Memorial sobre a ação da inclusão em contextos escolares
Data
2022
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Entende-se educação como sendo o ato de educar, instruir e ainda, disciplinar outrem, isto é,
educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são
transferidos de uma geração para a próxima. Nesse sentido, a educação inclusiva não é só
importante, como crucial para a inclusão sem qualquer descriminação. Essa problemática é
um tema de grande relevância e importância para o sistema de ensino nacional, face ao
aumento de casos de crianças que necessitam de cuidados especiais, para que o conceito de
educação seja plenamente exercido. Assim, a presente análise pretende contribuir para a
compreensão sobre como ocorreram alterações políticas que resultam no aumento de crianças
com deficiência na vivência da sala de aula em estágios. Nestas reflexões são considerados: o
fortalecimento da inclusão escolar como diretriz política para a educação brasileira; as
indicações, em termos de documentos legais e orientadores, para a constituição dos serviços,
bem como o debate acadêmico envolvendo o tema, tendo como objetivo principal, elucidar as
ações professorais que se mostram excludentes, argumentando como essas práticas criam um
paralelismo entre as crianças e seus pares.