O ateliê de arte na educação

Imagem de Miniatura
Data
2021-07-23
Autores
Franzoni, Joelma Ferreira [UNIFESP]
Orientadores
Araujo, Betania Libanio Dantas de
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O presente trabalho apresenta a importância das práticas artísticas na escola e o espaço do ateliê. O tema surgiu durante a experiência na unidade curricular Práticas Pedagógicas Programadas (PPP) pesquisa de campo, vivência exploratória e intervenção na comunidade. O objetivo foi possibilitar uma sucinta compreensão de como o espaço do ateliê de arte é pensado nas escolas de ensino infantil e fundamental I e como cumprem seu papel no desenvolvimento das crianças, levando em consideração as diversas maneiras de constituições e definições sobre os ateliês, suas características e individualidades. Buscando observar como a comunidade escolar se relaciona com o espaço da arte e as suas práticas, o espaço do ateliê é observado como instrumento pedagógico e a arte como eixo das experimentações infantis. A metodologia de cunho qualitativo se deu por meio de coleta de dados por entrevista semiestruturada com professores e estudo de ateliê. Apresenta as contribuições de MALAGUZZI, LORENZETTI; DELIZOICOV, FERRARI, OSTROWER, CAMARGO, MOREIRA, BONDIA entre outros autores que estudam a importância da arte na educação e o ateliê.
The present work presents the importance of artistic practices in the school and the studio space. The theme arose during the experience in the curricular unit Programmed Pedagogical Practices (PPP) field research, exploratory experience and intervention in the community. The objective was to enable a brief understanding of how the space of the art studio is thought in the schools of early childhood and elementary school I and how they fulfill their role in the development of children, taking into account the various ways of constitutions and definitions about the workshops, their characteristics and individualities. Seeking to observe how the school community relates to the art space and its practices, the studio space as a pedagogical instrument and art as an axis of children's experimentation. The qualitative methodology was carried out through data collection through semi-structured interviews with teachers and a studio study. Features contributions by MALAGUZZI, LORENZETTI; DELIZOICOV, FERRARI, OSTROWER, CAMARGO, MOREIRA, BONDIA among other authors who study the importance of art in education and the studio.
Descrição
Citação
Coleções