BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA - O LÚDICO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO.
Data
2023
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O presente relato de experiência chamado O lúdico no processo de formação do pedagogo visa
fazer uma reflexão, exposição e análise da minha formação lúdica, em dois contextos
diferentes: o antes e o durante a pandemia; articulando e refletindo sobre as ações realizadas a
partir de dois momentos diferentes: o da residência Pedagógica na educação infantil (PEI) e do
projeto de monitoria realizado no Laboratório de Brinquedos e materiais da educação infantil
(LABEI/Brinquedoteca) da Universidade Federal de São Paulo situado no campus Guarulhos,
o qual é um ambiente para formação docente baseado no ensino, pesquisa e extensão. Este
trabalho visa descrever as vivências lúdicas e apresentar uma análise das observações feitas a
partir dos conceitos teórico-práticos estudados no curso de pedagogia. Ao estar imersa nesses
momentos muitas questões foram levantadas tais como: Qual a importância de uma formação
lúdica para os pedagogos? Como uma brinquedoteca universitária forma esses futuros
docentes? Qual a importância, para os adultos, levarem o Brincar “a sério”? Essas questões
serviram de inspiração e ajuda para a escrita deste relato que narra as contribuições, para a
minha formação docente, advindas das experiências vividas, e do acúmulo de conhecimentos
adquiridos nos processos de planejamentos, aplicações, dificuldades, dúvidas, acertos e
avaliações dos projetos e ações pedagógicas realizadas na RPEI e na monitoria, entre 2019 e
2022.