Pedagogia
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Submissões Recentes
- ItemAcesso aberto (Open Access)O tema Fracasso Escolar e a formação em Pedagogia(Universidade Federal de São Paulo, 2025-01-15) Costa, Giovanna dos Santos [UNIFESP]; Freitas, Marcos Cezar de; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979O presente trabalho aborda a temática do fracasso escolar, articulando reflexões pessoais e acadêmicas sobre a necessidade de um sistema educacional mais inclusivo e justo, baseado nas contribuições de Gualtieri e Lugli (2012). O trabalho também realizou um levantamento nos repositórios das três maiores universidades públicas de São Paulo — USP, UNIFESP e UNICAMP — para identificar a presença da temática do fracasso escolar nestas instituições. Os resultados indicam que, apesar de ser um fenômeno amplamente investigado, o fracasso escolar é multifacetado e não encontra explicações definitivas em nenhuma abordagem isolada. O fracasso escolar reflete problemas estruturais que demandam uma análise sistêmica e ações que considerem as diversidades dos estudantes, reafirmando o direito de todos à educação de qualidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A arte na educação de crianças não letradas: a construção de narrativas visuais a partir dos quadrinhos(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Barbosa, Gabriela Hernandes [UNIFESP]; Araujo, Betania Libanio Dantas; http://lattes.cnpq.br/3104010388590983; http://lattes.cnpq.br/3286851030755700O presente trabalho teve como propósito investigar as possibilidades que as histórias em quadrinhos oferecem na construção do conhecimento de crianças não letradas, com foco nas cores e expressões artísticas no processo educacional. A pesquisa defende que os quadrinhos, como linguagem multimodal, são ferramentas eficazes no desenvolvimento da expressão e compreensão visual, estimulando a criatividade, a interpretação e a comunicação. Ao integrar elementos gráficos e textuais, as histórias em quadrinhos facilitam a construção de significados e a formação de narrativas pessoais, permitindo que as crianças se envolvam ativamente no processo educativo. O estudo teve como propósito demonstrar que o uso de quadrinhos promove a atenção, o engajamento e a capacidade crítica das crianças, destacando seu impacto positivo tanto na aprendizagem quanto no desenvolvimento socioemocional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O passado e o futuro do ensino médio brasileiro: complexidades e indefinições(Universidade Federal de São Paulo, 2025-01-14) Batista, Maria Eduarda Vasconcelos [UNIFESP]; Abreu, Claudia Barcelos de Moura; http://lattes.cnpq.br/3114393461757020; http://lattes.cnpq.br/9168780727654484O presente trabalho se propõe a revisitar o percurso histórico do Ensino Médio Brasileiro, a partir de seus marcos históricos e legais, especificamente a Fundação do Colégio Pedro II, as Reformas Francisco Campos e Capanema, a Lei 5.692/1971, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9.394/1996, e por fim, o Novo Ensino Médio (Lei 15.415/2017). A análise terá como objeto as concepções, finalidades e formas de organização, se caracterizando, dessa forma, como pesquisa documental e bibliográfica. Nesse sentido foi possível empreender a construção histórica da dualidade estrutural que perdura no ensino médio brasileiro, aprofundada significativamente sob a vigência da Lei 15.415/2017, cujas similaridades desenham-se desde a ampliação da escolarização as classes médias e baixas do país na década de 1930 até o ideário neoliberal efervescente dos anos de 1990. Enquanto suas diferenças expressam-se nas demandas voláteis do atual modelo de produção capitalista. Por fim prospecta-se a revogação total da lei 15.415/2017 e a construção coletiva de uma legislação que empreenda uma educação emancipatória para a prática social, fundada nos princípios estruturantes do trabalho, da cultura e da ciência indo ao encontro da compreensão e transformação da realidade (Frigotto; Ciavatta, 2004, p. 51).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Brincar com elementos de natureza na Educação Infantil: contribuições de Therezita Pagani(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-07) Castro, Viviane de Oliveira [UNIFESP]; Finco, Daniela; http://lattes.cnpq.br/5868721280642490Esta pesquisa de conclusão de curso busca investigar as contribuições da educadora Thereza Soares Pagani para pensar a Educação Infantil a partir do brincar e o contato com a natureza. A realização da pesquisa se justifica pela necessidade de se pensar propostas educativas que contribuam para o desemparedamento das crianças pequenas, para o oferecimento de uma educação que garanta o direito das crianças à natureza e a brincadeira. As ideias da educadora, mais conhecida como Therezita Pagani, e contribuições para a Educação Infantil, são nacionalmente reconhecidas, porém ainda pouco investigadas no campo das pesquisas no campo da Pedagogia. Desse modo, a pesquisa será desenvolvida de maneira qualitativa a partir da realização de um levantamento bibliográfico de pesquisas sobre a temática e da análise de entrevistas, reportagens, vídeos e documentários sobre Therezita, disponíveis na internet. A partir dos dados coletados espera-se trazer um panorama de suas ideias e concepções para o campo da Educação Infantil, enfatizando a importância do brincar para a criança, a necessidade do contato da natureza nos primeiros anos de vida. A pesquisa busca contribuir nas oportunidades que as crianças têm de se desenvolverem a partir dos elementos da natureza na Educação Infantil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A formação docente na Residência Pedagógica da CAPES: o que dizem as professoras preceptoras(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-18) Lima, Anna Beatriz de Jesus [UNIFESP]; Candido, Renata Marcilio; http://lattes.cnpq.br/9931089607245261O presente trabalho tem como objetivo analisar o Programa de Residência Pedagógica (RP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) destacando o seu papel na formação continuada dos professores. Para alcançar esse objetivo, foram revisitadas as memórias e experiências de duas professoras preceptoras participantes do edital de 2022, do subprojeto de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) a fim de compreender as especificidades e contribuições formativas do programa. A metodologia utilizada foi qualitativa, com o uso de entrevistas semi-estruturas, e observa-se que os resultados obtidos demonstram que o programa proporciona um espaço de reflexão, compartilhamento e aprimoramento dos saberes docentes, promovendo uma integração efetiva entre a teoria e a prática. Conclui-se que além de seu objetivo principal de formação inicial dos licenciandos, a RP CAPES apresenta um potencial significativo para a formação continuada já que atravessa e complementa os ciclos de carreira dos profissionais docentes. Desse modo, este estudo contribui para uma melhor compreensão do impacto do Programa de Residência Pedagógica da CAPES na formação docente, ressaltando sua potencialidade como, também, um programa de formação continuada dos professores preceptores.