Navegando por Palavras-chave "Gilles Deleuze"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Deleuze, Jarry e a 'Patafísica(Universidade Federal de São Paulo, 2023-04-03) Carvalho, Márcio Marques de [UNIFESP]; Fornazari, Sandro Kobol [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7348071088831875; http://lattes.cnpq.br/0562567820770407Esta dissertação se propõe a analisar ressonâncias entre a ‘Patafísica de Alfred Jarry e alguns elementos da filosofia de Gilles Deleuze, inclusive em parceria com Félix Guattari. O intuito da pesquisa foi investigar a função da criatividade no pensamento filosófico. Partiu-se de O que é filosofia?, em que Deleuze e Guattari identificam o pensamento como criação, seja em sua expressão conceitual, funcional ou sensível, isto é, enquanto filosofia, ciência e arte. E também de Artimanhas e Opiniões de Dr. Faustroll, patafísico, em que Jarry apresenta a ‘Patafísica, ciência de soluções imaginárias dedicada ao estudo das leis que regem as exceções, uma proposição estética de cunho cientificista que apresenta uma dinâmica muito próxima da imagem rizomática do pensamento. A dissertação está estruturada como um percurso em que a criatividade é abordada no nível sócio histórico, no nível biográfico, no nível da linguagem e no nível cognitivo. São pontuados: o reconhecimento do paradigma estético, a atuação de Jarry na arte, os personagens conceituais da ‘Patafísica e sua formulação teórica, a função do experimentalismo de estilo nas escritas de Deleuze e de Jarry, alguns conceitos de Deleuze e Guattari que propiciam a abordagem da ontologia da diferença, e, por fim, a cognição inventiva. Constatou-se que, ao questionar a imagem dogmática do pensamento, Deleuze desvencilha verdade e recognição; identificando a verdade, enquanto nexo entre modos heterogêneos de existência, à percepção da diferença. Reaproximando o pensamento do sensível, Deleuze legitima relações conceituais não discursivas e não racionais, e promove a convergência entre conceitos, perceptos e afectos. Neste sentido, a arte é importante à filosofia deleuziana por induzir a atenção a voltar-se ao singular do fenômeno antes de submetê-lo à recognição. Ao enfatizar as exceções, Jarry se contrapõe aos referenciais que organizam a realidade por pressupostos; e oferece uma abordagem singular do fenômeno, desvencilhado de essencialidade ou causalidade, como epifenômeno. O que levou Deleuze a abordar a ‘Patafísica em dois artigos curtos, em que a caracteriza pela superação da metafísica e pela antecipação da fenomenologia. Alguns dos elementos que se tornariam relevantes à filosofia deleuziana foram também intuídos por Jarry no início do século XX, como o caos, o virtual, as linhas de fuga e, sobretudo, a atenção à diferença. A busca pela lógica dos movimentos aberrantes e pelas leis que regem as exceções evidencia a convergência entre seus projetos. Conclui-se que o ponto de maior ressonância entre os autores é a proeminência atribuída à criatividade, identificada como aspecto intrínseco ao funcionamento do pensamento por atuar desde a cognição inventiva.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Deleuze: crítica e experimentação(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-05-06) Souza, Andre Luiz Marques De [UNIFESP]; Sales, Alessandro Carvalho [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The sense of criticism in Deleuze's philosophy is unique: to serve philosophical creation. Criticism is as if triggered by creation so that it serves the ends of the first. But criticism and creation requires the tracing of a way of being that absolutely defies the established values and evaluations that flow from them. The diagnosis of criticism discovers that the disease of both man and world is nihilism: the triumph of a way of being that denies life, which makes life something to be controlled, censored, appeased. How to do, therefore? How to draw a way of being that opposes in quality to the nihilistic way of being? It takes a path, a whole path in which the fight against nihilism is mixed up with a struggle that the thinker must undertake against himself, against the nihilism that conditions him. This path has two aspects that are like the two traces of a single philosophy: a destructive, critical par excellence; another experimental and creative, ethical par excellence. It is therefore necessary to determine the meaning of this conjunction by examining in detail some of its most important aspects.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Machado na aula : em busca de signos e intercessores para a potencialização de experiências subjetivas no aprender(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-11-08) Silva, Lilian dos Santos [UNIFESP]; Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The purpose of this research is to investigate Machado de Assis through the signs of his Literature as a potential factor for subjective experiences in learning. The hypothesis consists on showing that, upon experimenting the text of Memórias Póstumas de Brás Cubas, its signs can work as intercessors, contributing to the fruition, reflection and creation of the students/readers. Thus, the aim is to outline possibilities of subjective experiences that the signs can raise, thinking of subjectivity components and processes of singularization. Therefore, the starting platform are the concepts of sign and intercessor, in the sense given to those terms by Gilles Deleuze, and the idea of subjective experiences, as the prospect of Felix Guattari. According to this theoretical framework, signs are pointed out in Machado´s novel from a reading experience, which has been affected, what means, from percepts and affects. The work Proust and Signs, by Deleuze, is also taken as a basis, considering the types of signs that he brings up in the novel In Search of the Lost Time, by Marcel Proust. The methodology is based on the sign that is taken on as the very intercessor element, not being the interpretation proposed a hermeneutics, which reveals the truth by the truth. Thus, it is possible to suspect that taking the thought of Machado de Assis can be a potent way for the student/reader to contact subjective experiences. Therefore, from Machado´s literary work, according to Deleuze's approach, the contribution of this research to the Philosophy of Education field takes place from an analysis of the potential use of signs as intercessors in learning, aiming students, readers and educators.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Maio de 1968, o acontecimento que não ocorreu? uma análise à luz de Deleuze e Guattari(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-02) Zacharias, Bernardo Marcondes [UNIFESP]; Sales, Alessandro Carvalho [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8858290296572625; http://lattes.cnpq.br/0334124972651795Seguindo a provocação dos pensadores Gilles Deleuze e Félix Guattari contida no título do texto Maio de 1968 Não Ocorreu, este trabalho busca apresentar possíveis sentidos quanto ao que eles desejavam colocar em questão nessa afirmação. Para isso, a princípio, recorre-se a uma reflexão sobre o conceito de acontecimento e como historicamente diferentes linhas de pensamento construíram uma certa noção hegemônica de tratamento do conceito, tendo em vista sobretudo a discussão realizada pelo historiador das ideias François Dosse; depois, parte-se para uma análise do acontecimento de Maio de 1968, em que são retomados conflitos e paradoxos que constituem a própria trama do acontecimento, assim como também são demonstradas as insuficiências das tradicionais leituras do acontecimento e, por fim, analisa-se o acontecimento de Maio de 1968 a partir da teoria do acontecimento de Gilles Deleuze, a fim de buscar segundo quais sentidos podemos compreender a provocação dos pensadores e como este acontecimento está sujeito a novas atualizações, ou seja, continua a produzir efeitos até a contemporaneidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Margens da literatura, sociedade e direito à voz: o valor literário de Capão Pecado, de Ferréz(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-31) Silva, Wallace José; Sales, Alessandro Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8858290296572625; https://lattes.cnpq.br/0736074085325462Das diversas maneiras que se buscou compreender a literatura produzida desde as periferias, boa parte delas apontam — não sem algum ponto de vista mais ou menos enviesado — para uma expressão neo-documental da realidade das margens. Essas perspectivas, entretanto, são as mesmas que tendem a uma desvalorização, ou ainda, uma estigmatização dessas produções. Um dos autores inseridos nesse contexto de produção literária que floresceu nas periferias na virada do século é o paulistano Ferréz, morador da periferia do Capão Redondo, no extremo sul de São Paulo. Sua primeira obra, o livro Capão Pecado (2000) restou capturada por determinadas interpretações que reduziram-na a um retrato da violência, dos sofrimentos, da falta de recursos e de oportunidades das populações que vivem distantes dos grandes centros urbanos. Em nosso trabalho, buscamos tecer outros modos de compreender esse exercício de Ferréz, na tentativa de compor uma leitura em intensidade de sua estréia singular no romance.