Tecnologia em Design Educacional (TEDE)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
- ItemAcesso aberto (Open Access)Quando escuto, me comunico melhor: contribuições do design educacional na elaboração de um e-book sobre comunicação não-violenta.(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-29) Pereira, Ana Caroliny Lopes do Nascimento [UNIFESP]; Garbe, Gisele Grinevicius; http://lattes.cnpq.br/7084237172958537; http://lattes.cnpq.br/0009905498268752Apesar de as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICS) possibilitarem a ampliação no compartilhamento de informações e das relações humanas, no século XXI, a forma como os indivíduos se comunica é ainda truncada e permeada por ruídos, desentendimentos e violência. Pensando nisso, a pesquisa foi realizada a partir do método Design Science Research, que tem como objetivo a elaboração de um artefato. Dessa forma, este trabalho de conclusão de curso propõe a elaboração de conteúdo sobre comunicação não violenta (CNV), por meio do protótipo de um e-book “Quando escuto, me comunico melhor”, cujo planejamento foi apoiado pelo design educacional, a partir do modelo ADDIE (Analyze - Análise, Design - Desenho, Develop - Desenvolvimento, Implement - Implementação e Evaluate – Avaliação), que estabelece algumas etapas no planejamento do processo de ensino e aprendizagem, bem como estabelecimento de intencionalidade pedagógica ao e-book. Na etapa de análise contextual foi identificado o público interessado no tema abordado, bem como suas preferências de aprendizagem. Assim, foi possível propor uma solução adequada aos aprendizes. Nas etapas de design e desenvolvimento foram definidos os aspectos pedagógicos, que conferem intencionalidade pedagógica ao planejamento do e-book, bem como ferramentas de gestão e tecnologias empregadas na elaboração do protótipo. Nas etapas de implementação e avaliação foram indicados de que forma aconteceria a disponibilização do e-book e como seriam realizadas as avaliações relativas ao protótipo. Portanto, esse trabalho mostra as contribuições do design educacional, por meio do planejamento de um possível recurso educacional sobre (CNV).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Rede de caracterização de alunos do transtorno do espectro autista para docentes da educação básica(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-28) Nogueira, Edmille Bragança Carvalho [UNIFESP]; Lima, Valéria Sperduti [UNIFESP]; Meister, Izabel Patrícia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5340922290331025; http://lattes.cnpq.br/3246940231681306O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo criar uma rede colaborativa de apoio personalizado para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), direcionada a professores da educação básica. Essa rede visa potencializar a comunicação entre os docentes e os familiares dos estudantes, contribuindo de forma mais assertiva para o planejamento pedagógico dos alunos com autismo. Propõe-se o desenvolvimento de um protótipo interativo (framework) na forma de um formulário, que permita a triangulação de dados sobre as características dos estudantes a partir das perspectivas de docentes e familiares. Esse formulário visa melhorar a integração dos dados sobre o aluno, permitindo escolhas educacionais mais precisas. Para a elaboração desse material, serão utilizados elementos do design educacional, incluindo gestão de sistemas, design universal, conhecimento em rede, design thinking, gestão em sistemas computacionais educacionais, gestão de projetos e interação humano-computador. A metodologia adotada fundamenta-se na pesquisa aplicada, utilizando o método do Design Thinking, e inclui a coleta de dados por meio de pesquisas em redes sociais, análise de dados estatísticos e revisão de artigos que sustentam os dados coletados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Unifesp Tô dentro: ação educacional para sensibilizar os alunos do 3° ano do ensino médio sobre cursos, oportunidades e políticas de permanência(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-28) Lima, Morisson Adriano Almeida [UNIFESP]; Gomes, Denise Cristina Ayres [UNIFESP]; Silva, Edna de Mello [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9405118016902400; http://lattes.cnpq.br/1713600548135321; http://lattes.cnpq.br/7183633887082060Muitos alunos de escolas públicas do estado de São Paulo desconhecem que a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) é uma instituição pública e gratuita que oferece 57 cursos de graduação distribuídos em sete campi localizados na capital e em várias cidades do estado de São Paulo, além de um curso de graduação a distância. Este trabalho detalha as etapas de concepção e desenvolvimento de ações educativas voltadas para a promoção da UNIFESP entre estudantes do terceiro ano do ensino médio. A universidade oferece diversos métodos de admissão e apoio financeiro para estudantes de baixa renda, destacando a importância de ações educativas para aumentar a conscientização sobre a instituição. As ações propostas incluem uma palestra e a criação de um hotsite contendo um teste de carreira online que ajudará os estudantes a escolher cursos de graduação compatíveis com seus perfis e informá-los sobre os métodos de admissão e os benefícios oferecidos pela universidade. Além disso, vídeos instrutivos serão disponibilizados no aplicativo TikTok para disseminar informações sobre a universidade e as possibilidades de carreiras que esses alunos podem seguir. Essas ações educativas visam aumentar a conscientização sobre quem esses alunos podem se tornar, promovendo a inclusão e o acesso ao ensino superior para grupos historicamente desfavorecidos. Além de formar indivíduos que trarão impactos importantes para sociedade como produção de novos conhecimentos, técnicas e tecnologias através da pesquisa, extensão e benefícios a população por meio da saúde, educação e incentivo à cultura.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O uso de inteligências artificiais generativas como ferramentas de aprendizagem para alunos de graduação. Desenvolvimento de um framework para aprendizado de gasometria.(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-29) Santos, Reginaldo Pereira [UNIFESP]; Carolei, Paula [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0778199387503922; http://lattes.cnpq.br/9380334365323723Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver um framework utilizando inteligências artificiais generativas (IAGs) para auxiliar no aprendizado de gasometria entre alunos de graduação. A pesquisa explora como as IAGs, principalmente, o ChatGPT, podem ser integradas às práticas educacionais para melhorar a compreensão e o desempenho dos estudantes em disciplinas complexas. O estudo abrange o desenvolvimento e a utilização de um framework que possa ser aplicado no aprendizado de assuntos complexos, como a gasometria.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento de um guia para criação de Escape Rooms educacionais(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01) Bruno, Gabriel da Silva [UNIFESP]; Carolei, Paula [UNIFESP]; Yanaze, Leandro Key Higuchi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3243275619679099; http://lattes.cnpq.br/0778199387503922; http://lattes.cnpq.br/8360208199312644Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver um guia prático para a criação de escape rooms digitais no contexto educacional. O guia oferece orientações, exemplos e recursos de apoio que auxiliam o design e a construção desses jogos, abordando aspectos como estrutura, narrativa, desafios e objetivos educacionais. A proposta foi fornecer aos professores uma ferramenta que os auxilie a planejar experiências de aprendizagem envolventes e alinhadas aos objetivos educacionais, de forma mais crítica e criativa. O desenvolvimento do guia, seguindo o modelo ADDIE, envolveu a análise de dados de jogos criados e feedbacks coletados no Sistema Aberto para Escapes (SAE), organização de referenciais teóricos, proposta e desenvolvimento de conteúdos, materiais de apoio e formatos de avaliação e manutenção do próprio guia. Como resultado “Destravou! Um guia para criação de Escape Rooms Educacionais” é um material gratuito, disponível no endereço www.gamificacaocriativa.com/guia-escaperoom.