Ciências (Licenciatura)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências (Licenciatura) por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 173
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A pessoa formando o docente o docente formando o estudante(Universidade Federal de São Paulo, 2015-12-13) Barros, Denilson Ferreira de [UNIFESP]; Rosalen, Marilena [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415Alguns estudiosos da área de formação de professores apontam que a história de vida é, atualmente, uma importante fonte de informação sobre a prática profissional docente. Baseado nesse referencial teórico, optou-se pelo método autobiográfico, modalidade história de vida, sobre o meu processo de formação enquanto aluno do curso de Licenciatura em Ciências, da Universidade Federal de São Paulo, durante a minha prática docente, como professor substituto de Ciências, da rede pública do estado de São Paulo, município de Diadema. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar e analisar a experiência construída no ambiente escolar, durante minha trajetória de formação, na prática profissional docente, conhecendo o processo de construção dos meus saberes profissionais, oportunizando uma reflexão sobre o processo de formação de novos professores e sua influência na relação professor-aluno.
- ItemAcesso aberto (Open Access)História da alquimia no ensino: caminhos para introdução de aspectos da natureza da ciência(Universidade Federal de São Paulo, 2016-12-06) Guilger, Fernando de Jesus [UNIFESP]; Forato, Thaís Cyrino de Mello [UNIFESP]; Martorano, Simone Alves de Assis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3872820602594598; http://lattes.cnpq.br/1268757747150909; http://lattes.cnpq.br/9487910797920826Tendo como base as diversas discussões existentes sobre a importância da história da ciência no ensino (FORATO et al., 2007; MARTINS. A., 2007; MATTHEWS, 1995), e visando atender a problemática da falta de material didático adequado (MARTINS, A., 2007), este trabalho se apresenta como uma possível alternativa para implementação da história e filosofia da ciência no ensino básico, a partir de um episódio histórico. Desta forma, este trabalho contém a análise de um trecho de livro didático de nono ano do ensino fundamental. Esta análise serve de base para a proposição de um texto alternativo ao presente no livro. Este texto alternativo foi utilizado no contexto do PIBID, em turmas de ensino médio, para uma introdução breve à história da alquimia. Tal utilização se deu em conjunto com uma intervenção teatral, e os dados obtidos desta aplicação foram analisados e serviram de base para uma proposta didática com o texto aperfeiçoado. Toda a proposta é permeada pelos parâmetros propostos por Forato (2009), que contemplam requisitos da didática das ciências e da historiografia contemporânea. A análise do trecho didático é feita mediante referencial relacionado à pseudociência e pseudo-história (ALLCHIN, 2004; GILPEREZ et al, 2002) usando como contraponto referencial historiográfico sobre o tema (ALFONSO-GOLDFARB, 2001; AVENI, 1993; FORATO, 2006; YATES, 1964), que também servem de base para o texto alternativo oferecido. Deste modo, mediante os resultados prévios e reflexões obtidas por diversas experiências da graduação, é que este trabalho foi desenvolvido. Tal proposta visa fornecer subsídios ao professor, para que não apenas possa ser aplicada em sala de aula, como também possa servir como material de apoio para abordagens similares. O intuito é que a abordagem da histórica da ciência permita a promoção de reflexão sobre aspectos da natureza da ciência, a partir do contexto histórico escolhido. O objetivo também é abordar o tema da alquimia dentro do seu contexto, de forma que se possa intuir principalmente sobre uma compreensão da ciência enquanto produção sócio-histórica, influenciada e influenciadora de seu entorno sócio-histórico e cultural.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Representações sociais de professores a respeito de religiões de matriz afro-brasileira: uma reflexão sobre o racismo e questões étnico-raciais(Universidade Federal de São Paulo, 2018-12-10) Souza, Camila Beatriz Moraes Contrucci de [UNIFESP]; Farias, Luciana Aparecida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3004797761865074; http://lattes.cnpq.br/2837785052694598A escola é um espaço não apenas de transmissão de conteúdo programático exclusivamente, mas sim um espaço que oportuniza o estabelecimento de múltiplas relações em que o estudante é estimulado a perceber o outro, aprendendo a acolher e valorizar as diferenças. Todavia a escola também reproduz o mundo social, nesse sentido, apesar de ser lugar privilegiado e rico para a discussão a respeito de questões sobre preconceito ou de racismo, essa oportunidade nem sempre se concretiza em projetos pedagógicos eficazes. Dentro dessa perspectiva, este trabalho teve como objetivo investigar as representações sociais de professores a respeito das religiões de matriz afro-brasileira com a finalidade de compreender e refletir em como essas representações podem impactar na qualidade das discussões a respeito das questões étnico-raciais em sala de aula. Sendo que foi observado que há uma relutância em se discutir a questão quando esta inclui a questão religiosa de origem africana ou afro-brasileira, não permitindo a compreensão profunda e real dessas religiões na diáspora como símbolos de resistência cultural e reconstituição familiar e, como consequência, a falta de compreensão da identidade negra que foi formada no Brasil no período colonial. Propõe-se aqui a abordagem dessas religiões para romper preconceitos e com a finalidade de integrar o sagrado na história e na cultura africana, que persistiu por meio religioso.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Processos de aprendizagem analisados por meio da obra “Ensinando inteligência” (PIAZZI, 2015)(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-09) Romano, Yuri Vieira [UNIFESP]; Morais, Rosilda dos Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8411023309452408; http://lattes.cnpq.br/0344450230907289Diante de índices mundiais que evidenciaram uma problemática na educação brasileira, o professor Pierluigi Piazzi publicou em 2015 um livro chamado Ensinando Inteligência, que discute essas adversidades, e propõe possíveis causas e soluções. O presente trabalho tem como intenção repensar fatores que influenciam na aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, tendo como eixo central a obra de Piazzi, estabelecendo relações com obras de outros teóricos. Para tal, fez-se a reaplicação de uma prova já realizada anteriormente pelos alunos, proposta presente no livro, e compararam-se os resultados com suas rotinas de estudos, sua postura em sala de aula e seu tempo de sono por noite, fatores investigados através de entrevistas semiestruturadas. Percebeu-se que os alunos têm o foco de sua vida escolar nos resultados obtidos em avaliações, e não no conhecimento obtido. Ainda que os estudantes tenham atingido uma boa nota durante a primeira prova, os conhecimentos trabalhados não foram suficientemente apropriados, ou seja, segundo as teorias norteadoras deste trabalho, o caminho sináptico não foi reforçado no cérebro e grande parte da informação adquirida se perdeu em emaranhados neuronais, não se tornando um conhecimento aplicável, resultando em seu esquecimento até a reaplicação. Retomando as ideias de Piazzi, o principal problema da educação é que o objetivo seja bons resultados nas médias finais e não o conhecimento adquirido, resultando em alunos com boas notas e sem domínio de conteúdo, fator observado repetidamente durante a pesquisa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da educação ambiental em cursos de Licenciatura em Ciências(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-13) Passos, Roberto da Silva [UNIFESP]; Bonini, Hélio Elael [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5928916500490499; http://lattes.cnpq.br/0454985988605652; http://lattes.cnpq.br/5964626375228319Este trabalho de conclusão de curso visou analisar a Educação Ambiental nos cursos de Licenciatura em Ciências que são cursos com diferentes habilitações realizados em universidades públicas de nível federal no Brasil. O objetivo foi comparar os 10 projetos pedagógicos de cursos de Ciências das universidades federais com as legislações ambientais vigentes e normativas da formação de professores. A avaliação dos projetos pedagógicos foi realizada com base na legislação federal de educação ambiental e nas diretrizes e bases para a formação de professores. Os dados obtidos foram separados em tabelas com as unidades curriculares que trabalham a educação ambiental, carga horária, obrigatoriedade, e presença na ementa, nos objetivos e em outras áreas do projeto pedagógico. Por fim, verificou-se, basicamente, que os projetos pedagógicos tendem a tratar a educação ambiental apenas como um tópico dentro dos cursos, não objetivando desenvolver o tema como determinado, principalmente, pela legislação federal. Para a melhoria desta condição, seria necessário repensar os projetos pedagógicos que formam os professores de ciências incluindo a educação ambiental como tema intrínseco a todos os conteúdos desenvolvidos no período da graduação. Desta forma o futuro professor sairia capacitado a desenvolver a temática, conforme determinado pela legislação, com seus futuros alunos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Experimentação no ensino de química: o uso da cozinha em uma proposta contextualizada para o ensino de ácidos e bases.(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-13) Silva, Andrey Patrick Carvalho da [UNIFESP]; Aleme, Helga Gabriela [UNIFESP] ; http://lattes.cnpq.br/3534671658166290São claras as dificuldades encontradas no Ensino de Química, principalmente por exigir dos alunos que o conhecimento seja obtido por meio de processos de memorização de fórmulas e informações, gerando certo desinteresse e criando uma barreira entre aluno e conteúdo, além de não aproximar a Química do cotidiano dos estudantes. Com o propósito de mudar tais concepções e aproximar os estudantes da Química, propomos uma metodologia para o ensino de ácidos e bases, utilizando a experimentação em um ambiente alternativo, fazendo uso da cozinha como laboratório. Como um espaço diferente do tradicional, a cozinha proporciona maior contato dos alunos com o conteúdo, estimulando a aprendizagem e o desejo de investigar. Por meio da experimentação é possível aguçar os sentidos e aproximar os alunos do assunto, despertando o interesse pela Química. O objetivo deste trabalho é propor uma aula experimental que seja a gênese de uma sequência didática de funções inorgânicas, com ênfase em ácidos e bases. É nesta que os alunos terão contato com alguns reagentes e poderão observar mudanças visuais, aromas e analisar os diferentes resultados e relacioná-los com o conteúdo ministrado. A partir do cozimento de vegetais em diferentes pH’s, espera-se que os estudantes, ao realizarem a atividade experimental, possam associar os conceitos trabalhados inicialmente com o restante da sequência didática e assim compreender que a química está presente no seu dia-a-dia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do tema evolução biológica em livros didáticos(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-22) Martins, Cleber Henrique [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; Viesba, Leticia Moreira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0769389543642677; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415No contexto dos livros didáticos no Brasil a Evolução apareceu pela primeira vez no ano de 1930, sendo apresentado em capítulos relacionados à Paleontologia. Atualmente os livros didáticos são distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático, sendo os livros relacionados à Biologia do Ensino Médio contemplados somente a partir do ano de 2007. Este trabalho não tem como objetivo tecer críticas aos materiais analisados, mas sim de analisar os conteúdos referentes à Evolução e o modo como é tratado o tema. Assim, o objetivo foi investigar como a Evolução biológica é abordada em livros didáticos do 7° ano do Ensino Fundamental e do 3° ano do Ensino Médio. A análise realizada apontou que os livros do sétimo ano apresentam semelhanças na abordagem, com um maior aprofundamento dos temas de origem da vida e primatas/ humanos sendo tratados de forma mais ampla no livro de Gewandsnajder. No livro de Bröckelmann, por se tratar de Ensino Médio, a maior parte dos tópicos é tratada de forma a apresentar conceitos com maior complexidade. Uma análise pormenorizada de uma maior quantidade de livros didáticos na questão de Ensino de Evolução pode ser benéfica para um diagnóstico dos conceitos relacionados à Evolução em futuros trabalhos como desdobramento deste.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Polígonos: uma análise em livros didáticos do sexto ano do ensino fundamental.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-01-29) Pinheiro, Alef [UNIFESP]; Pommer, Wagner Marcelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4262149292744127; http://lattes.cnpq.br/7969071703263002A Matemática porta uma gama de conhecimentos que podem ser explorados. Neste trabalho houve a intenção de fazer uma pesquisa no campo da Geometria, em especial envolvendo o tema de polígonos nos livros didáticos e alguns documentos norteadores do currículo brasileiro. Este estudo teve o objetivo de analisar o tema dos polígonos nos livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental. A justificativa do tema veio pela minha experiência em unidades curriculares referentes a estágios e práticas pedagógicas. A base do referencial teórico foi apoiada em diversos autores, como Pimentel (2014) e Rezende (2015) e entre outros, que com seus trabalhos foram fundamentais na construção desta pesquisa, e os documentos norteadores da educação básica, sendo os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, formam os pilares do trabalho. A pesquisa documental qualitativa foi escolhida para a metodologia desta pesquisa, pela natural conexão com objetivo da pesquisa em analisar os livros do sexto ano do ensino fundamental. Ao analisarmos três materiais de diferentes coleções obtivemos resultados semelhantes, levando em consideração os critérios elaborados com base no referencial teórico. Verificamos o conteúdo dos livros nas páginas referentes ao tema, e partindo de uma análise minuciosa, pontuamos algumas considerações que podem facilitar ou dificultar o aprendizado dos estudantes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma introdução ao estudo da álgebra linear no ensino médio: da perspectiva histórico-filosófica da matemática a uma proposta de abordagem(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-08) Oliveira, André Toni Ruas de [UNIFESP]; Kluth, Verilda Speridião [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6294236455477671; http://lattes.cnpq.br/4944826935026457Esta pesquisa teve por objetivo precípuo desenvolver uma discussão com o intuito de promover a perspectiva de uma abordagem significativa de ensino sobre Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares para o Ensino Médio. No sentido de explicitar o que se entende por significativo em termos desses conteúdos, fez-se uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos e textos oficiais, obtendo-se do pesquisado uma perspectiva histórico-filosófica abrangente que culminou em uma perspectiva semiótica fundamentada em Duval que nos apontou caminhos para uma abordagem mais significativa dos conteúdos acima citados entrelaçados às noções/conceitos de Álgebra Linear. Desta forma, ao final das reflexões, o trabalho apresenta uma proposta de abordagem significativa que atende os documentos educacionais curriculares brasileiros da atualidade para o nível médio.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensino de Física como projeto de vida para meninas(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-18) Carvalho, Letícia Bernardo [UNIFESP]; Silva, José Alves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4588641761085779; http://lattes.cnpq.br/1059206992401433As mulheres possuem um singular histórico de lutas por direitos, tendo a teoria feminista (MIGUEL, 2014) como principal movimento que possibilitou o alcance desses direitos. Essas lutas foram necessárias para ascender em situações outrora consideradas masculinas, como trabalhar, estudar, votar e, inclusive, fazer ciência. A física, apesar de um avanço notável, ainda é um desses locais onde a representação feminina é baixa e, por isso, este trabalho busca, por meio de uma sequência didática e um curso de extensão online, formas de apresentar grandes nomes femininos dentro da física para influenciar meninas adolescentes a contemplar, possivelmente, a física em seu projeto de vida. O trabalho teve como instrumentos uma pesquisa bibliográfica com nomes de pesquisadoras que trabalham a questão de gênero dentro da ciência, análise de questionário aplicado antes e depois do curso e diários de bordo feitos pela autora deste trabalho e pelas participantes do curso. As discussões realizadas durante o curso de extensão são atuais e necessárias, trazendo para mais próximo a realidade das meninas que se inscreveram. Reflexões sobre a história do feminismo, contando que nem sempre o feminismo abordou todas as lutas trouxe um novo olhar para as participantes. A influência das trajetórias de físicas como Marcelle Soares, trouxe uma proximidade para as alunas e como será lido durante o trabalho se tornou uma referência para cogitar a física como projeto de vida
- ItemAcesso aberto (Open Access)O impacto dos cursinhos populares na formação dos futuros-professores da educação básica - O cursinho Articula Vestibular de Diadema(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19) Lima, Ariane Cristina de Oliveira [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5928916500490499; http://lattes.cnpq.br/0966188734446428O presente trabalho visa analisar o papel dos cursinhos populares na formação docente. É um estudo integrado ao Programa de extensão Articul@ções - Pesquisa e Práticas na Educação Básica e Ensino Superior e que utilizou o cursinho Articula Vestibular como objeto de estudo. Partimos do pressuposto de que os cursinhos populares são pensados como ambientes complementares à formação pelo fato dos estágios curriculares serem insuficientes e o PIBID e o RP oferecerem poucas vagas. Os objetivos foram: (i) descrever as contribuições para os futuros-professores nesta primeira regência e/ou prática de ensino em contexto real de sala de aula após a experiência no cursinho; (ii) identificar as dificuldades enfrentadas pelos futuros-professores nesta primeira regência ou prática de ensino em contexto real e (iii) analisar o contributo do cursinho para a formação profissional dos futuros-professores. Foi realizado um estudo documental das respostas dadas a um formulário de avaliação do cursinho e foram realizadas três entrevistas junto aos professores em formação e/ou já formados que ministram aulas no cursinho. Os resultados revelaram que a vivência no cursinho impacta positivamente os futuros docentes pois os aproximam da futura profissão, propiciando desenvolvimento pessoal e profissional, colaborando para a formação de um professor com prática socialmente transformadora. Vale também a reflexão de que não é, ou não deveria ser de responsabilidade dos cursinhos, contribuir para a formação docente dos licenciandos, cabem as instituições pensar sobre as lacunas deixadas nos cursos de licenciatura.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Diferenciando os efeitos físicos e visuais na geometrização da Teoria da Relatividade Especial: uso do diagrama Minkowski no ensino superior(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19) Rodrigues, Marina Chacon [UNIFESP]; Magalhães, Nadja Simão [UNIFESP]; Senise Junior, Carlos Roberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7710810700275382; http://lattes.cnpq.br/9152932863563017; http://lattes.cnpq.br/1213902967756107A presente monografia sobre a cinemática da teoria da relatividade especial se vale pela importância de compreender um dos pilares da física contemporânea em estudos de altas velocidades sem gravidade, que explica fenômenos como movimentos de partículas elementares e de jatos de buracos negros. A problemática tratada, de acordo com Fernanda Ostermann, é a importância de enfatizar a diferença entre as palavras "ver" e "medir" na teoria, e suas consequências fenomenológicas, pois tal confusão ocorre em livros didáticos de física e pode gerar consequências interpretativas educacionais. Neste sentido, é introduzido o diagrama de Minkowski como metodologia e ferramenta matemática para geometrizar o estudo, e demonstrar as diferenças entre os efeitos físicos (medidos utilizando-se a simultaneidade) e efeitos visuais, particularmente o de deformação aparente. Em especial, apresenta-se uma aplicação com jatos de buracos negros. Conclui-se que a utilização de geometria da abordagem de Minkowski é um recurso viável para facilitar a compreensão da teoria e dos fenômenos relativísticos. Espera-se que essa abordagem geométrica favoreça o entendimento do assunto por futuros interessados, discentes e docentes, podendo vir a agregar no ensino formal.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Contribuições de Paulo Freire para a temática Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQ)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19) Silva, Camila Oliveira Cordeiro da [UNIFESP]; Antunes-Souza, Thiago [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2333371957286724O presente trabalho insere-se no campo de estudos e pesquisas da Educação Química e tem por objetivo analisar o que tem sido estudado sobre Paulo Freire em trabalhos relacionado à temática de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas pesquisas da área de Educação Química apresentadas nos últimos 5 ENEQs (2010-2018). Para isso, baseados em pressupostos da pesquisa qualitativa e de caráter documental, buscamos no site dos eventos científicos trabalhos relacionados à temática EJA e em seguida selecionamos os trabalhos completos que traziam em suas referências obras de Paulo Freire. As análises foram construídas a partir da investigação de conteúdo pelos seguintes eixos: o primeiro investigou a caracterização dos trabalhos de acordo com a região, instituição de origem, temas e autores mais citados, e o segundo as contribuições de Paulo Freire. Os estudos sobre a caracterização dos trabalhos acenam para uma porcentagem maior de publicações na região sudeste, majoritariamente provenientes de instituições públicas, que tratam de temas relacionados ao ensino e aprendizagem do público jovem e adulto, com Paulo Freire ocupando o lugar de autor mais referenciado. O que contribui para fomentar debates sobre educação libertadora, educação bancária, desenvolvimento do pensamento crítico e reflexão sobre a prática. Esses resultados mostram a atualidade do Paulo Freire para a temática de EJA e sua importância para a educação brasileira, a fundamentação para as pesquisas e a prática sobre a EJA.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A inclusão social nos cursinhos "populares e comunitários": o cursinho Articula Vestibular de Diadema(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19) Ruiz, Suellen Gueiros [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5928916500490499; http://lattes.cnpq.br/7438045649050854Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar o grau de inclusão o cursinho Articula Vestibular, que não possui critérios de seleção comparativamente a outros cursinhos existentes no Grande ABC. Este cursinho integra o projeto Articula Cursinhos do Programa Articul@ções e utilizou a cota invertida, que limitava o número de vagas para alunos de escolas particulares (20% do total). Após a democratização do ensino, o ingresso dos alunos das camadas sociais menos favorecidas foi potencializado, devido a atuação dos cursinhos comunitários e populares. Nesse sentido, a pesquisa foi realizada com base nos dados de perfil socioeconômico de candidatos e alunos. Os resultados revelaram que mesmo sem impor critérios de seleção aos candidatos, o cursinho popular Articula Vestibular, ao longo de três edições, foi inclusivo, atendendo majoritariamente negros e pardos (58%), pessoas de baixa renda (70%), oriundos de escolas públicas (70%) e residentes de regiões periféricas – 69,6% residentes do município de Diadema – e 85,7% alunas (mulheres). Este estudo contribuiu para a identidade popular do Cursinho Articula vestibular, pois foi constituído por alunos de diversos grupos sociais e não exclusivamente por alunos de alguns grupos sociais específicos, abrangendo também candidatos remanescentes de outros cursinhos, que não se adequaram ao público de cursinhos comunitários.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As abordagens sobre metabolismo energético e nutrição humana no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM de acordo com a Taxonomia de Bloom Revisada(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19) Oliveira, Evanilson [UNIFESP]; Lellis-Santos, Camilo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6884091896706349; http://lattes.cnpq.br/9253367870091549Avaliar o desempenho dos alunos ao final da educação básica é uma política avaliativa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que verifica os índices de aprendizagem e possibilita ingresso no ensino superior. No entanto, a diversidade e qualidade dos currículos escolares pode gerar incoerências entre as oportunidades de aprendizagem e os conteúdos avaliados no ENEM. Dentro do contexto para o ensino de biologia buscou-se identificar como as abordagens do conteúdo de metabolismo energético e nutrição humana (ME-NH) são avaliadas nas questões do ENEM no período de 2009 a 2019 e quais níveis de conhecimento são requeridos dos candidatos para solucionar as questões. Foi utilizada a Taxonomia de Bloom Revisada (TBR) para classificar as questões selecionadas de forma automática por meio de busca por descritores e análise de conteúdo para identificação das questões que satisfaziam o critério de inclusão para ME-NH. Foram identificadas um total de 33 questões que abordavam ME-NH, seja no enunciado ou nas alternativas. Em 61% das questões era essencial que os alunos dominassem os conteúdos de ME-NH para pontuar na questão. Houve maior distribuição de questões de ME-NH nos componentes curriculares biologia e química. Aproximadamente 42% das questões de biologia que abordavam ME-NH são da categoria conceitual da dimensão do conhecimento da TBR e aproximadamente 32% eram do nível avaliação da dimensão cognitiva da TBR. As questões demonstram que os candidatos devem apresentar altas habilidades de conhecimento, sendo necessário estabelecer critérios para alcançar os objetivos de aprendizagem ao longo do ensino médio para terem bom desempenho.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Abordagens sobre energia nuclear na escolaridade básica(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19) Caetano, Eduardo Ferreira [UNIFESP]; Pommer, Wagner Marcelo [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4526545D2; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4366970E6O presente trabalho se propôs a discutir possíveis abordagens sobre o tema da Energia Nuclear no entorno da escolaridade básica. No decorrer do desenvolvimento do texto buscou formular um arcabouço teórico inserido na proposta da transposição didática de Chevallard (1999) que poderá contribuir com o trabalho docente, isto é, com a prática do professor em sala de aula. Nesse sentido, foram ilustradas algumas aplicações importantes do uso da Energia Nuclear e seus princípios com intuito de apresentar os benefícios para que, de modo geral, ela possa contribuir para a formação do conteúdo conceitual do tema aliado aos conhecimentos didático. Com base em alguns trabalhos pesquisados, selecionamos algumas propostas didáticas para a utilização no ambiente escolar que podem ser adaptados e principalmente servir como inspiração para se trabalhar Energia Nuclear com os alunos do ensino básico. Com isso, acreditamos poder contribuir para divulgação de um assunto expressivo no cenário mundial que não remeta somente à importância econômica, isto é, energética, mas também nas relações internacionais. E por fim, o desenvolvimento deste trabalho ajudará a preparar cidadãos críticos que entendam a importância sobre essa tecnologia para o desenvolvimento de um país.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aurora: proposta de um jogo sobre sustentabilidade para discutir conceitos de física na educação ambiental(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-22) Engelmann, Sarah Moutinho [UNIFESP]; Vieira, Rui Manoel de Bastos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7458884068779779; http://lattes.cnpq.br/1029668284425203Com a importância da educação ambiental crescendo nas escolas, pouco nota-se a Física como frente de estudo, sendo os cursos de Química e Biologia responsáveis por essa abordagem. Além disso, jogos didáticos estão ganhando cada vez mais espaço nas metodologias de ensino como forma de aprendizagem ativa, garantindo o protagonismo dos alunos no processo de ensino–aprendizagem e maior interação entre os estudantes. Unindo essas duas premissas, elaboramos um jogo didático de educação ambiental com recursos da disciplina de Física, trazendo conhecimento das duas áreas acadêmicas, da divulgação científica, de equipamentos domiciliares sustentáveis e de ficção científica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Jogos para o desenvolvimento do pensamento numérico: uma experiência nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-22) Paiva, Igor Vinicius Silva Villariço de [UNIFESP]; Linardi, Patricia Rosana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0269784660322566; http://lattes.cnpq.br/2212001723871103Atualmente os jogos para o ensino e aprendizagem da matemática são muito utilizados pelos professores nas salas de aulas dos anos iniciais. Também são alvos de muitas pesquisas na Educação Matemática. Este trabalho buscou relatar e discutir um projeto de ensino de matemática com a utilização de jogos, aplicado junto com os professores de uma escola pública dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do munícipio de Diadema. Este trabalho é parte de uma Iniciação Científica (IC), que está inserida em um projeto maior da FAPESP - melhoria do ensino público, que visa construir uma parceria universidade-escola. Os jogos utilizados foram selecionados levando em consideração a problemática trazida pela professora responsável pelo 1° ano dos anos iniciais: a dificuldade do reconhecimento dos números naturais por parte dos estudantes. Para o desenvolvimento do trabalho, foi elaborado um projeto de ensino, utilizando jogos didáticos, que buscaram trabalhar exatamente as questões em que os alunos tinham necessidades. Foram cedidas duas aulas por semana por parte da docente supervisora para a realização do projeto com os estudantes. Em termos de sala de aula, notou-se que os jogos foram muito bem recebidos pelos alunos. Percebeu-se também, que os jogos foram muito produtivos, pois ao final das aplicações, de acordo com a professora supervisora, apenas um aluno ainda ficou com algum tipo de dificuldade no tema. Por conta disso, considerou-se que o projeto foi bem desenvolvido, dado que quase a totalidade dos alunos necessitavam de uma ajuda com o conteúdo antes dos jogos serem aplicados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Experiências clássicas da atomística: uma análise sobre o experimento de Thomson em livros didáticos(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-22) Santos, Lucas Sodré [UNIFESP]; Meloni, Reginaldo Alberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6642160633537563; http://lattes.cnpq.br/1538162910985459O estudo da transposição didática de experiências clássicas da atomística é apresentado pela análise do artigo original de Thomson a respeito dos Raios Catódicos, que o levou a descoberta da relação carga massa do elétron em 1897, e ganhar o prêmio Nobel de 1906. Esta análise é comparada ao livro “Fundamentos de Química”, 1º Volume de 1968 de Waldemar Saffioti. Nestes os diferentes objetivos do conhecimento científico e do conhecimento didatizado revelam diversas assimetrias entre os textos, mas também, simetrias interessantes pouco vistas em obras didáticas. Thomson em suas reflexões se mostra amparado por estudos e cientistas diversos, algo comumente deixado de lado em obras didáticas, assim como seu processo histórico-metodológico de descoberta que de forma recorrente no artigo traz problemáticas também pouco trabalhadas em didatizações. Saffioti de forma intrigante introduz um estudo histórico muito próximo ao do artigo, apresentando objetividade conceitual e matemática em sua explanação do tema, nos levando a grandes possibilidades para futuros estudos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O uso de vídeo-experimentação no ensino de química analítica(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-22) Alves, Mariele Leão [UNIFESP]; Aleme, Helga Gabriela [UNIFESP]; Bianco, André Amaral Gonçalves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1848716002041734; http://lattes.cnpq.br/3534671658166290; http://lattes.cnpq.br/6711502309413655Uma das grandes limitações ao ensino da Química é a dificuldade para o aprendizado de conceitos, elaboração e compreensão de modelos científicos. No ensino da Química, a experimentação pode ser uma ferramenta valiosa para favorecer a aprendizagem dos temas abordados. No entanto, há dificuldades para a utilização de laboratórios, visto que nem todas as escolas possuem um corpo docente apto ao uso do espaço e ainda há escolas que não possuem laboratórios equipados. Algumas dessas dificuldades encontradas no ensino básico são recorrentes no ensino superior, como falta de reagentes para execução dos experimentos ou de espaço físico e carga horária disponível insuficiente para a execução dos experimentos. Assim, os vídeos podem ser aliados para a superação dessas dificuldades. Os usos dos vídeos de experimentos químicos apresentam inúmeras vantagens, fazendo uma ponte de construção de conhecimento do aluno, consolidando a parte teórica vista. Porém, existe uma grande dificuldade em encontrar um conteúdo de boa qualidade e que exemplifique de forma eficaz o conteúdo que está sendo apresentado. Neste contexto, o presente trabalho apresenta uma proposta de construção e uso de vídeos experimentos para a disciplina de Química Analítica Clássica e Instrumental do curso de Ciências da Universidade Federal de São Paulo, cujo tema principal avaliado num recorte da disciplina foi titulação de precipitação. A utilização da ferramenta vídeo-experimentação na metodologia de ensino é factível a diversos campos da educação, sejam eles se forma introdutória, auto- explicativa ou como uma ferramenta auxiliar para o docente. Neste trabalho, defendemos que vídeos-experimentações podem acrescentar e ser uma ferramenta que irá auxiliar o docente, mostrar a importância de se ter estratégias como forma de ensino e também irá facilitar a compreensão dos conteúdos teóricos abordados em sala de aula, sem substituir as aulas experimentais. Ademais, os vídeos puderam permitir-se trabalhar de forma víavel o conteúdo da unidade curricular de Química Analítica Clássica e Instrumental e também auxiliam na formação complementar dos estudantes, a como manipular os equipamentos e reagentes necessários em práticas laboratóriais.