Configurações do letramento no Ballet Clássico: um estudo de caso
Data
2023-12-12
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Esta pesquisa fundamenta-se nos Estudos do Letramento de abordagem sociocultural
e histórica, baseada nos estudos de Street (2014), que buscam documentar e analisar as
práticas sociais de uso da língua escrita em diversos âmbitos de socialização e os significados
atribuídos a essas práticas por quem toma parte delas (Kleiman, 2005). Tem como objeto de
estudo os letramentos que se configuram em aulas teóricas de Ballet Clássico, num curso
técnico em dança, e visa compreender como se configuram as práticas de letramento nesse
contexto. Focalizamos os modos como os estudantes interagem com textos escritos e se tais
práticas influenciam na formação dos futuros bailarinos e possíveis professores de Ballet.
Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa pautada na perspectiva sociocultural e
histórica dos Estudos do Letramento (Kleiman, 2005; Street, 2014), apoiada na aplicação de
entrevistas semiestruturadas com a professora e estudantes que tomam parte dessas aulas. Os
resultados dessa pesquisa elucidam as diversas práticas de letramentos que ocorrem no
âmbito do Ballet Clássico relacionadas aos letramentos escolares, tendo em vista que
pesquisamos a formação de futuros professores-bailarinos, em nível técnico. Acreditamos que
os resultados colaboram para a reflexão sobre como a formação de bailarinos é influenciada
pela leitura e pela escrita, considerando as aulas práticas e teóricas que compõem a formação
em Ballet Clássico.