Terapia Ocupacional
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-18) Pontes, Luana Torres [UNIFESP]; Silva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7118155019861351; http://lattes.cnpq.br/6744115619124050; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: O estudo em questão tem por objetivo compreender a aplicabilidade da Integração Sensorial (IS) no Transtorno do Espectro Autista (TEA) para auxiliar no processo de inclusão escolar. A pesquisa analisou estudos publicados que indicam o uso de estratégias sensoriais como um recurso facilitador para o aprendizado e inclusão escolar de crianças autistas. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa, buscando coletar e reunir produções científicas que abordam o tema. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Scielo, BVS - Biblioteca virtual de saúde e Periódicos Capes, utilizando as palavras-chave "TEA & education", "TEA & Occupational therapy" e "TEA & Sensory integration". Resultados: Após a análise dos artigos encontrados, apenas dois estudos brasileiros foram considerados para o estudo e, também, foi considerado um artigo em espanhol. Conclusão: Apesar da importância da IS para o desenvolvimento de crianças com TEA, ainda há poucas pesquisas que investigam o uso de estratégias sensoriais no processo de inclusão escolar. É necessário que o tema seja mais explorado e que haja maior diálogo entre terapeutas ocupacionais, pedagogos e pais para promover a participação ativa e bem-sucedida das crianças com TEA no processo educacional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre lutas, vivências, brincadeiras e tessituras: reflexões sobre a experiência a partir do fazer coletivo em uma ocupação por moradia(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-11) Marra, Gabriela de Oliveira [UNIFESP]; Vasters, Gabriela Pereira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2252401048477666; http://lattes.cnpq.br/0613859483308060; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A terapia ocupacional social tem sua base teórico-metodológica centrada em aspectos macro e microssociais que envolvem os territórios, os indivíduos e as coletividades. Entende-se que é a partir de uma prática de cuidado articulada com aspectos socioculturais, de relações horizontais e fortalecedoras da participação social, que se pode criar pontes de diálogo, facilitar o acesso a direitos, ao exercício da cidadania e potencializar processos de ampliação de oportunidades, emancipação e justiça social. Desse modo, o presente trabalho se propõe a partir de um relato de vivências junto à comunidade da Ocupação Anchieta, trazer reflexões sobre construções de bases territorial, comunitária e coletiva, apoiadas na perspectiva da Terapia Ocupacional Social. Destaca ainda, a importância do processo do saber da experiência para a formação em terapia ocupacional, além da tentativa de trazer maior visibilidade e aproximação à Ocupação Anchieta e à importância da luta coletiva por moradia digna, em um cenário crescente de ataque, criminalização e marginalização de sujeitos em território de ocupação. Utiliza a observação participante como inspiração metodológica para construção de presença junto à comunidade do Anchieta, uma vez que é baseada no aprendizado adquirido através do envolvimento em atividades diárias compartilhadas. O saber da experiência é quem molda as ações, os sentidos e indagações construídas neste trabalho, assim, foi somente vivendo o percurso, e respeitando o processo a partir do encontro, que foi possível visualizar resultados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Qualidade de vida e sobrecarga de cuidadores de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento: uma revisão integrativa(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-12) Mello, Rayssa Ferreira [UNIFESP]; Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3179063226554474; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Cuidar de uma criança é uma atividade complexa que exige uma grande dose de paciência e responsabilidade. Para cuidadores de crianças com problemas neurológicos o cuidado torna-se mais difícil que o tradicional, pois dos cuidados básicos e da integralização de novas atividades na sua rotina devido a chegada da criança, é necessário também auxiliar e dar suporte com base no transtorno apresentado por ela. O objetivo geral deste trabalho é conhecer a qualidade de vida e a sobrecarga dos cuidadores primários no contexto do cuidado, a partir de uma revisão sistemática. Método: A fim de se obter uma definição clara e abrangente dos materiais que foram investigados na revisão sistemática integrativa, utilizou-se a estratégia PCC: P (População), C (Conceito) e C (Contexto). A coleta de dados foi realizada na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os resultados foram apresentados através do fluxograma do PRISMA, contendo os passos que foram realizados. No total, 13 artigos foram utilizados na pesquisa onde foi possível identificar que independentemente do transtorno que seu filho apresente, a qualidade de vida das cuidadoras primárias é afetada negativamente em pelo menos um aspecto de sua vida, mesmo que este seja de forma mais branda. Para além disso, é notável que ao depender da doença, magnitude dos sintomas e do nível de dificuldade de cuidado que a criança apresentar, mais sobrecarregada será a rotina dos cuidadores. Conclusão: essa revisão proporcionou uma compreensão abrangente dos desafios enfrentados pelos cuidadores primários, principalmente das mães, destacando a necessidade de um olhar extensivo para essa população e a importância de ser oferecido práticas de cuidado para estas pessoas, inclusive aproveitando os momentos em que estão esperando suas crianças serem atendidas no processo de habilitação e reabilitação, visando desta forma que esta pessoa encontre outras para conversar e trocar vivências, além de fortalecer a sua rede de apoio social.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aplicação do programa Amigos da Demência para a comunidade da Universidade Federal de São Paulo: estudo piloto(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-28) Cezarino, Gabriela Pereira [UNIFESP]; Mattos, Emanuela Bezerra Torres [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3746624378040152; http://lattes.cnpq.br/8829876694389690; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução. O envelhecimento populacional tem levado a um aumento significativo na incidência da demência, afetando a vida dos indivíduos acometidos e também de seus familiares e cuidadores, trazendo desafios consideráveis como os estigmas e o isolamento. Inspirado no modelo inglês Dementia Friendly Community, o Programa “Amigos da Demência” visa melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência por meio da criação de um ambiente mais acolhedor e inclusivo. Objetivo. Avaliar a aplicação da sessão piloto do programa Comunidade Amiga da Demência, realizada na comunidade da Universidade Federal de São Paulo. Metodologia. A Sessão Amigos da Demência na UNIFESP/Campus Baixada Santista, realizada em novembro de 2023, atraiu participantes via grupos de WhatsApp. As inscrições online com consentimento informado precederam a sessão, que foi avaliada por questionários pré e pós-sessão. Todos os dados foram tabulados em planilha Excel. Resultados e Discussão. As participantes foram mapeadas quanto à proximidade com a demência e avaliadas quanto ao seu conhecimento sobre, revelando equívocos, como a crença de que toda demência é do tipo Alzheimer e está associada ao envelhecimento saudável. Os resultados da aplicação do piloto foram positivos, destacando o impacto e a importância de programas como o Amigos da Demência para diminuir barreiras e criar uma comunidade compassiva. Conclusão. É notório o quanto o estigma público associado à demência está relacionado a desinformação e a importância de programas sociais direcionados a demência para a criação de uma comunidade mais acolhedora e empática. Apesar de suas limitações, o piloto apresentou impactos positivos em seus participantes e sua expansão é necessária para avaliar e aprimorar seus efeitos, podendo gerar contribuições favoráveis à comunidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As ações da Terapia Ocupacional na saúde do trabalhador e a importância da intersetorialidade nos serviços(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-08) Ferreira, Matheus Goes dos Santos [UNIFESP]; Alencar, Maria do Carmo Baracho de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5727324642175380; http://lattes.cnpq.br/532044033506197; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Investigar as ações e intervenções da Terapia Ocupacional nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador e sobre a intersetorialidade nos serviços. Métodos: Este estudo é uma revisão narrativa. Foram selecionadas revistas brasileiras de Terapia Ocupacional como os Cadernos da Terapia Ocupacional da UFSCar, Revista de Terapia Ocupacional da USP e Revista Intersetorial de Terapia Ocupacional, e selecionados artigos que descrevessem as ações da Terapia Ocupacional na saúde do trabalhador e que foram publicados entre os anos de 2022 e 2023. Resultados: Foram selecionados 4 artigos. Observou-se diversas ações da Terapia Ocupacional que beneficiam os trabalhadores, porém há necessidades de ações matriciais em UBSs a fim de sensibilizar a equipe acerca do tema. Conclusão: A Terapia Ocupacional dentro da Saúde do Trabalhador ainda enfrenta diversos problemas relacionados a como estruturar uma intervenção que envolva múltiplos setores e serviços. Há necessidades de estímulos, incentivos para que a área possa avançar e que contribua com as ações de intersetorialidade