BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA - O LÚDICO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO.

Data
2023
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O presente relato de experiência chamado O lúdico no processo de formação do pedagogo visa fazer uma reflexão, exposição e análise da minha formação lúdica, em dois contextos diferentes: o antes e o durante a pandemia; articulando e refletindo sobre as ações realizadas a partir de dois momentos diferentes: o da residência Pedagógica na educação infantil (PEI) e do projeto de monitoria realizado no Laboratório de Brinquedos e materiais da educação infantil (LABEI/Brinquedoteca) da Universidade Federal de São Paulo situado no campus Guarulhos, o qual é um ambiente para formação docente baseado no ensino, pesquisa e extensão. Este trabalho visa descrever as vivências lúdicas e apresentar uma análise das observações feitas a partir dos conceitos teórico-práticos estudados no curso de pedagogia. Ao estar imersa nesses momentos muitas questões foram levantadas tais como: Qual a importância de uma formação lúdica para os pedagogos? Como uma brinquedoteca universitária forma esses futuros docentes? Qual a importância, para os adultos, levarem o Brincar “a sério”? Essas questões serviram de inspiração e ajuda para a escrita deste relato que narra as contribuições, para a minha formação docente, advindas das experiências vividas, e do acúmulo de conhecimentos adquiridos nos processos de planejamentos, aplicações, dificuldades, dúvidas, acertos e avaliações dos projetos e ações pedagógicas realizadas na RPEI e na monitoria, entre 2019 e 2022.
Descrição
Citação
Coleções
Pré-visualização PDF(s)