Escola sem evidências: a escassez de pesquisas sobre o comportamento eleitoral e a participação política dos professores nas urnas
Data
2021-03-02
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a inserção política da categoria profissional dos professores do Ensino Básico, com ênfase em seu comportamento eleitoral. A análise bibliográfica constatou que o tema, embora muito discutido contemporaneamente no Brasil, é explorado apenas superficialmente por escassa produção acadêmica. Ao analisar os grupos de professores, alguns elementos estão presentes nesses trabalhos, como formação docente, participação política e representação do professorado, mas eles não definem como o professor vota. Ao tratar do recrutamento dos professores para atuação no Legislativo, esta pesquisa constatou que sua influência está atrelada às redes de ensino em que atuam, com os laços com o setor tornando-se mais rarefeitos no plano federal, e que o acesso ao parlamento pelos professores também se apresenta de forma diferenciada no tempo e nas relações que constituem a categoria docente.
This research aims to understand the political insertion professional category of teachers who work in basic education, emphasizing their electoral behaviour. The bibliographic analysis has found that the theme, although much discussed at the contemporary in Brazil, is explored only superficially by scarce academic production. When we analyze groups of teachers, some elements are present, like teachers formation, political participation, and representation of teachers, but they don’t define how teacher votes. When examining the recruitment of teachers to act in Legislative Power, this research has verified that their influence is attached to the systems of education in which teachers act, rarefying the bonds with the sector of education in a Federal level, and that the access to parliament by teachers is differently in time and in the relations that constitute this category.
This research aims to understand the political insertion professional category of teachers who work in basic education, emphasizing their electoral behaviour. The bibliographic analysis has found that the theme, although much discussed at the contemporary in Brazil, is explored only superficially by scarce academic production. When we analyze groups of teachers, some elements are present, like teachers formation, political participation, and representation of teachers, but they don’t define how teacher votes. When examining the recruitment of teachers to act in Legislative Power, this research has verified that their influence is attached to the systems of education in which teachers act, rarefying the bonds with the sector of education in a Federal level, and that the access to parliament by teachers is differently in time and in the relations that constitute this category.
Descrição
Citação
TRAVASSOS, Nery Nice Osmondes. Escola sem evidências: a escassez de pesquisas sobre o comportamento eleitoral e a participação política dos professores nas urnas. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Sociais) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos, p. 65. 2021.