As festas escolares nos Parques Infantis Sorocabanos: memórias e imagens (1954 - 1988)

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Data
2021-08-12
Autores
De Lima, Priscila Carriel
Orientadores
Cândido, Renata Marcílio
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Neste trabalho apresentamos os resultados referentes à pesquisa de mestrado vinculada à linha “História da Educação: sujeitos, objetos e práticas”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo, que possui como objeto de estudos as festas escolares nas instituições de educação infantil da cidade de Sorocaba no período que compreende a criação de seu primeiro Parque Infantil no ano de 1954 até o ano de 1988. O objetivo geral foi analisar como as festas aconteciam nessas instituições, bem como os sentidos pedagógicos atribuídos à realização das mesmas. O levantamento das fontes bibliográficas e documentais a partir do qual se deu início a pesquisa localizou fontes documentais, periódicos, decretos, normativas oficiais e fotografias que constroem o percurso histórico da educação na cidade de Sorocaba e permitiram identificar práticas que mostram como as festas eram pensadas e organizadas pelas instituições. Empregou-se o estudo do conceito de cultura escolar utilizado pelos autores Dominique Julia (2001) e André Chervel (1990) para analisar as festas escolares como elemento constituinte do cotidiano escolar que, assim como outras práticas, são carregadas de significados e de intencionalidades, que podem estar explícitos ou não. A análise dos documentos selecionados para compor o corpus documental da pesquisa possibilitou compreender que as festas escolares eram parte da cultura escolar dessas instituições, sendo momentos pensados e organizados minunciosamente para celebrar datas cristãs e cívicas glorificando seus personagens, reafirmando suas motivações e ensinando conteúdos e valores associados aos temas das comemorações. Podemos considerar essas festas como práticas ritualizadas uma vez que ocorreram sistematicamente todos os anos. Suas práticas se fizeram presentes nos calendários escolares, nos materiais didáticos e em diversos outros vestígios localizados através desta pesquisa, a repetição das festas, que ocorriam todos os anos, colabora para a formação da memória coletiva dos indivíduos. As festas realizadas nos Parques Infantis tiveram objetivos pedagógicos ligados ao aprendizado dos conteúdos escolares e outros que extrapolaram os muros das escolas e que pretendiam, por meio das festividades, ensinar valores relacionados aos comportamentos cristãos, o culto à pátria e aos símbolos da nação.
Descrição
Citação
LIMA, Priscila Carriel de. As Festas Escolares nos Parques Infantis Sorocabanos: Memórias e Imagens (1954 - 1988). Dissertação. Guarulhos, Universidade Federal de São Paulo, 2021.