Glomerulonefrites membranoproliferativas: nova classificação, achados clínicos e desfechos

Glomerulonefrites membranoproliferativas: nova classificação, achados clínicos e desfechos

Alternative title Membranoproliferative glomerulonephritis: current histopathological classification, clinical profile and renal outcomes.
Author Bernardes, Thaiza Google Scholar
Advisor Kirsztajn, Gianna Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Graduate program Medicina (Nefrologia)
Abstract INTRODUÇÃO: A glomerulonefrite membranoproliferativa (GNMP) corresponde a aproximadamente 7-10% de todos os casos de glomerulonefrites biopsiadas. Anteriormente, era classificada em três categorias de acordo com o local dos depósitos imunes visualizados na microscopia eletrônica. Mais recentemente, propôs se uma nova classificação baseada na presença ou ausência de imunocomplexos e complemento na imunofluorescência (IF). Essa nova classificação visa a mostrar as diferentes facetas dessa doença. Sabemos que a sua apresentação clínica é bastante variável podendo ser desde uma doença de curso lento e progressivo até uma glomerulonefrite rapidamente progressiva. Portanto, estabelecer características que revelem mais sobre o prognóstico e evolução dessa doença pode ser um meio para contribuir na definição de investigação e tratamento. OBJETIVOS: Os objetivos primários do estudo foram: determinar as características clínicas, laboratoriais e histopatológicas dos pacientes com diagnóstico de GNMP primárias e reclassificá-las com base nos achados da IF. Os objetivos secundários foram: comparar características laboratoriais e sobrevida renal nos pacientes com diagnóstico histológico de GNMP primária e secundária; avaliar a resposta ao tratamento das GNMP primárias. MÉTODOS: Trata-se de um estudo observacional retrospectivo analítico do tipo coorte histórica, realizado em centro único, baseado no levantamento de dados de prontuários de pacientes seguidos no Ambulatório de Nefrites da UNIFESP-EPM, no período de 1996 a 2019. RESULTADOS: Dos 53 casos de GNMP, 36 (67,9%) foram classificadas como primárias e 17 (32,1%) como secundárias. A idade média dos pacientes no início do acompanhamento foi de 38,8 anos. A maioria dos pacientes era hipertensa (84,9%), apresentava edema (88,7%) e anemia (84,9%); 33 (91,7%) das GNMP primárias foram classificadas como associadas a imunocomplexos e 3 (8,3%) como associadas a complemento. O grupo de GNMP secundária apresentou mais frequentemente hematúria (p<0,001) e maior prevalência de depósitos de IgG (p=0,019) e C1q (p=0,003) na IF quando comparado ao grupo de GNMP primária. Com relação aos desfechos, albumina sérica final<3g/dL e P24h final>3,5g/24h foram fatores de pior resposta. CONCLUSÕES: Pela nova classificação baseada na IF, a grande maioria dos pacientes com GNMP apresentava deposição de imunocomplexos, não havendo número adequado para compor outros xvi grupos para comparação. Foram poucas as diferenças entre as GNMP primárias e secundárias em relação a suas características clínicas e laboratoriais, ressaltando-se maior hematúria e maior prevalência de IgG e C1q nos depósitos pela IF no grupo das secundárias, corroborando a importância da classificação por meio da IF na distinção entre os dois grupos.
Keywords Glomerulonefrite membranoproliferativa
Síndrome nefrótica
Biopsia renal
Imunoflorescência
Insuficiência renal
Complemento
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage São Paulo
Language Portuguese
Sponsor Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Grant number 133688/2019-4
Date 2020-06-19
Published in BERNARDES,T P. Glomerulonefrites membranoproliferativas: nova classificação, achados clínicos e desfechos. São Paulo, 2020. 52 p. Tese (Mestrado em Nefrologia) – Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina. São Paulo, 2020.
Research area Glomerulonefrite membrano proliferativa
Knowledge area Glomerulonefrite
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 52 p.
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61286

Show full item record




File

Name: Dissertação Thaíza.pdf
Size: 1.745Mb
Format: PDF
Description: Tese de Mestrado
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account