Pedagogia

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    Acesso aberto (Open Access)
    Reflexões sobre a prática da arte e da escuta na educação infantil
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-28) Souza, Isabelle Lopes de [UNIFESP]; Araujo, Betania Libanio Dantas de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3104010388590983
    Este trabalho é um relato de experiência sobre minha atuação como professora de crianças de 5 e 6 anos em uma escola particular no interior de São Paulo, seguindo a abordagem Reggio Emilia. Focado em práticas docentes que promovem investigações a partir dos questionamentos das crianças, o estudo utiliza a escuta ativa e registros para planejar projetos e espaços educativos. O objetivo é contribuir para a Educação com transformações práticas, oferecendo às crianças oportunidades de investigação com o professor como parceiro. O relato é fundamentado em autores como Edwards, Gandini, Forman, Rinaldi e Rodari. O trabalho detalha a importância das artes visuais, o conceito de fantasia e o papel do ambiente como terceiro educador, além de contextualizar o surgimento dos ateliês em Reggio Emilia e a integração entre o papel do professor e do atelierista.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Menina hoje, cientista amanhã: incentivos para educação e emancipação de gênero na infância
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-15) Santos, Samara [UNIFESP]; Finco, Daniela; http://lattes.cnpq.br/5868721280642490; http://lattes.cnpq.br/4326655036476904
    Este trabalho de conclusão de curso trata da importância do incentivo para meninas no campo das Ciências e Tecnologias, refletindo sobre estratégias de educação para o empoderamento feminino, desde a pequena infância. Parte da apresentação da minha experiência no contexto do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na Educação Infantil, com a participação no projeto da Banca da Ciência (BC), que teve a intenção de viabilizar a divulgação das ciências de forma lúdica e interativa em escolas públicas de Guarulhos. Os procedimentos metodológicos deste trabalho envolvem a pesquisa documental, com análise de publicações nacionais e internacionais, como a "Agenda 2030" da Organização das Nações Unidas - ONU Brasil (2015) e o documento "Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática - STEM" da Unesco (2018). Assim como realiza um levantamento e análise de pesquisas no Banco de Teses e Dissertações de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e artigos do Banco Periódicos CAPES sobre Gênero, Ciências e Educação Infantil. As análises revelam que os documentos significam um importante passo para construção de ações de iniciativas de gênero, políticas concebidas para incentivar a participação de meninas nas Ciências. Revelam como as políticas afirmativas de educação e gênero são importantes para incentivar jovens meninas a se reconhecerem e a participarem em carreiras científicas. Considerando que a sociedade brasileira ainda é permeada pelo sexismo e pelas desigualdades de gênero no campo da ciências, os resultados da pesquisa apontam para a importância da construção de uma educação emancipatória, que traga as meninas e mulheres para as áreas das ciências. Incentivar o debate sobre gênero e ciência, desde a pequena infância, é uma luta política, de valorização da capacidade profissional feminina e de reconhecimento de sua produção científica.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Literatura infantil e educação das crianças nas cruzadas antigênero
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024) Abreu, Beatriz Teles [UNIFESP]; Finco, Daniela [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5868721280642490
    Esta pesquisa busca refletir sobre as literaturas infantis que sofreram tentativas de censura com a onda de conservadorismo no Brasil, a partir da análise da coletânea de livros de Thierry Lenain, que aborda questões de gênero e sexualidade. Problematiza a questão do conservadorismo reacionário envolvendo a temática da "ideologia de gênero", buscando compreender os discursos e efeitos discursivos no campo da educação, que se materializaram com a retirada de termos como gênero, orientação sexual e sexualidade de documentos da política educacional. A pesquisa qualitativa tem como base a análise documental e bibliográfica, a partir da análise de literaturas envolvidas em polêmicas sobre a temática. A pesquisa busca entender as preocupações envolvendo essas literaturas, além de observar de que maneira gênero e sexualidade vem sendo retratada em livros infantis. Busca compreender quais as temáticas que causam polêmicas envolvendo gênero e sexualidade das crianças pequenas. Analisar mensagens voltadas para as normatizações de gênero e apresentar reflexões sobre a presença das ameaças antigênero na Educação Infantil. A pesquisa busca desse modo contribuir para pensar possibilidades educativas no campo de gênero e da sexualidade, retirando este debate da invisibilidade.
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    Acesso aberto (Open Access)
    O papel das diferentes gramáticas em língua portuguesa e suas aplicações em sala de aula: uma reflexão sobre novas abordagens de ensino baseadas na Teoria das Operações Enunciativas.
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-05) Nascimento, Nataly Felix; Lopes , Márcia Cristina Romero; http://lattes.cnpq.br/1851257666639782
    O presente trabalho aborda a relação entre língua e linguagem, destacando a importância da gramática no entendimento dos sistemas linguísticos. Além disso, discute a evolução do ensino de Língua Portuguesa, questionando métodos tradicionais em favor de abordagens mais dinâmicas e contextualizadas. Especificamente, explora a Teoria das Operações Enunciativas (TOE) como contraponto à gramática tradicional, enfatizando a compreensão do sentido a partir do contexto, em oposição à categorização rígida de palavras. Propõe-se, assim, um ensino mais reflexivo e adaptado à fluidez da linguagem, buscando a compreensão ampla e aplicada da língua no cotidiano escolar.
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    Acesso aberto (Open Access)
    O papel das diferentes gramáticas em língua portuguesa e suas aplicações em sala de aula. Uma reflexão sobre novas abordagens de ensino baseadas na Teoria das Operações Enunciativas.
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024) Nascimento, Nataly Felix; Lopes , Marcia Cristina Romero; http://lattes.cnpq.br/1851257666639782
    O presente trabalho aborda a relação entre língua e linguagem, destacando a importância da gramática no entendimento dos sistemas linguísticos. Além disso, discute a evolução do ensino de Língua Portuguesa, questionando métodos tradicionais em favor de abordagens mais dinâmicas e contextualizadas. Especificamente, explora a Teoria das Operações Enunciativas (TOE) como contraponto à gramática tradicional, enfatizando a compreensão do sentido a partir do contexto, em oposição à categorização rígida de palavras. Propõe-se, assim, um ensino mais reflexivo e adaptado à fluidez da linguagem, buscando a compreensão ampla e aplicada da língua no cotidiano escolar.