EFLCH - Livros
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- ItemAcesso aberto (Open Access)VI Jornadas de Estudos Medievais (LEME): pensar a Idade Média a partir da metodologia da História Conectada(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Tatsch, Flavia Galli [UNIFESP]; Leite, Júlia Beatriz Fernandes [UNIFESP]; Martorelli, Camila Palaio [UNIFESP]; Cruz, Paulo Christian Marques da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0478383494161646; http://lattes.cnpq.br/7411682281780430; http://lattes.cnpq.br/6675476683632256; http://lattes.cnpq.br/9171176241213742Este Caderno de Resumo visa apresentar o conjunto das pesquisas compartilhadas durante as VI Jornadas de Estudos Medievais, organizadas pelo Laboratório de Estudos Medievais – Núcleo História da Arte-UNIFESP, durante os dias 15, 16 e 17 de agosto de 2023. Na presente edição, as discussões consubstanciadas pelas pesquisas de graduandos, pós-graduandos e por professores pesquisadores, gravitaram em torno da metodologia da História Conectada. Na sua 6ª edição, as Jornadas do Laboratório de Estudos Medievais consolidam-se como um importante espaço de divulgação das pesquisas desenvolvidas pelos membros do LEME. Ao se valer da popularização de ferramentas digitais, seja em termos de comunicação, seja enquanto instrumento de análise, o evento propiciou o aprofundamento do diálogo temático, teórico e metodológico entre pesquisadores em História Medieval localizados em diferentes regiões do país, além de abrir-se para contribuições de historiadores europeus. Em consonância com a temática do evento, as 26 comunicações apresentadas procuraram expandir as geografias e as problemáticas tradicionalmente associadas aos Estudos Medievais. Desse modo, os esforços analíticos aqui expostos acabam por afirmar a fortuna de perspectivas que se propõem a operarem uma redefinição dos espaços, de modo a estabelecer um diálogo para com a História Global e as demais metodologias que buscam evidenciar a ideia de movimento. Em sentido oposto, a abordagem contrapõe-se de maneira direta à visão de uma Idade Média fragmentada em polos estanques, cujas manifestações no interior das experiências históricas tenderam, sobretudo a partir do século XIX, a orientarem-se pelo prisma dos nacionalismos. É nesse sentido que destacamos a importância das pesquisas construídas no interior do projeto temático Uma História Conectada da Idade Média. Comunicação e Circulação a partir do Mediterrâneo (processo 21/02912-3). Ao conglomerar pesquisadores do LEME e de outros grupos – tanto nacionais quantos internacionais – o projeto temático encontra nas Jornadas um importante espaço de divulgação e de troca, de modo a fortalecer uma perspectiva coletiva em termos de produção do conhecimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Escola pública, formação de professores e práticas pedagógicas: a produção do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unifesp-Campus Guarulhos em foco (2013-2023)(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Bello, Isabel Melero [UNIFESP]; Silva, Jorge Luiz Barcellos da [UNIFESP]; Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6608937354121946; http://lattes.cnpq.br/9950540154695961; http://lattes.cnpq.br/5091309773899741Este livro é resultado do trabalho conjunto dos docentes e discentes da linha de Pesquisa Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unifesp (PPGE-Unifesp) que, ao longo de uma década (2013-2023), dedicaram-se aos estudos e à defesa da educação pública brasileira. Ao todo, 53 pesquisas foram defendidas na linha nos seus dez anos de existência do PPGE-Unifesp. As pesquisas foram agrupadas em 07 eixos, tendo em vista seu objeto de pesquisa, a saber: 1-Formação continuada de professores da educação básica; 2- Formação inicial de professores da educação básica; 3- Percepções dos estudantes sobre aspectos relacionados ao processo de escolarização; 4- Dispositivos, saberes e currículo escolar; 5- Gestão Escolar; 6- Trabalho docente, identidade e representações profissionais; 7- Práticas pedagógicas e avaliação da aprendizagem.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os arquivos públicos na cidade de São Paulo e as possibilidades de pesquisa em história da educação(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Panizzolo, Claudia; Santiago, Adiana; http://lattes.cnpq.br/7842950333039932; http://lattes.cnpq.br/5688235059377682A coletânea Os Arquivos Públicos na cidade de São Paulo e as possibilidades de pesquisa em História da Educação tem por objetivo apresentar discussões teórico-metodológicas sobre a pesquisa em História da Educação em sua relação com diferentes arquivos. Dá ênfase a pesquisas recentes realizadas nos acervos da cidade de São Paulo, no Arquivo da Memória Documental – MD, no Memorial da Educação Municipal – MEM, ambos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, no Arquivo Público do Estado de São Paulo – APESP e no Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos (AHECC), além de indicar possibilidades de pesquisas a serem realizadas a partir destes acervos. Pretende desta forma ampliar o acesso às fontes e apoiar as pesquisas acadêmicas, favorecendo assim, a construção da história educacional paulistana. Antecedeu a escrita desta obra dois importantes eventos, um realizado no ano de 2020, a poucos dias do isolamento social imposto em razão da pandemia da COVID-19, tendo como locus a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, ocasião em que foi possível compreender melhor a organização do espaço onde está situada a Memória Documental, além de conhecer o acervo com visita monitorada. O segundo evento aconteceu no ano de 2022, de forma presencial devido a flexibilização de protocolos sanitários, no Arquivo do Estado de São Paulo, em que foi possível participar de palestras bem como realizar uma visita guiada pelo Arquivo e compreender os processos de preservação da massa documental.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Infância, cultura, história: a produção e os percursos da pesquisa(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Panizzolo , Claudia; Cruz, José Ildon Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/7842950333039932; http://lattes.cnpq.br/9128866214299351Este livro é uma obra coletiva resultado de 12 anos de pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas: Infância, Cultura e História (GEPICH), coordenado pela Prof.ª Drª Claudia Panizzolo, na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. O GEPICH é composto por pesquisadores, desde a iniciação científica até o pós-doutorado, organizado em torno de 4 linhas de pesquisas: (i) as instituições voltadas às crianças e a modelação da infância; (ii) a arte de civilizar as crianças- o estudo de impressos para a leitura na /sobre a escola da infância; (iii) as escolas étnicas em São Paulo e a escolarização da infância e (iv) as múltiplas linguagens das crianças e a escola da infância: o estudo dos currículos, propostas e práticas pedagógicas. Nos textos da presente publicação há análises de diversas fontes impressas e manuscritas, analisadas mediante diferentes abordagens teóricas para pensar as crianças e suas infâncias na perspectiva histórica e contemporânea. O livro está organizado em três seções, na primeira denominada As instituições para a infância são apresentadas três pesquisas, sendo as duas primeiras já concluídas e a terceira, em andamento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Guerras culturais : na ascensão (e queda?) do bolsonarismo : da eleição de 2018 ao 8 de janeiro de 2023(Inverso, 2024) Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP]; Okuma, André Massanori [UNIFESP]; Eugênio Júnior, Amauri Alfredo [UNIFESP]; Vilas Boas, Alexandre [UNIFESP]; Nieves, Rebeca [UNIFESP]; Paula, Patricia Pinheiro de [UNIFESP]; Santos, Isabella M. Marques dos [UNIFESP]; Meneses, Maria Luiza [UNIFESP]; Barbosa, Ana Beatriz Tavares [UNIFESP]; Frias, Fernando [UNIFESP]; Barboza, Isabel [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7983341512092040; http://lattes.cnpq.br/9079372042131992; http://lattes.cnpq.br/9386962377214964O livro que você tem em mãos é quase um manual dessas surpresas. São dez análises, em diferentes temáticas, investigando a forma e a tática de ação fascista para difundir e tornar hegemônicas suas ideias. Já no primeiro capítulo, com o famigerado “kit gay", vemos como táticas de enxame e desinformação foram capazes de deitar de joelhos campanhas tradicionais. Na alça de mira fascista estavam ressentimentos e preconceitos avivados pela crise econômica, sobretudo entre os homens, como bem demonstra o segundo capítulo. Mas nem só de guerra de movimento vive eles vivem. Os capítulos seguintes apresentam como montaram uma posição forte no mundo dos “gamers” e religiosos; como ameaçaram educadores supostamente doutrinadores e impuseram o medo nas escolas; articulando audiovisual e arquitetura para afirmar poder. Tudo isso, mesmo que de forma não estritamente combinada, forneceu uma visão de mundo que fazia sentido para seus correligionários atuarem na guerra. Além da leitura dos textos, muito bem articulados entre si, vale muito a pena se debruçar sobre os exemplos. O livro é repleto de imagens comparativas que ilustram os argumentos e ajudam o leitor a visualizar detalhes (alguns grotescos) desse campo de batalha. Para os que estudam, é uma excelente referência empírica e crítica. Para os que se surpreenderam e gostariam de entender o que rolou, um ótimo ponto de partida. Para os que lutam, uma contribuição para que os surpreendidos, daqui pra frente, sejam eles.