Avaliação da dieta vegetariana em relação ao desempenho esportivo e possíveis carências nutricionais em adultos atletas de nível amador: uma revisão bibliográfica
Arquivos
Data
2023-01-05
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Introdução: O vegetarianismo é uma prática alimentar que vem ganhando forças nos últimos anos, a qual consiste na exclusão de alimentos de origem animal. Existe ainda o veganismo, caracterizado por um estilo de vida que busca eliminar toda forma de exploração ou crueldade animal, seja na alimentação, no vestuário, cosméticos e etc. Dados sobre a dieta à base de plantas apontam para possíveis carências nutricionais, em especial vitamina B12, ferro, zinco, cálcio, vitamina D, ácidos graxos n-3 de cadeia longa e até mesmo, proteínas e energia. Porém, a American Dietetic Association afirma que, desde que bem planejada, a dieta vegetariana pode ser praticada em qualquer fase da vida. Quando feita de forma equilibrada, a dieta vegetariana traz diversos benefícios para a saúde, como proteção contra o Diabetes Mellitus tipo 2, hipertensão, entre outras doenças cardiovasculares. Ainda, apesar de diferentes atletas possuírem diferentes necessidades nutricionais, uma alimentação vegetariana desempenha um importante papel contra o estresse oxidativo gerado pelo exercício físico, uma vez que oferece mais antioxidantes quando comparada à dieta onívora. Objetivo: O objetivo desta revisão descritiva é avaliar se a dieta vegetariana é capaz de suprir as necessidades de micro e macronutrientes de jovens adultos praticantes de exercício físico de nível amador, e se existem vantagens ou desvantagens em relação ao desempenho quando comparada à dieta onívora. Metodologia: Serão utilizadas as bases de dados online: PubMed, SciELO, LILACS, CENTRAL, trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações, utilizando como critério de inclusão o ano de publicação, de 2005 a 2022, e o idioma em que foi publicado. Conclusão: A literatura acerca dos impactos de uma dieta vegetariana no desempenho esportivo ainda é bastante limitada, todavia, diante dos estudos apresentados, é possível que não existam diferenças no desempenho esportivo de atletas vegetarianos, quando comparados à onívoros, desde que sua alimentação esteja nutricionalmente adequada.
Descrição
Citação
LANGE, Natália de Barros. Avaliação da dieta vegetariana em relação ao desempenho esportivo e possíveis carências nutricionais em adultos atletas de nível amador: uma revisão bibliográfica. 2023. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Nutrição) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.