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- ItemAcesso aberto (Open Access)Anais do I Encontro Internacional LEME/UNIFESP Modos de Circulação e Transferências Culturais e Artísticas na Europa do Medievo(LEME, Unifesp., 2018) TATSCH, Flavia Galli; SILVA, Carolina Gual da.; FERNANDES, Fabiano.; http://lattes.cnpq.br/0478383494161646; http://lattes.cnpq.br/5424087333230473; http://lattes.cnpq.br/5297278590369732O I Encontro Internacional LEME-UNIFESP. Modos de circulação e transferências culturais e artísticas na Europa do Medievo, realizado nos dias 13 e 14 de março de 2018, reuniu trabalhos que refletiram como a História da Arte e a História vêm se posicionando perante os modos de mobilidade, seus mecanismos e autores. Para além do tema principal, buscou-se a oportunidade de reunir professores, alunos, pesquisadores e demais interessados nos estudos da História e da História da Arte Medieval, propiciando um espaço para debates e ideias; a aproximação de estudantes de distintas instituições de ensino superior, incentivando o intercâmbio entre as pesquisas e as experiências; a contribuição para a formação de novas gerações de historiadores e historiadores da arte; o estreitamento das relações do LEME-UNIFESP com universidades estrangeiras. Nas páginas que se seguem, o leitor encontrará algumas reflexões apresentadas durante o encontro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Arte, circulações e transferências: história da arte em pesquisas. Volume 1.(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Dias, Elaine [UNIFESP]; Novelli Duro, Fabriccio Miguel; http://lattes.cnpq.br/8651231758923233; http://lattes.cnpq.br/1825836107151271As pesquisas científicas realizadas no Brasil sobre obras artísticas produzidas entre os séculos XVIII e início do século XX adquiriram, nos últimos tempos, múltiplas facetas. Sintoma da ampliação dos programas de pós-graduação nas universidades brasileiras e igualmente dos cursos de graduação criados desde 2009, os campos de interesse se multiplicaram e novas discussões foram propostas de acordo com o avanço na reflexão sobre as artes, sobre as coleções e sobre a reparação de desigualdades históricas presentes em nossas sociedades. Ao lado destas questões, os estudos a respeito da atuação de artistas brasileiros e estrangeiros, da agência de suas obras frente a questões políticas e sociais, da compreensão da imagem como instrumento de persuasão social e de divulgação de ideias voltadas à questão do nacional, do debate e da denúncia de determinadas condições humanas, estão no foco das pesquisas desenvolvidas nos mais diferentes níveis acadêmicos, da iniciação científica ao pós-doutoramento. São trabalhos desta natureza, orientados por Elaine Dias na graduação em História da Arte e no Programa de Pós-graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que compõem o primeiro volume da série Arte, Circulações e Transferências: História da Arte em Pesquisas organizado por Elaine Dias e Fabriccio Miguel Novelli Duro. O livro é composto por oito textos que correspondem a recortes das pesquisas em níveis de iniciação científica, mestrado e pós-doutorado: “A educação faz tudo de Jean-Honoré Fragonard: uma pintura do século XVIII no MASP” escrito por Fabriccio Miguel Novelli Duro; “Francisco de Goya e os retratos de Maria Luísa, Carlos IV e sua família: a retratística de estado no contexto espanhol pós-revolução francesa” por Francisco Fontanesi Gomes; “O Naufrágio, de J. M. W. Turner: a paisagem em movimento e suas cores entre a terra e o mar” por Elizabete Maria da Silva; “Jean-Baptiste Debret e o pano de boca de 1822: o lugar da pintura de história no teatro da corte” por Marcela Dantas Camargo; “A Morte de Atala de Rodolpho Amoedo e os diálogos entre os romantismos francês e brasileiro” por Vitoria Amadio de Oliveira; “Cena de Família de Adolfo Augusto Pinto: um estudo sobre o retrato coletivo de Almeida Júnior” por Natália Cristina de Aquino Gomes; “Fascinação, de Pedro Peres: a representação da desigualdade racial na infância no cenário artístico pós-abolição” por Nathalia Azevedo de Paula; e “Da posse de Deodoro à assinatura da Constituição: a construção da identidade republicana nas pinturas de Eliseu Visconti” por Fabíola Cristina Alves.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Artistas franceses no Rio de Janeiro (1840-1884). Das Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas Artes aos ateliês privados. Fontes primárias, bibliográficas e visuais (Prefácio: Jacques Leenhardt)(EFLCH-UNIFESP, 2020) Dias, Elaine [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8651231758923233As Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro acolheram um grande número de franceses desde sua abertura a todos os artistas, em 1840. Meio de divulgação de suas obras e promoção de suas carreiras, as Exposições Gerais evidenciavam um conjunto expressivo de artistas residentes na capital da corte. Apontava os endereços de seus ateliês, levava ao público suas habilidades e impulsionava a avaliação dos críticos que, nos jornais, expunham suas opiniões e promoviam um intenso debate sobre suas produções. Entre 1840 e 1884, data da última Exposição Geral do período imperial, um conjunto de trinta artistas participou destas mostras, atuando paralelamente em seus ateliês privados na sociedade carioca. Realizavam encomendas nos mais diversos suportes, exposições privadas, participavam de leilões, abriam escolas de artes, promoviam o desenvolvimento do gosto público e privado, além da afirmação social do artista. O objetivo desta publicação – a primeira da coleção Arte e Circulação - é evidenciar suas atuações no ambiente acadêmico e em seus espaços de criação, trazendo à tona suas biografias, as críticas de artes contidas nos jornais e revistas do período no Brasil e na França, as fontes de arquivo conservadas no Rio de Janeiro e em Paris, as obras produzidas e as fontes bibliográficas. Longe de esgotar esse conjunto de informações sobre os artistas franceses, este livro busca levar aos futuros pesquisadores alguns elementos para a continuidade destes estudos, fundamentais para a compreensão da História da Arte no Brasil no século XIX.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Arts and Diplomacy(Programa de Pós-Graduação em História da Arte, Unifesp, 2022) Brandão, Angela; Cracolici, Stefano; http://lattes.cnpq.br/6843594697945779Este livro reúne, sob o título Artes e Diplomacia, os trabalhos apresentados e discutidos no âmbito do Projeto de Cooperação Acadêmica entre a Universidade de Durham, Inglaterra, e a Universidade Federal de São Paulo, Brasil, especialmente por parte do Departamento de História da Arte e do Programa de Pós-Graduação em História da Arte, entre os anos de 2018 e 2020. A realização da proposta intitulada Diplomacy and the Arts: Classical Reception as Civilizational Encounter foi possível graças à Linha de Fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo, a FAPESP (Processo n. 2018/15194-9) e ao apoio conjunto das instituições envolvidas. Inicialmente voltada para a discussão ampla da ideia de barroco como designação artística preponderante nas formulações de uma história da arte no Brasil – como estilo verdadeiramente nacional e, portanto, uma proposta voltada para a reavaliação necessária da presença do clássico; passamos para um transbordamento da noção de “clássico” em direção à trama mais complexa de estilos, tendências e escolhas estéticas que perpassam a arte no Brasil em diferentes momentos de sua história. Os textos aqui reunidos são resultados de trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores colaboradores, que apresentaram suas ideias no I Workshop ocorrido em Durham, em novembro de 2019, agora são publicados com financiamento da Verba PROAP-CAPES e apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Unifesp. O primeiro capítulo, de José Geraldo Costa Grillo, trata da presença da Arte Antiga no acervo da colecionadora brasileira Ema Gordon Klabin, a partir de uma obra etrusca e outra grega, hoje peças da Fundação que leva seu nome. O segundo texto, de Flavia Galli Tatsch, traz uma reflexão sobre objetos em marfim datados do século XV, na mesma coleção da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin; e peças igualmente em marfim, porém como revivals medievais datados do século XIX, pertencentes à coleção particular de Ivani e Jorge Yunes, ambas em São Paulo. Tais textos nos permitem observar temporalidades diferentes e sobrepostas, no deslocamento de objetos ativado pelo colecionismo no Brasil do século XX. O capítulo três, de Cássio Fernandes, leva-nos a uma das discussões que deram origem a este projeto, qual seja, o predomínio de certas tendências na historiografia da arte no Brasil, mais voltadas à visualidade e à noção de barroco, em detrimento de uma história da cultura de caráter mais amplo. Nesse sentido, temos aqui um percurso que acompanha a presença (e ausência) da obra de Aby Warburg no Brasil e sua relativamente recente apreciação. O quarto capítulo, de Angela Brandão, por sua vez, procura demonstrar a difusão do conhecimento dos tratados artísticos provenientes do renascimento italiano, em direção ao universo dos artífices portugueses e, também, ao Brasil Colonial, especialmente em torno de desenhos das Cinco Ordens Clássicas. Algumas das trajetórias dos artistas franceses no Brasil do século XIX, com ênfase em suas produções e recepções de modelos visuais, assim como em suas formulações da iconografia brasileira e em seu papel no desenvolvimento de um sistema artístico constituem o tema do quinto capítulo, escrito por Elaine Dias. O capítulo de André Tavares, Memórias minerais: aspectos da presença britânica no Brasil do Século XIX e o legado do imaginário da industrialização em Minas Gerais, traz conclusões sobre os problemas propostos por este encontro, ao analisar de forma vivaz e abrangente, diferentes caminhos de ligação entre o Brasil e a Grã-Bretanha. Os textos estão publicados, aqui, em sua versão em inglês, tal como foram apresentados durante o encontro na Inglaterra. Da pergunta inicial disparada pela proposta, que convidava os pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo e da Universidade de Durham para um debate em torno dos problemas do barroco e do clássico no Brasil, caminhamos em direção a uma história da arte em movimento que trata não somente de territórios estáticos, mas da dinâmica de objetos no espaço, de artistas em trânsito, de ideias artísticas transladadas e modificadas pelos encontros e desencontros entre culturas diferentes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Bullying: Um Olhar Sobre Tabus(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Ricciardi, Andréa [UNIFESP]; Silva, Flávia Calanca da [UNIFESP]; Vitalle, Maria Sylvia de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5046506979811588; https://lattes.cnpq.br/7392946127233785; https://lattes.cnpq.br/0789020640080002Este livro busca revelar o quão provocador é seu tema, pois conforme a lente com a qual se olha, se tem uma dimensão diversa do fenômeno. O conteúdo abrange de forma contemporânea e oportuna os diversos ângulos com os quais o bullying se apresenta. Desta forma a visão psicanalítica, a visão legal, a visão humanística, a visão de saúde, se integram, compondo como que uma sinfonia onde o encadeamento de ideias institui ritmos que tornam possível mais bem compreender e enfrentar, portanto, o evento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A cidade interpretada: estudos históricos sobre arquitetura, urbanização e preservação(Universidade Federal de São Paulo / Laboratório de Humanidades Digitais, 2019) Atique, Fernando [UNIFESP]; Sousa, Diógenes Rodrigues de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0806882249236381; http://lattes.cnpq.br/8425420305118490Criado em 2016, o lab.hum – Laboratório de Humanidades Digitais da Unifesp tem o objetivo de explorar e viabilizar o uso de novas tecnologias em estudos e pesquisas da área, ao mesmo tempo em que pretende estimular reflexões dos impactos derivados. Dentro desse escopo, a identidade do laboratório é reforçada pelo fato de todos os grupos participantes atuarem em estudos urbanos – urbe et bytes. Uma das possibilidades das humanidades digitais que mais interessa ao laboratório é a capacidade de amplificação da livre circulação do conhecimento que as tecnologias digitais oferecem. Daí o aparecimento dessa coleção, os cadernos lab.hum. Idealizada e dirigida por Fernando Atique, colega do laboratório e do Departamento de História, a coleção tem o objetivo de facilitar a divulgação das pesquisas e iniciativas levadas à cabo por discentes e docentes dos grupos que compõem o laboratório. E sua “estreia” não poderia ser mais promissora: uma bela e muito bem-vinda sistematização de estudos do CAPPH (Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica), grupo de pesquisas participante do lab.hum e que é referência crescentemente inevitável em estudos de história urbana, mormente daqueles que se ocupam da cidade de São Paulo. A cidade interpretada que aqui se oferece vale a pena ser lida, copiada, hackaeda, reinterpretada e compartilhada. Pois, de resto, quanto mais livre a circulação do conhecimento, mais pública a universidade que o produziu. Prof. Dr. Luís Ferla, Coordenador do Lab.Hum
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cognição social e regulação emocional na infância e adolescência(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Cardoso, Thiago da Silva Gusmão [UNIFESP]; Mello, Claudia Berlim de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3278338196915403; http://lattes.cnpq.br/1758368777559433Este livro compõe a Coleção Educação e Saúde, elaborada por professores, estudantes e egressos do Programa de Pós-Gradução Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Como parte da Coleção, o Conselho Científico também aprovou a publicação deste livro, no qual reunimos conceitos gerais e temas de pesquisa desenvolvidos no âmbito de dois Programas de Pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo, Educação e Saúde na Infância e Adolescência e, Psicobiologia. Esse livro aborda temas com foco no estudo da cognição social e regulação emocional na infância e adolescência, a partir de pesquisas que avaliam a função cerebral associada a processos sociais e cognitivos. Cada capítulo é integrado por meio da abordagem teórica do nosso grupo de pesquisa, a neurociência social e afetiva, além de serem enriquecidos de conceitos atuais, dilemas de pesquisa e discussões sobre os diferentes problemas envolvendo essa temática na busca de um encontro profícuo com os campos da saúde e educação. Indicamos este livro para profissionais da saúde e educação, estudantes de graduação e pós-graduação interessados no estudo do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Conceitos estéticos: do transtemporal ao espacial na arte japonesa(EFLCH-UNIFESP, 2021) Okano, Michiko; Avancini, Atilio; Hashimoto Cordaro, Madalena; http://lattes.cnpq.br/3118222606852565; http://lattes.cnpq.br/7711153733776662; http://lattes.cnpq.br/2244604576677268Organizado pelos coordenadores do Grupo de Estudos Arte Ásia (GEAA), Atílio Avancini, Madalena Hashimoto Cordaro e Michiko Okano, o livro traz discussões sobre aspectos das temporalidades e espacialidades artísticas do Japão organizadas em três blocos. Os dois primeiros – “Elementos fundamentais da espacialidade nas artes visuais japonesas” e “Conceitos estéticos transtemporais e espaciais: a tradição cultural da cópia e a arte contemporânea” – foram desenvolvidos como resultado de encontros do GEAA, a partir de bibliografia discutida pelo grupo. A eles, somam-se trabalhos resultantes do evento internacional “Ma et aida – des possibilités de la pensée et de la culture japonaise” (Ma e aida – possibilidades da cultura e pensamento japoneses), um simpósio realizado por Université de Strasbourg, Kyoto University e Centre Européen d’Études Japonaises d’Alsace (CEEJA), por intermédio de seus responsáveis científicos Sakae Murakami-Giroux, Masakatsu Fujita e Virginie Fermaud. Os textos – escritos por pesquisadores do grupo e também colaboradores externos – , fomentam o trabalho continuamente desenvolvido pelo GEAA e expandem os diálogos iniciados em ambiente acadêmico. O livro traz ainda ensaios visuais assinados por Atílio Avancini, Madalena Hashimoto Cordaro, Marco Giannotti e Gōzō Yoshimasu – poeta e artista convidado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Conselho tutelar: Trajetórias, histórias e conquistas de conselheiros(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Oliveira, Danilo Rodrigues de [UNIFESP]; Vitalle, Maria Sylvia de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2189394204215927; http://lattes.cnpq.br/0789020640080002O volume 11 da Coleção Educação e Saúde, nasce como fruto das ponderações de uma Tese de Doutorado - Conselho Tutelar: conhecendo histórias e significados dos conselheiros nos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba e Santa Isabel, da parceria discente-docente, desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa Atenção Integral e Interdisciplinar ao Adolescente, registrado no Diretório de Pesquisas do CNPq e do Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, na linha de pesquisa Desenvolvimento Humano e Saúde. Este volume, intitulado Conselho Tutelar: Trajetórias e Conquistas de Conselheiros desenvolvido, então, inicialmente, como Tese de Doutorado, posteriormente foi re-significado para o formato de livro, com a intenção de atingir um público maior e que possa se beneficiar das reflexões aqui contidas e assim, cooperar com o corpus de pensamento que se desenvolve interdisciplinarmente entre os campos da educação e da saúde. Nossos agradecimentos à CAPES, que pelo incentivo e fomento à pesquisa, propiciou a realização deste trabalho, pela concessão de uma bolsa de estudos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Contribuições para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Freitas, Marcos Cezar de; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979O chão da escola é também um universo de pesquisa singular. Essa singularidade diz respeito à complexa tarefa de concatenar tempos e espaços, saberes e fazeres, regularidades e imprevisibilidades. Na beleza dessa complexidade, a perspectiva da educação inclusiva também tem acrescentado possibilidades de adensamento para pesquisas que assumem que o chão da escola oferece um ângulo privilegiado para observar e analisar diferenças e assimetrias; tramas cotidianas da convivialidade que a escola enseja de modo próprio, seu.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Decolonialidade & Educação: esperançar em tempos de perplexidade(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Sá, Rubens Lacerda de [UNIFESP]; Chaves, Pedro Jônatas da Silva; http://lattes.cnpq.br/5220477053711608; http://lattes.cnpq.br/7478885268830998A obra que lhes entregamos é um convite para conversarmos sobre o desenho e a manutenção da estrutura da pensée unique, tributária das filosofias cartesiana e kantiana. Nossa meta não é a construção de fortalezas invioláveis para o combate às recolonialidades contemporâneas, pois entendemos que a porosidade, a maleabilidade e a elasticidade são imprescindíveis para que as ontologias, axiologias, epistemologias e metodologias sejam banhadas por fontes e sentidos plurais e possam servir de contraponto às imprecisões das certezas. Por conseguinte, ao longo desta obra propomos discussões, debates e reflexões intensas e profundas que nos ajudam a pensar a opção decolonial através de diferentes lentes ópticas que se ajustam à necessidade de mitigação das vicissitudes modernas. Esperamos igualmente não fazer vistas grossas aos muitos pontos cegos da plataforma decolonial para que possamos, reconhecendo-os, realinha-los.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desigualdades, diferenças e inclusão: desafios atuais para pesquisas em Educação(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Finco, Daniela; Souza, Ellen de Lima; http://lattes.cnpq.br/5868721280642490; http://lattes.cnpq.br/2996966307456495A linha de pesquisa Educação: Desigualdade, Diferença e Inclusão do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo afirma, por intermédio de suas pesquisas, publicações, formação de pesquisadores e compromisso com a educação pública, laica, gratuita e de qualidade, sua luta contra os efeitos bastardos da política reinante dos dias atuais. Não é sem sentido que as temáticas desigualdade, diferença e inclusão se delineiam como alinhavo epistêmico e empírico quando consideramos a grande área da Educação. Educar, nessas circunstâncias, é uma atitude experimental capaz de ir além do que o mundo nos apresenta e a que nos destina. Entendido mundo como as condições materiais e sociais para se viver, educar, assim, é ir além do mundo; é produzir outros mundos; é resistir aos consensos que pavimentam as convicções que funcionam como tapa-olhos a anunciar que outros mundos, outras formas de viver, de se relacionar e de se conceber a vida não são possíveis. Para estes, a Educação emerge sempre como um estranhamento impossível. Mas é disto mesmo que se trata: estranhar é o primeiro sinal de que algo novo se processa; que algo passará pela educ(ação).
- ItemAcesso aberto (Open Access)As diferentes linguagens e a divulgação científica: formas de existir, resistir e esperançar no atual contexto da Educação(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Garrutti, Erica Aparecida; Moraes, Jerusa Vilhena de; Pesce, Lucila; http://lattes.cnpq.br/6006817586830268; http://lattes.cnpq.br/4696157162108125; http://lattes.cnpq.br/4867232275873194O presente livro é resultado de pesquisas desenvolvidas por docentes, pós-graduandos e egressos da linha 5 - "Linguagens e saberes em contextos formativos", do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unifesp. As experiências de pesquisa que formam esta obra problematizam e discutem questões relacionadas à construção de significados e apropriação de conhecimentos por meio das múltiplas linguagens (língua escrita, oral, hipermididática e científica) e aos saberes pedagógicos que podem promover movimentos de ensino, aprendizagem, divulgação científica e formação docente nos diferentes contextos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Dossiê: Ciência Cidadã e Laboratórios Cidadão/ Citizen Science and Citizen Labs (pt/en/es)(LIINC EM REVISTA, 2017) Parra, Henrique Zoqui Martins; Fressoli, Mariano; Lafuente, Antonio; http://lattes.cnpq.br/8314245614310718O dossiê Ciência Cidadã e Laboratórios Cidadãos logrou reunir um conjunto expressivo de artigos, resultando numa instigante caracterização desse campo de práticas. Além da diversidade de origem geográfica (Europa, África, América Latina e do Norte), os autores e autoras possuem inserções que transitam entre universidades, organizações comunitárias e não governamentais, movimentos sociais e coletivos ativistas. Interessante destacar que a maior parte dos trabalhos recebidos nesta chamada é de relatos de experiências empíricas empreendidas pelos próprios autores. Os artigos de análise teórica, por sua vez, realizam problematizações mais amplas acerca dos desafios acumulados sobre essa diversidade de experiências em diferentes contextos. A combinação desse esforço de análise teórica e descrição de experiências reforça a percepção de que estamos diante de um fenômeno heterogêneo, dinâmico e com efeitos ainda pouco conhecidos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação, Estado, Trabalho: estudos e pesquisas(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Novaes, Luiz Carlos; Silva, Thiago Moreira Melo e; http://lattes.cnpq.br/9928675880574257; http://lattes.cnpq.br/3008206126743804Os textos que compõem essa coletânea são resultados de pesquisas conduzidas por docentes, discentes e egressos vinculados à linha de pesquisa Educação, Estado, Trabalho, do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), bem como às pesquisas conduzidas pelos docentes em conjunto com pesquisadores externos, em investigações desenvolvidas, de modo colaborativo, em redes interinstitucionais. A linha de pesquisa Educação, Estado, Trabalho, que dá nome a essa coletânea, comporta estudos sobre escola, políticas e relações sociais que conformam a educação institucionalizada e demandam diálogo com categorias amplas que medeiam a formação do ser humano, como trabalho, cultura, economia e educação, além do Estado como uma das formas de organização das sociedades contemporâneas. Dessa compreensão decorre a organização da linha, que abrange investigações sobre as relações entre Trabalho, Estado e Educação, sob diferentes perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas, em diálogo com aportes teóricos de áreas como Ciências Sociais, Ciência Política, História e Ciências Econômicas. Contempla pesquisas sobre implementação e avaliação de políticas públicas em educação; estudos internacionais de políticas e reformas educacionais; políticas de currículo e avaliação educacional; condições de trabalho docente e gestão educacional. As pesquisas desta linha têm como pontos de convergência o direito e a democratização da educação e as interfaces das políticas educacionais com as práticas escolares, o que nos levou a organizar esse livro em três eixos: Estado, Gestão e Educação; Política Educacional: disputas e tensões; Educação e trabalho docente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Encruzilhada. Artigos dos estudantes de arte contemporânea da Unifesp (2023)(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP]; Pires, Catarina Silva [UNIFESP]; Souza, Larissa Silva de [UNIFESP]; Miramontes, Luana [UNIFESP]; Jean, Marci [UNIFESP]; Alcarde, Yasmin Tainá Lana de [UNIFESP]; Lima, Ingrid Dos Santos [UNIFESP]; Costa, João Henrique Lopes da [UNIFESP]; Marques, Yago Maciel [UNIFESP]; Rocha, Romario Lopes [UNIFESP]; Gomes, Gustavo Bitencourt [UNIFESP]; Dias, Camila Oliveira [UNIFESP]; Santos, Thaynná Baltazar dos[UNIFESP]; Guedes, Beatriz [UNIFESP]; Melo, Gabriella [UNIFESP]; Francesquini, Maria Sueli de Camargo [UNIFESP]; Almeida, Raphael Gomes de [UNIFESP]; Morita, Yumi [UNIFESP]; Araújo, Isadora Trindade [UNIFESP]; Santo, Micaele Silva [UNIFESP]; Rocha, Karina Braga da [UNIFESP]; Campos, Maria Eduarda [UNIFESP]; Soares, Juliane Pereira [UNIFESP]; Silva, Gabrielly A. Santiago da [UNIFESP]; Lima, Gabrielle Pereira [UNIFESP]; Marzola, Ana Paula [UNIFESP]; Mões, Gustavo [UNIFESP]; Campos, Hellen [UNIFESP]; Baba, Luccas Ryoichi Kimura [UNIFESP]; Reis, Mariana [UNIFESP]; França, Milena [UNIFESP]; Yamaguchi, Ângela Harumi [UNIFESP]; Marassi, Beatriz [UNIFESP]; Porfirio, Beatriz [UNIFESP]; Mayumi, Cristiane [UNIFESP]; Agbanusi, Gladys Uju Balbino [UNIFESP]; Calixto, Fernanda [UNIFESP]; Capelli, Thalles [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7983341512092040A arte contemporânea é, acima de tudo, multidisciplinar. A experimentação e a quebra de limites são primordiais para a existência desse campo tão vibrante e diversificado que permite que os artistas se expressem de forma livre, provocativa, desconcertante, e até controversa, incentivando o público a refletir sobre a percepção do mundo ao seu redor. ENCRUZILHADA é um projeto que reúne, não só, uma série de artigos, mas a tentativa de ampliar os horizontes da arte contemporânea, dialogando com suas inquietações e desafiando as hierarquias estabelecidas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensinando o passado por meio do Patrimônio Cultural(Cláudia R. Plens, 2023) Siqueira, Lucília Santos [UNIFESP]; Plens, Cláudia Regina [UNIFESP]; Paiva, Odair da Cruz [UNIFESP]; Atique, Fernando [UNIFESP]; Godoy, Alexandre Pianelli [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2142424336909827; http://lattes.cnpq.br/0579359295517355; http://lattes.cnpq.br/8425420305118490; http://lattes.cnpq.br/0885840108935155; http://lattes.cnpq.br/2793775444686758A Educação Patrimonial é uma ferramenta criada para suprimir ausências históricas dos livros didáticos e o ensino de história. O livro didático, assim como o patrimônio, também tem um grupo seleto que seleciona o que constará em suas páginas, privilegiando algumas histórias. A partir da perspectiva da Educação Patrimonial, o educador poderá escolher ferramentas, suportes e visões alternativas da história para as necessidades de seu público de conhecer ou aprofundar determinados assuntos. Nesse sentido, o curso de graduação em História da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) possui um bacharelado com ênfase na área patrimonial, sendo quatro de suas disciplinas focadas em diferentes aspectos da cultura material. Diferente- mente de textos escritos, já bem conhecidos como fonte essencial de estudo dessa disciplina, a cultura material ainda se apresenta como um desafio teórico metodológico para os historiadores. De modo que entendemos que esse mesmo desafio, muitas vezes, atinja os professores e educadores patrimoniais. Tentando transpor esses desafios, o recorte feito neste livro traz uma primeira visão de professores da área patrimonial do curso de bacharelado em História da Unifesp, das áreas de arquitetura, história, museus e arqueologia sobre a cultura material e o patrimônio para o ensino de História.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Escola pública, formação de professores e práticas pedagógicas: a produção do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unifesp-Campus Guarulhos em foco (2013-2023)(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Bello, Isabel Melero [UNIFESP]; Silva, Jorge Luiz Barcellos da [UNIFESP]; Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6608937354121946; http://lattes.cnpq.br/9950540154695961; http://lattes.cnpq.br/5091309773899741Este livro é resultado do trabalho conjunto dos docentes e discentes da linha de Pesquisa Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unifesp (PPGE-Unifesp) que, ao longo de uma década (2013-2023), dedicaram-se aos estudos e à defesa da educação pública brasileira. Ao todo, 53 pesquisas foram defendidas na linha nos seus dez anos de existência do PPGE-Unifesp. As pesquisas foram agrupadas em 07 eixos, tendo em vista seu objeto de pesquisa, a saber: 1-Formação continuada de professores da educação básica; 2- Formação inicial de professores da educação básica; 3- Percepções dos estudantes sobre aspectos relacionados ao processo de escolarização; 4- Dispositivos, saberes e currículo escolar; 5- Gestão Escolar; 6- Trabalho docente, identidade e representações profissionais; 7- Práticas pedagógicas e avaliação da aprendizagem.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estado de crise? Crítica das tecnologias de administração da rede estadual de educação de São Paulo (1996-2007)(G3 Comunicação, 2023) ALMEIDA, Elenita Santana de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9340419916460071A autora toma como objeto de análise o processo de implementação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), entre os anos de 1996 e 2007 e identifica, nesse processo, que a avaliação foi uma poderosa ferramenta para induzir a incorporação, pela rede, das novas Diretrizes Educacionais, propostas pela Secretaria Estadual de Educação em 1995. Além disso, mostra que o poder público contou com a grande imprensa para a divulgação dos resultados do Saresp, auxiliando, com isso, a formar a opinião pública a respeito da baixa qualidade educacional e a certeza da necessidade de intervenção para a mudança dessa indesejável situação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudos surdos em destaque: práticas e pesquisas(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Vieira, Cláudia Regina [UNIFESP]; Hollosi, Márcio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0791754239372678; http://lattes.cnpq.br/0009306878714171“Estudos Surdos em destaque: Práticas e Pesquisas”, organizados por nós professores doutores Claudia Regina Vieira e Marcio Hollosi apresenta textos dos estudantes matriculados, egressos e alunos especiais do Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde da Unifesp/SP sobre as pesquisas realizadas em torno das questões relacionadas as pessoas surdas e seus embates sociais, políticos, culturais e educacionais. Esta coletânea de 10 (dez) capítulos circunscreve um campo de pesquisa e as discussões acerca da presença e permanência de estudantes surdos na pós-graduação e principalmente sua ascensão educacional através das políticas públicas conquistada ao longo dos anos, bem como das ações educacionais, sociais, políticas e culturais desta população.