PPG - Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 44
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    O cenário atual da comunicação sobre mudanças climáticas, com base na percepção de comunicadores brasileiros
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-04) Jeronymo, Débora Pires [UNIFESP]; Taddei, Renzo Romano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3956613911250399; http://lattes.cnpq.br/2659818096138248; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    A pesquisa aqui apresentada visa realizar uma análise das práticas na comunicação sobre mudanças climáticas no Brasil contemporâneo, na percepção de comunicadores de destaque, e focando no contexto em que as informações científicas sobre as mudanças climáticas adentram o campo da comunicação. Os dados foram produzidos através da realização de entrevistas em profundidade com catorze pessoas, no ano de 2023, que possuem papel de destaque na divulgação de informações sobre o clima. Foi realizado o tratamento dos dados a partir de abordagem qualitativa que mesclou técnicas de pesquisa baseada em dados e estratégias dedutivas, a partir da literatura. Os resultados identificaram que o campo da comunicação das mudanças climáticas é hoje composto por novos perfis e estratégias comunicacionais, na forma de think tanks, ONGs e influenciadores. Tais atores formam um estrato de organizações que ocupam posição intermediária entre cientistas, jornalistas e, frequentemente, ativistas e movimentos sociais, ao processar e transformar a informação advinda da ciência em produtos informacionais customizados a públicos específicos. Por fim, a pesquisa identificou que subjaz ao trabalho dos meios de comunicação em formato tradicional uma compreensão desatualizada da relação entre meio ambiente, ciência e política. Em tal compreensão, espera-se que o jornalismo transmita à sociedade informações científicas dotadas de autoridade suficiente para o debate público cessar e dê espaço à ação política cientificamente informada. Ocorre, no entanto, que as mudanças climáticas existem em contexto diverso, no que se convencionou chamar de situação da ciência pós-normal e Antropoceno. Neste, o alto grau de incerteza sobre os fatos, associado às implicações graves do que está em jogo, demandam a inclusão, nos processo de decisão política, de uma comunidade estendida de atores. Em tal contexto, a natureza e o papel da comunicação ganham novos significados.
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Aplicação do modelo encoder decoder LSTM para previsão de geração fotovoltaica
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-16) Arruda, Fernando Vasconde de [UNIFESP]; Martins, Fernando Ramos [UNIFESP]; Almeida, Marcelo Pinho; http://lattes.cnpq.br/2541127699182124; http://lattes.cnpq.br/9012359647335296; http://lattes.cnpq.br/4695805938100040; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Um dos pilares para o desenvolvimento tecnológico da sociedade moderna é a energia elétrica, cujo consumo vem crescendo com os avanços tecnológicos. Grande parte da geração de eletricidade provém de combustíveis fósseis; contudo, as fontes renováveis têm ganho destaque devido aos pactos globais que visam à redução da emissão de gases de efeito estufa com o objetivo de controlar o aumento da temperatura do planeta. O recurso solar é uma alternativa importante para essa transição energética, mas ainda existem desafios tecnológicos que precisam ser superados para ampliar sua utilização. A intermitência da geração fotovoltaica, associada às condições meteorológicas, é um dos principais desafios. Este trabalho aplicou uma metodologia de previsão de geração fotovoltaica para um horizonte de 1 a 3 horas baseada em redes neurais utilizando uma arquitetura conhecida como Encoder-Decoder Long Short-Term Memory (EDLSTM). Esse modelo é altamente eficiente para problemas conhecidos como seq2seq, onde uma sequência de dados é usada como entrada e outra sequência é gerada como saída. O funcionamento do modelo envolve dois componentes: o encoder, que comprime a sequência de entrada em um vetor de comprimento fixo, e o decoder, que descomprime esse vetor para obter a sequência de previsão. Para o treinamento, foram utilizados dados meteorológicos e a série histórica da potência do gerador fotovoltaico localizado na Universidade de São Paulo. A série histórica abrange o período de 2018 a 2022, sendo que os dados de 2018 a 2021 foram usados para treinamento e validação, enquanto os dados de 2022 foram reservados para testes. Foram considerados quatro grupos de atributos de entrada, sendo dois com variáveis atmosféricas e dois com a série histórica de potência. O algoritmo de Grid Search foi implementado para identificar os melhores hiperparâmetros para a topologia das redes. A avaliação do modelo foi realizada utilizando a Raiz do Erro Quadrático Médio (RMSE), o Erro Médio de Viés (MBE) e o Erro Absoluto Médio (MAE), normalizados tanto pela potência nominal do gerador quanto pela média da geração observada (pRMSE, pMBE e pMAE). Além disso, foi utilizado o Skill Score (SS), que compara o desempenho do modelo estudado com um modelo de persistência baseado no índice de claridade de céu claro. Os modelos que utilizaram os atributos de potência como entrada para o treinamento do modelo obtiveram melhor desempenho, com destaque para os modelos EDLSTM P, que apresentou índices de Skill Score variando entre 14,42% e 47,95%, e o EDLSTM PAZ, com índices variando entre 15,16% e 48,67%. Esses dois modelos apresentaram valores positivos de Skill Score em condições de céu claro, nublado e parcialmente nublado, para os três horizontes de previsão.
  • Item
    Embargo
    Quantificação de incrustações de sulfatos e carbonatos formados na etapa de produção de petróleo
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-05) Souza, Mayara da Cruz [UNIFESP]; Barbosa, Lúcio Leonel [UNIFESP]; Rotava, Elói [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7351436036418241; http://lattes.cnpq.br/4184066856833642; http://lattes.cnpq.br/7772885719109560; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    A água produzida é um subproduto inevitável da produção de petróleo. Contudo, a sua composição pode causar inconvenientes econômicos e problemas operacionais. Além da corrosão, as incrustações inorgânicas, também conhecidas pelo termo em inglês scales, é um dos problemas operacionais mais dispendiosos e complexos que afetam a Garantia de Escoamento. Portanto, a pesquisa e o desenvolvimento de métodos para estimar a quantidade de incrustações inorgânicas são de extrema importância para auxiliar na prevenção de formação dos scales. O objetivo desta pesquisa foi verificar o potencial da técnica de Ressonância Magnética Nuclear no Domínio do Tempo (RMN-DT) para quantificar incrustações de sulfato e carbonato. Foram realizadas misturas em diferentes proporções volumétricas de água de formação sintética com dois tipos de água do mar, uma pertencente ao município de Santos e a outra ao município de Guarujá. Neste trabalho, os tempos de relaxação transversal (T2) foram obtidos pela sequência de pulsos de Carr-Purcell-Meiboom-Gill (CPMG), o que permitiu estabelecer correlações com os resultados de gravimetria. Os resultados mostraram a variação T2 de 2,35 s a 1,70 s para a mistura com a água do mar de Santos, resultando em um coeficiente de determinação de 0,97. Análises gravimétricas dos inibidores goma xantana e goma guar apontaram a xantana com melhor efeito de inibição para carbonato de cálcio na concentração de 0,5 g/L. A correlação dos dados obtidos por gravimetria com os resultados de relaxometria indica o potencial da técnica de RMN-DT para estimar indiretamente a massa de incrustações inorgânicas. Por fim, RMN-DT possui a vantagem de fornecer medidas rápidas e não-destrutivas.
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Análise computacional de dados gênicos de resistência a antibióticos e a metais em amostras metagenômicas de lodo de reator anaeróbio tratando vinhaça de cana-de-açúcar
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-29) Oliveira, Gabriel Molina Regalado de [UNIFESP]; Saia, Flavia Talarico [UNIFESP]; Gregoracci, Gustavo Bueno [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2981096200649699; http://lattes.cnpq.br/5511483346873761; https://lattes.cnpq.br/6285721347149559; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    A vinhaça, efluente da produção do etanol, apresenta conteúdo orgânico e nutricional favorável para a produção de metano através da digestão anaeróbia, que apesar de ser um gás do efeito estufa, mais potente que o dióxido de carbono, pode ser reutilizado como fonte energética, térmica ou elétrica, indo ao encontro dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU para atenuar as mudanças climáticas. No entanto, durante o processo de produção há alguns possíveis interferentes, como os antibióticos e metais da cadeia produtiva do etanol. Assim, conhecer os genes de resistência a antibióticos (ARGs) e a metais (MRGs) é importante para um melhor entendimento do processo de digestão anaeróbia e para a proposição de melhorias, tanto na produção de biogás, quanto na remoção de ARGs e MRGs do digerido e do digestato. Deste modo, através de ferramentas de bioinformática, tais genes foram acessados temporalmente, a partir de dados metagenômicos do lodo de um reator em escala piloto operado com vinhaça para remoção de matéria orgânica e produção de biogás. Os resultados mostraram que a abundância relativa dos principais genes identificados variou entre 0,77% e 1,86%, com classes de resistência relacionadas principalmente às tetraciclinas, aminocumarinas, MLS e rifampicinas, e de MRGs relacionados ao arsênio, cobre e ferro. O enriquecimento de ARGs e MRGs no lodo do biorreator indica uma possível presença desses genes no microbioma da vinhaça, bem como de antibióticos e metais. Os ARGs e MRGs interagem entre si, mas não interferem na digestão anaeróbia e, portanto, na remoção de matéria orgânica e produção de biogás. No entanto, limita a reutilização da vinhaça como um biofertilizante, tal como ocorre atualmente.
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Os impactos socioambientais do lixo no mar para os pescadores artesanais de Paraty-RJ
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-17) Scagnolatto, Giovanna [UNIFESP]; Gonçalves, Leandra Regina [UNIFESP]; Oliveira-Monteiro, Nancy Ramacciotti de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4064588869236649; http://lattes.cnpq.br/8461942312318325; http://lattes.cnpq.br/0641319462335515; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Resíduos sólidos estão presentes em todo o oceano e geram impactos socioambientais e econômicos vinculados a esse tipo de poluição. A pesca artesanal enfrenta diversos conflitos ambientais, dentre eles, a captura acidental de resíduos sólidos que impactam a atividade e, por consequência, a subsistência dos pescadores. O objetivo desta pesquisa é avaliar os impactos do lixo no mar para a pesca artesanal de Paraty-RJ. Para tanto, uma análise diagnóstica e um levantamento das percepções dos pescadores artesanais foram realizadas com o propósito de compreender a interrelação entre a pesca e o lixo no mar. A pesquisa incluiu uma abordagem interdisciplinar e empregou a metodologia diagnóstica DAPSI(W)R(M) a qual relaciona os Drivers (Forçantes), Atividades, Pressões, Estado, Impactos no bem-estar, Resposta e Medidas, além de entrevistas semiestruturadas com os pescadores artesanais da cidade de Paraty, no intuito de captar a visão daqueles que trabalham diretamente no mar, a respeito da interação lixo no mar e pesca artesanal. O estudo integra o projeto Nós da Ação: engajando pescadores artesanais no combate ao lixo no mar, sob responsabilidade da orientadora.