Alimentação complementar na pedagogia Montessori: perspectivas de pais e educadores

Data
2023-12-06
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
Uma alimentação complementar (AC) responsiva e com incentivo à autonomia da criança nas refeições promove uma relação positiva com a alimentação e a formação de hábitos alimentares saudáveis.. O objetivo foi compreender como ocorre a AC na pedagogia Montessori na perspectiva de pais e profissionais da Educação. Pesquisa qualitativa utilizou entrevistas semiestruturadas com profissionais de uma escola de Educação Infantil Montessoriana, da rede privada de Santos/SP e com pais por crianças maiores de 6 meses de idade matriculadas. O áudio das entrevistas foi transcrito, e realizada análise temática de conteúdo Os resultados demonstram o interesse dos pais no processo da AC e o incentivo à autonomia e envolvimento da criança, além da criação de um ambiente de refeições que respeita o tempo e ritmo da criança, como um momento de descobertas. Os educadores demonstraram relação entre a alimentação oferecida na escola e a metodologia proposta. Ainda, entendem a alimentação saudável como parte importante do processo de desenvolvimento infantil e proporcionam um ambiente escolar favorável para a interação das crianças com os alimentos, apresentados separadamente e em texturas gradativas. Os achados indicam que o Método Montessori, por ser centrado na criança e propiciar autonomia, pode incentivar processos mais responsivos de AC.
Descrição
Citação
BELLINTANI, Maria Fernanda da Costa. Alimentação complementar na pedagogia Montessori: perspectivas de pais e educadores.2023. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Nutrição) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.
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