Avaliação da Extensão Universitária Curricular no Planejamento Docente

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Date
2023-03-23Author
Silva, Luciane Duarte da
Vieira, Almir Martins
Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]
Type
ArtigoIs part of
Revista Conexão UEPGDOI
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21593.007Metadata
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Evaluation of curricular university extension in faculty planningAbstract
A partir da publicação da Resolução CNE/CES 7/2018, que trata das diretrizes da Extensão Universitária, novas exigências no planejamento acadêmico têm sido demandadas de docentes e gestores acadêmicos em todas as instituições de ensino superior em seus cursos de graduação. No que se refere à avaliação, as instituições devem elaborar instrumentos para sistematização e registro de suas ações extensionistas, de modo que as transformações no cotidiano universitário contribuam para o processo de formação dos estudantes. Diante deste contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar propostas de indicadores a serem criados para o processo de avaliação da extensão universitária curricular como referência para professores no contexto dos cursos de Administração. Por meio de abordagem qualitativa, desenvolveu-se pesquisa de caráter documental, cujos resultados indicaram a necessidade de sistematizar as ações de extensão curriculares em processos sistêmicos institucionais, com ações extensionistas centralizadas em grandes programas e projetos. Concluiu-se que a extensão universitária impacta a formação profissional e cidadã dos estudantes, devendo, portanto, ser considerada no planejamento docente. From the publication of Resolution CNE/CES 7/2018, which deals with the guidelines for University Extension, new requirements in academic planning have been demanded from faculty and academic managers in all higher
education institutions in their undergraduate courses. Regarding evaluation, the institutions must develop instruments
to systematize and register their extension actions, so that the transformations in the university daily routine contribute
to the students’ training process. Given this context, this work aims to present proposals for indicators to be created
for the evaluation process of curricular university extension as a reference for teachers in the context of business administration courses. Through a qualitative approach, a documental research was developed, whose results indicate
the need to systematize the curricular extension actions in institutional systemic processes, with extensionist actions
centralized in large programs and projects. The conclusions pointed out that university extension impacts the professional and citizenship education of students, and should therefore be considered in faculty planning.
Citation
SILVA, Luciane Duarte da; VIEIRA, Almir Martins; CLARO, José Alberto Carvalho dos Santos. (2023). Avaliação da Extensão Universitária Curricular no Planejamento Docente. Rev. Conexão UEPG, 19(1), 01–14. https://doi.org/10.5212/RevKeywords
Avaliação da Extensão UniversitáriaIndicadores de Avaliação
Ensino Superior
University Extension Evaluation
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