Terapia Ocupacional

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    Acesso aberto (Open Access)
    O brincar na concepção de educadores de serviços de acolhimento
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-10) Zorzi, Giovanna [UNIFESP]; Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/4140547211703368; http://lattes.cnpq.br/5742115744914095; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Quando o acolhimento institucional se faz necessário, o espaço da instituição se torna o principal ambiente frequentado pela criança Com isso, é importante que esse local tenha uma dinâmica que favoreça o desempenho ocupacional da criança nas diferentes ocupações do cotidiano, respeitando a individualidade das crianças e adolescentes. No caso de crianças que estão em situação de abrigo, os profissionais da instituição, chamados educadores sociais, são os responsáveis pelo desenvolvimento social das crianças, isso inclui auxílio nas atividades de vida diárias (AVD’s), incentivo nas brincadeiras e socialização, dentre outros. O objetivo da pesquisa foi analisar a concepção do brincar de educadores sociais em um serviço de acolhimento, em conjuntura com as demandas da rotina de trabalho. Pesquisa qualitativa, exploratória, utilizou como instrumento de pesquisa um roteiro de entrevista semi-estruturada. Participaram da pesquisa 4 educadoras sociais. A análise das entrevistas foi feita segundo a análise de conteúdo temática. Os resultados encontrados mostram que a ludicidade das educadoras e a concepção do brincar está relacionado com as experiências lúdicas da própria infância; essas experiências se refletem na dinâmica da rotina do serviço de acolhimento; a formação e capacitação foram reconhecidas pelas educadoras como importante para o desempenho da prática profissional e oferece uma segurança maior no desempenho das atividades cotidianas.
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    Avaliação da implementação da Comunidade Amiga da Demência em Santos: um estudo piloto
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-06) Meneghetti, Giulia [UNIFESP]; Rebello, Giulia Meneghetti [UNIFESP]; Mattos, Emanuela Bezerra Torres [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3746624378040152; http://lattes.cnpq.br/3624684414271482; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Introdução: O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. A idade é o principal fator de risco para o desenvolvimento da demência. Esta condição afeta as funções cognitivas, pode acarretar alterações de comportamentais e gerar dependência gradual na medida em que evolui. A cidade de Santos tem o percentual de 21,21% de pessoas idosas entre os habitantes, sendo de grande importância projetos que agreguem conhecimento e redução ao estigma associado a doença. Objetivo: Implementar o projeto piloto “Comunidade Amiga da Demência” na Universidade Federal de São Paulo campus Baixada Santista. Método: O estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo. Em seguida, foi divulgado junto à comunidade acadêmica para que os interessados se inscrevessem via link de formulário. O estudo aconteceu no período de março a outubro de 2024. Os critérios de inclusão foram: ter idade igual ou superior a 18 anos, trabalhar e/ou estudar na UNIFESP/Baixada Santista e não ter tido disciplinas relacionadas à demência, mas através do acesso contínuo do conteúdo. A sessão informativa teve duração de 1 hora. Todos os participantes receberam um link pré e pós sessão para colher informações sociodemográficas e de conhecimento sobre a demência. Todos os resultados foram tabulados em planilha Excel e analisados estatisticamente. Resultados: Participaram 12 pessoas. Após a sessão informativa, pode-se interpretar uma mudança positiva na percepção das participantes sobre a demência. A análise quantitativa trouxe que, após a sessão, a maioria dos participantes reconheceu a capacidade das pessoas com demência de realizar atividades diárias e a importância da inclusão das pessoas com demência e cuidadores no meio social. Conclusão: O programa Amigos da Demência é uma importante tecnologia social para a promoção de conscientização e inclusão de pessoas com demência, evidenciando a necessidade de políticas públicas e ações comunitárias para o melhor bem-estar desse grupo na sociedade.
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    O Tabletop Role Playing Game como recurso de interação para estudantes com necessidades educacionais específicas sob a perspectiva da Terapia Ocupacional: uma pesquisa-ação
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-10) Horie, Mariana Mayumi [UNIFESP]; Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]; Oliveira, Adriana Martins de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4377318635278068; http://lattes.cnpq.br/4140547211703368; http://lattes.cnpq.br/4681449220843245; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    O Tabletop Role Playing Game (TTRPG) vem sendo explorado dentro dos contextos educacionais e clínicos por sua potencialidade como recurso de interação social, além de auxiliar em outras habilidades intrapessoais. Nesse contexto, discute-se acerca da agência do TTRPG dentro da Terapia Ocupacional, com um recorte em estudantes com necessidades educacionais específicas – focando nas juventudes dentro da escola pública –, se baseando em dois recursos muito utilizados na atuação da profissão: os grupos e o uso de recursos lúdicos. Objetivou-se analisar se o RPG de mesa, como um jogo aplicado a estudantes com necessidades educacionais específicas, pode afetar as formas como esse público se comunica e interage dentro da escola, sob a ótica da Terapia Ocupacional. A seguinte pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter exploratório e segue o desenho metodológico de uma pesquisa-ação, de acordo com uma concepção reivindicatória/participatória. Para realizar a seguinte pesquisa, foi formado um grupo de cinco alunos do Ensino Médio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP - Campus Cubatão), os quais frequentavam a Coordenadoria Sociopedagógica no contraturno. Foram realizados onze encontros ao todo, os quais foram documentados em diários de campo que, posteriormente, foram interpretados através do Método de Interpretação de Sentidos. Os resultados demonstram que os encontros voltados para a prática lúdica surtiram bons efeitos na questão dos vínculos estabelecidos entre os participantes, nas habilidades voltadas para convivência em grupos e na confiança (neles mesmo e nos outros), sendo elementos importantes para a vida gregária e exercício da cidadania. Contudo, aponta-se que algumas das dificuldades encontradas se voltaram principalmente à dificuldade de desconectar-se dos meios virtuais, o curto tempo das sessões e a interrupção dos encontros, em virtude da greve nacional dos técnicos administrativos da educação – esse último podendo ter interferido nos dados colhidos. Mediante o que foi descoberto, considera-se que a Terapia Ocupacional possa empregar esse recurso na área da educação com o público jovem, contribuindo com a equipe da escola e alunos, em defesa ao direito ao acesso ao lazer, cultura e exercício da cidadania desse público.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Intervenções da Terapia Ocupacional na Saúde do Trabalhador: uma revisão narrativa
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-09) Nascimento, Mariany Cristina Grigorio do [UNIFESP]; Alencar, Maria do Carmo Baracho de [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/5727324642175380; http://lattes.cnpq.br/6084169070861493; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    O objetivo deste trabalho foi o de investigar sobre os meios e modos de intervenção da Terapia Ocupacional na área da saúde do trabalhador e discutir sobre a prática da profissão nessa área. O estudo é uma revisão narrativa e foi realizado um levantamento de dados de artigos científicos publicados nas bases Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Biblioteca Científica Eletrônica Online (SciELO) e nos periódicos da área de Terapia Ocupacional: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, Revista de Terapia Ocupacional da USP e Revista Interinstitucional de Terapia Ocupacional entre os anos de 2019 e 2022. Utilizou-se para os critérios de inclusão o CoCoPop (Condição, Contexto e População) e os descritores “Occupational Therapy” or “Terapia Ocupacional” and “Saúde do trabalhador” or “Occupational Health”. Assim, foram encontrados um total de 1.121 artigos. Após a análise e leitura de resumos, exclusão de duplicações, dentre outros, foram excluídas 1.081 publicações, e selecionados para a leitura na íntegra 30 artigos. Após isso, foram selecionados para esta revisão narrativa 10 artigos. Estes caracterizam-se em: (n=6) estudo de investigação das condições de trabalho e saúde do trabalhador e (n=4) estudos de intervenções da Terapia Ocupacional. Verificou-se que os estudos de investigações utilizaram entrevistas semiestruturadas, técnicas de análise de conteúdo e questionários como: Escala de Estresse no Trabalho, Inventário Maslach Burnout, WHOQOL-100 (World Health Organization Quality of Life) e Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares. Dos estudos de intervenções, tem-se (n=3) como intervenções grupais, utilizando dos métodos: Ergonomia da Atividade e da Psicodinâmica do Trabalho (n=1); Abordagens Corporais e Observação Participante (n=1); oficinas com métodos de aprendizagem interativos (n=1) e coleta de dados e reconfiguração ambiental (n=1). Diante dos resultados obtidos, observa-se que a Terapia Ocupacional tem contribuído para a área da saúde do trabalhador e ainda é revelado que os trabalhadores sofrem com o adoecimento ou o risco do mesmo devido à alta demanda de trabalho, o desgaste emocional, a falta da eficácia das políticas públicas dos direitos dos trabalhadores, dentre outros fatores.
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    Acesso aberto (Open Access)
    As Raízes do Baobá: escrevivência e ancestralidade
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-04) Nascimento, Felipe [UNIFESP]; Vasters, Gabriela Pereira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2252401048477666; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    O trabalho investiga o impacto do racismo e da desigualdade social na trajetória de vida do autor, Felipe Nascimento, um homem negro cisgênero, heterossexual, de 24 anos, estudante do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O estudo traça um paralelo entre a história familiar do autor, as experiências pessoais com o racismo e a busca por identidade no contexto da universidade pública. A narrativa se inicia com a exploração das raízes familiares do autor, destacando a influência da ancestralidade indígena e africana na formação de sua identidade. Através da metáfora do Baobá, árvore símbolo de resistência e ancestralidade, o trabalho examina como as trajetórias de seus antepassados, marcados por migrações, trabalho braçal e falta de acesso à educação, moldaram sua própria trajetória. A educação é apresentada como um instrumento crucial de transformação social e individual. A análise da história educacional da família do autor revela como a desigualdade social impactou o acesso à educação formal de seus avós, pais e a chegada do autor à universidade. O estudo destaca o papel fundamental da educação popular na vida do autor, especialmente sua experiência em projetos sociais como o Cardume, que o introduziu ao curso de Terapia Ocupacional e o conectou a uma rede de apoio e empoderamento. O trabalho também aborda os impactos do racismo estrutural e institucional na experiência do estudante negro na universidade. O autor compartilha suas vivências pessoais com o racismo desde a infância, discutindo como a busca por identidade e aceitação é constantemente desafiada por preconceitos e estereótipos raciais. O estudo examina como a branquitude se manifesta nas estruturas de poder da universidade, perpetuando desigualdades e dificultando a ascensão de estudantes negros.