Efeito dos treinamentos intervalado de alta intensidade e contínuo em intensidade moderada sobre o limiar anaeróbio de atletas altamente treinados em esportes de endurance: revisão sistemática com metanálise.

Efeito dos treinamentos intervalado de alta intensidade e contínuo em intensidade moderada sobre o limiar anaeróbio de atletas altamente treinados em esportes de endurance: revisão sistemática com metanálise.

Alternative title Effect of high intensity interval training and moderate intensity continuous training on the anaerobic threshold of highly trained athletes in endurance sports: a systematic review with metanalysis
Author Pereira, Paulo Eduardo Assis Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Azevedo, Paulo Henrique Silva Marques de Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Ciências do Movimento Humano e Reabilitação
Abstract O limiar anaeróbio (LAn) é definido como a intensidade de exercício acima da qual há um aumento percentual da contribuição do metabolismo anaeróbio para a ressíntese de ATP e o acúmulo de lactato é maior que a sua remoção. É um importante índice fisiológico utilizado como parâmetro de predição de desempenho e de avaliação das adaptações induzidas pelo treinamento. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura para levantar os estudos randomizados que compararam os efeitos do treinamento intervalado de alta intensidade (TIAI) com os efeitos do treinamento contínuo em intensidade moderada (TCIM) no limiar anaeróbio de atletas altamente treinados em esportes de endurance. Foram pesquisados os seguintes bancos de dados: MEDLINE, Embase, Cochrane Wiley, PubMed, SPORTDiscus, Web of Science e ProQuest para estudos randomizado. Os termos de busca abrangeram as áreas do TIAI e TCIM e os critérios de inclusão foram: estudos com atletas altamente treinados em esportes de endurance que tenham participado de programas de TCIM e TIAI e que tiveram o LAn avaliado antes e após o período de treinamento. Dois revisores realizaram a extração de dados independentemente, avaliaram o risco de viés para os estudos incluídos e avaliaram a certeza da evidência para o desfecho sumário. O tamanho do efeito Cohen's d e os erros padrões dos estudos incluídos foram determinados e combinados pelo método da variância inversa. Três estudos foram incluídos para a síntese qualitativa e quantitativa. O resultado sumário mostrou que o TIAI promove maior adaptação no LAn de atletas altamente treinados em comparação ao treinamento contínuo (TE: 0,73; IC 95%: 0,25-1,21), contudo a certeza da evidência avaliada pelo método GRADE é baixa e a heterogeneidade é elevada (I2: 82%; p<0,01).
Keywords Treinamento físico
Desempenho humano
Fisiologia
Language Portuguese
Sponsor Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Date 2021-02-26
Published in PEREIRA, Paulo Eduardo Assis. Efeito dos treinamentos intervalado de alta intensidade e contínuo em intensidade moderada sobre o limiar anaeróbio de atletas altamente treinados em esportes de endurance: revisão sistemática com metanálise. 2021. 34f. Tese (Doutorado) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2021.
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 34 f.
Access rights Open access Open Access
Type Thesis
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60802

Show full item record




File

Name: TESE_PAULO_EDUARDO_PEREIRA.pdf
Size: 1.963Mb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account