A (in)segurança alimentar e nutricional e a sua relação com o consumo alimentar de escolares de municípios da Baixada Santista
Data
2021-02-23
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O estudo tem como objetivo avaliar a relação dos marcadores de consumo alimentar e o nível de (in)segurança alimentar e nutricional de famílias com escolares de três municípios da Baixada Santista. Para avaliar o nível de (in)segurança alimentar e nutricional utilizou-se o questionário da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA). Foi avaliado o consumo no dia anterior de alimentos marcadores de hábitos saudáveis e não saudáveis, por meio do questionário de marcadores de consumo do SISVAN e; consumo de alimentos durante o período de permanência na escola e a origem. Participaram da pesquisa 637 alunos e seus respectivos pais. A maioria dos escolares relatou realizar o consumo da alimentação oferecida na escola, afirmando realiza-las entre 3 a 5 vezes por semana. Mais da metade dos escolares participantes, não levam alimentos (lanche) de casa para a escola (n=57,61%) e grande parte dos escolares relatou não comprar alimentos na escola e/ ou arredores (n=60,44%). Observou-se que 54,63% das famílias encontram-se com algum grau de Insegurança Alimentar e Nutricional. Foi verificada, estatisticamente, que os alunos do ensino fundamental II têm menor adesão a alimentação escolar (p<0,001) e costumam comprar alimentos na escola ou arredores aos alunos do ensino fundamental I (p<0,05). A adesão à alimentação escolar se relacionou positivamente com a insegurança alimentar e nutricional, demonstrando o PNAE alcança estudantes em situação mais vulnerável. Quanto a relação dos marcadores de consumo alimentar e a insegurança alimentar, foi verificada diferença estatística apenas para carnes e ovos. A maioria dos estudantes que consomem a alimentação escolar pertencem ao ensino fundamental I. A insegurança alimentar foi mais prevalente nos escolares que consomem alimentação escolar. Conclui-se que, os escolares estão tendo acesso aos mesmos tipos de alimentos, seja no ambiente escolar ou domiciliar, independente do nível de (in)segurança alimentar e nutricional. Visto que não foi encontrada diferença estatística para a maioria dos marcadores de consumo.
Descrição
Citação
SACRAMENTO, Maria Inês Santos do. A (in)segurança alimentar e nutricional e a sua relação com o consumo alimentar de escolares de municípios da Baixada Santista. 2021. 42f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Nutrição) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2021.