ASPECTOS INCLUSIVOS ABORDADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Data
2021-08-13
Autores
Lacerda, Aline
Orientadores
Menezes, Maria
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Tendo em vista a importância da articulação entre Educação Inclusiva e livro didático, a pesquisa se enquadra no contexto da teoria crítica de currículo que questiona a neutralidade e as relações de poder que envolvem o recorte do conhecimento proposto no currículo escolar. Desta forma objetivou identificar e discutir o tratamento dado à perspectiva da Educação Inclusiva em livros didáticos da Educação Básica, particularmente em duas coleções do 2.º ano do Ensino Fundamental I, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD, buscando observar, também, nestas propostas a existência ou não de adaptações curriculares. Foi eleita como metodologia, a abordagem qualitativa de acordo com Marconi e Lakatos (2018a), a partir da análise de conteúdo, segundo Bardin (2016). O desenvolvimento da pesquisa exigiu um levantamento bibliográfico e em documentos; deste modo a fundamentação teórica apresenta os interlocutores centrais da pesquisa, para o debate sobre Educação Inclusiva: Freitas (2019), Booth e Ainscow (2012) e Carvalho (2018), sobre formação docente Nóvoa (2017), para a perspectiva curricular, Sacristán (2017); discorre-se ainda sobre a história do livro didático, de acordo com Gatti Jr.(2004) e Munakata (2012), assim como é proposto um breve histórico sobre o PNLD a partir da explanação dos diversos decretos que organizaram esse programa ao longo dos anos, bem como por meio das contribuições de Caimi (2018), foi apresentado uma síntese sobre a legislação que fundamenta a Educação Especial. Um dos principais resultados alcançados refere-se ao reduzido espaço reservado aos aspectos da Educação Inclusiva e das propostas de adaptação curricular presentes nos livros didáticos, isto porque evidenciou-se apenas duas ocorrências de adaptações curriculares e uma baixa incidência dos seguintes aspectos da perspectiva inclusiva: marcos legais, valores, sugestões para uma boa convivência, combate ao preconceito e discriminação, referência à pessoa com deficiência, diversidade humana e discussão sobre desigualdade social. Merece destaque, apesar de pouco promissor, três livros: um de Língua Portuguesa, um de História e outro de Ciências, os dois primeiros, por terem apresentado ocorrências na maioria dos aspectos pesquisados, já a obra de Ciências, pelo motivo oposto, visto que não trouxe registros em nenhum dos tópicos analisados. Ao final, conclui-se que propor sugestões de adaptações curriculares e desenvolver temáticas inclusivas nos manuais didáticos pode contribuir com as demandas da Educação Inclusiva, com a finalidade de possibilitar que o livro didático sirva como instrumento para ampliar o trabalho inclusivo apresentando subsídios e propondo reflexões.
Descrição
Citação
LACERDA, Aline Loures Quintão. Aspectos inclusivos abordados em livros didáticos do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP, Guarulhos, 2021.