Ciências Sociais
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Submissões Recentes
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre a fé e a moda: uma análise das doutrinas de vestimenta na Igreja A Obra de Deus na Terra(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-04) Marques, Ana Vitória; Sales, Lilian Maria; http://lattes.cnpq.br/5411386708547076Este trabalho examina a doutrina de vestimenta em uma igreja pentecostal tradicional no Brasil, explorando suas implicações para a construção de gênero e a liberdade de expressão religiosa. A pesquisa é dividida em quatro capítulos, cada um abordando diferentes aspectos do pentecostalismo e das práticas de vestimenta dentro da história desse movimento religioso, visando contribuir para o entendimento das dinâmicas entre religião e liberdade individual, oferecendo uma visão crítica das práticas de vestimenta no contexto pentecostal. Ao explorar como essas práticas moldam e são moldadas pelas estruturas de poder e identidade, o trabalho proporciona uma reflexão aprofundada sobre as implicações sociais e culturais das doutrinas religiosas, destacando a complexidade da interseção entre fé e liberdade pessoal.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Vida e cárcere: um estudo da história de vida de uma mulher egressa do sistema carcerário(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-14) Luz, Brenda Caroline Gonçalves da; Paula, Liana de; http://lattes.cnpq.br/0888539502981802Essa pesquisa buscou entender a relação estabelecida entre uma mulher sobrevivente do sistema carcerário e o crime por ela cometido, procurando entender se ela se apropriou da identidade desviante de criminosa e o que, na percepção dela, a levou a cometer o crime. O referencial teórico principal é a Teoria da Rotulação, do sociólogo americano Howard Becker, que discute o processo pelo qual algumas pessoas são rotuladas como desviantes. Também é usada a Teoria da Sujeição Criminal, do sociólogo brasileiro Michel Misse, que descreve como algumas pessoas são consideradas criminosas mesmo sem terem cometido um crime sequer. A metodologia utilizada foi a análise qualitativa da história de vida da participante, estabelecendo aproximações com os referenciais teóricos. O principal resultado foi o de que, no caso analisado, a rotulação como criminosa ocorreu mesmo antes da participante ter cometido um crime, tendo Teoria da Sujeição Criminal mais força explicativa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A nova direita latino-americana: a construção política do Movimento Brasil Livre e do Partido Proposta Republicana na Argentina(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-30) Oliveira, Vinícius Luccas; Amadeo, Javier; http://lattes.cnpq.br/9030067342741446; http://lattes.cnpq.br/0390193886290013O texto presente visa analisar como os movimentos políticos de dentro do Brasil e da Argentina influenciam todo o sistema político desses países, a partir de um financiamento originado pelos Think Tanks “mães”. Dentro desses dois países será feito um recorte nas redes de Think Tanks que demonstraram se destacar nos últimos anos dentro da política desses países. No Brasil serão será analisada o Estudantes pela Liberdade (EPL) e, na Argentina, o Fundación Pensar (FP), ambos Think Tanks intimamente relacionados com o Think Tank norte-americano Atlas Network. Atualmente, os Think Tanks em destaque se vinculam a movimentos políticos de direita e de cunho neoliberal, sendo o EPL interligado com o Movimento Brasil Livre (MBL) e a FP conectada ao partido político argentino Proposta Republicana (PRO). A partir dessa análise será feita uma comparação entre os dois Thinks Tanks, como eles se estreitaram dentro da política de seus determinados países e como esse cenário afeta o crescimento de uma nova direita nos países da América do Sul.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ancestralidade e esquecimento: uma análise sociológica do filme Um dia com Jerusa (2020)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09) Silva, Cássia Dandara Melo; Rovai, Mauro Luiz; http://lattes.cnpq.br/0720071392894567; http://lattes.cnpq.br/6866116009329391Este trabalho propõe uma análise sociológica do filme brasileiro 'Um dia com Jerusa' (2020), dirigido pela roteirista Viviane Ferreira, uma ficção indicada ao AMAA - African Movie Academy Awards como melhor filme realizado em diáspora. A produção apresenta uma interpretação da imagem da mulher negra no cinema que valoriza a identidade e desconstrói estereótipos, permitindo-nos ponderar conceitos de Patricia Hill Collins e articulá-los em nossa argumentação. Através da análise das personagens e seus questionamentos sobre ancestralidade, memória e esquecimento, podemos observar como as personagens constroem suas identidades negras, evidenciando a pluralidade da experiência feminina negra. Para tal, utilizaremos a análise interna da obra (planos, movimentos de câmera, cor, etc.) com base nos conceitos desenvolvidos pelo historiador francês Pierre Sorlin, apresentados em seu livro "Sociologia Del Cine" (1985). A escolha de Sorlin se deve à sua abordagem única, que demonstra como o filme não se baseia apenas no repertório do visível, mas também no invisível, através da ideologia que é o conjunto de combinações e associações que realizamos com nossas ferramentas sociais, considerando as restrições do sistema de produção. Por meio dessa análise, compreendemos como a interseccionalidade, como ferramenta analítica, revela a formação das categorias sociais que moldam os personagens do longa-metragem, evidenciando a riqueza da identidade feminina negra. Além disso, o filme destaca a importância de discutir memória e ancestralidade, temas frequentemente negligenciados ou distorcidos pela perspectiva colonialista predominante na formação da população brasileira.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A pressão estética sobre as mulheres ocidentais: de uma construção sociocultural aos impactos individuais(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-16) Ramos, Izabela Damasceno [UNIFESP]; Cyfer, Ingrid; http://lattes.cnpq.br/7880008426446782; http://lattes.cnpq.br/9488398060160671Os padrões de beleza, que são criados socialmente, impactam diariamente milhares de mulheres. Eles sofrem alterações de acordo com a cultura, a sociedade, e o período histórico. No século XX com a ascensão industrial e capitalista, as mídias sociais se tornaram grandes aliadas desses padrões para definir e impor às mulheres o “corpo ideal”. Padrões estes surreais e inalcançáveis por meios naturais. Os padrões utópicos de beleza e jovialidade repercutem tanto na saúde mental feminina, quanto em sua saúde física. Estamos enfrentando uma forte oposição ao feminismo que utiliza representações da beleza feminina como uma ferramenta política para impedir o progresso das mulheres: o mito da beleza. Quando deparamos com mito, as perguntas que devemos fazer não são a respeito do rosto e do corpo das mulheres, mas das relações de poder da situação. Quem se beneficia com isso? Quem determina? Quem lucra? Qual é o contexto? As relações de poder são equiparáveis entre o sexo feminino e masculino? Assim, o presente trabalho abordará a temática da dominação masculina e da pressão estética passando pela questão do mito da beleza a fim de compreender essa estrutura de agressão ao corpo feminino.