PPG - Enfermagem
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Navegando PPG - Enfermagem por Palavras-chave "Accidents"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Adaptação transcultural e mensuração da validade e confiabilidade do Functional Capacity Index (FCI)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-08-31) Yamada, Marina Peixe [UNIFESP]; Whitaker, Iveth Yamaguchi [UNIFESP]; Zanei, Suely Sueko Viski [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8404189458594038; http://lattes.cnpq.br/4954772252354513; http://lattes.cnpq.br/7743557129893916; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: adaptar culturalmente para o português e validar o instrumento de medida de capacidade funcional, o Functional Capacity Index (FCI), à realidade brasileira e verificar as propriedades psicométricas, confiabilidade e validade do instrumento adaptado em pacientes com lesões traumáticas um ano após o acidente de trânsito. Método: pesquisa metodológica que envolveu tradução/retrotradução, adaptação transcultural, incluindo-se avaliação semântica, idiomática, conceitual e cultural e validação do FCI. A versão final foi aplicada a um grupo de pacientes vítimas de trauma após um ano da alta hospitalar. Para verificar a confiabilidade foi utilizado o Coeficiente Alfa de Cronbach. Para a avaliação da validade de construto discriminante comparou-se dois grupos, caso e controle. Para a validação concorrente aplicou-se o índice de Katz e para a verificação da validade convergente, o questionário Injury Severity Score (ISS). Resultados: Após a tradução do instrumento, do total de 58 itens avaliados, oito (13,8%) não apresentaram concordância entre os tradutores. Na retrotradução, seis (10,3%) apresentaram palavras diferentes do original, porém com significados semelhantes. Na avaliação pelo comitê de especialistas, cinco itens (8,6%) não alcançaram a taxa de concordância maior que 90,0%. Após a aplicação do instrumento final, a consistência interna de todos os domínios que compõe o FCI, verificada pelo Alfa de Cronbach, mostrou-se aceitável (? ? 0,7); os valores do FCI correlacionaram-se de forma moderada e significante com os valores do índice de Katz (r = 0,387 e p = 0,006); observou-se que não houve correlação significante entre os escores ISS e FCI (r = - 0,118 e p = 0,415); os valores do FCI foram estatisticamente maiores no grupo caso em comparação ao grupo controle (p<0,001), confirmando a validade de critério discriminante. Conclusão: A adaptação transcultural do instrumento de avaliação da capacidade funcional, FCI, para o português do Brasil, aplicado às pessoas que sofreram acidente de trânsito um ano após a alta hospitalar, permitiu concluir que o instrumento final mostrou resultados satisfatórios quanto à confiabilidade. Em relação à validade, os resultados quanto à validade de critério concorrente e de construto discriminante indicaram resultados favoráveis a sua utilização.
- ItemSomente MetadadadosPacientes com lesões traumáticas decorrentes de acidentes de trânsito: análise do tempo de permanência na sala de emergência(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-04-25) Aguiar, Katiuscia Larsen De Abreu [UNIFESP]; Whitaker, Iveth Yamaguchi [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objectives: To characterize patients with traumatic injuries due to traffic accidents admitted to emergency room (ER), analyze the length of ER stay up to the referral to operating room, intensive care unit (ICU), or hospital wards, and verify the association of length of ER stay with age, gender, type of traffic accident, day period of incident, type of prehospital care (PHC), amount of computed tomography (CT) scan undertaken, time up to cranial CT, number of specialists, injury and trauma severity, length of hospital and ICU stay, complications, type of hospital discharge, recovery after hospital discharge, and readmission. Method: Prospective cohort study for the follow-up of patients with traumatic injuries due to traffic accidents, since their admission into the ER up six months after hospital discharge. Data from patients admitted to ER due to traffic accidents aged more 14 years old in 2015 were included in the sample. Kruskal-Wallis, Chi-square, or likelihood-ratio tests were used to observe the association between length of ER stay and study variables, considering a 5% significance level and a 95% confidence interval. Results: The sample included 327 patients of which 82% were men, mean age was 34 years, primarily (58.7%) affected by motorcycle accidents, 97.2% suffered minor, moderate, and serious injuries. The length of ER stay mean was 4.8 hours. The longest length of ER stay was associated with the time for undertaking cranial CT scan (p=0.0039), trauma severity (anatomical p=0.0056 and physiological p=0.0141), and complications (p=0.0241). Among those who stayed in the ER for up to two hours, the highest percentage (37.1%) was referred to the green sector (p<0.0001), and was associated with motorcycle accidents (p=0.0147) and basic support (p=0.0478). Conclusion: The length of ER stay of patients with traffic accident injuries was 4,8 hours in average. It was associated with factors indicating trauma severity. Severe patients were observed in longer ER time intervals than those with lesser severity. Considering the high demand of patients in emergency department and for the therapeutic and monitoring needs of critically ill patients to be met at a time and place appropriate to their conditions, the organization of hospitalized patient flow should be part of health public service management agenda.