolar, bem como aqueles que analisam a relação dos adolescentes com o saber científico, em especial com o da biologia, além dos autores que estudam a questão do acolhimento em diferentes contextos. Deste conjunto de dados e reflexões, montaremos a referida sequência didática. Esperamos, através desse trabalho, darmos a devida atenção ao momento inicial de trabalho pedagógico do professor de Biologia, bem como produzirmos conhecimentos acerca deste momento para a área de ensino de ciências.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Adaptações do programa de extensão “Cientista por um dia” durante a pandemia do COVID-19 - possibilidades formativas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-01) Oliveira, Natacha Ferreira de [UNIFESP]; Gouw, Ana Maria Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3359786303402164; http://lattes.cnpq.br/8299551831781036O programa de extensão Cientista por um dia vem sendo realizado na Unifesp desde 2017, buscando proporcionar para estudantes do curso de licenciatura em ciências e da educação básica experiências que irão contribuir para o seu processo formativo. Para os/as estudantes das escolas, é uma oportunidade de um contato mais próximo com a universidade, além de incentivá-los a ingressar em uma universidade pública. Para os alunos de graduação, é uma experiência de vivenciar atividades de ensino-aprendizagem, proporcionando uma interação mais próxima com a educação básica. Essas atividades aconteciam com frequência em um dos laboratórios da Unifesp, com diversos experimentos preparados pelos alunos de graduação. Porém, com o início da pandemia, essas atividades presenciais foram suspensas e adaptações foram feitas: os encontros passaram a acontecer de forma virtual, por meio da plataforma Google meet, e com novos recursos e experimentos buscando manter a essência do projeto. Portanto, o presente trabalho buscou compreender as adaptações feitas no projeto de extensão Cientista por um dia durante a pandemia do COVID-19 e suas contribuições para a formação, tanto de estudantes de educação básica, quanto para os licenciandos da Unifesp. Das adaptações feitas no programa, destacamos a reformulação do site, a produção de vídeos com atividades experimentais e criação de um canal no Youtube, produção de Podcasts, reformulação das atividades experimentais já existentes e desenvolvimento de novas atividades com o intuito de otimizar a realização durante os encontros síncronos. Ao analisarmos os depoimentos dos monitores que atuaram no programa ao longo da pandemia, percebemos que sua participação possibilitou vivências na profissão, enriquecendo de forma significativa a formação dos futuros professores de ciências.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise comparativa de material didático de biologia do antigo e do novo ensino médio(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Pereira, Vinicius Ferreira Lemos [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; Viesba, Leticia Moreira; http://lattes.cnpq.br/0769389543642677; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415; https://lattes.cnpq.br/9620430681228744Diante da modificação provocada pela BNCC, foi definido um novo formato para o ensino médio, sua implementação está sendo gradual, iniciando no ano de 2022 com o primeiro ano do ensino médio. Essa modificação exclui algumas disciplinas obrigatórias insere novas disciplinas e altera conteúdos das disciplinas, de acordo com as séries. A instauração vem sendo criticada por professores e pesquisadores, relatando impactos diretos no aprendizado dos alunos. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo comparar material didático de biologia utilizado por este novo formato, por meio de uma análise crítica, com o material didático de biologia utilizado no antigo ensino médio. Após a análise, é possível apontar que: no antigo ensino médio os temas abordados, em grande maioria, seguem uma cronologia como por exemplo no primeiro ano, se inicia com a origem do universo, passando pela origem dos seres vivos, como surgiu a matéria, os biomas e assim por diante enquanto no novo ensino médio em um mesmo livro possuem conteúdos não só de uma matéria – aborda, também, conteúdos de química e de física, os temas em sua grande maioria são explicados em uma página, no máximo em duas páginas, possuindo imagens. Com a implementação dos itinerários formativos, os alunos do ensino médio sentiram diretamente essa diminuição dos conteúdos obrigatórios das matérias tradicionais, quando substituídos por temas muito específicos e pouco aprofundados nos itinerários.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da educação ambiental em cursos de Licenciatura em Ciências(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-13) Passos, Roberto da Silva [UNIFESP]; Bonini, Hélio Elael [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5928916500490499; http://lattes.cnpq.br/0454985988605652; http://lattes.cnpq.br/5964626375228319Este trabalho de conclusão de curso visou analisar a Educação Ambiental nos cursos de Licenciatura em Ciências que são cursos com diferentes habilitações realizados em universidades públicas de nível federal no Brasil. O objetivo foi comparar os 10 projetos pedagógicos de cursos de Ciências das universidades federais com as legislações ambientais vigentes e normativas da formação de professores. A avaliação dos projetos pedagógicos foi realizada com base na legislação federal de educação ambiental e nas diretrizes e bases para a formação de professores. Os dados obtidos foram separados em tabelas com as unidades curriculares que trabalham a educação ambiental, carga horária, obrigatoriedade, e presença na ementa, nos objetivos e em outras áreas do projeto pedagógico. Por fim, verificou-se, basicamente, que os projetos pedagógicos tendem a tratar a educação ambiental apenas como um tópico dentro dos cursos, não objetivando desenvolver o tema como determinado, principalmente, pela legislação federal. Para a melhoria desta condição, seria necessário repensar os projetos pedagógicos que formam os professores de ciências incluindo a educação ambiental como tema intrínseco a todos os conteúdos desenvolvidos no período da graduação. Desta forma o futuro professor sairia capacitado a desenvolver a temática, conforme determinado pela legislação, com seus futuros alunos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do conteúdo de astronomia em livros didáticos do ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-07) Sousa, Raiany Silva de [UNIFESP]; Lima, Rodolfo Valentim da Costa [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5928916500490499; http://lattes.cnpq.br/5310176891636181; http://lattes.cnpq.br/7841453581438850The textbook (TB) serves as the primary methodological resource employed by learners and educators, forming the foundation for the teaching-learning process, as it acts as a facilitator in communication between the student and the teacher. The implementation of the National Program for Textbook and Educational Material (PNLD) in 1985 facilitated an increase in the availability of such material. However, the analysis, evaluation, and concern for the content of the textbook only commenced in 1996 when the Ministry of Education (MEC) established certain political and conceptual criteria to assess the produced educational materials. The National Common Curricular Base (BNCC), in harmony with the São Paulo Curriculum, guides the pedagogical work of the teacher and the production of these printed manuals, providing the necessary skills to shape students at the end of Secondary Education who possess different perspectives on the world around them and act in society consciously and critically. In the midst of this, the objective of this study was to analyze the content of astronomy in two collections of science textbooks for Secondary Education, collections that were more widely distributed through the 2020 National Program for Textbook and Educational Material (PNLD) in the state of São Paulo. For such analysis, we employed the content analysis method, using five criteria as a framework: compliance with legislation and guidelines related to education, suitability for the grade level, scientific rigor, connection to other areas of science (interdisciplinarity), and the history of science. The results reveal that both collections contain some discrepancies in the printing of their volumes; furthermore, the history of science in both collections is limited to biographical aspects without proper contextualization of historical events.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do tema evolução biológica em livros didáticos(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-22) Martins, Cleber Henrique [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; Viesba, Leticia Moreira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0769389543642677; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415No contexto dos livros didáticos no Brasil a Evolução apareceu pela primeira vez no ano de 1930, sendo apresentado em capítulos relacionados à Paleontologia. Atualmente os livros didáticos são distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático, sendo os livros relacionados à Biologia do Ensino Médio contemplados somente a partir do ano de 2007. Este trabalho não tem como objetivo tecer críticas aos materiais analisados, mas sim de analisar os conteúdos referentes à Evolução e o modo como é tratado o tema. Assim, o objetivo foi investigar como a Evolução biológica é abordada em livros didáticos do 7° ano do Ensino Fundamental e do 3° ano do Ensino Médio. A análise realizada apontou que os livros do sétimo ano apresentam semelhanças na abordagem, com um maior aprofundamento dos temas de origem da vida e primatas/ humanos sendo tratados de forma mais ampla no livro de Gewandsnajder. No livro de Bröckelmann, por se tratar de Ensino Médio, a maior parte dos tópicos é tratada de forma a apresentar conceitos com maior complexidade. Uma análise pormenorizada de uma maior quantidade de livros didáticos na questão de Ensino de Evolução pode ser benéfica para um diagnóstico dos conceitos relacionados à Evolução em futuros trabalhos como desdobramento deste.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do tema “Modelos atômicos” em livros didáticos do PNLD 2021 pelas lentes da história da ciência(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-03) Sewaybricker, Henrique de Melo [UNIFESP]; Antunes-Souza, Thiago [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2333371957286724; http://lattes.cnpq.br/0189576514699413O presente trabalho teve como objetivo analisar os de livros didáticos do PNLD 2021, focalizando na abordagem do tema “modelos atômicos”, baseada nas concepções da História da Ciência. Embora seja um tema há muito estudado no campo da Educação Química, a revisão bibliográfica demonstrou que não há estudos sobre a edição mais recente do PNLD. A análise dos livros ocorreu por meio de quatro dimensões, sendo elas: Vida dos Personagens (VP), Abordagem das ideias (AI), Evolução da Ciência (EC) e Quem Faz a Ciência (QFC). As categorias foram elaboradas para possibilitar a análise de diferentes aspectos da História da Ciência. Os resultados apontam para uma semelhança na abordagem das categorias VP e QFC entre os livros analisados, sendo utilizados apenas dados bibliográficos simples na introdução dos cientistas. Em relação à EC percebe-se que prevalece uma visão linear e acumulativa da ciência, no qual a abordagem inicia-se a partir do pensamento grego sobre a matéria e vai até o modelo de Bohr. Por fim, a categoria AI é a que mais difere um livro do outro, no caso da editora SM e Moderna o assunto é tratado em um único capítulo, a editora Scipione apresenta os modelos em dois capítulos distintos, enquanto a editora FTD optou por apresentar o tema no formato de linha do tempo com os “principais marcos” do desenvolvimento atômico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise histórica do ensino de ciências para alunos surdos.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-02) Souza, Luiz Alberto de [UNIFESP]; Zajac, Silvana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2062179799776077; http://lattes.cnpq.br/4159555313063585A partir da análise histórica do ensino de ciências para alunos surdos em salas especiais e turmas comuns é perceptível os avanços na área da educação inclusiva nos últimos anos no Brasil. Principalmente na comunidade surda que conquistou direitos importantes como o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais e também a presença de intérpretes nas salas de aulas. Saber ciências é garantir o acesso às informações importantes do conhecimento científico que permitem o crescimento individual e o fortalecimento da comunidade como um todo. Entretanto, ainda são muitos os desafios que os alunos surdos, pais, professores e demais profissionais do ambiente escolar enfrentam para conseguir aprender e ter acesso aos conhecimentos científicos. Com a pesquisa foi possível analisar os temas de interesse entre os pesquisadores e assim poder entender quais as dificuldades que a comunidade escolar encontra para oferecer um ensino de qualidade para os surdos e identificar as áreas que apresentam defasagem de estudos e necessitam de análises mais aprofundadas para o seu desenvolvimento. A quantidade de estudos e pesquisas para a educação de ciências para os surdos ainda é pequena no Brasil, mas a publicação de artigos nesta área está aumentando nos últimos anos. A carência de pesquisas na área de educação de ciências para os alunos surdos demonstra como ainda é preciso incentivar e investir na formação de professores que tenham interesse em desenvolver projetos específicos para esse público e que possam contribuir para o seu desenvolvimento. Neste sentido, o presente trabalho foi realizado com base na metodologia de revisão bibliográfica acerca do tema educação de ciências para os surdos através da análise do banco de dados do diretório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior na internet com o objetivo de levantar dados históricos e bibliográficos sobre o ensino de ciências para alunos surdos e as suas contribuições para a educação de surdos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise qualitativa e compartiva do conteúdo do subfilo chelicerata em apostilas e livros do ensino médio(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-02) Oliveira, Gabriela Fernanda Brito de [UNIFESP]; Bragagnolo, Cibele [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3177272526209973; http://lattes.cnpq.br/1217707701028320A zoologia é o campo da Biologia que estuda as características, comportamentos, desenvolvimento e evolução dos animais. Sua compreensão é essencial para os seres humanos, visto que todos os organismos interagem entre si. Dentro do vasto campo da zoologia, os animais são divididos em táxons, sendo o táxon dos artrópodes de grande destaque pois apresenta a maior diversidade do planeta. O filo Arthropoda é dividido em três subfilos: Chelicerata, Pancrustacea, e Myriapoda. O Subfilo Chelicerata abrange a classe dos aracnídeos, que é a classe de maior diversidade, além de possuir grande importância médica, econômica e ecológica, e também as classes Pycnogonida e Merostomata. Diante da importância do subfilo em diversos aspectos do cotidiano, e também por despertar interesse e fascinação dos alunos e professores por sua diversidade de espécies e relações diretas e indiretas com o homem, este trabalho teve por objetivo analisar comparativa e qualitativamente como o conteúdo do subfilo Chelicerata é abordado nas apostilas e livros didáticos do ensino médio brasileiro, analisando também se os temas de evolução biológica e sistemática filogenética são apresentados anteriormente, servindo de base para o estudo do grupo em questão. Foi verificado que apenas três dos seis recursos didáticos analisados apresentaram um tópico exclusivo para o subfilo Chelicerata e todos os recursos priorizaram o estudo dos aracnídeos. Os resultados demonstraram que o subfilo, quando mencionado, foi feito muito superficialmente. Além disso, apenas três dos seis recursos didáticos analisados apresentaram associação do conteúdo com o cotidiano do aluno e nenhum deles preocupou-se com problematização e interdisciplinaridade das questões, focando somente em vestibular. Quanto à apresentação de evolução biológica e sistemática filogenética, apenas dois dos seis recursos, sendo os dois livros didáticos, dispunham do conteúdo anteriormente à apresentação do estudo de zoologia e consequentemente, embasando o estudo dos diversos táxons.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise sobre a história das ligações químicas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-25) Celestino, Luanna Madalena Lima [UNIFESP]; Martorano, Simone Alves de Assis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3872820602594598A presente monografia corresponde a uma pesquisa qualitativa, do tipo documental sobre a história das ligações químicas. A partir de uma revisão em revistas e congressos da área de ensino de Química foi realizada uma análise sobre como a história das ligações químicas está sendo abordada na atualidade em um recorte de tempo de 2016 a 2020. Esta análise tem como principal objetivo observar a presença de equívocos na abordagem da história das ciências. Segundo Martins (2006), os três principais equívocos que um texto pode trazer sobre a história são: redução da história da ciência a nomes, datas e anedotas, concepções errôneas sobre o método científico (“historiografia Whig”) e o uso de argumentos de autoridade. Portanto, nesta monografia foram analisados seis artigos onde se procurou identificar a presença ou ausência desses três principais equívocos na abordagem da história das ciências. Notou-se que as aparições desses equívocos ocorrem em três artigos de maneira sutil, e que os demais apresentam uma abordagem da história das ciências adequada. Contudo, percebeu-se que estamos caminhando cada vez mais para um mundo onde os equívocos sobre a história da ciência, nos trabalhos científicos, pouco aparecem, visto que, existe um grande esforço da sociedade acadêmica em desmistificar a produção da ciência isolada, fora de um contexto sócio-histórico e que não sofre influência da sociedade (SANTOS, 2011).
- ItemAcesso aberto (Open Access)A aplicação de atividades práticas-experimentais com alimentos em um programa de extensão universitária(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-25) Carvalho, Alícia Ferreira [UNIFESP]; Gouw, Ana Maria Santos [UNIFESP]; Santos, Paloma Marques; http://lattes.cnpq.br/7141317962856428; http://lattes.cnpq.br/3359786303402164A alimentação é um aspecto fundamental para a promoção da saúde. No entanto, devido ao desenvolvimento da sociedade o consumo de alimentos industrializados cresceu, colaborando para alterações de hábitos alimentares. O objetivo desse trabalho foi a implementação de atividades práticas-experimentais, voltada para o ensino de alimentação, no programa de extensão universitária: “Cientista por um dia” da Universidade Federal de São Paulo, que busca a interação entre a universidade e escolas de educação básica, promovendo a troca de saberes científicos. Para análise e compreensão dos dados coletados, foi utilizado o método de pesquisa qualitativa, por meio de uso de questionário, registros fotográficos, gravação de áudio, observação de dúvidas e questionamentos dos participantes. O estudo possibilitou a verificação de práticas e hábitos alimentares semelhantes entre os alunos, na qual, consomem alimentos caracterizados como ultraprocessados que possuem vários ingredientes em sua composição, com alta taxa de calorias, levando diretamente à malefícios na saúde. Além disso, a utilização de atividades práticas-experimentais estimula a criatividade e crítica no processo de ensino-aprendizagem. Abordar tema alimentação em sala de aula com atividades práticas contribui aos estudantes uma aprendizagem significativa sobre suas bases alimentares e nutricionais no contexto da importância de hábitos saudáveis, de modo que, sua importância é essencial para manutenção e desenvolvimento social.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A aprendizagem de conceitos químicos na educação básica no contexto da pandemia de covid-19(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-24) Camargo, Alexandre Monteiro de [UNIFESP]; Souza, Thiago Antunes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2333371957286724O presente trabalho desenvolve-se num contexto de atividades remotas desenvolvidas pelo projeto de Extensão: “Aprendendo Química na Unifesp” (n. SIEX 17131). Tal projeto tem como uma de suas ações promover espaços coletivos de aprendizagem de experimentos investigativos via Google Meet, excepcionalmente devido a pandemia, para alunos da Educação Básica que estão solitariamente estudando de suas casas. Nesse sentido, nosso objetivo neste trabalho é investigar quais são os impactos desses momentos de interação coletiva na aprendizagem dos alunos. Deste modo, nossa questão central é: “Quais são as contribuições de espaços coletivos de aprendizagem para alunos de educação básica que estão estudando fora do ambiente físico da escola?”. Para tanto, contaremos com a vídeo-gravação dos encontros remotos e entrevistas estruturadas com os alunos. A construção e análise dos dados é tecida à luz dos referenciais educacionais estudados numa abordagem qualitativa. Os resultados indicam que os encontros coletivos oportunizam espaços de interações verbais potentes para a negociação de significados e elaboração de conceitos. Apesar desses momentos de aprendizagem, as entrevistas com os alunos também evidenciaram que o espaço virtual e aprendizagem fora da escola mostraram-se como mais uma forma de acentuar a desigualdade e acesso à educação de qualidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Articula-te Luso-Brasileiro - formação docente, prática profissional e valorização da carreira no Brasil e em Portugal(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-26) Morais Junior, Edson Cardoso [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; Saraiva, Elisa Maria da Silva Cardoso; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do; http://lattes.cnpq.br/6612613811149069O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como temas a formação docente, relatos de práticas por meio de narrações multimodais e a valorização da profissão de professor observados nas discussões realizadas no Ciclo de Seminários virtuais luso- brasileiro ARTICULA-TE - Dos Relatos de Práticas Profissionais à articulação da pesquisa com as práticas. A Rede Articul@ções (nacional e internacional) é constituída pelo poder público de instituições, entidades, movimentos sociais e sociedade civil que se ligam em rede na extensão, ensino, gestão e pesquisa através de projetos e ações idealizados pelo Articul@ções ou por parceiros. O ARTICULA-TE compreende uma iniciativa de trabalho envolvendo extensão, ensino, gestão e pesquisa, tendo reunido professores do ensino básico do Brasil e dos ensinos básico e secundário/médio de Portugal, membros da comunidade universitária (docentes, discentes e técnicos administrativos) de diferentes universidades e autoridades dos poderes públicos. O tipo de pesquisa empírica realizada foi pesquisa descritiva de natureza qualitativa. O contexto de realização do estudo foi o ciclo de seminário luso-brasileiro denominado ARTICULA-TE. A fonte de dados é o canal do Youtube do Articul@ções e os dados foram dois vídeos do Articula-te. O objetivo geral foi analisar o papel de um curso colaborativo ARTICULA-TE centrado nas práticas profissionais para a valorização da carreira e profissionalização docente. Os objetivos específicos foram: (i) descrever a importância atribuída pelos docentes ao papel das redes colaborativas na valorização da profissão docente; (ii) identificar a importância dos relatos de práticas para a formação continuada do docente; (iii) mapear as necessidades reivindicadas pelos docentes relativas ao desenvolvimento profissional. Os resultados foram: (i) os relatos de práticas evidenciaram-se como uma importante estratégia de formação continuada ao evidenciar as dificuldades encontradas na execução de atividades e práticas pedagógicas, (ii) as redes colaborativas de docentes valorizam o professor por evidenciar a crucial importância da troca entre os pares do chão da escola (evolução da matriz individual para a coletiva) e a pesquisa sobre a prática realizada pelos próprios professores e em parceria com as universidades e (iii) foram identificados várias semelhanças (positivas e negativas) na profissão docente do Brasil e Portugal e em diferentes redes de ensino que podem ser abordadas para a valorização da carreira docente como, por exemplo, maior tempo para pesquisa, formação e troca entre os pares como foi o ARTICULA-TE.