A inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais na escola Waldorf: o olhar do Apoio Pedagógico

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021-08-04
Autores
Seo, Fernanda [UNIFESP]
Orientadores
Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A Escola Waldorf é o termo cunhado para designar instâncias que promovem apoio para alunos, seja estes com ou sem necessidades educacionais especiais. O Apoio Pedagógico é o setor que fica responsável para auxiliar alunos diversos a trilhar um caminho acadêmico de qualidade e de forma saudável, criando espaços de acolhimento e atividades variadas que contemplem a maximização das potencialidades destes alunos. Este artigo é um estudo de caráter qualitativo que tem como objetivo primal compreender as estratégias institucionais utilizadas, nas escolas Waldorf, para a construção dos Apoios Pedagógicos. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais que atuam nesse setor. É visto que o Apoio Pedagógico é feito, principalmente, de forma interdisciplinar e única, uma vez que toma a necessidade e realidade de cada aluno como ponto de partida. As atividades realizadas são diversas, seja individual ou em grupo, incluindo, também, a participação de demais indivíduos que fazem parte da vida da criança, como professores e família. O Apoio Pedagógico, portanto, se torna um diferencial nas escolas e é um trabalho com muita potência, que abre possibilidades diversas para o desenvolvimento plural das crianças.
The Steiner School is the term coined to designate instances that promote support for students, whether those with or without special educational necessities. Pedagogical Support is the sector that is responsible for helping different students to tread a quality academic path in a healthy way, creating spaces of reception and varied activities that contemplate the maximization of the potential of these students. This article is a qualitative study whose primary objective is to understand the institutional strategies used, in Steiner schools, for the construction of Pedagogical Support. To this end, semi-structured interviews were conducted with professionals who work in this sector. It is seen that Pedagogical Support is mainly done in an interdisciplinary and unique way, as it takes the needs and reality of each student as a starting point. The activities carried out are diverse, whether individual or in groups, also including the participation of other individuals who are part of the child's life, such as teachers and family. Pedagogical Support, therefore, becomes a differential in schools and is a work with a lot of power, which opens up different possibilities for the plural development of children.
La Escuela Waldorf es el término acuñado para designar instancias que promueven el apoyo a los estudiantes, ya sean con o sin necesidades educativas especiales. El Apoyo Pedagógico es el sector que se encarga de ayudar a los diferentes estudiantes a transitar un camino académico de calidad de manera saludable, creando espacios de acogida y actividades variadas que contemplen la maximización del potencial de estos estudiantes. Este artículo es un estudio cualitativo cuyo objetivo principal es comprender las estrategias institucionales utilizadas en las escuelas Waldorf para la construcción del Apoyo Pedagógico. Para esto, se realizaron entrevistas semiestructuradas a profesionales que laboran en este sector. Se ve que el Apoyo Pedagógico se realiza principalmente de forma interdisciplinar y única, ya que toma como punto de partida las necesidades y la realidad de cada alumno. Las actividades que se realizan son diversas, ya sean individuales o grupales, incluyendo también la participación de otras personas que forman parte de la vida del niño, como profesores y familia. El Apoyo Pedagógico, por tanto, se convierte en un diferencial en las escuelas y es un trabajo con mucho poder, que abre diferentes posibilidades para el desarrollo plural de los niños.
Descrição
Citação
SEO, Fernanda. A inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais na escola Waldorf: o olhar do Apoio Pedagógico. 2021. 16 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2021.