PPG - Educação e Saúde na Infância e na Adolescência

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    Acesso aberto (Open Access)
    Ensino fundamental: ambientalização curricular nas práticas escolares
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-28) Quintão, Tamires Loures; Braga, Adriana Regina; http://lattes.cnpq.br/3465256917218630; http://lattes.cnpq.br/5562254590669813
    A pesquisa foi realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, ao nível de mestrado. Nas últimas décadas, a educação ambiental tem sido incorporada nos currículos oficiais no Brasil. O objetivo geral dessa dissertação é verificar como foram elaborados os trabalhos acadêmicos que utilizaram o termo "ambientalização curricular" em pesquisas desenvolvidas em escolas do ensino fundamental. A construção do estudo parte dos referenciais teóricos da Educação Ambiental, sua contextualização histórica, levantando as principais políticas públicas educacionais sobre o tema e a conceitualização da ambientalização curricular e do currículo básico. O estudo configura-se como um estado da arte, utilizando plataformas de banco de dados como CAPES, EArte, Google Scholar e SCIELO para coletar dados no período de 2002 até 2022. Com a revisão bibliográfica, conduz-se uma análise quantitativa dos resultados, levantando dados como título, estado brasileiro, universidade, ano de publicação, público-alvo, métodos e/ou técnicas para coleta de dados. As pesquisas selecionadas passaram por uma análise qualitativa, adotando-se procedimentos sistemáticos de análise de conteúdo. Sendo possível constatar que o termo ambientalização curricular já estão presentes em trabalhos acadêmicos de ensino fundamental; o público-alvo das pesquisas analisadas foram em sua maioria os professores; as técnicas e métodos para coleta de dados foram variados, não havendo predominância em nenhuma técnica específica. Em relação às publicações foram em sua maioria de universidades públicas, com predominância das publicações nos estados sul e sudeste do Brasil. Considerou-se, após análise das pesquisas, que a educação ambiental desenvolvida nas escolas ainda adota em sua maioria práticas condizentes com a concepção conservadora da Educação Ambiental. Nota-se então que ainda existem muitos desafios nas escolas para efetivar a educação ambiental crítica e reflexiva.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Crianças com deficiência na educação infantil: uma discussão sobre repercussões da BNCC em práticas escolares de inclusão
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Almeida, Hanna Martiniano; Carvalho, Maria de Fátima; http://lattes.cnpq.br/1875338693729537; http://lattes.cnpq.br/9077937128119510
    The objective of this master's research is to investigate the repercussions of the 'Common National Curricular Base' document (BNCC, Brazil, 2017) on school inclusion practices for children with disabilities in Early Childhood Education in the municipality of Guarulhos (SP), where the document was widely accepted and used as the basis for the reorganization of the municipal curriculum known as the 'Quadro de Saberes Necessários' (2019). The main question guiding this research is: How are the BNCC-EI and the QSN-EI present in schools, and do they impact the inclusion practices for children with disabilities in Early Childhood Education? This qualitative study is grounded in the assumptions of historical-cultural psychology regarding the role of schools in child development and the education of children with disabilities, as well as contributions from historical and political studies in special and inclusive education. The research aims to understand and analyze a teacher's perspective on the topic through a semi-structured interview with the classroom teacher at the research site school. Additionally, participant observation of pedagogical work was conducted (audio and video recordings and field notes in a diary) along with participation in non-teaching hours at a school designated as a Specialized Educational Assistance (AEE) Center, located in Guarulhos. The research also includes a literature review on the subject - BNCC-EI and inclusion in Early Childhood Education - and a critical analysis of the curricular documents produced by the municipality after the implementation of BNCC-EI. This analysis aims to highlight and discuss guiding principles that address curricular changes in relation to the national document and its role in directing educational practices for children aged zero to five. The final conclusions revisit the research findings and, among other aspects, point to the limited impact of BNCC-EI and QSN-EI on observed inclusion practices. They also highlight their influence on discourses that reflect idealized forms of children and spontaneity in working with children. Furthermore, the conclusions underscore the absence in BNCC-EI and QSN-EI of greater attention to the specific needs of children with disabilities and their educational and social inclusion.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Os sentidos dos professores no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas (NEEs)
    (Universidade Federal de São Paulo, 0027-02-24) Tamashiro, Jândela Cristiani Guilherme dos Santos; Fidalgo, Sueli Salles; http://lattes.cnpq.br/7030396449564631; https://lattes.cnpq.br/1583266787331842
    Esta tese tem como objetivo investigar os sentidos que os professores atribuem às suas práticas em sala, considerando o processo de inclusão e as especificidades dos alunos, para isso elenquei às seguintes questões para nortear a pesquisa: (1) Quais são os saberes mobilizados pelos docentes em sua prática profissional para a inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE)? (2) Qual formato de formação os professores acreditam ser necessário para atender às expectativas da proposta de inclusão na instituição de ensino? (3) Em que medida uma formação com base na Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol), por meio de sessões reflexivas, permitirá aos professores ressignificarem ou transformarem sua prática docente? A pesquisa está voltada à formação contínua dos professores que trabalham com alunos com NEE em sala de aula em um curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Por meio da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky, do arcabouço da Reflexão Crítica (Magalhães, 2006) e da PCCol (Magalhães; Fidalgo, 2019), a pesquisa também objetivou promover a transformação das práticas de todos os envolvidos, inclusive da pesquisadora. Os dados foram produzidos por meio de um questionário, entrevistas e reuniões seguidas de sessões reflexivas com dois professores, nas quais refletimos sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas por eles com os alunos com NEE. Esses dados revelaram que: I - a formação inicial e continua são insuficientes para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, muitas vezes contribuindo para a exclusão dos alunos em sala; II - há a necessidade de formações contínuas em serviço, que promovam momentos de colaboração entre todos os docentes para que reflitam sobre o processo de inclusão; III - os encontros entre a pesquisadora e os participantes contribuíram para momentos de reflexões sobre os sentidos e significados relativos ao processo de inclusão dos alunos com NEE.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Jovens e adultos com deficiência intelectual nos CIEJAs paulistanos: o que dizem professoras sobre sobre os desafios de educar para o trabalho
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Silva, Adriana Fernandes; Carvalho, Maria de Fátima; http://lattes.cnpq.br/1875338693729537; http://lattes.cnpq.br/9748831356706522
    Este trabalho de pesquisa de mestrado aborda a inclusão educacional e profissional de estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos — EJA. Investiga o que dizem professoras, sua posição sobre a proposta educacional orientadora da EJA na cidade de São Paulo e, mais especificamente, sobre o Projeto Político-Pedagógico — PPP (proposta curricular de um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos — CIEJA), com o intuito de verificar se e como os objetivos de preparação de estudantes jovens e adultos com deficiência intelectual para o mundo do trabalho — objeto da proposta desta modalidade de ensino no município — são concebidos pelas professoras e, de que maneira, da perspectiva delas, são trabalhados no âmbito pedagógico escolar de um CIEJA. A fundamentação teórica e a análise de dados têm como base a teoria histórico-cultural de Vigotski e colaboradores sobre o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual e a importância da educação nesse processo, assim como as contribuições de estudos da história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, da Educação especial e inclusiva e, também, sobre a inclusão profissional desses estudantes no Brasil. Trata-se de pesquisa exploratória, conduzida de forma qualitativa e descritiva, incluindo uma abordagem de produções acadêmicas sobre o tema (2008-2022), do currículo da EJA — com sua origem e desenvolvimento — da escola definida como base de trabalho e de um CIEJA paulistano, além de entrevistas semiestruturadas, realizadas com oito professoras desta unidade, escolhida por concentrar o atendimento a esta população. As análises descrevem perspectivas de documentos e das docentes sobre educação inclusiva, deficiência, desenho universal para aprendizagem, educação integral, trabalho escolar de preparação para o mundo do trabalho. Busca-se, de uma perspectiva descritiva, articular entendimentos de professoras, princípios e orientações constantes nos documentos, identificar aproximações e afastamentos e, nesse contexto, responder sobre as contribuições de uma unidade de CIEJA aos desafios já elencados. As considerações finais apontam e retomam descrições do que dizem as educadoras, suas elaborações de conceitos e fatores envolvidos na relação entre os princípios orientadores do projeto e das práticas pedagógicas. Constatam que, do ponto de vista das docentes, para contribuir com a formação para o mundo do trabalho, muitos obstáculos precisam ser superados pela instituição e pela EJA. Evidenciam contradições constitutivas da relação educação-mundo do trabalho para pessoas com deficiência intelectual. Refletem sobre a necessidade de superação de uma concepção de educação de pessoas com deficiência intelectual que se centra na dimensão socializadora do trabalho pedagógico, enfatizando a necessidade de acolhimento afetivo e de leitura de mundo, o que impede um maior investimento em processos de ensino-aprendizagem de conteúdos — como a leitura e escrita, por exemplo — voltados às necessidades jovens e adultas de formação para o mundo do trabalho e do trabalho propriamente dito. A persistência dessa perspectiva contradiz conceitos orientadores e diretrizes do campo da EJA.
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    Acesso aberto (Open Access)
    A educação especial no município de Francisco Morato (SP): modos de organização após a municipalização (2002)
    (Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-21) Rodrigues de Oliveira, Rosemeire; Carvalho, Maria de Fátima,; http://lattes.cnpq.br/1875338693729537; https://lattes.cnpq.br/4740766153641581
    Este trabalho investiga modos de organização da Educação Especial em Francisco Morato (SP) após a municipalização (2002-2018), com destaque aos modos de organização relacionados à implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - PNEE-EI. Este período é marcado pela municipalização do ensino no município, onde dispositivos legais registram o processo de regulamentação da implementação da modalidade Educação Especial. A lei municipal nº 1.992, de 30 de setembro de 2002 (FRANCISCO MORATO, 2002), institui o processo de municipalização, dispondo sobre a criação do sistema municipal de ensino, estabelece normas gerais para sua adequada implantação e mudanças que antecedem a promulgação da PNEE-EI (BRASIL, 2008a). Busca responder às questões: de que modo a modalidade Educação Especial tem sido organizada no município de Francisco Morato após a municipalização e como esses modos de organização concorrem para a implementação de políticas e práticas de inclusão? O trabalho tem como fundamento teórico a abordagem histórico-cultural em Psicologia, com ênfase nas contribuições de Vygotsky ([1934] 1991a; [1934] 1993a; [1931-1960] 1995b; [1934] 1997b; [1934] 2001) e de estudos do campo da Educação Especial que enfocam políticas e práticas de inclusão escolar como produções histórico-culturais, ou seja, socialmente mediadas (JANNUZZI, 1992; 2004; MENDES, 2010; KASSAR 2011a; 2011b; 2012). O estudo é construído em abordagem qualitativa, através da realização de Rodas de Conversa com professoras que atuam na Educação Especial e consulta a documentos federais e municipais (MOURA; LIMA, 2014; MARCONI; LAKATOS, [1985] 2010). A produção dos dados envolve o período 2002 - 2018. A construção dos dados relaciona documentos e narrativas dos participantes e são destacados para análises modos de organização apontados como definidores das características da modalidade Educação Especial com relação à opção por locais e modos de atendimento, definição do público-alvo, avaliação dos estudantes. As análises descrevem e interpretam os dados apontando para contradições que embasam os modos como, no município, políticas e práticas de inclusão são implementadas, ao longo do período estudado, para a manutenção de modos de organização que não contribuíram para a construção de uma perspectiva de educação inclusiva, reeditando orientações e práticas que concorrem para uma visão normalizadora e restritiva de possibilidades de aprendizagem e participação dos estudantes, modos apontados como ainda vigentes e que precisam ser evidenciados, problematizados e confrontados na construção de uma educação de qualidade para todos os estudantes