Ciências Sociais
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Submissões Recentes
- ItemAcesso aberto (Open Access)Neoliberalismo e Educação Empreendedora: tendências e desafios do Programa Qualifica Mais Progredir(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-09) Silva, Daniel Bernardo Sant'ana da [UNIFESP]; Vazquez, Daniel Arias; http://lattes.cnpq.br/2366516791006291; https://lattes.cnpq.br/9375254999486862O trabalho aborda o Programa Qualifica Mais Progredir, instituído pela Lei nº 12.513, de 2011, durante o governo Dilma Rousseff. A lei busca promover a educação inclusiva direcionada a uma gama diversa de públicos, incluindo trabalhadores e beneficiários de programas federais e estudantes mulheres que sofrem abuso, mediante a concessão de uma bolsa de formação para a realização de cursos voltados para promover iniciativas de empreendedorismo. A principal crítica é a abordagem dada para promover a mentalidade do empreendedorismo e o espírito genuíno da natureza competitiva do capitalismo neoliberal, em um público-alvo do curso formado por sujeitos em situação de alta vulnerabilidade social e carente de direitos. Tal iniciativa nos dá evidências empíricas de como o neoliberalismo influencia a mentalidade das pessoas, sob a lógica empreendedora e de competição totalizadora na sociedade. Essa pesquisa se apoiou em uma observação participante em uma edição do curso no bairro dos Pimentas em Guarulhos/SP, realizada pelo Instituto Federal de São Paulo, em parceria com um projeto de extensão “Trabalho e Cidadania: uma proposta de formação em diálogo com os MEIs da região dos Pimentas”, da Unifesp. As reflexões destacam a necessidade de compreender as interações entre instituições, interesses políticos e ideias para analisar efetivamente o impacto e os resultados desta política pública.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre Olhares e Grafias: passando a visão antropológica na escola pública da periferia de Guarulhos, SP.(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-20) Jerônimo, Guilherme do Rosário; Goulart, Débora Cristina; http://lattes.cnpq.br/6842243295765937; http://lattes.cnpq.br/6865505384844147Esta monografia investiga as interseções entre antropologia, arte e educação na escola pública da periferia de Guarulhos, SP, com ênfase nas práticas visuais como fotografia e desenho. A pesquisa utiliza da etnografia visual para explorar como essas práticas permitem "pegar a visão" e "passar a visão", conceitos que remetem à conscientização crítica e à construção de saberes no contexto escolar. A análise revela como o uso comum das imagens por estudantes e professores serve como um desafio às estruturas opressoras de visibilidade, promovendo a construção de identidades periféricas. Além disso, a investigação propõe uma pedagogia anticolonial e antirracista que valoriza a complexidade das experiências culturais dos sujeitos, buscando métodos educativos mais participativos e inclusivos. Assim, as questões abordadas percorrem caminhos de investigação e intervenção. Ao longo da pesquisa, questões centrais sobre a formação docente e as diretrizes curriculares relacionadas ao ensino das relações étnico-raciais são abordadas, destacando-se como fundamentais para uma prática antropológica focada na educação. Conclui-se que essas práticas visuais fortalecem a autonomia dos estudantes e desafiam a tradicional transmissão unilateral do conhecimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre a fé e a moda: uma análise das doutrinas de vestimenta na Igreja A Obra de Deus na Terra(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-04) Marques, Ana Vitória; Sales, Lilian Maria; http://lattes.cnpq.br/5411386708547076Este trabalho examina a doutrina de vestimenta em uma igreja pentecostal tradicional no Brasil, explorando suas implicações para a construção de gênero e a liberdade de expressão religiosa. A pesquisa é dividida em quatro capítulos, cada um abordando diferentes aspectos do pentecostalismo e das práticas de vestimenta dentro da história desse movimento religioso, visando contribuir para o entendimento das dinâmicas entre religião e liberdade individual, oferecendo uma visão crítica das práticas de vestimenta no contexto pentecostal. Ao explorar como essas práticas moldam e são moldadas pelas estruturas de poder e identidade, o trabalho proporciona uma reflexão aprofundada sobre as implicações sociais e culturais das doutrinas religiosas, destacando a complexidade da interseção entre fé e liberdade pessoal.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Vida e cárcere: um estudo da história de vida de uma mulher egressa do sistema carcerário(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-14) Luz, Brenda Caroline Gonçalves da; Paula, Liana de; http://lattes.cnpq.br/0888539502981802Essa pesquisa buscou entender a relação estabelecida entre uma mulher sobrevivente do sistema carcerário e o crime por ela cometido, procurando entender se ela se apropriou da identidade desviante de criminosa e o que, na percepção dela, a levou a cometer o crime. O referencial teórico principal é a Teoria da Rotulação, do sociólogo americano Howard Becker, que discute o processo pelo qual algumas pessoas são rotuladas como desviantes. Também é usada a Teoria da Sujeição Criminal, do sociólogo brasileiro Michel Misse, que descreve como algumas pessoas são consideradas criminosas mesmo sem terem cometido um crime sequer. A metodologia utilizada foi a análise qualitativa da história de vida da participante, estabelecendo aproximações com os referenciais teóricos. O principal resultado foi o de que, no caso analisado, a rotulação como criminosa ocorreu mesmo antes da participante ter cometido um crime, tendo Teoria da Sujeição Criminal mais força explicativa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A nova direita latino-americana: a construção política do Movimento Brasil Livre e do Partido Proposta Republicana na Argentina(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-30) Oliveira, Vinícius Luccas; Amadeo, Javier; http://lattes.cnpq.br/9030067342741446; http://lattes.cnpq.br/0390193886290013O texto presente visa analisar como os movimentos políticos de dentro do Brasil e da Argentina influenciam todo o sistema político desses países, a partir de um financiamento originado pelos Think Tanks “mães”. Dentro desses dois países será feito um recorte nas redes de Think Tanks que demonstraram se destacar nos últimos anos dentro da política desses países. No Brasil serão será analisada o Estudantes pela Liberdade (EPL) e, na Argentina, o Fundación Pensar (FP), ambos Think Tanks intimamente relacionados com o Think Tank norte-americano Atlas Network. Atualmente, os Think Tanks em destaque se vinculam a movimentos políticos de direita e de cunho neoliberal, sendo o EPL interligado com o Movimento Brasil Livre (MBL) e a FP conectada ao partido político argentino Proposta Republicana (PRO). A partir dessa análise será feita uma comparação entre os dois Thinks Tanks, como eles se estreitaram dentro da política de seus determinados países e como esse cenário afeta o crescimento de uma nova direita nos países da América do Sul.