Tecnologia em Design Educacional (TEDE)

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 45
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Rede de caracterização de alunos do transtorno do espectro autista para docentes da educação básica
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-28) Nogueira, Edmille Bragança Carvalho [UNIFESP]; Lima, Valéria Sperduti [UNIFESP]; Meister, Izabel Patrícia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5340922290331025; http://lattes.cnpq.br/3246940231681306
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo criar uma rede colaborativa de apoio personalizado para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), direcionada a professores da educação básica. Essa rede visa potencializar a comunicação entre os docentes e os familiares dos estudantes, contribuindo de forma mais assertiva para o planejamento pedagógico dos alunos com autismo. Propõe-se o desenvolvimento de um protótipo interativo (framework) na forma de um formulário, que permita a triangulação de dados sobre as características dos estudantes a partir das perspectivas de docentes e familiares. Esse formulário visa melhorar a integração dos dados sobre o aluno, permitindo escolhas educacionais mais precisas. Para a elaboração desse material, serão utilizados elementos do design educacional, incluindo gestão de sistemas, design universal, conhecimento em rede, design thinking, gestão em sistemas computacionais educacionais, gestão de projetos e interação humano-computador. A metodologia adotada fundamenta-se na pesquisa aplicada, utilizando o método do Design Thinking, e inclui a coleta de dados por meio de pesquisas em redes sociais, análise de dados estatísticos e revisão de artigos que sustentam os dados coletados.
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Unifesp Tô dentro: ação educacional para sensibilizar os alunos do 3° ano do ensino médio sobre cursos, oportunidades e políticas de permanência
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-28) Lima, Morisson Adriano Almeida [UNIFESP]; Gomes, Denise Cristina Ayres [UNIFESP]; Silva, Edna de Mello [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9405118016902400; http://lattes.cnpq.br/1713600548135321; http://lattes.cnpq.br/7183633887082060
    Muitos alunos de escolas públicas do estado de São Paulo desconhecem que a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) é uma instituição pública e gratuita que oferece 57 cursos de graduação distribuídos em sete campi localizados na capital e em várias cidades do estado de São Paulo, além de um curso de graduação a distância. Este trabalho detalha as etapas de concepção e desenvolvimento de ações educativas voltadas para a promoção da UNIFESP entre estudantes do terceiro ano do ensino médio. A universidade oferece diversos métodos de admissão e apoio financeiro para estudantes de baixa renda, destacando a importância de ações educativas para aumentar a conscientização sobre a instituição. As ações propostas incluem uma palestra e a criação de um hotsite contendo um teste de carreira online que ajudará os estudantes a escolher cursos de graduação compatíveis com seus perfis e informá-los sobre os métodos de admissão e os benefícios oferecidos pela universidade. Além disso, vídeos instrutivos serão disponibilizados no aplicativo TikTok para disseminar informações sobre a universidade e as possibilidades de carreiras que esses alunos podem seguir. Essas ações educativas visam aumentar a conscientização sobre quem esses alunos podem se tornar, promovendo a inclusão e o acesso ao ensino superior para grupos historicamente desfavorecidos. Além de formar indivíduos que trarão impactos importantes para sociedade como produção de novos conhecimentos, técnicas e tecnologias através da pesquisa, extensão e benefícios a população por meio da saúde, educação e incentivo à cultura.
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    O uso de inteligências artificiais generativas como ferramentas de aprendizagem para alunos de graduação. Desenvolvimento de um framework para aprendizado de gasometria.
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-29) Santos, Reginaldo Pereira [UNIFESP]; Carolei, Paula [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0778199387503922; http://lattes.cnpq.br/9380334365323723
    Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver um framework utilizando inteligências artificiais generativas (IAGs) para auxiliar no aprendizado de gasometria entre alunos de graduação. A pesquisa explora como as IAGs, principalmente, o ChatGPT, podem ser integradas às práticas educacionais para melhorar a compreensão e o desempenho dos estudantes em disciplinas complexas. O estudo abrange o desenvolvimento e a utilização de um framework que possa ser aplicado no aprendizado de assuntos complexos, como a gasometria.
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento de um guia para criação de Escape Rooms educacionais
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01) Bruno, Gabriel da Silva [UNIFESP]; Carolei, Paula [UNIFESP]; Yanaze, Leandro Key Higuchi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3243275619679099; http://lattes.cnpq.br/0778199387503922; http://lattes.cnpq.br/8360208199312644
    Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver um guia prático para a criação de escape rooms digitais no contexto educacional. O guia oferece orientações, exemplos e recursos de apoio que auxiliam o design e a construção desses jogos, abordando aspectos como estrutura, narrativa, desafios e objetivos educacionais. A proposta foi fornecer aos professores uma ferramenta que os auxilie a planejar experiências de aprendizagem envolventes e alinhadas aos objetivos educacionais, de forma mais crítica e criativa. O desenvolvimento do guia, seguindo o modelo ADDIE, envolveu a análise de dados de jogos criados e feedbacks coletados no Sistema Aberto para Escapes (SAE), organização de referenciais teóricos, proposta e desenvolvimento de conteúdos, materiais de apoio e formatos de avaliação e manutenção do próprio guia. Como resultado “Destravou! Um guia para criação de Escape Rooms Educacionais” é um material gratuito, disponível no endereço www.gamificacaocriativa.com/guia-escaperoom.
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Planejativa: framework de metodologias ativas aliadas às TDIC’s para professores da educação básica no Brasil
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-01) Oliveira, Vanessa Nascimento [UNIFESP]; Lima, Valéria Sperduti [UNIFESP]; Gamez, Luciano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5525481700316599; http://lattes.cnpq.br/3246940231681306; ttp://lattes.cnpq.br/3651643379030309
    O objetivo do projeto é desenvolver um framework para apoio ao professor do ensino básico no Brasil no desenvolvimento de planos de aula com foco em, incialmente, três metodologias de aprendizagens ativas (sala de aula invertida, aprendizagem colaborativa e aprendizagem baseada em projetos) aliadas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), visando também as competências digitais a serem desenvolvidas de acordo com a BNCC. A metodologia para o desenvolvimento deste trabalho ocorre a partir da observação dos trabalhos desenvolvidos na UC3 e UC4, onde foram identificados perfis de professores com dificuldade em desenvolver aulas relevantes aliadas ao uso das TDIC’s que colocassem o aluno como protagonista do seu aprendizado. Além disso, existiu a de dados do Censo Escolar 2022, do INEP. Também o levantamento de autores e conceitos sobre as metodologias ativas, assim como a aplicação de alguns conceitos de Design Universal na elaboração do produto e Codesign a partir do protótipo onde serão aplicados os questionários e avaliações dos professores sobre o framework. Com este projeto espera-se que o professor possa fazer uma autoanálise sobre a própria prática educacional e possa criar seu plano de aula enquanto aprende, de forma rápida, inovadora, divertida e que atenda às suas necessidades e lhes forneça suporte para elaboração de projetos onde ele e o aluno estejam mais próximos e engajados tendo a educação digital como aliada.