Percepção ambiental de alunos da educação de jovens e adultos

Imagem de Miniatura
Data
2023-03-21
Autores
Cordeiro, Debora Rodrigues [UNIFESP]
Orientadores
Candiani, Giovano [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A presente pesquisa visou planejar, aplicar e avaliar uma proposta de intervenção didática em educação ambiental após a caracterização das percepções ambientais de alunos da educação de jovens e adultos (EJA). Utilizou-se a pesquisa-ação como metodologia de pesquisa de natureza interventiva na escola estadual Lydes Rachel Gutierrez da cidade de Diadema – SP Os métodos de coleta de dados para cada contexto do trabalho foram: etapa 1: aplicação dos instrumentos (desenho ambiental, roda de conversa e questionário) para identificar a percepção ambiental dos alunos, etapa 2: planejamento da intervenção ambiental, etapa 3: aplicação da intervenção ambiental e etapa 4: avaliação dos resultados da intervenção. Para a análise dos dados referente às percepções de meio ambiente nos instrumentos investigativos foram estabelecidas quatro categorias de percepções (pertencimento, naturalista, adversa e socioambiental crítica). Para a análise das respostas do questionário foi utilizada a análise descritiva estatística simples. Os resultados dos instrumentos investigativos apontaram para a predominância da percepção de pertencimento no desenho e percepção naturalista no questionário, reforçando a necessidade de práticas ambientais mais contextualizadas de meio ambiente. Para a intervenção em educação ambiental utilizou-se dos resultados dos instrumentos investigativos para a sensibilização e envolvimento dos alunos no desenvolvimento da Oficina Articula visando o levantamento dos problemas ambientais e potencialidades da comunidade escolar. Com esse trabalho e seus instrumentos investigativos e interventivos, contribui-se com a formação dos alunos da EJA, potencializando a escola como um espaço de aprendizagens, transformações e exercício crítico para as mudanças socioambientais necessárias na sociedade.
This research aimed to plan, apply and evaluate a didactic intervention proposal in environmental education after characterizing the environmental practices of youth and adult education (EJA) students. Action research was used as a research methodology of an interventional nature at the state school Lydes Rachel Gutierrez in the city of Diadema - SP The data collection methods for each work context were: step 1: application of the instruments (environmental design, wheel of conversation and involving) to identify the environmental perception of the students, step 2: planning of the environmental intervention, step 3: application of the environmental intervention and step 4: evaluation of the results of the intervention. For the analysis of data referring to the detection of the environment in the investigative instruments, four categories of detection were protected (belonging, naturalist, adversary and socio-environmental criticism). For the analysis of the responses of the approaches, simple descriptive statistical analysis was used. The results of the investigative instruments pointed to the predominance of the perception of belonging in the design and naturalistic perception in traffic, reinforcing the need for more contextualized environmental practices. For the intervention in environmental education, we used the results of the investigative instruments for the awareness and involvement of the students in the development of the Articula Workshop aiming at the survey of the environmental problems and potentialities of the school community. With this work and its investigative and interventional instruments, it contributes to the formation of EJA students, enhancing the school as a learning space, transforms and critical exercise for the socio-environmental changes necessary in society.
Descrição
Citação