Processo ensino-aprendizagem de Mindfulness e Compaixão Para a Saúde - MBPM com pós-graduandos da saúde
Data
2021-04-16
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Intervenções baseadas em Mindfulness constituem uma modalidade que vem sendo crescentemente aplicada em diversos âmbitos com intenção de reduzir o estresse e a ansiedade, assim como o propósito de aumentar o bem-estar e a qualidade de vida. Diversos protocolos foram desenvolvidos a partir do Programa de Redução do Estresse Baseado na Atenção Plena (MBSR) de Jon Kabat-Zinn da Universidade de Massachusetts na década de 1970. O processo ensino-aprendizagem de Mindfulness busca favorecer o desenvolvimento da atenção consciente e da equanimidade com autogestão pessoal, possibilitando escolhas não reativas aliviando o sofrimento mental e emocional. Estes aspectos são relevantes na formação na área da saúde em consonância com as políticas indutoras da formação profissional. O objetivo desta pesquisa foi caracterizar o processo ensino-aprendizagem de curso de “Mindfulness e Compaixão para a Saúde” (MBPM) no Programa de Pós-graduação Ensino em Ciências da Saúde do CEDESS, UNIFESP, na perspectiva dos pós-graduandos da área da saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de perspectiva interpretativa exploratória e descritiva. A totalidade dos estudos encontrados na revisão integrativa evidenciou efeitos positivos na diminuição do estresse e melhoria no bem-estar dos participantes. Contudo, estudos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de Programas de Mindfulness são escassos na literatura cientifica. Os núcleos que orientaram a análise dos dados na presente pesquisa foram inspirados nos resultados de aprendizagem formulados no Programa MBPM. As falas dos participantes foram ao encontro das expectativas iniciais e evidenciaram o desenvolvimento de recursos internos para lidar com os desafios inerentes ao trabalho em saúde. A inclusão de propostas educativas na formação profissional em saúde pode favorecer o papel cuidador e a humanização preconizada nas atuais políticas indutoras na área da saúde. O aprofundamento de pesquisas das experiências educativas das intervenções baseadas em Mindfulness, identificando possibilidades e desafios pode contribuir na produção de conhecimentos nesta área.
Descrição
Citação
ROS, Graziela Trevizan Da. Processo ensino-aprendizagem de Mindfulness e Compaixão Para a Saúde - MBPM com pós-graduandos da saúde. 2021. 178f. Dissertação (Mestrado) - Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde , Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2021.