PPG - Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
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Submissões Recentes
- ItemAcesso aberto (Open Access)Inclusão/exclusão de estudantes autistas no ensino médio e técnico integrado: uma análise das narrativas de professores e estudantes(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-30) Muniz, Mayara Lybia Silva [UNIFESP]; Cruz, Fernanda Miranda; http://lattes.cnpq.br/5963332154182390; http://lattes.cnpq.br/0807391946977323Esta pesquisa investigou os elementos envolvidos nos processos de inclusão/exclusão de estudantes autistas, tendo como foco suas narrativas e as de atores sociais em uma instituição de ensino médio técnico integrado. O objetivo foi compreender como se manifestam, na prática, as políticas de inclusão, as barreiras enfrentadas e as estratégias adotadas para lidar com as especificidades desses estudantes. Metodologicamente, o estudo adotou uma abordagem qualitativa, ancorada em narrativas e entrevistas realizadas com quatro professores e dois estudantes autistas, com a aplicação prévia de questionários a 14 membros da equipe de apoio educacional e professores. Os dados coletados permitiram analisar as experiências e percepções de inclusão/exclusão a partir das estratégias pedagógicas, adaptações realizadas por professores e as vivências escolares dos estudantes autistas. Entre as narrativas, destaca-se um contraste entre o discurso das políticas de inclusão e sua efetivação prática. Professores relataram a necessidade de mais formação e recursos, enquanto os estudantes apontaram a importância de reconhecimento de suas necessidades individuais e experiências, muitas vezes marcadas por práticas inclusivas e excludentes. A partir das análises, a tese discute que, embora haja avanços legais e institucionais, as práticas inclusivas ainda são limitadas por barreiras estruturais e capacitismo. O estudo reafirma a necessidade de uma mudança paradigmática na abordagem da inclusão escolar, promovendo uma prática educacional que celebre a diversidade como elemento central do ambiente pedagógico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação de surdos na rede municipal de São Paulo – Uma análise da proposta bilíngue após a criação das EMEBS(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-28) Almeida, Aldeis Paula de [UNIFESP]; Vieira, Claudia Regina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0791754239372678; https://lattes.cnpq.br/4664276685034733Criadas no ano de 2011, as EMEBS são frutos da luta da comunidade surda pelo reconhecimento de seus direitos linguísticos. Esta pesquisa revisitou as bases teóricas que estruturaram a proposta de educação bilíngue para surdos da Rede Municipal de Ensino da capital de São Paulo, bem como os aspectos legais que nortearam a sua implementação. Propôs verificar os impactos da criação das EMEBS sobre o atendimento educacional oferecido aos surdos e as relações entre os documentos oficiais e a prática bilíngue dentro das escolas. Para tanto, houve a escuta dos atores envolvidos na proposta. A partir dos dados obtidos foram determinadas três categorias de análise para esta dissertação: a formação dos docentes, o lugar que a Libras ocupa na escolarização dos surdos e a relação dos educadores com os materiais produzidos para orientação e apoio da prática em sala de aula. Os dados revelaram a dificuldade de estabelecimento de uma identidade verdadeiramente bilíngue e o diálogo enfraquecido entre os documentos orientadores e as práticas. As formações oferecidas por SME pouco reverberam nas escolhas metodológicas dos professores e não se conectam com as reais necessidades das escolas. As práticas bilíngues se resumem a experiências isoladas, pois a maioria dos professores resiste em desenvolver a proficiência em Libras e insiste em repetir concepções oralistas que reduzem a Libras a um instrumento para o ensino do português. As escolas ainda estão em busca da constituição da identidade bilíngue paulistana diante da nova configuração do público atendido.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Do desespero ao sacrifício: uma compreensão do suicídio a partir de Theodor Adorno e Max Horkheimer(Universidade Federal de São Paulo, 2024-04-12) Araújo, Thiago Bloss de; Crochik, Jose Leon; http://lattes.cnpq.br/5516424346600815; https://lattes.cnpq.br/3439221857575643O suicídio é uma das principais causas de morte no mundo, cujo número ultrapassa a soma de vítimas em decorrência de guerras e homicídios. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, quase 80% de todos os suicídios do mundo se concentram em países do chamado Sul global, indicando uma forte determinação do fenômeno com a violência estrutural. Enquanto nos últimos anos o suicídio apresentou uma queda no mundo, em alguns países da América Latina houve um aumento, sobretudo no Brasil, o que revela uma importante questão social. Apesar dessas questões, a maior parte dos estudos da Suicidologia tendem a reduzir o suicídio a questões individuais e psicopatológicas, segundo uma perspectiva fortemente medicalizada e ideológica, o que indica a necessidade de uma perspectiva crítica deste campo de estudos. Estudos historiográficos sobre a morte de si revelam como os afetos do medo e do desespero estão historicamente vinculados ao suicídio em distintos períodos e modos de produção. Com efeito, os autores da teoria crítica da sociedade, sobretudo da primeira geração, apresentam importantes produções sobre a questão do medo, do desespero e do sacrifício no interior do processo civilizatório, o que ofereceria elementos para uma compreensão crítica da morte de si. Desta maneira, o objetivo desta tese é compreender a noção de suicídio a partir do pensamento de Theodor Adorno e Max Horkheimer. Para tanto, será realizada uma análise das categorias medo, desespero e sacrifício na obra Dialética do Esclarecimento (1947). Posteriormente, em diálogo com outras obras dos autores, refletir-se-á sobre o conceito de suicídio, assim como de uma Suicidologia crítica. Os resultados revelam que o suicídio é determinado pelo medo e desespero objetivos resultantes do mal-estar na cultura, o qual impõe o sacrifício como condição de formação do indivíduo no processo civilizatório. A partir do conceito de mimese, o suicídio seria entendido como a forma subjetiva de resolução de conflitos sociais a partir do autossacrifício. O suicídio se revela, pois, como um ato contraditório, tal como a sociedade no qual é produzido.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos moderadores das estratégias de supressão e reavaliação cognitiva na relação entre estresse e sono em docentes da educação básica.(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-24) Ory, Sandra Virgínia Ribeiro (UNIFESP); Cardoso, Thiago da Silva Gusmão (UNIFESP); http://lattes.cnpq.br/3278338196915403; http://lattes.cnpq.br/9271840541534911O adoecimento físico e mental dos professores tem aumentado nas últimas décadas. Fatores como altos níveis de sobrecarga, condições de trabalho inadequadas, violência no contexto escolar, além das realidades sociais desafiantes e das rápidas transformações tecnológicas, foram identificados como estressores e associados a um sono ruim em professores. Por sua vez, estratégias de regulação emocional vêm sendo relacionadas a melhores desfechos em saúde, maior redução de estresse e aumento de bem-estar no trabalho. Administrar o estresse diário pode ser a diferença entre dormir bem ou mal e é possível que a forma como os indivíduos regulam as suas emoções influencie essa relação. Com o objetivo de analisar as associações entre a qualidade do sono, o estresse percebido e o uso das estratégias de supressão expressiva e reavaliação cognitiva pelos professores, desenvolveu-se um estudo observacional analítico, com um recorte temporal transversal e uma abordagem quantitativa. A hipótese testada foi a de que a reavaliação cognitiva e a supressão expressiva moderam a relação entre o estresse e o sono. A população-alvo foi constituída por 350 professores do ensino básico, selecionados randomicamente, em São Luís do Maranhão, Brasil. Os instrumentos utilizados para medir as variáveis de interesse foram o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, a Escala de Estresse Percebido, o Questionário de Regulação Emocional e um questionário sociodemográfico, aplicados entre fevereiro e maio de 2024. Para a análise dos dados utilizou-se o teste de Equação Estimada Generalizada para testar a hipótese, bem como a análise inferencial da variância das medidas. Os dados foram processados utilizando o programa SPSS (versão 27). Os resultados mostraram uma relação positiva entre o estresse percebido e a má qualidade do sono, indicando que o estresse é um preditor de um sono de má qualidade. No entanto, as táticas de reavaliação cognitiva e de supressão expressiva não tiveram um efeito significativo na moderação da relação entre estresse e sono. Novos estudos devem utilizar métodos diferentes, levando em conta o tempo e a complexidade dos processos de regulação do sono, do estresse e das emoções, assim como adotar diferentes instrumentos de medida, tanto de autorrelato, como marcadores fisiológicos, com indução de emoções, além de aumentar a abrangência na investigação de outras estratégias de regulação emocional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Impacto positivo e/ou negativo da utilização de tecnologias remotas no processo de ensino aprendizagem durante o período de pandemia: uma revisão de escopo(Universidade Federal de São Paulo, 2024-05-25) Barbosa, Diego Vinicius Cassiano; De Micheli, Denise; http://lattes.cnpq.br/2246867228137055; http://lattes.cnpq.br/5202483213224639O ano de 2020 trouxe consigo novos reflexos sociais ao Brasil, a partir do primeiro caso da nova corona vírus (Sars-COVID-19) no país, e seus respectivos impactos à nação. Sem precedentes históricos, a sociedade precisou rapidamente se adaptar à nova realidade global, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconizou uma série de medidas restritivas de isolamento impossibilitando que aulas presenciais continuassem vigentes em território nacional, culminando em uma reorganização no processo educacional, trazendo novas tendências e metodologias de ensino, visando a continuidade do processo pedagógico de ensino e aprendizagem que passou a ser ofertado de forma remota. Educadores, alunos, e seus responsáveis, precisaram se adaptar rapidamente à nova tendência, encontrando nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) os aparatos necessários à continuidade do ano letivo. Este estudo buscou compreender os possíveis desafios encontrados no processo de adaptação repentino, avaliando o impacto positivo e/ou negativo da utilização de tecnologias remotas no processo cotidiano de ensino-aprendizagem. Para tanto, esta investigação se deu a partir de uma revisão de escopo da literatura, buscando a partir das produções cientificas localizadas, responder à questão central da pesquisa. identificaram-se 16.029 artigos, desses, 10 foram selecionados, discutidos, e utilizados para a construção de categorias de análise. mesmo cientes de que todo tipo de aprendizagem é válido e considerável, a literatura nos remete a uma defasagem no processo educacional, gerando uma queda no nível de aprendizagem dos estudantes como consequência dos dois anos de ensino remoto em função da pandemia, com ênfase nos educandos em maior vulnerabilidade social.