Serviço compartilhado e criação de valor: Airbnb e o sistema de review

View/ Open
Date
2022-01-02Author
Campos, José Rubens de
Las Casas, Alexandre Luzzi
Vieira, Almir Martins
Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]
Type
ArtigoISSN
2238-2593Is part of
ORGANICOMMetadata
Show full item recordAlternative Title
Shared service and value creation: Airbnb and the review systemServicio compartido y creación de valor: Airbnb y el sistema de review
Abstract
Analisou-se percepção de valor pelo consumidor de serviços compartilhados e criação de eventuais valores pelo fornecedor.
Usou-se métodos mistos para identificar estímulos, preferências e necessidades do consumidor, observando-se a percepção de
valor do usuário quanto ao serviço oferecido pela Airbnb. Percebeu-se valor por meio de cinco fatores: conveniência/facilidade;
segurança/confiança; atendimento; preço; questão socioambiental. A criação de valor da Airbnb está alicerçada nos perfis,
comentários, atendimento personalizado, agilidade, atenção e disponibilidade na prestação de serviços e informações. The perception of value by the consumer of shared services and the creation of possible values by the supplier were analyzed.
Mixed methods were used to identify consumer stimuli, preferences, and needs, observing the user’s perception of value
regarding the service offered by Airbnb. Value was perceived by using five factors: convenience/ease; security/trust; service;
price; social and environmental issue. Airbnb’s value creation is based on profiles, comments, personalized service, agility,
attention, and availability in the provision of services and information. Se analizó la percepción de valor por parte del consumidor de servicios compartidos y la creación de posibles valores por
parte del proveedor. Se utilizaron métodos mixtos para identificar los estímulos, preferencias y necesidades del consumidor,
observando la percepción de valor del usuario con respecto al servicio ofrecido por Airbnb. El valor se identificó a través
de cinco factores: comodidad/facilidad; seguridad/confianza; servicio; precio; asunto socioambiental. La creación de valor
de Airbnb se basa en perfiles, comentarios, servicio personalizado, agilidad, atención y disponibilidad en la prestación de
servicios e información.
Citation
CAMPOS, José Rubens de; LAS CASAS, Alexandre Luzzi; VIEIRA, Almir Martins; CLARO, José Alberto Carvalho dos Santos. Serviço compartilhado e criação de valor: Airbnb e o sistema de review. Organicom, [S. l.], v. 19, n. 38, p. 187-201, 2022. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.194121. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/11600/65458.Keywords
Consumo colaborativoCriação e percepção de valor
Confiança
Serviços compartilhados
Collaborative consumption
Creation and perception of value
Confidence
Shared services
Consumo colaborativo
Creación y percepción de valor
Confianza
Servicios compartidos
Collections
- IMar - Artigos [217]