História

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    Acesso aberto (Open Access)
    O Rock in Rio e o processo de redemocratização brasileira (1985)
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-19) Barreto, Keila; Welch, Clifford Andrew; http://lattes.cnpq.br/9770627655517896; http://lattes.cnpq.br/6431481822602494
    A presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre o festival Rock in Rio e o processo de redemocratização brasileira (1985), através de dossiês produzidos pelo Serviço Nacional de Informações (SNI) e periódicos d’O Globo. Analisaremos o papel do festival como um dos catalisadores de certa parcela da população, que se utilizaria de músicas, atitudes e reconhecimentos identitários em determinados grupos sociais, para dar voz às suas aspirações políticas e suas insatisfações sociais naquele período, além da possível ameaça que estes representavam sob a ótica do SNI tendo o festival como um símbolo/espaço para difusão de ideias a serem combatidas.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Atos das mulheres: a atuação feminina no cristianismo do primeiro século na perspectiva de Atos dos Apóstolos
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-03) Santos, Taís de Queiroz; Francisco, Gilberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/2958430778914322; http://lattes.cnpq.br/9080242302524689
    O uso do passado como instrumento de legitimação do discurso, é um fenômeno bastante observado entre grupos políticos e religiosos, ao longo da história. Na experiência cristã ocidental os textos bíblicos foram utilizados para, entre outras coisas, normalizar a violência contra a mulher. Este trabalho objetiva observar o texto de Atos dos Apóstolos, analisando-o como documentação histórica; e oferecer uma alternativa à baixa criticidade e honestidade intelectual, encontrada em muitas obras confessionais sobre o texto. A partir de uma colaboração entre métodos da história das religiões e a história das mulheres, essa pesquisa analisa como o autor registrou, em seu texto, a atuação de mulheres nas origens dos cristianismos. Os registros de representações femininas foram sistematizados e dispostos de modo a demonstrar não apenas a quantidade de ocorrências, mas também a qualidade dos registros: a distinção entre ações individuais e coletivas; e o registro do nome e outras referências, como nacionalidade e ofício. Através da análise desses dados, junto à bibliografia especializada, pudemos observar que as mulheres são um grupo numérico, relativamente, bem representado no conjunto do livro. Também é possível observar uma ampla atuação de mulheres na vida social e religiosa. O autor não estabelece nenhum tipo de regra moral, ou padrão de comportamento sexual/familiar, para homens ou mulheres, e as representações familiares são bastante diversas. O perfil socioeconômico relacionado às personagens femininas também possui uma ampla diversidade. As mulheres em Atos não estão reclusas ou caladas, embora seja possível notar seu afastamento gradual da administração religiosa, conforme a igreja se institucionaliza. O texto também é bastante tímido ao indicar mulheres em viagens missionárias, e com poder, nas altas instâncias de julgamento, mas não sem exceções. Em comparação com outras fontes, Atos se estabelece em um campo intermediário, no que diz respeito ao protagonismo feminino.
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    Acesso aberto (Open Access)
    O canto do migrante nordestino em São Paulo: uma análise dos discos Forró Paraibano (1965) e Os Dois Agarradinhos (1973) de Zito Borborema
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-29) Silva, Mychelly Cristina Lima; Paiva, Odair; https://lattes.cnpq.br/0579359295517355
    O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise dos discos de forró Forró Paraibano (1965) Os dois Agarradinhos (1973) do cantor e multi-instrumentista paraibano Zito Borborema. Os discos foram produzidos pela gravadora Cantagalo, o primeiro selo de forró do país, que durante o seu tempo de atividade, esteve instalada na região do Brás, na capital paulista. O trabalho analisará as letras das canções do disco para compreender as perspectivas do migrante nordestino retratadas nelas. A análise contemplará aspectos como a linguagem da canção, a visão de mundo que ela incorpora e representa e a perspectiva social e histórica que ela revela e constrói. O forró enquanto um gênero musical que tem suas raízes fincadas no nordeste do país, mas que se desenvolve enquanto gênero musical no contexto do auge do processo migratório do nordeste para o sudeste, guardou muitos aspectos desse deslocamento. Dilemas que emergiram entre a denúncia social sobre os problemas sociais do nordeste e a exaltação da cultura da região, preconceitos, saudade e a vontade de retornar, foram alguns dos elementos constituintes dessa experiência migrante.
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    Acesso aberto (Open Access)
    História e Literatura em "Memórias de um gigolô" (1968): a questão da malandragem
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-17) Cordeiro, Maria Edilma Henrique; Botelho, Denilson; http://lattes.cnpq.br/5146687526834461; http://lattes.cnpq.br/5116737644825540
    Este trabalho de monografia tem por finalidade observar como a literatura pode ser mobilizada no campo da História social. Ao analisar a obra “Memórias de um gigolô”, lançada em 1968, pelo escritor Marcos Rey, observamos como o autor, testemunha de seu tempo, registra marcas de sua época na sua produção literária. Considerado o contexto político, social e cultural de seu lançamento, e de como aspectos do principal personagem, um gigolô, evoca questionamentos acerca do malandro enquanto agente histórico e da malandragem enquanto estratégia de sobrevivência, a análise desta obra busca perceber a história pela biografia do escritor e de como a ficção revela valores socio-culturais de determinada sociedade.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Samba, cultura afro-brasileira e vadiagem nas páginas do Correio da Manhã (1920-1926)
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024) Silva, Carolina Ferreira; Botelho, Denilson; http://lattes.cnpq.br/5146687526834461; https://lattes.cnpq.br/9665946877580983
    A Proclamação da República transformou a configuração política e social do Brasil nos anos finais do Século XIX e a partir da promulgação da Constituição de 1891 a relação entre Estado e Sociedade ganhou novas camadas de complexidade. Regida pela cuidadosa observação dos valores positivistas da ordem e do progresso, uma contravenção penal assinada ainda em 1890 sob forma de Decreto se destaca quando associada à manutenção da “ordem”: a de punição do exercício da vadiagem. Buscando compreender o processo histórico-social e político que viabilizou a institucionalização do carnaval que décadas depois viria a tornar-se o maior do mundo, o trabalho analisa como o jornal o Correio da Manhã (RJ) cobria as batidas policiais - asseguradas pelo Decreto 847/1890 - dentro das diversas expressões do samba e cultura afro-brasileira observadas principalmente na região central do Rio de Janeiro. A escolha do periódico como fonte primária do trabalho baseia-se na proposta de atuar como uma ponte comunicacional entre as camadas mais populares da cidade e a esfera política. O recorte temporal analisado diz respeito ao período entre a popularização do samba enquanto ritmo musical e os dois anos que antecedem a fundação da primeira escola de samba do Brasil. Do cerceamento e escrutínio público à institucionalização, como a expressão cultural do samba se consolidou na sociedade brasileira do Século XX através da imprensa?