Um exercício autoetnográfico: acolhimento e diálogo com estudantes internacionais no contexto da pandemia de covid 19
Data
2023-01-30
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta reflexão crítica de uma experiência
vivenciada pelo pesquisador-estudante como extensionista (entre outubro de 2020 e
janeiro de 2022) nas atividades do programa de extensão E Kaàbó: Acolhimento, Ensino
de Português Como Língua Adicional, Formação Integrada e Construção de Redes em
Contextos de Mobilidade, Unifesp. Envolveu ações de acolhimento e ensino de português
junto a estudantes internacionais vinculados ao Programa de Estudantes-Convênio de
Graduação – PEC-G.
A narrativa construída nesta análise buscou reconstituir o processo de construção das
oficinas temáticas interculturais, no contexto do PRE-PEC-G da Unifesp, no período da
pandemia de COVID-19. Teve como fio condutor as noções de diálogo e processo nas
ações em terapia ocupacional social e o enfrentamento ao racismo.
Tratou-se de pesquisa que se inspirou na autoetnografia, aliada a perspectiva da
sistematização da experiência como propostas por Oscar Jarra Holliday. O trabalho de
campo envolveu a análise de diários de campo, de registro audiovisual, bem como da
elaboração de autobiografia do pesquisador conectada à dimensões de experiencia ligada
a educação e enfrentamento ao racismo. Foram analisados legislação e documentos
institucionais referentes ao PEC-G, bem como revisão bibliográfica referente a
publicações de estudantes brasileiras sobre o programa na Unifesp.
Esta análise dialoga com outros estudos que identificam o enfrentamento ao racismo
estrutural e institucional como desafios centrais no acolhimento de estudantes
internacionais negros e negras.
A experiência aqui sistematizada nos convoca a refletir sobre a necessidade de ajustes no
PEC- G como política pública de cooperação em educação superior no contexto das
relações com países do continente africano e do Caribe. Entende-se também que a
presença de estudantes internacionais e o desenvolvimento de atividades interculturais
que favorecem a desconstrução de práticas etnocentradas, podem favorecer a formação
cidadã de todos que se engajam nestes processos. Estes são desafios contemporâneos para
a democratização das universidades brasileiras e também para a terapia ocupacional.
Descrição
Citação
CRUZ, João Aparecido da. Um exercício autoetnográfico: acolhimento e diálogo com estudantes internacionais no contexto de pandemia de Covid 19. 2023. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.