Miguel Arroyo e Samira Zaidan: experts e os novos saberes de referência para o ensino de matemática nos primeiros anos escolares

Data
2023-12-19
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este estudo tem em perspectiva o currículo crítico, e suas constantes mudanças. Dessa forma, esta monografia tem por objetivo entender quais processos perpassam a construção do currículo, mais especificamente, analisar a partir dos agentes que participaram dessa elaboração, os professores Miguel Arroyo e Samira Zaidan, constatados experts da educação, na elaboração dos documentos curriculares do projeto Escola Plural. Por referência conceitual, o trabalho considera a categoria de expert. Tal personagem caracterizado como especialista em determinada área e que participa ativamente no processo de produção de um novo conhecimento ou de uma nova expertise. Por meio de pesquisa bibliográfica, e base teórico-metodológica sócio-histórica, a reflexão tenta responder a seguinte questão: Que novos saberes resultam dos processos envolvidos na produção curricular sob responsabilidade dos experts Miguel Arroyo e Samira Zaidan? Como resposta, em síntese, foi possível aferir que a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte foi capaz de desenvolver documentos que refletissem a concepção de educação entendendo a necessidade de outras dimensões de práticas pedagógicas e de uma nova reestruturação do tempo escolar, tendo certa continuidade nos projetos da rede e considerando a participação dos profissionais da educação.
Descrição
Citação
FONSECA, Daniele Maria Primo da. Miguel Arroyo e Samira Zaidan: experts e os novos saberes de referência para o ensino de matemática nos primeiros anos escolares. 2023. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2023
Coleções
Pré-visualização PDF(s)