Diálogos com Loris Malaguzzi: em busca de uma pedagogia participativa com crianças
Data
2021-02-22
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar as
contribuições do pedagogo italiano Loris Malaguzzi para a construção de práticas
pedagógicas participativas na Educação Infantil. A pesquisa busca compreender a
concepção de criança, educação e professor/a presente nas teses e dissertações
publicadas sobre protagonismo infantil, escuta e participação das crianças na
Educação Infantil embasadas no pensamento de Malaguzzi e abordagem
pedagógica de Reggio Emilia. A metodologia de natureza qualitativa e bibliográfica,
contou com um levantamento realizado nas bases de dados: Biblioteca Digital
Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, Catálogo de Teses e Dissertações -
CAPES e Biblioteca de Teses e Dissertações USP, entre os anos de 2005 a 2019,
fazendo um estudo dos resultados das pesquisas publicadas no Brasil. A pesquisa
busca contribuir para a construção de uma pedagogia própria para a infância, uma
pedagogia que respeite os direitos das crianças pequenas à participação.