Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde
Recent Submissions
-
Organização do trabalho no cuidado à pessoa com transtorno do espectro autista nos centros especializados em reabilitação da cidade de São Paulo
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-15)O Centro Especializado em Reabilitação (CER) é uma política pública que garante serviços especializados para as pessoas com deficiência no Sistema Único de Saúde. O CER faz parte de uma rede de serviços que atua de maneira ...
-
Integração ensino-serviço-comunidade no município de Bragança Paulista - SP a partir do contrato organizativo de ação pública ensino-saúde
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-07)Produto de uma ação conjunta dos Ministérios da Saúde e da Educação, o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) visa fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade (IESC) e, como dispositivo da Política ...
-
Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-16)O ingresso em um curso de graduação torna-se, com frequência, uma fase suscetível ao desequilíbrio emocional, evidenciando a importância do desenvolvimento de ações educativas para a promoção da saúde da população ...
-
A violência obstétrica na perspectiva de uma profissional médica na assistência às mulheres
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-02)Introdução: A generalização da expressão violência obstétrica na assistência materno fetal resultou em um aumento da judicialização nessa área, mesmo havendo situações em que determinadas intervenções tenham sido necessárias ...
-
A formação e a prática de ensino-aprendizagem em Educação em Saúde do professor da Rede Pública Municipal de São Paulo: análise do Ciclo Autoral na região do Campo Limpo
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-29)A Educação em Saúde se relaciona aos processos educativos de conhecimento em saúde e combinações de experiências de aprendizagem que buscam contribuir para a autonomia das pessoas no cuidado à própria saúde. O conceito ...
-
O despertar para o aprendizado crítico e reflexivo: o aluno inserido em campo de prática desde o primeiro ano da Graduação em Fonoaudiologia
(Universidade Federal de São Paulo, 2022)Muito se tem discutido no cenário da educação atual sobre o ensino superior na área da saúde em relação à formação dos alunos alicerçada no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Uma abordagem instrucional centrada no estudante, ...
-
Percepção dos docentes em relação ao uso de tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem na formação tecnológica em estética e cosmética - modalidade a distância
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-09-21)Introdução: A Educação a Distância (EaD) não é algo novo; no Brasil, surgiu com os cursos por correspondência do Instituto Universal Brasileiro e do Instituto Monitor. Essa modalidade tem ganhado cada vez mais espaço no ...
-
Educação alimentar e nutricional: construção coletiva de ações para crianças do programa Curumim
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-10-03)A obesidade é um problema complexo e desafiador para saúde pública no mundo e configura-se como uma das dimensões da má-alimentação, em um contexto contemporâneo no qual sistemas alimentares globais destroem a biodiversidade ...
-
Exposição a ruído: a percepção do trabalhador e a educação em conservação auditiva
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-22)Introdução- A Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados (PAINPSE) é passível de ser prevenida através de ações de educação em saúde que visem a conservação da audição de trabalhadores expostos a ruído. ...
-
Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Básica na Zona Noroeste de Santos: desafios do controle de endemias
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-18)Introdução: O município de Santos enfrentou nos últimos anos o desafio de integrar as ações de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, incorporando ações do Agente de Combate às Endemias (ACE) na Atenção Primária à Saúde. ...
-
Um psicólogo em processos: imagens justas e justamente imagens no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-10-26)This investigation proposes a dragnet approach to the problems within the processes used by a psychologist who works in the São Paulo judiciary system. The research unfolds with the production of credible narratives with ...
-
Tentativas de suicídio na adolescência: narrativas de uma dor invisível
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-10-16)Introduction: suicide is a serious public health problem, not only in Brazil, but also throughout the world. The incidence of suicides among adolescents has attracted the attention of parents, educators, paediatricians, ...
-
SUS para todos: estudo das ações de acolhimento a imigrantes nos hospitais do município de São Paulo
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-08-31)INTRODUCTION: Immigration is a worldwide extension phenomenon which creates an impact at host countries due to the large number of people who find themselves in movement and for the public service conditions in all its ...
-
TELESSAÚDE e educação permanente em saúde: uma revisão integrativa
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-12-16)INTRODUCTION: TELESSAÚDE (TELEHEALTH) is understood as the use of communication for distance activities, which uses health-related information technologies at the primary, secondary and tertiary levels, and enables access ...
-
Programa educativo sobre Cuidados Paliativos: promoção de escuta e acolhimento
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-07-03)Palliative Care was defined by the World Health Organization in 1990, being a recent specialty. There is a growing demand for training of health professionals. The aims of this study were: To apply a education training ...
-
O personal trainer e sua prática educativa
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-05-22)INTRODUCTION: The Personal Trainer (PT) is a professional with a bachelor's degree in Physical Education who uses an individualized approach, assesses, motivates, educates and trains his students/clients for their health. ...
-
O (a) trabalhador (a) terceirizado (a) em uma universidade pública: percepções sobre organização do trabalho e educação em saúde
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-05-11)Labor relations have become increasingly fragile due to the outsourcing policies adopted in Brazil since the 1990s and enhanced over the recent years. As to Federal Public Universities, there is a constant reduction of ...
-
Matriciamento e a qualificação de médicos generalistas: um estudo em um município de São Paulo
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-12-02)This investigation derives from upheavals caused by my experience as a public health professional in the city of São Bernardo do Campo, SP. Such city, from 2009 to 2016, has significantly invested in structuring their ...
-
Intervenção precoce em crianças com Transtorno do Espectro Autista: elementos para uma participação ativa da família
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-06-16)With regard to care in the first years of life, early intervention programs are important for the identification of risks in child development, for comprehensive and caring care for children with family involvement. There ...
-
"EU NÃO SOU UMA DROGA": um diálogo hermenêutico sobre o GAM no CAPS AD
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-12-03)Autonomous Medication Management (GAM) is an emancipatory care strategy in mental health, developed in Canada and adapted to the Brazilian context, aimed at producing user au- tonomy in the context of their care. Based on ...