Cenários sobre atribuições, ações e atividades em projetos de identificação do patrimônio cultural: pontos possíveis de contatos dos profissionais do designer educacional
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Data
2022-06-21
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
Apresente pesquisa pretendeu analisar a política pública de educação patrimonial focalizada na participação popular, via análise das propostas desenvolvidas e aplicadas pela metodologia do Inventário Participativo. Para desenvolver esta pesquisa aplicamos a análise documental como metodologia. Como objetivo aspirou se construir visualidades sobre pontos, possíveis, de contatos existentes entre as operações realizadas pelos profissionais do designer educacional e operações realizadas em projetos de construção de inventários do patrimônio cultural é o que se pretende realizar aqui. A educação patrimonial deixou de ser uma metodologia de conscientização e se apresenta como campo de atuação interdisciplinar que coloca o patrimônio como instrumento/recurso de reconhecimento e afirmação das referências culturais numa perspectiva social. Suas práticas colocam os sujeitos sociais como elaboradores das políticas culturais, via valorização das interações entre as dimensões da vida cotidiana e bens culturais e na desmaterialização dos itens e processos historicamente sacralizados para uma prática de patrimonialização das diferenças. Ressaltamos que a educação patrimonial reestabelece nos indivíduos à noção de bem público comum e recria a percepção cidadã sobre o que é um bem público comum nos atores sociais e geram as condições objetivas para a participação política e a participação democrática dos indivíduos perante sua comunidade, portanto se demonstra como instrumento potente para as políticas publicadas. Busca-se identificar a existência de aderência profissional do designer educacional em cenários distantes ao EAD, isso é, os conceitos e as características que definem o profissional do designer Educacional. Aplica-se, então, os elementos de metodologia projetual (design sistêmico) com base no modelo metaprojetual, para a problematização das habilidades e competências criativas, comunicacionais e interpessoais do designer educacional.