A suplementação de antioxidantes inibe o processo de apoptose na parede vesical de ratos submetidos à privação androgênica

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2009-02-27
Autores
Ludwig, Luana [UNIFESP]
Orientadores
Dambros, Miriam [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Ludwig, Luana. A suplementação de antioxidantes inibe o processo de apoptose na parede vesical submetida à privação androgênica. [Antioxidant supplementation inhibits apoptosis in blader wall subjected to sndrogen deprivation]. Orientadora: Miriam Dambros. São Paulo: s.n, 2009. [46]. Dissertação(Mestrado em Urologia)-Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Resumo: Introdução: Dentre as disfunções vesicais a bexiga hiperativa afeta negativamente a população idosa. Respeitando os princípios básicos da hiperatividade do detrusor, grande evidência tem se mostrado que a geração de radicais livres participa no processo de desenvolvimento da bexiga hiperativa, e durante 0 envelhecimento celular de organismos, este processo é intensificado colaborando para um aumento no dano de DNA. Objetivo: Avaliar os efeitos do hipogonadismo (usando um modelo de envelhecimento induzido) no processo de apoptose celular na parede vesical de ratos machos orquiectomizados e do efeito protetor da suplementação de alfa-tocoferol. Material e Métodos: Foram empregados 4 grupos de 10 ratos Wistar machos: grupo I (controle); grupo II (orquiectomia bilateral); grupo III (orquiectomia bilateral e suplementação prévia com alfa-tocoferol por 4 semanas); grupo IV (orquiectomia bilateral, suplementação prévia com alfa-tocoferol por 4 semanas e nas 8 semanas seguintes). Todos os ratos foram sacrificados após 8 semanas, e amostras de sangue foram coletadas para dosagem de testosterona e 8-epi-PGF2. A bexiga foi removida ao nível do colo vesical, fixada em formal 10% e processada em parafina e submetida a secções de 5μm para imuno-histoquímica. A presença de caspase-3 ativada foi detectada através de técnica descrita por Brown, 1996 (1). A avaliação estatística empregou métodos não paramétricos e nível de significância de 5%. Resultados: As concentrações séricas de testosterona ao final do experimento, nos grupos II, III e IV foram menores do que 20 pg/mL. A análise do isoprostano 8-epi-PGF2 mostrou diferença estatisticamente significativa do grupo II em relação aos demais (p<0,0003). A densidade volumétrica da caspase-3 mostrou diferença significativa quando os grupos foram comparados (p=0,0023). 0 grupo II apresentou 0 maior nível de morte celular que os demais. Conclusão: Nossos resultados demonstraram que 0 processo apoptótico na parede vesical foi mais expressivo no grupo II do que nos outros. A suplementação com alfa¬-tocoferol atenuou significativamente 0 estresse oxidativo e morte celular na musculatura detrusora. Estes resultados sugerem que 0 estresse oxidativo causado pela castração cirúrgica em ratos machos pode estar envolvido na indução de apoptose. Além disso, a administração de um antioxidante reduziu significativamente a apoptose na parede vesical submetidos à privação androgênica. 0 que corrobora com a hipótese da influência de radicais livres no processo de morte celular na bexiga de ratos.
Descrição
Citação
LUDWIG, Luana. A suplementação de antioxidantes inibe o processo de apoptose na parede vesical de ratos submetidos à privação androgênica. 2009. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2009.