A criação da Rede Municipal de Educação de Santo André: das primeiras escolas à implantação do Centro Educacional, Assistencial e Recreativo - CEAR (1954 – 1982)
Data
2022-12-06
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
As escolas destinadas a acolher crianças pequenas, na cidade de Santo André, foram organizadas ao longo de três décadas. Quando, por consequência da industrialização, aconteceu o desenvolvimento da cidade e a expansão da população. O objetivo desta pesquisa é reconstituir a história das primeiras escolas administradas pelo poder público municipal, até a composição da rede andreense de ensino para a infância, responsável por acolher as crianças de 4 a 6 anos, entre os anos de 1954 e 1982. A delimitação temporal justifica-se porque no dia 27/09/1954 foi publicada a lei de criação do Departamento de Educação da cidade de Santo André; e, no ano de 1982, foi realizado o primeiro concurso público para o cargo de professor, que constituiu o corpo docente para compor os Centros Educacionais Assistenciais e Recreativos, denominados CEAR. Neste contexto, a pesquisa procura responder como foi configurada a educação pública na cidade de Santo André para acolhimento das crianças, desde as primeiras escolas até a implantação do CEAR. Toma-se como fontes documentos, jornais, fotografias e entrevistas. Como procedimento de pesquisa foram utilizados a revisão da literatura, a seleção e análise de documento e a realização de onze entrevistas semiestruturadas. Neste estudo, a categoria de análise, tempo e espaço, foi utilizada sob a perspectiva de Viñao Frago e Escolano (2001), que consideram o espaço como um lugar e o tempo como um símbolo social resultante do processo de aprendizagem humana. A partir das contribuições de Certeau (2014), a categoria de análise práticas cotidianas, permitiu compreender as lógicas que movem os fazeres cotidianos, considerando o lugar de fala de cada entrevistado, o papel social e a função dentro das escolas. Enfim, este estudo conclui que as transformações pelas quais a cidade de Santo André atravessou, modificaram as características da população, das moradias, do emprego e consequentemente da educação escolar. Consequentemente, a prefeitura municipal ampliou o atendimento às crianças pequenas em escolas públicas, acompanhando as exigências legais estabelecidas pelo Governo Federal e seguindo as determinações do Governo do Estado de São Paulo.