Pedagogia do Funk: Escolarização, Infância e Escrevivências

Data
2023-07-01
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O presente trabalho busca evidenciar a relação do movimento funk com a cultura negra, destacando a importância da implementação da cultura funk no currículo escolar a partir de práticas pedagógicas que cumprem com as diretrizes curriculares. Este trabalho tem o objetivo de apresentar ações pedagógicas baseadas na cultura funk para serem incluídas no currículo escolar a partir da elaboração de metodologias de ensino desenvolvidas pelo corpo docente. O ponto central deste trabalho é potencializar a intersecção dos conteúdos escolares com a cultura local das favelas e periferias urbanas a partir de escrevivências de educadores que já trabalharam a temática do funk em sala de aula, juntamente com a identidade cultural dos alunos das escolas da rede pública de ensino. É um trabalho que promove a transversalidade cultural entre sociedade e campo escolar, destacando a importância da valorização da arte urbana nas instituições escolares através do currículo escolar.
Descrição
Citação
Coleções
Pré-visualização PDF(s)