História
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Subvertendo o Slasher? Representatividade de gênero, raça e sexualidade na trilogia Rua do Medo (2021)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-13) Silva, Ana Karolina Aparecida Alves da [UNIFESP]; Rosin, Maíra Cunha; http://lattes.cnpq.br/2813739330929308; http://lattes.cnpq.br/0832995265637188O presente trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre as representatividades de gênero, raça e sexualidade, presentes no enredo, da trilogia slasher Rua do Medo (2021). Dirigida e co-roteirzada por Leigh Janiak, a trilogia é uma adaptação dos livros de terror juvenil de R. L. Stine, que foi lançada semanalmente em julho de 2021 pela plataforma de streaming Netflix. São três filmes com três temporalidades diferentes, sendo eles: Rua do Medo: 1994, onde se passam os acontecimentos presentes da trilogia; Rua do Medo: 1978 é um flashback ao massacre no acampamento Nightwing; e Rua do Medo: 1666, que é dividido em duas partes, no século XVII acompanhamos a história da “bruxa” Sarah Fier e o desfecho da trilogia em 1994. Este trabalho tem como problema de pesquisa pensar a origem do subgênero slasher, como o subgênero e a trilogia em questão dialogam com a história dos Estados Unidos, e se a trilogia é capaz, e até que ponto, de subverter e reescrever a representatividade feminina, racial e queer no slasher. Rua do Medo (2021) é um objeto de pesquisa relevante no que se refere às questões de gênero, raça e sexualidade a partir do momento que se dispõe a discutir e questionar as narrativas de filmes slasher. A metodologia apoia-se na análise fílmica e na leitura de textos contemporâneos de autoras que estudam questões femininas, de raça e sexualidade no cinema de horror, de modo a relacionar a trilogia com a história dos Estados Unidos e a encontrar elementos que diferenciem o objeto de pesquisa em questão de outros filmes slasher. O objetivo é analisar e compreender até que ponto essas questões podem ser utilizadas para se ressignificar, subverter e reescrever o subgênero slasher.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Marie Langer: História, Psicanálise e Feminismo(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-20) Sousa, Marcela Alves de [UNIFESP]; Dias, Marian Ávila de Lima; http://lattes.cnpq.br/9676199805492735Este trabalho tem como objetivo explorar a historiografia da psicanálise a partir das contribuições teóricas e práticas de Marie Langer (1910-1987), destacando sua integração de questões sociais, políticas e de gênero ao campo. Langer, pioneira na América Latina, criticou o elitismo da psicanálise tradicional e defendeu sua democratização, criando clínicas comunitárias voltadas para populações marginalizadas, integrando-se ao Grupo Plataforma. Suas obras, como Maternidade e Sexo (1951) e Cuestionamos (1971), revisitaram pressupostos freudianos sobre a feminilidade, abordando os impactos das pressões sociais na psique feminina. Engajada politicamente, Langer foi uma das fundadoras do grupo Plataforma na Argentina, rompendo com a hegemonia do IPA na América Latina, aliando psicanálise e marxismo, e quebrando a neutralidade do campo para advogar por mudanças estruturais e apoiar movimentos populares. No México, durante seu exílio, aprofundou sua prática comunitária e feminista, analisando traumas sociais e fortalecendo a psicanálise como ferramenta de transformação. Este trabalho resgata sua trajetória, iluminando sua importância para uma psicanálise inclusiva e engajada.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Rock in Rio e o processo de redemocratização brasileira (1985)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-19) Barreto, Keila; Welch, Clifford Andrew; http://lattes.cnpq.br/9770627655517896; http://lattes.cnpq.br/6431481822602494A presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre o festival Rock in Rio e o processo de redemocratização brasileira (1985), através de dossiês produzidos pelo Serviço Nacional de Informações (SNI) e periódicos d’O Globo. Analisaremos o papel do festival como um dos catalisadores de certa parcela da população, que se utilizaria de músicas, atitudes e reconhecimentos identitários em determinados grupos sociais, para dar voz às suas aspirações políticas e suas insatisfações sociais naquele período, além da possível ameaça que estes representavam sob a ótica do SNI tendo o festival como um símbolo/espaço para difusão de ideias a serem combatidas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Atos das mulheres: a atuação feminina no cristianismo do primeiro século na perspectiva de Atos dos Apóstolos(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-03) Santos, Taís de Queiroz; Francisco, Gilberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/2958430778914322; http://lattes.cnpq.br/9080242302524689O uso do passado como instrumento de legitimação do discurso, é um fenômeno bastante observado entre grupos políticos e religiosos, ao longo da história. Na experiência cristã ocidental os textos bíblicos foram utilizados para, entre outras coisas, normalizar a violência contra a mulher. Este trabalho objetiva observar o texto de Atos dos Apóstolos, analisando-o como documentação histórica; e oferecer uma alternativa à baixa criticidade e honestidade intelectual, encontrada em muitas obras confessionais sobre o texto. A partir de uma colaboração entre métodos da história das religiões e a história das mulheres, essa pesquisa analisa como o autor registrou, em seu texto, a atuação de mulheres nas origens dos cristianismos. Os registros de representações femininas foram sistematizados e dispostos de modo a demonstrar não apenas a quantidade de ocorrências, mas também a qualidade dos registros: a distinção entre ações individuais e coletivas; e o registro do nome e outras referências, como nacionalidade e ofício. Através da análise desses dados, junto à bibliografia especializada, pudemos observar que as mulheres são um grupo numérico, relativamente, bem representado no conjunto do livro. Também é possível observar uma ampla atuação de mulheres na vida social e religiosa. O autor não estabelece nenhum tipo de regra moral, ou padrão de comportamento sexual/familiar, para homens ou mulheres, e as representações familiares são bastante diversas. O perfil socioeconômico relacionado às personagens femininas também possui uma ampla diversidade. As mulheres em Atos não estão reclusas ou caladas, embora seja possível notar seu afastamento gradual da administração religiosa, conforme a igreja se institucionaliza. O texto também é bastante tímido ao indicar mulheres em viagens missionárias, e com poder, nas altas instâncias de julgamento, mas não sem exceções. Em comparação com outras fontes, Atos se estabelece em um campo intermediário, no que diz respeito ao protagonismo feminino.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O canto do migrante nordestino em São Paulo: uma análise dos discos Forró Paraibano (1965) e Os Dois Agarradinhos (1973) de Zito Borborema(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-29) Silva, Mychelly Cristina Lima; Paiva, Odair; https://lattes.cnpq.br/0579359295517355O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise dos discos de forró Forró Paraibano (1965) Os dois Agarradinhos (1973) do cantor e multi-instrumentista paraibano Zito Borborema. Os discos foram produzidos pela gravadora Cantagalo, o primeiro selo de forró do país, que durante o seu tempo de atividade, esteve instalada na região do Brás, na capital paulista. O trabalho analisará as letras das canções do disco para compreender as perspectivas do migrante nordestino retratadas nelas. A análise contemplará aspectos como a linguagem da canção, a visão de mundo que ela incorpora e representa e a perspectiva social e histórica que ela revela e constrói. O forró enquanto um gênero musical que tem suas raízes fincadas no nordeste do país, mas que se desenvolve enquanto gênero musical no contexto do auge do processo migratório do nordeste para o sudeste, guardou muitos aspectos desse deslocamento. Dilemas que emergiram entre a denúncia social sobre os problemas sociais do nordeste e a exaltação da cultura da região, preconceitos, saudade e a vontade de retornar, foram alguns dos elementos constituintes dessa experiência migrante.