PPG - Letras

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 284
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Trabalho colaborativo de autoria (TCA) numa perspectiva intercultural, crítica e inclusiva
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-28) Brito, Renata Barbosa de [UNIFESP]; Mizan, Souzana; http://lattes.cnpq.br/7741811878078430; http://lattes.cnpq.br/4029353304259395
    Esta pesquisa tem por objetivo apresentar a importância de se trabalhar com os Multiletramentos e as Multimodalidades nas aulas de Língua Portuguesa e, com isso, ressignificar a aprendizagem da leitura, da escrita e da oralidade. Essas ações foram complementadas com práticas pedagógicas que versavam sobre a interculturalidade, letramento crítico e inclusivo, cuja intenção foi promover a interpretação dos contextos sociais e culturais. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa – interpretativista. Essa metodologia busca entender e interpretar as interações sociais, no contexto da pesquisa, através do ponto de vista dos participantes e do meu, enquanto pesquisadora. As inspirações para os temas pesquisados partiram de uma turma do 7° ano em 2021, que, por questões de exclusão e problemas de relacionamento interpessoal, participaram de atividades contextualizadas com metodologias inclusivas, críticas e de práticas interculturais direcionadas aos povos migrantes. As temáticas foram transitando conforme as necessidades e o perfil das turmas, porém englobam a interculturalidade, a crítica e a inclusão. O corpus de pesquisa foi o Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA), o qual foi realizado entre os anos de 2021 a 2023, com turmas do ciclo autoral da rede municipal de ensino. A pesquisa também aponta as dificuldades encontradas para a efetivação dos projetos devido ao comportamento e à falta de interesse dos educandos na realização das atividades, e os desafios de ajustar a rotina escolar ao planejamento anual, as avaliações externas e os impactos na construção do TCA. Em contrapartida, mesmo com todos esses desafios, os objetivos foram alcançados. A intervenção social ocorreu, mas de outra maneira, através das boas relações, da participação e empenho nos estudos e práticas realizadas, e com o engajamento da turma, que, através das propostas realizadas, foram apresentando uma postura mais participativa no decorrer do desenvolvimento do projeto TCA.
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Imigração brasileira na Austrália: tensões e contradições nos processos de construção identitária e no ensino de português como língua de herança
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-28) O'Keeffe, Sandra Regina de Oliveira [UNIFESP]; Carneiro, Alan Silvio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/5225826480901413; http://lattes.cnpq.br/2988365781542358
    Migrations and population movements, presents in the human history since its origins, have become increasingly frequent in recent years due to technological advances and the constant changes that the influence of globalization has been promoting on the world stage. New multiethnic landscapes and new configurations of multilingual and transcultural practices then emerge, considering that migrants take with them components of their identity such as their language and culture, which in a translocal situation are both in conflict between fragmentation and reaffirmation. Because of that it becomes necessary to understand how these people are dealing with the complexity of these changes and what meaning they are seeking to give to their new identities and subjectivities, now uncharacterized. Considering the growing diaspora of Brazilians heading to Australia, this work seeks to understand how the linguistic aspect has been shaped in this process, evaluating the specificities of the Australian context and the profil
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Literacia sob a perspectiva da ciência da leitura: reflexões e relações com documentos oficiais
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-27) Salamani, Liamara Montagner [UNIFESP]; Marcelino, Marcello; http://lattes.cnpq.br/9931328503423237; http://lattes.cnpq.br/7894521613118086
    Esta dissertação tem como objetivo principal analisar estudos e pesquisas produzidos pelas áreas de Psicologia Cognitiva, Ciência da Aprendizagem e Ciência da Leitura, com a finalidade de identificar quais aspectos são considerados relevantes para o processo da literacia, com foco especial na fase de alfabetização. Com isso, busca-se responder às seguintes perguntas de pesquisa: (i) como o cérebro da criança funciona durante o processo de alfabetização? (ii) quais habilidades linguísticas e competências cognitivas são apontadas como preditores da leitura, em contextos monolíngues ou bilíngues? e, finalmente, (iii) como as habilidades linguísticas e competências cognitivas, envolvidas no processo de alfabetização, monolíngue ou bilíngue, são referenciadas nos documentos oficiais que regulamentam o sistema educacional brasileiro? Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica, de cunho qualitativo, tendo como referenciais teóricos a Teoria Gerativa de (Chomsky, 1965 e seguintes), a Ciência da Aprendizagem (Dehaene, 2020 e Consenza e Guerra, 2011) e a Ciência da Leitura (Alves, Finger e Brentano, 2021). Os resultados desta pesquisa indicam que, embora documentos oficiais como BNCC (Base Curricular Comum Curricular) e os PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais), mencionem habilidades e competências a serem trabalhadas, durante o processo de alfabetização, o fazem de maneira pouco clara, deixando de orientar como esses aspectos devem ser desenvolvidos em cada etapa do processo da literacia.
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    As enfermidades do amor: uma leitura do "Sermão do Mandato" (1643), do Padre Antonio Vieira
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-30) Fonseca, Ines Barros [UNIFESP]; Lachat, Marcelo; http://lattes.cnpq.br/3500335089443803; https://lattes.cnpq.br/4413227324764328
    Ao longo dos séculos, a abordagem temática do amor e sobre o amor resultou em inúmeras produções literárias, poéticas, sacras, filosóficas e sócio-históricas. Porém, nem sempre o amor foi premissa de associação à virtude humana. Objeto de profundo interesse nos Estudos Retóricos, os quase 200 sermões pregados por Padre Antônio Vieira (1608-1697) fazem uso do poder discursivo para instruir as condutas morais vivenciadas no século XVII, período este em que a Igreja contribuiu sistematicamente na condução de seus fiéis e clérigos sobre as concepções atribuídas ao amor e agiu de maneira contundente com o interesse de coibir as paixões tidas como mundanas. É baseado nessas conjecturas que esta pesquisa busca compreender como o amor, Eros (conceito platônico), foi considerado uma doença, seja pelo prisma da Igreja, que se utilizou de clérigos para a produção de tratados de amor voltados apenas a Deus e intensificou represálias às paixões, seja pela vertente da medicina, que, através de estudos clínicos, contribuiu para a propagação de que certos tipos de amor e de condutas amorosas provocavam enfermidades físicas e metafísicas. O ponto de partida para a elaboração de um panorama do amor por esse viés é o Sermão do Mandato de 1643, de Antonio Vieira, no qual o autor, utilizando como locus de seu discurso o Hospital Real de Lisboa, cita a obra De Remedia: Amoris e se propõe a arguir sobre o Cristo que estava enfermo de tanto amor em suas últimas horas de vida. A causa da enfermidade, segundo Vieira, é descrita como: “Diz que é de amor, e de amor nosso, e de amor incurável: de amor: cum dilexisset; de amor nosso: suos qui erant in mundo; e de amor incurável, e sem remédio: in finem dilexit eos”. Se é de amor que o Cristo perece, logo, Vieira apresenta seus quatro remédios, a saber: tempo, ausência, ingratidão e melhorar de objeto. Com o ponto de partida vieiriano de que há um tipo de amor que é causador de enfermidades, para compreender a concepção vieiriana do amor como um possuidor de enfermidades, a pesquisa perpassa pela análise de concepções do amor pré- romântico. É realizado, então, o percurso de como autoridades filosóficas, tais como Platão, Aristóteles e Ovídio, conceituavam o amor, passando para autoridades dos doutores da fé, como São Bernardo de Claraval e São Francisco de Sales, que escreveram dois tratados ensinando como se deve amar a Deus, e, por fim, as influências da medicina que também contribuiu para a mutação do amor/virtude em amor/vício. Utilizamos para a construção deste contexto sócio-histórico a obra de Mary Del Priore, História do amor no Brasil (2005), e observamos algumas doenças como a melancolia, tratada na obra Anatomia da Melancolia (1621), de Robert Burton, a extinta Clorose ou “doença das virgens”, que deflagrou pelos séculos XVII, XVIII e XIX, e, por fim, a Síndrome de Clérambault, um conceito mais moderno (1921). Todas estas doenças corroboram com a ideia do amor como uma patologia. Com a grande exegese de Padre Antonio Vieira, há no Sermão do Mandato (1643) o páthos desencadeado de que o único amor incorruptível é só o de Cristo, e este se fez enfermo por amor aos homens.
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Manoel de Barros e o percurso do Modernismo no Mato Grosso
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-27) Pinto, Ivan Francisco [UNIFESP]; Pasini, Leandro; http://lattes.cnpq.br/2503222112876748; http://lattes.cnpq.br/4389263686049226
    O estudo aqui apresentado propõe discutir a estética modernista em Manoel de Barros no livro Poemas concebidos sem pecado (1937), principalmente o poema “Cabeludinho”. Buscaremos compreender o uso de elementos estéticos na poesia de Barros que o inserem no movimento modernista, principalmente na colaboração da construção do Modernismo no Mato Grosso. Além da questão estética, também pretendemos investigar o percurso de Barros no movimento modernista e as peculiaridades desse trajeto que, diferente de muitos outros modernistas de seu tempo, não estave atrelado a grupos locais. Para entender como se comportou o movimento modernista no Mato Grosso e como Barros contribuiu para a construção do Modernismo mato-grossense, baseamos nossa pesquisa partindo de Antonio Candido, Péricles Eugênio da Silva Ramos, Leandro Pasini e Marinei Almeida. A publicação em jornais e revistas, antes de se publicar em livro era muito comum no Brasil. O que nos chama a atenção é que Barros apoia-se em grupos de forma diferente, publica de forma diferente, ele exerce papel de construção no Modernismo mato-grossense de modo peculiar. Além disso, Barros destacou-se como escritor somente quando já tinha uma produção considerável em obras publicadas e já tinha décadas de produção poética. Porém, esse reconhecimento e prestígio de Barros como autor mato-grossense levou de certa forma ao interesse e ao resgate do Modernismo no Mato Grosso, o que também conduziu pesquisadores para outros autores que ajudaram a construir o Modernismo no Estado, com destaque para Lobivar Matos, que estabeleceu uma interessante interlocução com Manoel de Barros no fim dos anos 1930.