Diálogos com Loris Malaguzzi: em busca de uma pedagogia participativa com crianças

Data
2021-02-22
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar as contribuições do pedagogo italiano Loris Malaguzzi para a construção de práticas pedagógicas participativas na Educação Infantil. A pesquisa busca compreender a concepção de criança, educação e professor/a presente nas teses e dissertações publicadas sobre protagonismo infantil, escuta e participação das crianças na Educação Infantil embasadas no pensamento de Malaguzzi e abordagem pedagógica de Reggio Emilia. A metodologia de natureza qualitativa e bibliográfica, contou com um levantamento realizado nas bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, Catálogo de Teses e Dissertações - CAPES e Biblioteca de Teses e Dissertações USP, entre os anos de 2005 a 2019, fazendo um estudo dos resultados das pesquisas publicadas no Brasil. A pesquisa busca contribuir para a construção de uma pedagogia própria para a infância, uma pedagogia que respeite os direitos das crianças pequenas à participação.
Descrição
Citação
Coleções
Pré-visualização PDF(s)