Ensinando o passado por meio do Patrimônio Cultural
Data
2023
Tipo
Livro
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Resumo
A Educação Patrimonial é uma ferramenta criada para suprimir ausências históricas dos livros didáticos e o ensino de história. O livro didático, assim como o patrimônio, também tem um grupo seleto que seleciona o que constará em suas páginas, privilegiando algumas histórias. A partir da perspectiva da Educação Patrimonial, o educador poderá escolher ferramentas, suportes e visões alternativas da história para as necessidades de seu público de conhecer ou aprofundar determinados assuntos. Nesse sentido, o curso de graduação em História da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) possui um bacharelado com ênfase na área patrimonial, sendo quatro de suas disciplinas focadas em diferentes aspectos da cultura material. Diferente- mente de textos escritos, já bem conhecidos como fonte essencial de estudo dessa disciplina, a cultura material ainda se apresenta como um desafio teórico metodológico para os historiadores. De modo que entendemos que esse mesmo desafio, muitas vezes, atinja os professores e educadores patrimoniais. Tentando transpor esses desafios, o recorte feito neste livro traz uma primeira visão de professores da área patrimonial do curso de bacharelado em História da Unifesp, das áreas de arquitetura, história, museus e arqueologia sobre a cultura material e o patrimônio para o ensino de História.
Descrição
Citação
Ensinando o passado por meio do Patrimônio Cultural. [ recurso eletrônico] / coordenação Claudia Regina Plens. — São Paulo : Universidade Federal de São Paulo, 2023.