Pedagogia

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    Residência Pedagógica CAPES, Programa Residência Pedagógica UNIFESP, diferenças
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-18) Santana, Sheila Martins [UNIFESP]; Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979; http://lattes.cnpq.br/9723948150692706
    O presente Trabalho de monografia Conclusão de Curso (TCC) relata do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e Projeto de Residência da Capes (RP.CAPES) na modalidade do Ensino Fundamental Anos Iniciais,fundamental, eja, gestão educacional realizado como unidade curricular (UC) obrigatória do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. O objetivo é comparar a estrutura do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Projeto de Residência Pedagógica (Capes). A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Fundação do Ministério da Educação (MEC), na Universidade Federal de São Paulo. Para isso analisa as diferenças estruturais entre duas modalidades de estágios que são igualmente denominadas residências pedagógicas que a diferenciam do Programa Residência Pedagógica e o Projeto de Residência Pedagógica suas comparações, orientações, na formação inicial docente dos estudantes residentes do curso de Pedagogia, para compreender a escola pública de Guarulhos, para o desenvolvimento do trabalho e selecionadas escolas- campo para a imersão das discentes do projeto e programa nas escolas que fazem participação que atendem no ensino fundamental e suas professores formadores e preceptores, que conduzem todas as orientações do período que será realizado a imersão nas escolas.
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    Relato de Experiência de uma pedagoga em formação: Aproximações em relação ao universo da educação inclusiva
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-04) Beijato, Larissa Garcia [UNIFESP]; Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979
    Este é o registro das vivências em instituições de ensino públicas e privadas, embasado em conceitos teórico-práticos estudados no curso de Pedagogia. O período abrangido pelas experiências relatadas vai de 2018 até 2023. Essas reflexões trouxeram de volta memórias das histórias vivenciadas no campo da educação inclusiva, atuando como professora auxiliar de educandos com Autismo, Transtorno Global do Desenvolvimento e Síndrome de Down, que foram essenciais para o desenvolvimento da autora como pedagoga na Universidade Federal de São Paulo, pois pude compreender a importância da sensibilidade, paciência e afeto, para um desenvolvimento integral dos educandos.
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    A importância da escola no combate à violência sexual contra as crianças e adolescentes: uma análise sobre homeschooling e educação sexual nas escolas brasileiras.
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12) Sousa, Ana Karen Gomes de [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6564510847928702
    Este estudo tem como objetivo analisar a educação sexual no contexto escolar, contrastando-a com o Projeto de Lei 1.338/22, que propõe a legalização da educação domiciliar no Brasil. Busca-se compreender as motivações e principais argumentos que sustentam essa modalidade de ensino. A abordagem é qualitativa, visando avaliar o impacto potencial do PL 1.338/22 na vida das crianças no país, com ênfase nas preocupações relacionadas a possíveis aumentos não notificados ou subnotificados de casos de violência sexual. Este estudo proporciona uma análise crítica da interseção entre educação sexual, educação domiciliar e o bem-estar das crianças no Brasil, contribuindo para o debate em curso sobre políticas educacionais no país. Além disso, a pesquisa investiga o papel fundamental da educação sexual no Brasil como meio de prevenção e enfrentamento da pedofilia e dos abusos sofridos por crianças, destacando especialmente a importância das escolas nesse combate. O fechamento das escolas devido à pandemia de COVID-19 agravou a vulnerabilidade de muitos estudantes, tornando crucial a reflexão sobre a atuação da escola além de seus limites físicos. O problema central da pesquisa questiona como a educação sexual para crianças e adolescentes pode contribuir para a prevenção e combate à pedofilia e abusos, inclusive no ambiente doméstico, diante da alternativa do homeschooling . Através do papel protetor das escolas, mesmo em meio a debates sobre o ensino domiciliar e ideias conservadoras que impactam negativamente as políticas educacionais, fica evidente a necessidade de repensar a capacitação de educadores, promovendo um ensino centrado no respeito e na prevenção da violência sexual. A complexidade histórica da educação sexual no Brasil, com avanços e retrocessos influenciados por contextos políticos e sociais, deixa explícito a necessidade de reconhecimento da educação sexual como ferramenta essencial na prevenção de abusos, enfatizando sua integração natural na escola para identificação de casos e efetiva implementação de políticas públicas.
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    Autismo e literatura: Um estudo de produções acadêmicas sobre o tema
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12) Almeida, Vitória Camila Lima de [Unifesp]; Carvalho, Maria de Fátima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1875338693729537
    Esta pesquisa traz reflexões acerca da relação da criança autista com a literatura infantil juvenil. Objetiva investigar, em produções acadêmicas sobre o tema, se e como as pesquisas abordam essa relação. Parte da ideia de que o acesso à literatura é de suma importância para a formação social dos sujeitos, para o desenvolvimento cognitivo social e emocional de todas as crianças, sendo o acesso à literatura um direito também das crianças autistas. É composto por uma revisão sistemática de literatura, que tem como recorte temporal os últimos dez anos (2013-2023) após promulgação da lei do autismo (Lei Berenice Piana - nº 12.764/12) e da lei 13.146/2015 - Estatuto dos direitos da pessoa com deficiência (Lei brasileira de inclusão), sendo as buscas realizadas através dos artigos disponíveis na Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES por pesquisas desenvolvidas em universidades públicas. Na revisão das produções acadêmicas sobre o tema busca conhecer e compreender se e como a relação da criança autista com a literatura é abordada, qual a importância que lhe é atribuída. A discussão das obras encontradas é articulada com contribuições da abordagem sócio-histórica de Vygotsky e com contribuições de autobiografias de autores autistas que reconhecem como a literatura e o ambiente educacional proporcionam uma maior amplitude de seu desenvolvimento. A discussão revela a interconexão entre as ideias de desenvolvimento social e, ao mesmo tempo, singular dessas crianças e a importância da literatura em sua educação, assim como para a necessidade de estratégias pedagógicas eficazes que definam uma educação inclusiva, informada e compassiva, atendendo às especificidades das crianças autistas.
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    Reflexôes sobre um estágio remunerado em educação inclusiva em escola pública de ensino fundamental: contribuições da psicologia de Vigotski e do registro em diário de campo.
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12) Vega, Regina Aparecida Mariano De La [UNIFESP]; Carvalho, Maria de Fátima [UNIFESP]; Jardim, Vera Lúcia Gomes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0982059389262665; http://lattes.cnpq.br/1875338693729537
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o percurso da autora, em estágio remunerado, em projeto de apoio a dois alunos com deficiência em uma sala de aula do ensino fundamental em escola pública do município de Guarulhos (SP). Trata-se de apresentação de minha experiência no acompanhamento dessas crianças, realizado entre março e dezembro do ano de 2023. Minha participação foi orientada por uma perspectiva de educação baseada na ideia de desenvolvimento histórico e social das crianças. Dessa perspectiva a educação deve, senão garantir, buscar a igualdade de oportunidades entre as crianças, reconhecendo as diferenças entre elas. Foi também orientado pela legislação brasileira, pela Constituição Cidadã, que pressupõe a igualdade de gênero e direitos sociais a todos os cidadãos, garantindo a todos viver em sociedade e exercer a sua cidadania em igualdade de condições, promovendo o bem de todos, sem discriminação ou preconceito. Essa igualdade não admite tratamento diferente baseado em condição de deficiência. A reflexão é orientada pela psicologia de Vigotski, a abordagem histórico-cultural em psicologia. O autor e pesquisadores brasileiros que trabalham com suas ideias enfatizam a importância da educação para as crianças com deficiência e crianças com transtornos do desenvolvimento, como o TEA ou os chamados transtornos específicos. Defendem a importância de atenção à especificidade dessas crianças, às suas diferenças, sem adjetivá-las como deficitárias, sem associá-las à patologias. O texto também traz as contribuições de estudos feitos sobre a documentação pedagógica, relacionando a este conceito a ideia de registro em Diário de Campo. E, por fim, retomo os registros apresentando as reflexões elaboradas sobre o que vivi.