PPG - Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
- ItemAcesso aberto (Open Access)Impacto positivo e/ou negativo da utilização de tecnologias remotas no processo de ensino aprendizagem durante o período de pandemia: uma revisão de escopo(Universidade Federal de São Paulo, 2024-05-25) Barbosa, Diego Vinicius Cassiano; De Micheli, Denise; http://lattes.cnpq.br/2246867228137055; http://lattes.cnpq.br/5202483213224639O ano de 2020 trouxe consigo novos reflexos sociais ao Brasil, a partir do primeiro caso da nova corona vírus (Sars-COVID-19) no país, e seus respectivos impactos à nação. Sem precedentes históricos, a sociedade precisou rapidamente se adaptar à nova realidade global, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconizou uma série de medidas restritivas de isolamento impossibilitando que aulas presenciais continuassem vigentes em território nacional, culminando em uma reorganização no processo educacional, trazendo novas tendências e metodologias de ensino, visando a continuidade do processo pedagógico de ensino e aprendizagem que passou a ser ofertado de forma remota. Educadores, alunos, e seus responsáveis, precisaram se adaptar rapidamente à nova tendência, encontrando nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) os aparatos necessários à continuidade do ano letivo. Este estudo buscou compreender os possíveis desafios encontrados no processo de adaptação repentino, avaliando o impacto positivo e/ou negativo da utilização de tecnologias remotas no processo cotidiano de ensino-aprendizagem. Para tanto, esta investigação se deu a partir de uma revisão de escopo da literatura, buscando a partir das produções cientificas localizadas, responder à questão central da pesquisa. identificaram-se 16.029 artigos, desses, 10 foram selecionados, discutidos, e utilizados para a construção de categorias de análise. mesmo cientes de que todo tipo de aprendizagem é válido e considerável, a literatura nos remete a uma defasagem no processo educacional, gerando uma queda no nível de aprendizagem dos estudantes como consequência dos dois anos de ensino remoto em função da pandemia, com ênfase nos educandos em maior vulnerabilidade social.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Parâmetros curriculares nacionais de matemática: dinâmicas de sua produção e novos saberes para o ensino(Universidade Federal de São Paulo, 2024-03-26) Metz, Lauro Igor; Valente, Wagner Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0648590779429965; http://lattes.cnpq.br/1118630707013543A pesquisa revela discussões que estiveram presentes na introdução de novos saberes sistematizados para o ensino de matemática consolidados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Trata-se de um estudo desenvolvido na perspectiva da história cultural e, para isso, utilizaram-se como referenciais teórico-metodológicos os conceitos oriundos dos estudos de: Julia (2001); Certeau (2015); Hofstetter e Schneuwly (2017); Bertini, Morais e Valente (2017), e Valente (2021). Limita-se em analisar os pareceres elaborados entre o final de 1995, quando terminada a primeira versão dos PCNs de matemática para os dois primeiros ciclos de ensino, e agosto de 1996, com foco na história da matemática, na utilização da calculadora e no bloco de conteúdos Tratamento da Informação. O objetivo era verificar como ocorreu o processo de escrita oficial dos PCNs. A análise revela transformações no processo de sistematização de conteúdos e nas orientações de ensino durante o processo de elaboração daquele documento curricular. Constatou-se, com a pesquisa, que as discussões provenientes dos pareceres de matemática em relação à primeira versão dos PCNs alavancaram novos saberes que foram consolidados na versão final dos PCNs de matemática para os dois primeiros ciclos de ensino.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tradução, adaptação transcultural e validação semântica para o contexto brasileiro do CABI 2.0 - Child and Adolescent Behavior Inventory - version 2.0(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-28) Pollon, Alexandre Augusto; Cardoso, Thiago da Silva Gusmão; http://lattes.cnpq.br/3278338196915403; https://lattes.cnpq.br/3788007552288971Na prática clínica, é frequente o uso de questionários como ferramentas essenciais para investigar um conjunto de problemas comportamentais e emocionais em crianças e adolescentes. O presente estudo descreve o processo de tradução e validação semântica do inventário Child and Adolescent Behavior Inventory - 2.0, para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, versão para pais e professores no contexto cultural brasileiro. Primeiramente, ele foi traduzido para o português, resultando em duas versões sintetizadas que estabeleceram uma base linguística sólida para a validação. Em seguida, um comitê de juízes avaliou a clareza e a relevância dos itens traduzidos para garantir que fossem adequados para adaptação ao contexto brasileiro. Posteriormente, a versão revisada foi aplicada a um público-alvo, que teve como objetivo avaliar a facilidade de entendimento dos itens a partir da perspectiva dos usuários finais. Utilizou-se um questionário estruturado online para a coleta de dados, assegurando uma amostra representativa de 356 respondentes, diversificada em termos de perfis demográficos e socioeconômicos. Os resultados iniciais do estudo mostraram que não houve diferença estatisticamente significativa nos Coeficientes de Validade de Conteúdo (CVC) entre juízes especialistas e o público-alvo, com todos os valores permanecendo dentro dos níveis aceitáveis. Isso indica uma concordância geral na avaliação da linguagem dos itens, reforçando a validade semântica do inventário e suas propriedades psicométricas. Embora a análise global indicasse que não havia distinção estatisticamente significativa, uma análise mais detalhada dos subgrupos revelou variações que sugerem a necessidade de possíveis ajustes no instrumento para melhor alinhamento entre especialistas e usuários finais. Devido a essa pequena variação qualitativa, optou-se pelo refinamento do instrumento, interrompendo diretrizes propostas como a tradução reversa e o estudo piloto. No entanto, o processo de validação continuará para assegurar a precisão e aplicabilidade contínuas do instrumento. Dessa forma, a pesquisa oferece informações valiosas e é aplicável a profissionais da saúde, educação e pesquisa, contribuindo significativamente para práticas clínicas e educacionais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Insegurança alimentar e nutricional e doenças crônicas não transmissíveis em adolescentes: uma revisão sistemática.(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-02) Ribeiro, Jamile da Costa Braz; Weiler, Rosa Maria Eid; Silva, Karine Brito Beck; http://lattes.cnpq.br/3060654250549364; http://lattes.cnpq.br/1917693279057509; http://lattes.cnpq.br/1505144296975141Os adolescentes possuem condições peculiares de pessoas em desenvolvimento, sendo assim, necessitam de proteção da sociedade. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determina que o adolescente goze de todos os direitos fundamentais relativos à pessoa humana, sendo a saúde e alimentação, dois deles garantidos pela Constituição Federal de 1988. Assim, este estudo tem objetivo sistematizar evidências na literatura sobre a relação da Insegurança Alimentar e Nutricional (ISAN) e a prevalência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) em adolescentes. Trata-se de uma revisão sistemática que utilizou como estratégia de pesquisa as bases de dados: PubMed/MEDLINE, LILACS, Web of Science, Scopus, Cochrane e a biblioteca virtual Scielo. Nas buscas foram utilizados os seguintes descritores: Adolescents AND food and nutrition insecurity; Chronic Diseases AND food insecurity in adolescents; teenagers AND food AND insecurity; adolescentes AND insegurança alimentar e nutricional, combinados entre si a partir do operador boleano AND, nos idiomas português e inglês respectivamente. Para avaliação da qualidade do estudo, o risco de viés foi examinado utilizando o Joanna Briggs Institute Critical Appraisal Checklist de acordo com o desenho dos estudos incluídos. Nove dos doze estudos avaliados abordaram a relação da ISAN e obesidade. Desta forma, os achados desta revisão sistemática indicam que a ISAN pode estar associada à presença da Obesidade na adolescência. Considerando lacunas identificadas na produção científica sobre a relação estudada neste ciclo de vida, este trabalho pretende contribuir neste debate.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Indícios do processo de constituição do educador matemático Ubiratan D’Ambrosio(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-08) Mendonça, Guilherme Costa de [UNIFESP]; Morais, Rosilda dos Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8411023309452408; http://lattes.cnpq.br/4830837449127477Pesquisas que se encarregaram de falar sobre Ubiratan D’Ambrosio apresentam diferentes papéis desempenhados por ele ao longo de sua extensa carreira profissional, a saber, pesquisador, matemático, professor, orientador, organizador de eventos, fomentador de aproximações de pessoas que vieram a formar sociedades científicas no Brasil, entre outras... Observa-se nessas pesquisas que a formação de Ubiratan se deu, em especial, no que se denomina por Matemática pura e daí vieram seus primeiros interesses de pesquisa. Contudo, neste trabalho buscou-se por indícios do processo de constituição do educador matemático Ubiratan D’Ambrosio, que vai para os Estados Unidos cursar pós-doutoramento em Matemática pura e retorna, nove anos, depois reconhecido internacionalmente como educador matemático. Para escrever esta história recorreu-se, inicialmente, a cartas que compõem o Acervo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio (APUA) que está sob custódia do GHEMAT-Brasil. Referenciais teóricos que discorrem sobre arquivos pessoais, pesquisas epistolares e análise de cartas, como Foucault (1992), Gomes (1998), Bacellar (2008), Malatian (2009), Farge (2022) entre outros, fundamentaram a pesquisa. Esses referenciais consideram cartas como escritas da subjetividade dos sujeitos e a aproximação com os acontecimentos históricos que ocorrem à época de troca de correspondências entre o pesquisado e sua rede de relacionamentos. O movimento metodológico realizado nesta pesquisa se deu inicialmente por meio da análise de excertos de 55 cartas catalogadas durante a pesquisa que formam a coleção “Educador Matemático”. Como resultados observou-se a aproximação de Ubiratan com o campo da Educação Matemática a partir do conhecimento de “novas culturas”, o que lhe possibilitou fugir de suas gaiolas epistemológicas.