O Clamor de João Batista ou O Pensamento de Jörn Rüsen no Ensino de História no Brasil – 1989- 2014
Data
2014
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
This research studies the thought reception of the historian Jörn Rüsen under the Teaching of History scope from 1989 to the present day. We analyzed the way in which the theory of the historian penetrated in discussions about teaching, seeking to trace and point out the key moments from the translation of his works in Brazil. We investigate the main places that used the theoretical framework of didactics of history and historical consciousness performing a mapping of historical production at postgraduate Brazilian universities, where there was a concentration of works in the state of Paraná. In addition, there was performed a debate on the theoretical frameworks of Rüsen by Kazumi Munakata, Circe Bittencourt, Andre Chervel, Reinhart Koselleck and Edward Thompson.
Esta pesquisa estuda a recepção do pensamento do historiador Jörn Rüsen no âmbito do Ensino de História a partir de 1989 até os dias atuais. Analisamos a maneira pelo qual a teoria do historiador penetrou nas discussões sobre o ensino, procurando traçar e apontar os principais momentos a partir da tradução de suas obras no Brasil. Investigamos os principais lugares que utilizaram o referencial teórico de Didática da História e consciência histórica realizando um mapeamento da produção historiográfica na pós-graduação das universidades brasileiras, no qual verificou-se a concentração de obras no estado do Paraná. Além disso, realizou-se um debate em torno dos referenciais teóricos de Rüsen através de Kazumi Munakata, Circe Bittencourt, Andre Chervel, Reinhart Koselleck e Edward Thompson.
Esta pesquisa estuda a recepção do pensamento do historiador Jörn Rüsen no âmbito do Ensino de História a partir de 1989 até os dias atuais. Analisamos a maneira pelo qual a teoria do historiador penetrou nas discussões sobre o ensino, procurando traçar e apontar os principais momentos a partir da tradução de suas obras no Brasil. Investigamos os principais lugares que utilizaram o referencial teórico de Didática da História e consciência histórica realizando um mapeamento da produção historiográfica na pós-graduação das universidades brasileiras, no qual verificou-se a concentração de obras no estado do Paraná. Além disso, realizou-se um debate em torno dos referenciais teóricos de Rüsen através de Kazumi Munakata, Circe Bittencourt, Andre Chervel, Reinhart Koselleck e Edward Thompson.
Descrição
Citação
NADOTTI, Vanessa Xavier. O Clamor de João Batista ou O Pensamento de Jörn Rüsen no Ensino de História no Brasil – 1989- 2014. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado e Licenciatura em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.