Navegando por Palavras-chave "Ensino fundamental e médio"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Acesso e permanência no ensino superior: perfil dos alunos da área da saúde no Vale do Ribeira(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-09-24) Monma, Aline Tatiane Almeida [UNIFESP]; Poletto, Patricia Rios [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7170962317109623; http://lattes.cnpq.br/6834320490284164; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Vale do Ribeira é uma região muito rica em biodiversidades, porém seus índices socioeconômicos são os mais baixos do Estado de São Paulo. Na região há somente uma faculdade presencial na área da saúde, que funciona durante o período noturno. O projeto objetivou compreender a possível influência dos aspectos socioeconômicos e da formação prévia no ensino médio com a permanência no ensino superior, dos estudantes matriculados nos cursos da área da saúde de uma instituição de ensino superior privada, situada no Vale do Ribeira. Teve como objetivos específicos: caracterizar o perfil socioeconômico dos estudantes matriculados nos cursos da área da saúde; explorar junto aos estudantes aspectos de sua formação prévia no ensino médio e sua relação com a permanência no ensino superior; e conhecer e compreender os aspectos dificultadores para permanência dos estudantes no ensino superior. Método: a investigação foi do tipo exploratório descritivo, transversal com abordagem qualitativa. Teve como instrumentos o questionário socioeconômico e a entrevista semiestruturadas, as coletas de dados foram realizadas após o aceite do termo livre esclarecido. Os resultados encontrados evidenciaram as dificuldades enfrentadas no ensino superior devido a baixa qualidade do ensino médio e a baixa renda socioeconômica, porém esses fatores não foram relevantes para a desistência do curso. O fator Motivação foi o mais relatado para a permanência dos discentes para a permanência no ensino superior. As informações obtidas no estudo trouxeram indicadores para proposição de estratégias que podem melhorar o acolhimento e aprimorar a permanência dos discentes e conclusão do curso de graduação.
- ItemSomente MetadadadosAvaliação dos conteúdos relacionados à nutrição contidos nos livros didáticos de biologia do ensino inédito(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-01-28) Teixeira, Tatiana Cristina [UNIFESP]; Sigulem, Dirce Maria [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Nowadays, the didactic book is the most used educational material by the teachers and many times it is the unique fountain of scientific knowledge to students, therefore its content is very important to analyze the educational situation in Brazil. The objective of this study was to analyze the nutrition issues contained on the biology books of High School, comparing the quality of information front the current scientific concepts, and propose necessary modifications for the individual formation, aiming the healthy eating habits. This was a transversal descriptive study in which were assessed, of structured form, all the biology books recommended for High School by Ministry of Education. The structured assessment consisted of one instrument in which the variables could be classified as sufficient, insufficient or absent. All didactic books introduced nutrition information; however, the majority was insufficient to promote conscientious eating choices and/or change of habits. There was lack of information in some didactic books: hipovitaminosis A and folic acid deficiency (100%), iron deficiency anemia (89%), obesity, iodine deficiency and food pyramid (78%). The insertion of the nutritional education in the scholar curriculum and the revision for adequacy of contents about nutrition on the didactic books are supporting measures to prevent health problems of future adults.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Concepções e práticas de professores de ciências naturais sobre nutrição e saúde no ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-11-26) Castro, Paula Morcelli de [UNIFESP]; Gaglianone, Cristina Pereira [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: The teacher in the school environment, besides being an important model, is a potential ally to the knowledge construction on topics of nutrition area. Objective: Cognize the conceptions and practices of science teachers of elementary school about food and nutrition. Methodology: This is a transversal study with qualitative methodological strategy, realized in six elementary schools in Santos city, São Paulo. It was used a questionnaire to collect data where the information was filled by 4th and 5th years teachers. Results and Discussion: All participants of the survey n = 32 are female and aged between 26 and 67 years old, where 29 have higher education. Considering the teachers knowledge about food and nutrition, it was observed inappropriate concepts about food substitutes or equivalent. Beside, the interpretation of healthy feeding habits proved to be wrong, by using feeding restrictions. Among the teaching strategies used to approach the topic healthy eating in teaching practice, we found: reading and researches on the newspaper and magazines, didactic books, discussion, dialog, informal conversations, interviews, posters, panels, multi-media resources, computer laboratory, theater, personal experiences exchange. About the teachers experiences in the use of Information and Communication Technologies, their perceptions was that the virtual ambient can be an experience trade, representing a learning local of teachers formation enriching and helping the knowledge acquisition. Final considerations: Was observed in this study that some content about food and nutrition was proved wrong in teachers conceptions, reflecting the necessity of a formation process to them. And the pedagogical practices reported by the teachers was proved very diversified to show the theme. But, more researches are necessary, including other populations that may guide the process of teaching, for 4th and 5th years of environmental education in the knowledge construction about food and nutrition for students and teachers.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Erros de base fonológica na escrita: codificação de surdas e sonoras, segmentação e juntura vocabular(Academia Brasileira de Audiologia, 2014-09-01) Arnaut, Mirian Aratangy; Hackerott, Maria Mercedes Saraiva; Bueno, Gabriela Juliane; Nepomuceno, Pablo Felício; Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Paulista Departamento de Publicidade e PropagandaPurposeThe present study investigated the characteristics of phonological information processing as manifested in the writing of dictated syntagmas, capable of indicating possible correlations and the predictive impact between the analyzed orthography errors (coding of voiced and voiceless phonemes, undue segmentation and word junction) according to the school system. MethodEighty children from both genders, aged between 6 and 11 years, were selected from those regularly enrolled between the 2nd and 5th years of primary education, in both public and private schools in the municipality of São Paulo. The participants wrote, as dictated to them, 34 noun syntagmas composed of high frequency words. ResultThe three types of error were correlated with one another according to different patterns in each school system. In the public schools, voice-voiceless coding errors and undue segmentations were positively correlated. Perception characteristics directed to the metric foot and the syllable might have influenced the children’s performance. As for the results in private schools, the perception of the phonological word, phonological phrase and intonational phrase might have influenced the correlations between errors of the voiced-voiceless type and junctions. ConclusionVoiced-voiceless coding errors, word junction and undue separation manifested differently between private and public schools, regarding writing performance. Only in private schools could the voiced-voiceless coding errors predict those of word junction and hypersegmentation.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Escolas de Nível Médio de Enfermagem: convergências e divergências das ações para sua criação e implementação(Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, 2012-04-01) Caverni, Leila Maria Rissi [UNIFESP]; Sanna, Maria Cristina [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This historical-documental study, interpreted under the light of Pierre Bourdieu's theory, was performed with the following objectives: to identify and describe the agreements and disagreements between movements that promote the creation and implementation of secondary-level nursing schools/courses in seven private model-reference hospitals located in São Paulo, from 1945 to 1989; and to explain the intentions of the studied institutions in creating and implementing these schools/courses. The results provided evidence of the agreements and disagreements synthetized in the items: opening and closing of courses, maintenance and direction by religious institutions, sources of funding, objectives and purposes, number of graduates and impact on the workforce. It was concluded that the hospitals created their schools at different times, but their objectives were in agreement, which included: preparing their workforce, use of student services, obtaining tax exemption and support and aggregating cultural, social and economical assets, and, consequently, symbolic power in the battle for reputation.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Identificação de incapacidades em crianças com deficiência inclusas em escolas municipais pertencentes à DRE-Diretoria Regional de Educação Penha - São Paulo, por meio do PEDI-Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-05-26) Teles, Fernanda Moreira [UNIFESP]; Puccini, Rosana Fiorini [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução – Inclusão é o movimento da sociedade para produzir a igualdade de oportunidades para todos. No âmbito individual, a inclusão supõe que cada um tenha a possibilidade de fazer suas próprias escolhas e construir sua própria identidade pessoal e social. No Brasil, a Constituição Federal de 1988 estabelece o dever do Estado com a educação mediante a garantia de ensino fundamental obrigatório e gratuito para todos, inclusive aos que a ele não tiveram acesso na idade própria e, ainda, atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. A deficiência pressupõe a existência de variações de algumas habilidades que sejam qualificadas como restrições ou lesões. No Brasil, segundo o IBGE (2000) a prevalência de deficiência na população era de 14, 5%; em São Paulo, dados da Secretaria Municipal de Saúde, apontam para uma prevalência de 6,59%. Objetivos - Descrever as incapacidades de alunos em processo de inclusão por meio do inventário de avaliação pediátrica de incapacidade (PEDI). Métodos – tipo de estudo: transversal analítico; população: 181 alunos de 7 a 10 anos em processo de inclusão em 32 escolas da rede municipal da DRE – Delegacia Regional de Ensino Penha – São Paulo (SP). Variáveis: idade e série escolar; tipos de deficiência constantes de laudo do prontuário da criança. Instrumento: inventário de avaliação pediátrica de incapacidade (PEDI) que por meio de questionário aplicado ao cuidador avalia 197 atividades nas áreas de auto-cuidado, mobilidade e função social e a necessidade de assistência do cuidador para as mesmas funções. Análise estatística: utilizados teste t-student, análise de variância (ANOVA), análise de variância de medidas repetidas; para todos os testes considerou-se significância estatística (p < 0,5). Resultados – dos 181 alunos, 39 (21,5%) eram menores de 8 anos, 32 (17,7%) tinham 8 anos, 57 (31,5%) tinham 9 anos e 53 (29,3%) tinham 10 anos ou mais; em relação à série escolar, 35 (19,3%) estavam na 1ª série, 46 (25,4%) na 2ª série, 50 (27,6%) na 3ª série e 50 (27,6%) na 4ª série. Quanto aos tipos de deficiências, foram classificados em: Conduta típica – 30,4%, Deficiência física – 14, 9%, Deficiência global do desenvolvimento – 6,6%, Dislexia – 1,1 %, Distúrbios de fala – 7,2%, Deficiência visual – 2,8%, Múltiplas deficiências – 18,2%, Síndrome de Down – 9,4%, Síndromes genéticas – 6,6%. Diferenças estaticamente significantes no desempenho dos alunos, segundo o PEDI, foram observadas nas escalas de auto-cuidado (média de 77,8% na 1ª série e de 95,2% na 4ª série - p) e mobilidade (média de 90,0% na 1ª série e 99,8% na 4ª série) entre as séries, mas não entre as idades, ainda que apresentasse uma tendência de desempenho crescente – auto-cuidado (média de 85,7% em menores de 8 anos e 90,4% em crianças com 10 anos ou mais) e mobilidade (média 88, 9% em menores de 8 anos e 97,6% em crianças com 10 anos ou mais). Na função social não houve diferença entre as série ou idades. Em relação aos grupos de deficiências, na área de função social observaram-se as menores médias quando comparadas às outras áreas (auto-cuidado e mobilidade): conduta típica (71,9%), deficiência global do desenvolvimento (58,7%), distúrbios de fala (53,7%), múltiplas deficiências (75,1%), síndrome de Down (61,0%) , síndromes genéticas (55,8%). O grupo de alunos com deficiência física apresentou como área mais afetada a mobilidade com média de 62,7%. Para todos os grupos, as médias referentes à assistência do cuidador para as funções refletiram a necessidade de ajuda que essas crianças requerem no cotidiano. Conclusões – A função social foi a mais comprometida em todos os grupos e o instrumento de PEDI – Inventário de avaliação pediátrica de incapacidade permitiu a identificação de incapacidades por grupo de deficiência e individual, podendo constituir instrumento importante para intervenção direcionada e acompanhamento na escola.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Levantamento sobre os programas de prevenção ao uso de drogas nas escolas ensino fundamental e médio das redes pública e privada de ensino do município de São Paulo.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Pereira, Ana Paula Dias [UNIFESP]; Sanchez, Zila van der Meer [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A necessidade e importancia da realizacao de um diagnostico sobre as acoes preventivas do uso de drogas nas escolas sao evidentes, pois a escola e reconhecida como um ambiente relevante para a realizacao de uma educacao preventiva eficaz. Objetivo: Conhecer acoes desenvolvidas para prevencao ao uso de drogas nas escolas do ciclo fundamental II (do 6º a 9º ano) e medio (1º a 3º ano) da rede publica e particular de ensino do municipio de São Paulo. Metodologia: Estudo transversal com uma amostra probabilistica de 263 dirigentes escolares. Utilizou-se a tecnica de amostragem sistematica para realizacao do sorteio da amostra. As escolas sorteadas foram convidadas a participar do estudo atraves do endereco eletronico e por contato telefonico. Aplicou-se um questionario fechado, de autopreenchimento, atraves da internet. O questionario continha perguntas sobre programas de prevencao ao uso de drogas na escola e suas caracteristicas. Teste de qui-quadrado e teste t foram utilizados para testar hipoteses de comparacao entre escolas publicas e privadas. Regressao logistica permitiu identificar os fatores associados a implantacao de programas de prevencao nas escolas. Resultados: A analise dos dados apresenta que 42,5% (n=100) das escolas avaliadas possuem programa de prevencao ao uso de drogas inserido no cotidiano e no programa pedagogico da escola. Quase todos os dirigentes (84,8%, n=217) concordam totalmente que a escola e um espaco adequado para o desenvolvimento de programas de prevencao ao uso de drogas. Na analise do modelo multivariado notou-se que a experiencia do dirigente da escola e um fator importante para a implementacao de programas de prevencao ao uso de drogas. Segundo a estimativa pontual do odds ratio, a cada ano de atuacao do dirigente na educacao, a chance da escola ter um programa de prevencao aumenta em aproximadamente 4% (OR= 0,041; IC95%=1,006; 1,080). O fato de a escola experimentar tecnicas de ensino inovadoras tambem aumenta significativamente (OR= 6,174, IC95%=2,011; 19,043) a chance da escola desenvolver um programa de prevencao ao uso de drogas inserido no cotidiano e em seu projeto pedagogico. A falta de recurso financeiro e o maior desafio para os dirigentes desenvolvem um programa no contexto escolar, principalmente na rede estadual de ensino. As barreiras foram mais presente significativas nas redes estadual (E) e municipal (M), quando comparadas com as rede privada (P), destacando-se: a falta de material didatico (E=75,3%, M=71,1%, P= 32,7%, p<0,001), a falta de dinheiro (E=63,3%, M=44,6%, P= 20,8%, p<0,001) e as demandas concorrentes para ensino de outras disciplinas (E=51,0% M=71,1%, P=54,9%, p=0,019), Nas escolas que possuem programas de prevencao, as estrategias sao destinadas aos alunos (94,0%), apresentam em seus programas modelos integrados: educacao para Saúde (92,0%), educacao afetiva (91,0%), educacao para o conhecimento cientifico (82,6%), treinamento para resistir (71,4%), treinamento para habilidades pessoais e sociais (69,7%) e oferecimento de alternativas (66,0%). Na rede publica os programas sao mais promovidos pela policia (E=66,7%, M=77,8%) e na rede privada por uma equipe da propria escola (68,0%). Conclusoes: No municipio de São Paulo a prevalencia de programas de prevencao ao uso de drogas e baixa nas escolas das redes municipal, estadual e privada de ensino fundamental II e ensino medio. Acoes emergentes que possam aumentar essa prevalencia sao necessarias, como propostas governamentais pautadas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e inseridas na forma de politicas publicas visando a integracao e articulacao permanente dos setores de educacao e Saúde
- ItemAcesso aberto (Open Access)O tema saúde no discurso dos professores de Educação Física no município de Itanhaém-SP(Universidade Federal de São Paulo, 2023-04-27) Borges, Eduardo Oliveira [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/5124218221237646; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O enlace da saúde com a Educação Física esteve presente na área desde sua gênese e na escola esse elo influenciou o modo em que a disciplina foi desenvolvida, sua legitimidade e a compreensão generalista como a única responsável pelas ações de saúde. Essa relação apresentou uma predominância do viés da aptidão física, uma causalidade entre atividade física e saúde de maneira restrita, que acaba por desconsiderar os condicionantes e determinantes sociais envolvidos nesse processo, o que faz necessário investigar como pensam e em quais perspectivas o tema saúde vem sendo explorado pelos professores da disciplina. Desse modo, o objetivo do estudo consistiu em compreender o discurso dos professores de Educação Física no ensino fundamental II em relação à saúde em escolas públicas no município de ItanhaémSP. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de campo exploratória com professores de Educação Física do ensino fundamental II do município de Itanhaém-SP. Participaram do estudo 16 professores, de ambos os sexos, efetivos da rede municipal de educação. O instrumento de coleta de dados utilizado no estudo foi a entrevista semiestruturada e a análise dos dados ocorreu por meio de categorias não-apriorísticas. Como resultados foi possível identificar no discurso dos professores o predomínio de uma concepção e relação restrita de saúde. Contudo, apesar da carência de definição teórica, surgiram também, indícios que caminham na direção de uma prática pedagógica com uma concepção ampliada de saúde. Essa escassez de arcabouço teórico pode ser consequência de uma formação com pouca aproximação e debates relacionados às questões de saúde. Pode-se concluir que a abordagem do tema saúde tem sido desenvolvido próximo de uma concepção restrita de saúde. Esse tipo de abordagem está relacionado a uma vertente fomentadora de saúde. Além disso, os professores de Educação Física parecem fundamentar o tema saúde, principalmente, por meio da informação