A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos

A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos

Alternative title Psychoanalysis goes to school: the dialogues and impasses of teachers in the final years of Elementary School at a public school in Guarulhos
Author PINHEIRO PAGANINI, LIGIA Google Scholar
Advisor REVAH, DANIEL Google Scholar
Graduate program Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
Abstract Considerando a escola como um espaço coletivo onde os principais sujeitos são os docentes e os estudantes, o presente trabalho buscou investigar os impasses de professores no exercício de sua docência num segmento específico da educação brasileira: os anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, ancoramo-nos na metodologia de estudo de caso, baseados em uma investigação qualitativa da realidade, possibilitando o levantamento de questões e propostas. Para isso, realizamos um trabalho de pesquisa de campo em uma escola estadual na periferia de Guarulhos, no qual participamos de encontros de ATPCs (Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo) ao longo do segundo semestre de 2019. Analisamos as narrativas e falas da equipe docente e do coordenador pedagógico a respeito das situações de impasse surgidas com os alunos, sendo também parcialmente descrito e discutido o trabalho de intervenção realizado nas reuniões com eles realizadas. Nosso referencial teórico baseou-se na interface entre a psicanálise e a educação, especialmente em pesquisadores que trabalharam com dispositivos grupais com professores dentro e fora do ambiente escolar. Além disso, acrescentamos à discussão elementos relacionados ao histórico dos anos finais do Ensino Fundamental que, originário do Ensino Secundário, passou por diversas modificações ao longo do tempo. Também retratamos o processo de formação do professor especialista, da graduação à formação continuada, levantando questões relacionadas à identidade desse professor e seu lugar dentro da escola e diante de seus alunos. Considerando a localização onde a pesquisa de campo foi realizada, compomos a parte teórica com aspectos sociogeográficos sobre Guarulhos, com o intuito de trazer um panorama da periferia desassistida, visto que suas circunstâncias eram recorrentes no discurso dos professores. Ao final, tecemos algumas considerações acerca do desenvolvimento de um trabalho de cunho psicanalítico dentro de um espaço escolar pertencente à periferia, especialmente diante das particularidades do ofício dos professores especialistas nos anos finais do Ensino Fundamental.
Keywords Anos Finais do Ensino Fundamental.
Psicanálise e Educação
Formação de Professores
Professor Especialista
Relação professor-aluno
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage ONLINE
Language Portuguese
Sponsor Não recebi financiamento
Date 2021-03-19
Published in PAGANINI, Lígia Pinheiro. A psicanálise vai à escola: diálogos e impasses de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Guarulhos. 2021. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Saúde e Educação na Infância e na Adolescência - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, março de 2021.
Research area Inclusão Social e Vulnerabilidades
Knowledge area Outra
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 146 f.
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60848

Show full item record




File

Name: LígiaPaganini_dissertação_2021.pdf
Size: 1.233Mb
Format: PDF
Description: Dissertação de mestrado
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account